Crepioca → O Que é? Quais os Seus Benefícios? Receita Especial!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. No artigo de hoje, irei falar sobre um alimento que vem ganhando cada vez mais a alimentação dos brasileiros. Seu preparo é relativamente prático e muitos acreditam ser saudável. Estou me referindo a crepioca.

O Que é

A crepioca se tornou a receita queridinha das dietas de muita gente. Essa fina massa, promete uma oferta de proteína bastante interessante. Sem contar com os altos índices de carboidrato presentes na sua irmã, a tapioca.

O preparo da crepioca pode ocorrer basicamente de duas maneiras. Unindo a goma de tapioca com ovos ou então unindo a goma de tapioca com derivados do leite. Em ambas as receitas, o resultado é uma massa mais homogênea, encorpada e com um aspecto de crepe. Daí surge seu nome, da união de crepe e tapioca.

 

Informação Nutricional

Falando de maneira nutricional agora. Uma unidade da famosa mistura, utilizando ovo para sua realização conta com a seguinte informação nutricional.

  • Energia 128 calorias;
  • Carboidratos 1,05 g;
  • Açúcares 1,08 g;
  • Proteínas 9,59 g;
  • Gorduras totais 9,27 g;
  • Gordura saturada 3,48 g;
  • Gordura monoinsaturada 3,52 g;
  • Gordura poli-insaturada 1,17 g;
  • Colesterol 225 mg;
  • Fibra alimentar 0 g;
  • Sódio 279 mg;
  • Potássio 112 mg.

Como é fácil de notar, a Crepioca é um alimento que possui um moderado valor calórico, com baixas concentrações de carboidrato em sua composição. Além disso, possui um elevado aporte de proteínas e gorduras de boa qualidade em sua composição.

Por outro lado, não contém significativas quantidades de vitaminas, minerais, tampouco fibras alimentares. É mito que a tapioca faz bem a flora intestinal, pode inclusive em alguns casos pode causar prisão de ventre.

Benefícios da Crepioca

Sempre que converso com alunas sobre novidades em alimentação, elas ficam curiosas e me questionam dos benefícios e vantagens fisiológicas. Mais uma vez a história se repetiu. Fui questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, afinal, quais são os benefícios da crepioca?

Embora não contenha elevadas doses de vitaminas, minerais e fibras alimentares, a crepioca pode trazer alguns benefícios a seus consumidores. Mostrarei quais são eles, logo a seguir, confiram.

Alto teor de proteína e ganho de massa muscular

proteinaA moderada quantidade de proteína que existe em uma crepioca – cerca de 10 gramas, é uma ótima notícia para quem prática musculação e deseja ganhar massa muscular.

Ao invés de fazer uso de suplementos proteicos, você pode optar pelo preparo e ingestão desse alimento. Seus efeitos no organismo serão praticamente os mesmos.

Como citei anteriormente, o alimento pode ser preparado com ovo.

Se a pessoa que for preparar a receita optar por utilizar algum derivado do leite, então a crepioca ganha um mineral a mais em sua composição – o cálcio.

Por participar ativamente da manutenção de ossos e dentes, ingerir a crepioca feita com derivados do leite é uma excelente maneira de prevenir doenças como osteoporose, artrite, artrose e ter uma vida muito mais saudável.

Pode auxiliar o controle dos níveis de colesterol

Outro grande benefício que pode ser obtido através da ingestão é o auxílio no controle dos níveis de colesterol.

Por conter gorduras de boa qualidade em sua composição, o alimento auxilia na manutenção dos níveis de colesterol total. Além de reduzir os níveis do colesterol ruim – o LDL, e ainda colabora para o aumento do colesterol bom o HDL.

Controle da pressão arterial

Outro benefício que pode ser obtido através do alimento é a pressão arterial. Por possuir os minerais sódio e potássio em sua composição, pessoas que a ingerem tem o balanço hidroeletrolítico regulado. Com isso o controle dos níveis de pressão arterial.

Emagrecimento

Como é de praxe, minhas alunas também me questionam sobre o potencial emagrecedor dos alimentos que exponho para elas. Dessa vez fui questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, crepioca emagrece?

Eu respondo que em partes e explico o motivo dessa resposta polêmica.

O alimento em si, não contém elementos que possam levar ao emagrecimento em si, como por exemplo, fibras alimentares que promovem saciedade. Ou então substâncias consideradas termogênicas em sua composição.

Porém, quanto utilizada de maneira estratégica, em uma alimentação adequada, ela pode sim auxiliar no processo de perda de peso. Porém é importante analisar bem, pois ela pode ser responsável pelo ganho de peso em alguns casos. Por isso cuidado.

Como costumo dizer, não há milagres, tampouco mágica quando falamos de emagrecimento. Uma perda de peso saudável e duradoura consiste em uma alimentação estratégica e prática de atividades físicas constantes.

Mudar os hábitos alimentares para a alimentação estratégica pode parecer difícil no início.Mas, é sem dúvida a melhor arma contra a obesidade. Eu ensino para as minhas alunas tudo em um passo a passo fácil e muito eficiente. Esse treinamento é o Viver Magra em 7 Semanas. Você também pode fazer parte e finalmente perder peso de verdade. Veja mais detalhes aqui.

 

Receita Especial

Vou ensinar uma receita especial de crepioca que leva alguns elementos que a tornam termogênica e causa efeito de saciedade. Eu considero essa receita totalmente estratégica. Vamos a ela.

Ingredientes

  • 1 ½ colheres de sobremesa de goma de tapioca;
  • 2 ovos crus;
  • 1 colher de sobremesa de cacau;
  • 1 banana verde média;
  • 2 colheres de café de canela em pó.

Modo de preparo

Em uma cumbuca misture a goma de tapioca, os ovos crus e o cacau até que se forme uma massa bastante homogênea e reserve.

Pré-aqueça uma frigideira antiaderente e quanto ela estiver quente despeje a massa formada previamente e mantenha em fogo médio. Em aproximadamente 3 minutos a massa irá se desgrudar sozinha do fundo da frigideira – isso significa que está pronta.

Assim que a massa estiver pronta, amasse a banana e leve ao micro-ondas por 20 segundos, isso potencializa seu sabor. Despeje a banana sobre a crepioca, adicione a canela e coma.

A canela e o cacau dão um toque termogênico à receita, que se torna mais nutritiva.

Alimentação Estratégica e Vida Saudável

Como sempre afirmo. Para sermos saudáveis precisamos nos alimentar de modo estratégico e adequado.

Uma alimentação estratégica consiste em reduzir o consumo de alimentos ricos em carboidrato. Ingerir grandes quantidades de vegetais verdes folhosos, não deixar de consumir proteínas de alto valor biológico e também ofertar gorduras de qualidade ao organismo.

Aliar uma alimentação estratégica a práticas regulares de atividades físicas tornará o antigo desejo de emagrecimento em uma mera consequência.

Adote uma alimentação estratégica, pratique atividades físicas regulares e colha todos os benefícios disso.

 

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando sorte, saúde, paz e felicidade.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha!

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Almirene Santana

    Boa tarde Dr Rocha. Gostaria de saber se diabético pode fazer uso dessa receita da copiosa.

    • suporte@drrocha.com.br

      Caso você já tenha o controle da diabetes, sim 🙂

      Equipe Dr. Rocha.

  2. Janice

    Doutor Rocha, crepioca é saudavel?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, Janice! Como foi dito acima: “Embora não contenha elevadas doses de vitaminas, minerais e fibras alimentares, a crepioca pode trazer alguns benefícios a seus consumidores.”
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Ana Menegueli

    Adorei conhecer a crepioca

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou, Ana!
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Berenice

    Muito bom!!!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Amanda Ramos de Souza

    Adorei!!!Vou fazer

    • suporte@drrocha.com.br

      Isso aí! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Leonice

    Crepioca é uma delicia!!

    • suporte@drrocha.com.br

      É sim, Leonice! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Edvanda

    Dr Rocha vc arrasa.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigada!
      Equipe Dr. Rocha.

  8. marileuza

    receita maravilhosa

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Melina

    Gosto muito de suas dicas

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, Melina! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Renata Olira

    Os beneficios são ótimos

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  11. Soraia

    Top!!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  12. antonio volmir oliveira da silva

    dr Rocha sou diabético tipo 2 posso comer a crepióca

    • suporte@drrocha.com.br

      Pode mas com moderação.
      Equipe Dr Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário