Vitamina D → Trata Doenças? RESULTADOS Surpreendentes!

Olá, aqui é o Dr. Rocha! Nosso assunto de hoje é sobre uma vitamina completamente diferente das outras e seus benefícios irão lhe surpreender. Antes, vou esclarecer para você que na realidade a vitamina D é um hormônio produzido a partir do colesterol quando a pele é exposta ao sol por este motivo ela também é conhecida como vitamina do sol. Sua importância no organismo se dá pelo fato dela participar controlando mais de 200 genes, incluindo células cardiovasculares.

Como a Vitamina Atua no Organismo

Vitamina DA vitamina D é lipossolúvel, assim como as vitaminas A, D, E e K. Isto significa que ela se dissolve em gordura/óleo e é armazenada no organismo por bastante tempo.

Há dois tipos principais de vitaminas D que podemos encontrar em alimentos:

• Vitamina D3
• Vitamina D2

A vitamina D3 é a forma mais poderosa e efetiva da vitamina, chegando a ser duas vezes mais do que a vitamina D2. Porém, a vitamina D a primeiro momento está inativa e para ser ativada ela passará por duas transformações.

Primeiro, ela é convertida em calcidiol no fígado, e esta é a forma em que a vitamina é armazenada no nosso organismo. Depois, ela é convertida em calcitriol nos rins. Esta é, então, a forma ativa da vitamina D, a qual ela é considerada um hormônio.

Sua forma ativa percorre o organismo rumo ao núcleo das células e através de uma interação com um receptor de vitamina D encontrado em todo tipo de célula do nosso corpo, ativando ou desativando genes.

Por exemplo, a vitamina D está diretamente relacionada com a saúde óssea, pois é ela que promove a absorção intestinal de cálcio e fósforo, dois minerais importantes para prevenção de doenças ósseas. Além disso, ela também está envolvida em outros processos como função imunológica e prevenção de câncer.

Portanto, a deficiência de vitamina D pode ser muito mais prejudicial do que você imagina.

O Perigo da Deficiência de Vitamina D

Perigo da Deficiência de Vitamina D!A deficiência de vitamina D é uma das deficiências mais comuns, ocorrendo em maior frequência em grupos de risco como negros, idosos, pessoas com problemas cardíacos, doença renal crônica, psoríase, diabetes, asma, depressão e câncer.

Infelizmente este é um problema silencioso, os quais os sintomas são subjetivos e só aparecem anos ou décadas depois. Em crianças, o sintoma mais comum da vitamina D é o raquitismo. Já em adultos e idosos, a osteoporose é a doença mais recorrente devido a falta da vitamina.

Estudos também têm mostrado que a carência de vitamina D é fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes tipo I ou tipo II, câncer e doenças autoimunes como esclerose múltipla além também de diminuir a expectativa de vida.

Os Benefícios da Vitamina D

As propriedades benéficas da vitamina D têm chamado atenção de estudiosos nos últimos anos.

Vou lhe contar quais são os benefícios cientificamente comprovados da vitamina D para nosso organismo:

• Condicionamento físico: a suplementação de vitamina D melhora a força muscular, tanto nos membros inferiores quanto superiores.
• Depressão: sabe-se que pessoas que sofrem com depressão podem ter seus níveis de vitamina D baixos. Portanto a suplementação também pode reduzir sintomas, segundo estudos.
• Câncer: vitamina D previne o câncer! Estudo mostrou que suplementação de vitamina D associada ao cálcio, reduz o risco de câncer consideravelmente.
• Doenças ósseas: boas doses diárias de vitamina D também reduzem risco de osteoporose, quedas e fraturas na terceira idade.
• Diabetes: além de prevenir a diabetes tipo 2, um estudo feito em crianças mostrou que suplementar vitamina D reduz o risco de diabetes tipo 1 em 78%.
• Doenças cardíacas: além de promover a produção de um hormônio que regula a pressão arterial, a vitamina D também participa no controle da contração do músculo cardíaco e permite o relaxamento dos vasos sanguíneos.
• Mortalidade: alguns estudos tem mostrado que a vitamina D reduz o risco de mortalidade, aumentando então a perspectiva de vida e longevidade.

Como Obter Vitamina D

Protetor Solar Bloqueia a Produção de Vitamina D!A vitamina D não é chamada de vitamina do sol sem motivos. Ao se expor ao sol esta vitamina é produzida, a partir do colesterol da pele. Ou seja, se você mora em um local onde o sol é abundante, como no Brasil, você poderá facilmente obtê-la diariamente ou algumas vezes na semana simplesmente ao sair na rua durante o dia ou na varanda de casa. Mas é importante que para isto, é necessário expor grande parte do seu corpo.

Vidros e protetores solar também bloqueiam a produção de vitamina D, tornando-a praticamente nula. Por esta razão, o uso de protetores tem sido questionado no meio científico. Sabe-se que a ausência de uso do protetor solar pode acarretar em problemas na pele e até mesmo câncer. Mas neste artigo vimos também os riscos da deficiência de vitamina D.

Portanto, se você, que mora em um país tropical como o Brasil, decidir tomar sol, tenha cautela. Não é necessário queimar-se, a ponto de sua pele ficar avermelhada e depois arder. O sol é saudável, mas agredir a pele com o excesso de raios de sol não!

O ideal é ficar entre 10 a 30 minutos exposto ao sol sem protetor solar, e se você quiser permanecer no sol ainda depois deste tempo, passe o protetor. Felizmente a vitamina D é estocada em nosso corpo e por esta razão não é necessária a exposição diária aos raios solares.

Outra forma de otimizar a obtenção de vitamina D, é através de alimentos e suplementação.
Como disse anteriormente, temos duas formas de vitamina D, D3 e D2, e que a D3 é a mais facilmente absorvida pelo nosso organismo.

No caso da vitamina D3 é facilmente encontrada em alimentos de origem animal, já a vitamina D2 é facilmente encontrada em cogumelos.

Saiba agora em quais alimentos podemos encontrar a forma mais poderosa de vitamina D.

Alimentos Ricos em Vitamina D3:

• Salmão (preferencialmente selvagem)
• Atum (natural ou conservado em água)
• Ovos (especialmente na gema)
• Fígado bovino
• Sardinha
• Óleo de fígado de bacalhau

O consumo de peixes gordos como salmão, atum, sardinha, cavala, peixe-espada e truta de maneira frequente, aumenta a oferta de vitamina D de forma considerável.

Portanto, tenha em mente os maravilhosos benefícios da vitamina D e não deixe de tomar sol por pelos menos 10 minutos e incluir peixes de forma mais frequente na sua alimentação.

Um forte abraço e até a próxima!

Dr. Rocha.

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Comentarios

  1. FLORDECI SANTIAGO DOMINGUES DOMINGUES

    Não sabia que a falta da vitamina D, causa uma série de estragos a sua saúde.

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