Vitamina D → Trata Doenças? RESULTADOS Surpreendentes!

Olá, aqui é o Dr. Rocha! Nosso assunto de hoje é sobre uma vitamina completamente diferente das outras. Os seus benefícios irão lhe surpreender.  Antes, vou esclarecer para você que na realidade a vitamina D é um hormônio produzido a partir do colesterol. Isso mesmo, isso acontece quando a pele é exposta ao sol. Por este motivo ela também é conhecida como vitamina do sol. Sua importância no organismo se dá pelo fato dela participar controlando mais de 200 genes, incluindo células cardiovasculares.

 

Como Atua no Organismo

vitaminasA vitamina D é lipossolúvel, assim como as vitaminas A, D, E e K. Isto significa que ela se dissolve em gordura/óleo e é armazenada no organismo por bastante tempo.

Há dois tipos principais de vitaminas D que podemos encontrar em alimentos:

  • Vitamina D3;
  • Vitamina D2;

A vitamina D3 é mais poderosa e efetiva, chegando a ser duas vezes mais do que a D2. Porém, a vitamina D a primeiro momento está inativa e para ser ativada ela passará por duas transformações.

Primeiro ela é convertida em calcidiol no fígado. Dessa forma que a vitamina é armazenada no nosso organismo. Depois, ela é convertida em calcitriol nos rins. Esta é, então, a forma ativa, a qual ela é considerada um hormônio.

No rápido vídeo logo a seguir você encontra seis incríveis benefícios da vitamina D. Vale a pena conferir.

Sua forma ativa percorre o organismo rumo ao núcleo das células. E, através de uma interação com um receptor de vitamina D, encontrado em todo tipo de célula do nosso corpo, os genes são ativados ou desativados.

Por exemplo, essa vitamina está diretamente relacionada com a saúde óssea. É ela que promove a absorção intestinal de cálcio e fósforo, dois minerais importantes para prevenção de doenças ósseas. Além disso, ela também está envolvida em outros processos como função imunológica e prevenção de câncer.

Portanto, a deficiência de vitamina D pode ser muito mais prejudicial do que você imagina.

O Perigo da Deficiência

O perigo da Deficiência

A deficiência dessa vitamina é uma das deficiências mais comuns, ocorrendo em maior frequência em grupos de risco. Estão nesse grupo os negros, idosos, pessoas com problemas cardíacos, doença renal crônica, psoríase, diabetes, asma, depressão e câncer.

Infelizmente este é um problema silencioso, os quais os sintomas são subjetivos e só aparecem anos ou décadas depois. Em crianças, o sintoma mais comum da falta de vitamina D é o raquitismo. Já em adultos e idosos, a osteoporose é a doença mais recorrente devido a falta da vitamina.

Estudos também têm mostrado que a carência de vitamina D é fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes tipo I ou tipo II, câncer e doenças autoimunes como esclerose múltipla além também de diminuir a expectativa de vida.

Os Benefícios

As propriedades benéficas da vitamina do sol têm chamado atenção de estudiosos nos últimos anos.

Vou lhe contar quais são os benefícios cientificamente comprovados dela:

  • Condicionamento físico: a suplementação de vitamina D melhora a força muscular, tanto nos membros inferiores quanto superiores.
  • Depressão: sabe-se que pessoas que sofrem com depressão podem ter seus níveis baixos dessa vitamina. Portanto a suplementação também pode reduzir sintomas, segundo estudos.
  • Câncer: vitamina D previne o câncer! Estudo mostrou que suplementação associada ao cálcio reduz o risco de câncer consideravelmente.
  • Doenças ósseas: boas doses diárias também reduzem risco de osteoporose, quedas e fraturas na terceira idade.

  • Diabetes além de prevenir a diabetes tipo 2, um estudo feito em crianças mostrou que suplementar vitamina D reduz o risco de diabetes tipo 1 em 78%.
  • Doenças cardíacas: Além de promover a produção de um hormônio que regula a pressão arterial, ela também participa no controle da contração do músculo cardíaco e permite o relaxamento dos vasos sanguíneos.
  • Mortalidade: alguns estudos tem mostrado que a vitamina D reduz o risco de mortalidade, aumentando a perspectiva de vida.

Como Obter

Vitamina do sol

A vitamina D não é chamada de vitamina do sol sem motivos. Ao se expor ao sol esta vitamina é produzida, a partir do colesterol da pele. Ou seja, se você mora em um local onde o sol é abundante, como no Brasil, você poderá facilmente obtê-la diariamente ou algumas vezes na semana simplesmente ao sair na rua durante o dia ou na varanda de casa. Mas é importante que para isto, é necessário expor grande parte do seu corpo.

Vidros e protetores solar também bloqueiam a produção de vitamina D, tornando-a praticamente nula. Por esta razão, o uso de protetores tem sido questionado no meio científico. Sabe-se que a ausência de uso do protetor solar pode acarretar em problemas na pele e até mesmo câncer. O importante é saber dosar e ter bom senso.

Se você mora em um país tropical como o Brasil tenha cautela. Não é necessário queimar-se a ponto de sua pele ficar avermelhada e depois arder. O sol é saudável, mas agredir a pele com o excesso de raios de sol não!

Caso você tenha outras dúvidas sobre essa vitamina. E, ainda queira aprender tudo sobre remédios naturais para tratar doenças na raiz do problema, sem precisar recorrer apenas aos remédios naturais, eu indico que você faça conheça o portal Viver Nature. Nele você encontra muita informação de qualidade, comprovada por estudos de elevado nível de evidência científica. Eu preparei um curso gratuito para você entender ainda mais e melhorar muito a sua saúde. FAÇA SUA INSCRIÇÃO clicando aqui!

 

Quanto Tempo Devo Ficar Exposto?

O ideal é ficar entre 10 a 30 minutos exposto ao sol sem protetor solar, e se você quiser permanecer no sol ainda depois deste tempo, passe o protetor.

Outra forma de otimizar a obtenção é através de alimentos e suplementação.
Como disse anteriormente, temos a vitamina D3 e D2, e que a D3 é a mais facilmente absorvida pelo nosso organismo.

No caso, a D3 é facilmente encontrada em alimentos de origem animal, já a vitamina D2 é facilmente encontrada em cogumelos.

Saiba agora em quais alimentos podemos encontrar a forma mais poderosa de vitamina D.

Alimentos Ricos em Vitamina D:

  • Salmão (preferencialmente selvagem)
  • Atum (natural ou conservado em água)
  •  Ovos (especialmente na gema)
  •  Fígado bovino
  •  Sardinha
  •  Óleo de fígado de bacalhau

O consumo de peixes gordos como salmão, atum, sardinha, cavala, peixe-espada e truta de maneira frequente, aumenta a oferta da vitamina que estamos conversando de forma considerável.

Portanto, tenha em mente os maravilhosos benefícios dela e não deixe de tomar sol por pelos menos 10 minutos e incluir peixes de forma mais frequente na sua alimentação.

Um forte abraço e até a próxima!

Dr. Rocha.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. FLORDECI SANTIAGO DOMINGUES DOMINGUES

    Não sabia que a falta da vitamina D, causa uma série de estragos a sua saúde.

  2. Milena

    Dr Rocha obrigada pelos ensinamentos

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Ricardo

    Obrigada dr Rocha, você me salvou.!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo, Ricardo!
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Carmilita

    Maravilhoso 👍👍👍

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostoi, Carmilita!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Marcela Mendes

    Esclarecedor!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Maria José

    Amei a informação maravilhosa Obrigado!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  7. João Paulo

    Muito bom! Gostei. Continue a nos ajudar.

    • suporte@drrocha.com.br

      Continue nos acompanhando! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Zenaide Dantas

    Muito importante

    • suporte@drrocha.com.br

      🙂
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Jorgete

    O Dr Rocha é maravilhoso

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Glória

    Adorei os benefícios

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  11. Zilda Castro

    Como faço para ser sua aluna Dr Rocha?

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Zilda. Tudo bom?
      É preciso fazer parte de algum dos treinamentos do Dr. Rocha. Aproveite que estão com um preço especial da Black Friday =D https://goo.gl/5gTdU3
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário