Moringa faz bem para a saúde? Descubra todos os benefícios

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. No artigo de hoje irei falar sobre uma planta que vem sendo cada vez mais consumida por pessoas que buscam saúde, bem-estar e claro, boa forma física. Estou me referindo a curiosa moringa.

O que é

A moringa oleífera que dá origem à Moringa, é conhecida como árvore baqueta. Trata-se de uma planta altamente valorizada e versátil que pertence à família Moringaceae. É uma árvore cultivada em áreas tropicais, portanto pode ser encontrada na Ásia, África e também América do Sul.

A moringa é amplamente conhecida por muitos outros nomes, como acácia branca, árvore rabanete de cavalo, moringueiro, cedro e quiabo de quina. Ela é rica em nutrientes e pode ser inserida na alimentação através de saladas de folhas.

Embora a ciência moderna tenha descoberto seu valor recentemente, a planta foi amplamente utilizada por vários povos de culturas antigas, como gregos, egípcios, e romanos pelo seu alto valor medicinal e consequentemente nutricional.

Hoje o consumo da planta vem sendo incentivado por diversas organizações humanitárias para combater a desnutrição e seus efeitos nas regiões atingidas pela pobreza.

A natureza tem muita coisa boa para nos oferecer. É até inacreditável como preferimos consumir tantas coisas industrializadas, sendo que o natural proporciona saúde plena e prevenção de várias doenças.

 

Formas De Consumo

A Moringa pode ser consumida basicamente de três formas. São elas:

  • In natura – diretamente como salada;
  • Em cápsulas;
  • Em pó.

Informações De Nutrientes

A desconhecida e curiosa planta possui uma série de aminoácidos essenciais em sua composição, que nada mais são do que os blocos de construção das proteínas.

A moringa contém ainda significativas quantidades de vitaminas, como vitamina A, e vitaminas do complexo B (como vitaminas B1, B2, B3, B6 e ácido fólico), além de quantidades moderadas de vitamina C, que potencializa o funcionamento do sistema imunológico.

Quando falamos de minerais, podemos encontrar nessa incrível planta altas doses de cálcio, potássio, ferro, fósforo, magnésio e zinco.

Como ocorre em outras plantas comestíveis, as quantidades de carboidrato, proteínas e gorduras são bastante baixas.

Benefícios

Por se tratar de um alimento realmente desconhecido, até mesmo sob a forma de suplementos alimentares, muitas de minhas alunas ficaram extremamente curiosas quando falei da planta. Por isso, fui questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, quais são os benefícios da Moringa?

Esse curioso vegetal pode trazer uma série de benefícios aos seus consumidores como mostrarei logo a seguir. Confiram.

Ação antioxidante

A plana oferece a seus consumidores uma rica mistura de poderosos agentes antioxidantes, como kaempeferol, ácido cafeolquínico, zeatina, quercetina, rutina, ácido clorogênico e beta-sisterol.

Todos esses antioxidantes possuem alta capacidade de eliminar radicais livres, auxiliando a manutenção dos níveis de saúde e bem-estar de seus consumidores.

Diminui edemas

O edema é o acúmulo de líquidos intersticial que é responsável por uma série de problemas de saúde. A ingestão da planta diminui edemas e com isso uma série de problemas como barriga inchada e retenção hídrica são resolvidos.

Funcionamento do sistema digestório

Por ser um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais a planta favorece o bom funcionamento do sistema digestório.

Pessoas que tem o intestino preguiçoso e começam a consumir a planta, notam a diferença em poucos dias, por isso muitos médicos tem recomendado a ingestão do alimento para reversão dos problemas de prisão de ventre.

Saúde cardiovascular

Outro grande benefício aos consumidores da planta diz respeito ao seu potencial de proteção cardiovascular. Por conter uma série de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibra alimentar, o vegetal contribui para a diminuição do colesterol ruim, o LDL.

Ao diminuir os níveis de colesterol, o vegetal auxilia a diminuição dos níveis de lipídios no sangue, diminuindo assim as chances de trombose, AVC, insuficiência renal, e até mesmo infarto agudo do coração.

Controla e previne o diabetes

Por conter baixas quantidades de carboidrato e bastante fibra alimentar, a planta em questão é um ótimo alimento para ser ingerido por quem tem diabetes.

Sua ingestão não causa picos de glicose no sangue, o que previne de modo quase que automático a grande liberação de insulina na corrente sanguínea. O resultado é um controle da doença e até mesmo uma prevenção.

Saúde neurológica

Estudos recentes demonstraram que a planta pode ser muito valiosa no tratamento de doenças neurológicas degenerativas.

O consumo do vegetal possui o potencial de alterar as monaminas do cérebro, como a dopamina, noradrenalina e serotonina, algo que culmina no controle e prevenção de conhecidas doenças como Mal de Parkinson e também mal de Alzheimer.

Atenção!
Todos os benefícios informados neste texto são comprovados por estudos de elevado nível de evidência científica. Para entender melhor e obter o máximo benefício, veja mais aqui ou no botão abaixo!

Emagrecimento

Por se tratar de um alimento realmente desconhecido, assim que comentei do vegetal em questão com minhas alunas fui rapidamente questionado sobre o seu potencial de emagrecimento e perda de peso.

Minhas alunas me questionaram: Dr. Rocha, Moringa emagrece?

Eu respondo que sim!

São diversos fatores que fazem dessa planta um verdadeiro alimento capaz de facilitar o processo de emagrecimento. Mostrarei a seguir quais são eles.

O primeiro fator que faz com que a planta favoreça o emagrecimento é sua baixa quantidade de carboidratos. Por haver pouco carboidrato, não ocorre picos de glicose e insulina que evitam o acumulo de gordura corporal.

A quantidade antioxidantes presentes na planta favorecem a desintoxicação do organismo, ou seja, fica mais fácil a liberação de compostos que intoxicam o organismo.

Por fim, as fibras fazem com que o intestino funcione de modo normal e facilitado, diminuindo o bolo fecal e facilitando o transito intestinal.

Os antioxidantes e as fibras diminuem inchaços abdominais e facilitam a liberação de acumulo de líquidos do organismo. Essas ações em conjunto com os baixos teores de carboidrato fazem da moringa um ótimo aliado de quem deseja perder peso de modo saudável e adequado.

Conclusão

O vegetal mostrado pode sim auxiliar no processo de emagrecimento, mas utilizar uma alimentação estratégica para emagrecer também é uma ótima forma de perder peso com saúde.

– Uma alimentação estratégica consiste em:

– Evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos;

– Ingerir de maneira livre e constante vegetais verdes folhosos;

– Consumir gorduras de qualidade para que sejam utilizadas como    fonte de energia;

– Ingerir proteínas de alto valor biológico para manutenção de            tecidos e funcionamento do sistema imunológico.

Escolha uma alimentação estratégica como estilo de vida e ganhe saúde, bem-estar e boa forma física.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade, amor e sorte

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Forte abraço e até a próxima.

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Comentarios

  1. Maria das Graças Almeida

    Gostei do artigo, ja havia lido, porem com as afirmaçoes do Dr: Rocha estou mais confiante e passo a usa-la.Obrigada.
    abraços,

  2. Neiva Rocha Moretto

    Ola, boa tarde!

    Quando compramos o programa de diabetes, achei que só seria orientada sobre alimentos que encontramos cotidianamente, que seria muito difícil de seguir mais uma dieta. No entanto, estou aprendendo a utilizar corretamente alguns alimentos, como por exemplo, o chocolate. Tambem estou conhecendo outros alimentos que melhoram a nossa saúde e que são naturais, prevenindo varias doenças. Obrigada Dr. Rocha e equipe.

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