Triglicerídeos → Qual é a Sua Relação Com a Diabetes?

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje iremos abordar um tema que é de curiosidade de muita gente e que ainda é fortemente debatido e discutido: Os triglicerídeos.

 

O que são

Os triglicerídeos nada mais são do que a forma de gordura mais comum no corpo humano, eles são utilizados para fornecer energia para o nosso organismo. Quando a quantidade de triglicerídeos está elevada, eles são armazenados em nosso tecido adiposo, ou seja, no nosso tecido gorduroso, caso haja necessidade de utilização no futuro.

Quando as pessoas reclamam dos pneuzinhos que causam incômodo na aparência, elas estão reclamando dos triglicerídeos que estão em excesso.

Esse tipo de gordura também pode ser chamada apenas de triglicérides.

Origem dos Triglicerídeos

Origem dos Triglicerídeos

Os triglicerídeos têm origem principal nos alimentos, embora uma parte deles seja produzido em nosso organismo, mais precisamente em nosso fígado.

Quando ingerimos carboidratos de maneira excessiva, o fígado pega esses açúcares excedentes e os transforma nessas moléculas de gorduras, para que possam ser estocadas em nosso tecido adiposo, servindo basicamente como reserva energética.

Essa alimentação rica em carboidratos pode originar uma série de malefícios, sendo os principais deles o surgimento do diabetes e o colesterol alto.

Eu me preocupo muito com a diabetes porque ela é um tipo de doença que causa vários outros problemas de saúde, como cegueira e amputações por exemplo. Quando eu atendia em consultório recebia muitos pacientes que sofriam demais com o tratamento tradicional baseado em medicar o paciente e aplicar insulina (no caso da diabetes tipo 1).

Mas tudo isso não adiantava. Assim, eu comecei a pesquisar e descobri que fora do Brasil existem estudos com elevado nível de evidência científica em que os diabéticos aprendem a CONTROLAR a diabetes apenas com a alimentação inteligente. Isso quer dizer que você pode aprender a controlar sua diabetes com um método que eu desenvolvi na internet explicando o passo a passo para você reduzir o uso de medicamentos somente aprendendo a comer apenas o que não eleva o seu índice glicêmico.

Para entender melhor, clique aqui no botão abaixo para descobrir como parar de sofrer com essa doença.

Causas de Triglicérides Altos

Os níveis de triglicerídeos podem se elevar por uma série de causas. Algumas pessoas possuem predisposições genéticas à hipetrigliceridemia, já outras desenvolvem um aumento desse tipo de gordura devido a uma dieta rica em farináceos de trigo e açúcar.

Abaixo listo as principais causas:

  • Hipotireoidismo;
  • Insuficiência renal crônica;
  • Síndrome nefrótica;
  • Dieta repleta de carboidratos;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Gravidez (em casos especiais);
  • Uso continuo de determinados medicamentos.

Sintomas de Triglicerídeos Altos

Sintomas de Triglicerídeos Altos

Normalmente quando os níveis de triglicérides estão alto, poucos são os sintomas, até que os exames de sangue sejam realizados para consequente confirmação da situação. Os principais sintomas de triglicerídeos alto são o surgimento de xantomas, que nada mais são do que depósitos subcutâneos de colesterol sob a forma de nódulos ou placas amareladas que ocorrem nas mãos, ao redor dos olhos, pés ou então em articulações.

Níveis Normais de Triglicerídeos

Níveis Normais de TriglicerídeosTodas as pessoas acima de 20 anos de idade devem aferir seus níveis de colesterol total e triglicérides ao menos uma vez a cada 6 meses. Isso é possível através de simples exames laboratoriais. Os níveis metabólicos dos triglicerídeos são assim classificados por laboratórios:

  • Nível normal – Abaixo de 150 mg/dL;
  • Nível moderado – Entre 150 e 199 mg/dL;
  • Nível alto – Entre 200 e 499 mg/dL;
  • Nível muito alto – maior ou igual a 500 mg/dL.

Mas o que a boa ciência mostra atualmente é que quanto menor os níveis de triglicerídeos, menor o risco de desenvolver doenças. Por isso, é importante manter os níveis bem baixos.

Consequências de Triglicerídeos Altos

Embora a relação entre triglicerídeos altos e risco cardiovasculartenha sido muito questionaConsequências de Triglicerídeos Altosda em um passado recente, estudos científicos atuais mostraram que pacientes com hipertrigliceridemia apresentam maiores chances de desenvolver doenças cardiovasculares, principalmente doenças coronarianas.

Além disso, entre as principais consequências para um paciente que está com níveis elevados de triglicérides estão a possibilidade de desenvolvimento de obesidade, diabetes, elevados níveis de colesterol ruim (LDL oxidado), ter seus níveis de colesterol bom (HDL) diminuídos.

Por estarem diretamente ligados ao tecido adiposo, níveis altos de triglicerídeos também estão associados a maior chance do paciente desenvolver um acúmulo de gorduras no fígado, provocando uma doença conhecida como esteatose hepática.

Sugestão de Leitura
Quer blindar seu corpo de diversas doenças? É simples. Clique aqui para descobrir!

Além disso, quando os valores de triglicérides ultrapassam os 1000 mg/dL, o paciente pode desenvolver pancreatite aguda.

Tratamento Para Triglicerídeos Altos

Muitos me questionam sobre como abaixar os níveis de triglicérides.

Eu respondo que na verdade não há uma dieta para triglicerídeos, o que existe é uma alimentação inteligente que será benéfica ao organismo de quem a seguir.

Como citei anteriormente, os níveis elevados de triglicérides podem ser provenientes de predisposições genéticas, ou então de sua má alimentação, principalmente quando o paciente consumir carboidratos de maneira excessiva.

Portanto listarei a seguir alguns alimentos que devem ser evitados para que não ocorra o surgimento da hipertrigliceridemia. São eles:

  • Refrigerantes ou sucos industrializados que são ricos em açúcar;
  • Chocolates;
  • Pão;
  • Biscoitos;
  • Massas;
  • Pizzas;
  • Sorvetes;
  • Batatas;
  • Bolos;
  • Bebidas alcoólicas.

Uma alimentação inteligente para evitar o surgimento de altos níveis de triglicerídeos deve conter basicamente vegetais verdes folhosos e alimentos que sejam ricos em gorduras de qualidade, bem como proteínas de alto valor biológico.

Quando falo de vegetais verdes folhoso, me refiro a uma série de alimentos. Entre os principais estão espinafre, rúcula, agrião, repolho, couve-flor, brócolis, couve-manteiga, acelga.

Os alimentos citados contêm altas quantidades de vitaminas e minerais, além de uma infinidade de compostos antioxidantes que garantem o bom funcionamento do organismo e são de grande ajuda na manutenção dos níveis adequados de triglicérides, colesterol total e colesterol HDL (o bom colesterol).

Já quando me refiro aos alimentos que são ricos em gorduras boas e proteínas de alto valor biológico, posso citar os ovos, peixes gordos, como o salmão, além de azeites, leites e seus derivados (como manteiga e queijos), além da carne vermelha, é claro.

 A gordura boa presente nesses alimentos é fundamental para que uma série de hormônios seja secretada pelo organismo, além de ser de grande valia na manutenção dos níveis adequados do bom colesterol. Ao contrário do que muitos pensam as gorduras naturais dos alimentos não causam aumento de triglicerídeos.

Enquanto isso, as proteínas de alto valor biológico são importantes para a manutenção de massa muscular corporal magra, além de garantir o bom funcionamento do sistema imunológico, imprescindível para combate a infecções e/ou inflamações.

Sendo assim, como eu sempre digo de maneira frequente, quem busca por saúde, bem-estar e qualidade de vida, deve buscar por uma alimentação que seja inteligente e qualitativa.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço de vocês desejando paz, saúde, sorte e principalmente felicidade.

Gostou do texto? Comente, curta e compartilhe!

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. MOACIR SIMÃO

    O brasileiro precisa de muitas informações sobre um alimentação sadia. O senhores estão prestando um grande serviço à Nação. Programas semelhantes , trariam um grande suporte para a saúde do brasileiro.
    Atenciosamente,
    Moacir Simão.
    PS. Sou de Quixeramobim. Gostaria de mandar um presente (um livro) para o Dr. Rocha, não tenho o endereço.
    M.S.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Moacir, tudo bom!

      São comentários como o seu que nos mostra que estamos no caminho certo. Obrigado pelo carinho. Quanto a encaminha o livro agradecemos sua gentileza, peço que encaminhe um e-mail para suporte@drroccha.com.br para que seja orientado da maneira correta.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte!

  2. Amelia Jane G. Santos

    Gostei muito. Achei engraçado pq minha nnutricionista manda tomar leite desnatado e queijo branco frescal. Mas vou tirar o leite que adoro.

  3. gilson

    Como posso compartilhar no meu face??

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Gilson, tudo bom!

      É só o senhor ir embaixo do titulo da postagem que vai ter duas opções ¨Curtir¨ logo em baixo ¨Compartilhar¨, basta clicar em compartilhar que o senhor vai ser redimensionado para seu Facebook (Caso esteja logado, se não estiver basta entra no Facebook antes de compartilhar.) e depois é só compartilhar. Espero ter ajudado, obrigado por compartilhar as postagens do Dr. Rocha.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte.

  4. Rosane

    Fiz exame de rotina e o triglicérides deu 383. O que eu posso fazer para diminuir.

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Rosane. Tudo bom?
      Como dito no artigo, evite consumir alimentos industrializados, farináceos, açúcares e bebidas alcoólicas.

      Equipe Dr. Rocha.

  5. Lucinha

    Boa noite, essa semana tem sido muito preocupante para meu pai, ele está muito triste com os resultados do hemograma, diabete chegou a 492 e triglicerídeos está 382, sente muita fome e cansaço, não sei uma dieta certa para lhe servir. Preciso urgente de sugestões de cardápio para café, almoço e janta. Com esse texto já tirei muitas dúvidas, desde já obrigada.

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Lucinha. Tudo bom?
      Dê uma olhada neste artigo -> https://drrocha.com.br/alimentacao-saudavel/

      Equipe Dr. Rocha.

      • edilane barbosa de araujo

        gostei muito dr rocha minha mae e diabética emocional e come de tudo eu gostaria de seu email para falarmais da diabético dela pode ser

  6. Gomes Gorete

    Parabens Equipe de atendimento do Dr rocha , falei com a ALINE no telefone , uma graça de pessoa , super atensiosa ! Deus ilumine cada um de vocês !!

  7. Gomes Gorete

    Amei sua Gatinha dos Videos eu tenho 3 gatos o Jorge , o Manuel e o Bibi Eu queria te parabenizar pelo seu lindo trabalho com as pessoas !!

  8. Paula Romanha

    amei as informações , Deus te abençoe !

  9. Gomes Gorete

    Agradeço imensamente seus estudos ! Agradeço a equipe maravilhosa de atendimento.

  10. Daniel Verdelho

    como eu faço para adquirir receitas ?

  11. jessicamaria

    Patrick , você é um amor de pessoa pude te conhecer no seu evento do livro Diabetes Controlada!
    Obrigada por tudo!

    Grande Abraço !

  12. Erick Marfiotti

    Sou estudante de Nutrição e me interesso muito pelo seu conteudo ! Parabens !
    como faço para fazer parte da sua equipe ??

  13. gabriel malikouski

    Grande trabalho esse que o senhor faz ! Minha vó se tornou outra pessoa , agora ela quer se cuidar mesmo , arrumou umas amigas e está até fazendo ioga , controlou a Diabetes !
    Obrigada por tudo , e a toda equipe e a Dr Gabriela Castro !

  14. Yesha

    Boa noite, a 3 meses atrás eu estava com triglicérideos, glicose e colesterol altos, fiz 3 meses de dieta pelo nutricionista, e meus níveis de glicose voltaram para 73, normal, mas não fiz o exame dos lipídeos, e eu tenho sentido umas tonturas, de qualquer forma minhas taxas não estavam tão altas, estavam um pouco acima apenas, será q essa tontura tem a ver com o triglicerideo e o colesterol? (Tenho 21 anos)

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Yesha.
      É precisa fazer uma avaliação clínica presencial, pois é um sintoma muito comum e podem ter vários diagnósticos 🙂

      Equipe Dr. Rocha.

  15. Marcos Bonilho

    Ola,Dr,bom dia,td bem?
    Poderia me dar uma opiniao,por gentileza?
    Trato colesterol alto,e ldl,etc,ha mais de 14 anos,hj tenho 53,rs,
    Minha glicemia sempre esta no limite,dificil passar de 100,
    Sou meio sedentario,mas sempre ando,faço alguma atividade leve,etc
    E,ha alguns anos atras,meus niveis de triglicerides,aumentaram mto,eu tinha o colesterol alterado,mas “nao”,os niveis de triglicerides,!!
    Mto dificil consumir doce,hj estou usando açucar mascavo,evito refrigerante,sorvete,etc.
    Meu pecado,é a bendita cerveja,mas nao bebo todos os dias,mais aos finais de semana,rs,
    O que pode estar desencadeando essa alta de triglicerides?
    Ela pode afetar no lado sexual?ereção?
    Aguardo seu retorno,e um mto obrigado,
    Marcos

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, Marcos!
      Sim, pode afetar na sua vida sexual, o consumo de álcool afeta o desempenho.
      O que pode estar desencadeando a alteração no seu triglicerídeos é exatamente o consumo da cerveja (saiba mais -> https://drrocha.com.br/dia-da-cerveja/) como também o consumo do açúcar mascavo. Lembre-se que açúcar é um veneno, independente do tipo. Opte por consumir Stévia ou sucralose.
      Equipe Dr. Rocha.

  16. carlos falavina

    O meu triglicerídeos está em 1514.
    O que devo fazer?

    • suporte@drrocha.com.br

      Recomendamos que procure um médico presencial para que ele possa te auxiliar da melhor forma.
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário