Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje iremos abordar um tema que é de curiosidade de muita gente e que ainda é fortemente debatido e discutido: Os triglicerídeos.
O que são triglicédireos?
Os triglicerídeos nada mais são do que a forma de gordura mais comum no corpo humano, eles são utilizados para fornecer energia para o nosso organismo. Quando a quantidade de triglicerídeos está elevada, eles são armazenados em nosso tecido adiposo, ou seja, no nosso tecido gorduroso, caso haja necessidade de utilização no futuro.
Quando as pessoas reclamam dos pneuzinhos que causam incômodo na aparência, elas estão reclamando dos triglicerídeos que estão em excesso.
Esse tipo de gordura também pode ser chamada apenas de triglicérides.
Origem dos Triglicerídeos
Os triglicerídeos têm origem principal nos alimentos, embora uma parte deles seja produzido em nosso organismo, mais precisamente em nosso fígado.
Quando ingerimos carboidratos de maneira excessiva, o fígado pega esses açúcares excedentes e os transforma nessas moléculas de gorduras, para que possam ser estocadas em nosso tecido adiposo, servindo basicamente como reserva energética.
Essa alimentação rica em carboidratos pode originar uma série de malefícios, sendo os principais deles o surgimento do diabetes e o colesterol alto.
Eu me preocupo muito com a diabetes porque ela é um tipo de doença que causa vários outros problemas de saúde, como cegueira e amputações por exemplo. Quando eu atendia em consultório recebia muitos pacientes que sofriam demais com o tratamento tradicional baseado em medicar o paciente e aplicar insulina (no caso da diabetes tipo 1).
Mas tudo isso não adiantava. Assim, eu comecei a pesquisar e descobri que fora do Brasil existem estudos com elevado nível de evidência científica em que os diabéticos aprendem a CONTROLAR a diabetes apenas com a alimentação inteligente. Isso quer dizer que você pode aprender a controlar sua diabetes com um método que eu desenvolvi na internet explicando o passo a passo para você reduzir o uso de medicamentos somente aprendendo a comer apenas o que não eleva o seu índice glicêmico.
Causas de Triglicérides Altos
Os níveis de triglicerídeos podem se elevar por uma série de causas. Algumas pessoas possuem predisposições genéticas à hipetrigliceridemia, já outras desenvolvem um aumento desse tipo de gordura devido a uma dieta rica em farináceos de trigo e açúcar.
Abaixo listo as principais causas:
- Hipotireoidismo;
- Insuficiência renal crônica;
- Síndrome nefrótica;
- Dieta repleta de carboidratos;
- Consumo excessivo de álcool;
- Gravidez (em casos especiais);
- Uso continuo de determinados medicamentos.
Sintomas de Triglicerídeos Altos
Normalmente quando os níveis de triglicérides estão alto, poucos são os sintomas, até que os exames de sangue sejam realizados para consequente confirmação da situação. Os principais sintomas de triglicerídeos alto são o surgimento de xantomas, que nada mais são do que depósitos subcutâneos de colesterol sob a forma de nódulos ou placas amareladas que ocorrem nas mãos, ao redor dos olhos, pés ou então em articulações.
Níveis Normais de Triglicerídeos
Todas as pessoas acima de 20 anos de idade devem aferir seus níveis de colesterol total e triglicérides ao menos uma vez a cada 6 meses. Isso é possível através de simples exames laboratoriais. Os níveis metabólicos dos triglicerídeos são assim classificados por laboratórios:
- Nível normal – Abaixo de 150 mg/dL;
- Nível moderado – Entre 150 e 199 mg/dL;
- Nível alto – Entre 200 e 499 mg/dL;
- Nível muito alto – maior ou igual a 500 mg/dL.
Mas o que a boa ciência mostra atualmente é que quanto menor os níveis de triglicerídeos, menor o risco de desenvolver doenças. Por isso, é importante manter os níveis bem baixos.
Consequências de Triglicerídeos Altos
Embora a relação entre triglicerídeos altos e risco cardiovasculartenha sido muito questionada em um passado recente, estudos científicos atuais mostraram que pacientes com hipertrigliceridemia apresentam maiores chances de desenvolver doenças cardiovasculares, principalmente doenças coronarianas.
Além disso, entre as principais consequências para um paciente que está com níveis elevados de triglicérides estão a possibilidade de desenvolvimento de obesidade, diabetes, elevados níveis de colesterol ruim (LDL oxidado), ter seus níveis de colesterol bom (HDL) diminuídos.
Por estarem diretamente ligados ao tecido adiposo, níveis altos de triglicerídeos também estão associados a maior chance do paciente desenvolver um acúmulo de gorduras no fígado, provocando uma doença conhecida como esteatose hepática.
Além disso, quando os valores de triglicérides ultrapassam os 1000 mg/dL, o paciente pode desenvolver pancreatite aguda.
Tratamento Para Triglicerídeos Altos
Muitos me questionam sobre como abaixar os níveis de triglicérides.
Eu respondo que na verdade não há uma dieta para triglicerídeos, o que existe é uma alimentação inteligente que será benéfica ao organismo de quem a seguir.
Como citei anteriormente, os níveis elevados de triglicérides podem ser provenientes de predisposições genéticas, ou então de sua má alimentação, principalmente quando o paciente consumir carboidratos de maneira excessiva.
Portanto listarei a seguir alguns alimentos que devem ser evitados para que não ocorra o surgimento da hipertrigliceridemia. São eles:
- Refrigerantes ou sucos industrializados que são ricos em açúcar;
- Chocolates;
- Pão;
- Biscoitos;
- Massas;
- Pizzas;
- Sorvetes;
- Batatas;
- Bolos;
- Bebidas alcoólicas.
Uma alimentação inteligente para evitar o surgimento de altos níveis de triglicerídeos deve conter basicamente vegetais verdes folhosos e alimentos que sejam ricos em gorduras de qualidade, bem como proteínas de alto valor biológico.
Quando falo de vegetais verdes folhoso, me refiro a uma série de alimentos. Entre os principais estão espinafre, rúcula, agrião, repolho, couve-flor, brócolis, couve-manteiga, acelga.
Os alimentos citados contêm altas quantidades de vitaminas e minerais, além de uma infinidade de compostos antioxidantes que garantem o bom funcionamento do organismo e são de grande ajuda na manutenção dos níveis adequados de triglicérides, colesterol total e colesterol HDL (o bom colesterol).
Já quando me refiro aos alimentos que são ricos em gorduras boas e proteínas de alto valor biológico, posso citar os ovos, peixes gordos, como o salmão, além de azeites, leites e seus derivados (como manteiga e queijos), além da carne vermelha, é claro.
A gordura boa presente nesses alimentos é fundamental para que uma série de hormônios seja secretada pelo organismo, além de ser de grande valia na manutenção dos níveis adequados do bom colesterol. Ao contrário do que muitos pensam as gorduras naturais dos alimentos não causam aumento de triglicerídeos.
Enquanto isso, as proteínas de alto valor biológico são importantes para a manutenção de massa muscular corporal magra, além de garantir o bom funcionamento do sistema imunológico, imprescindível para combate a infecções e/ou inflamações.
Sendo assim, como eu sempre digo de maneira frequente, quem busca por saúde, bem-estar e qualidade de vida, deve buscar por uma alimentação que seja inteligente e qualitativa.
Eu vou ficando por aqui.
Me despeço de vocês desejando paz, saúde, sorte e principalmente felicidade.
Gostou do texto? Comente, curta e compartilhe!
Forte abraço e até a próxima.