Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. No texto de hoje vou falar sobre um anticoncepcional muito comum e famoso que é amplamente utilizado por muitas mulheres. Estou me referindo ao Perlutan.
Porém, antes de começar a falar sobre esse anticoncepcional em questão é importante deixar claro que todo o conteúdo a seguir possui caráter apenas informativo. Se você faz uso ou tem alguma indicação para utilizar qualquer tipo de medicamento anticoncepcional, sempre consulte um profissional ginecologista de sua confiança antes de tomar qualquer tipo de atitude.
Dito isto, é hora de seguirmos com o texto.
É grande o número de anticoncepcionais que normalmente são apontados como vilões da boa forma física. Muitas mulheres questionam antes de usar determinados medicamentos desse tipo com medo de ganhar peso.
O Perlutan é um anticoncepcional um pouco diferente, ele é injetável e assim como muitos outros é feito à base de hormônios. A diferença aqui é que não é necessário o compromisso de ingestão diária, pois a aplicação é mensal.
Esse medicamento Perlutan é produzido a partir da combinação de enantato de estradiol com algestona e a aplicação é a injetável intramuscular. Além de prevenir a gravidez não planejada, o medicamento também pode ser utilizado com a finalidade de controlar irregularidades menstruais e como forma de tratar problemas com hormônios relacionados à escassez de progesterona e estrógeno.
Como ocorre em muitos outros medicamentos, sua utilização pode trazer efeitos adversos, mas que podem ser facilmente contornados através da utilização de alguns compostos naturais.
Perlutan e a Variação de Peso
As reações desse medicamento podem variar de acordo com as características particulares de cada organismo. É possível dizer que o Perlutan pode causar ganho de peso por induzir a ocorrência de retenção de líquidos, o que não quer dizer acúmulo de gordura.
Esse é um dos efeitos colaterais (que falarei mais tarde), ou seja, as pacientes que fazem uso desse medicamento não ganham peso, na verdade elas se sentem apenas inchadas, o que causa a impressão de ter engordado.
Entretanto, essa é uma reação classificada pelo fabricante como incomum, que foi registrada somente entre 0,1% e 1% das pacientes que utilizaram o medicamento.
Outro motivo que leva a crer que o Perlutan pode engordar é o fato de que a alteração no peso também é um de seus efeitos colaterais, classificada com uma reação até mesmo comum, que pode ocorrer entre 1% e 10% das mulheres que fazem uso do medicamento.
Porém, é necessário compreender que alteração de peso também pode significar emagrecimento, uma vez que seus efeitos no organismo podem readequar os níveis hormônios e contribuir para excreção de líquidos acumulados – o que diminui os ponteiros da balança.
Indicações de Uso
Perlutan é indicado na prevenção de gravidez, uma vez que é um medicamento contraceptivo injetável à base de hormônios que deve ser utilizado apenas uma vez por mês.
Além disso, é muito comum que médicos ginecologistas indiquem sua utilização a fim de controlar irregularidades menstruais e também servir como tratamento para problemas hormonais, tais como a escassez de progesterona e estrógeno.
Efeitos Colaterais
A exemplo do que ocorre com uma série de medicamentos, a utilização de Perlutan pode trazer uma série de efeitos colaterais indesejados. Dentre os mais comuns eu cito:
- Hipernatremia – que é o aumento da concentração de sódio no sangue;
- Alterações de peso;
- Depressão;
- AVC;
- Tonturas e extrema dor de cabeça;
- Inflamação do nervo óptico;
- Trombose arterial e também venosa;
- Dores abdominais;
- Acne;
- Vômitos,
- Náuseas;
- Enjôos;
- Coceiras e reações cutâneas;
- Amenorréia – que é a falta da menstruação;
- Cólicas menstruais;
- Menstruação irregular;
- Transtornos de libido;
- Ondas de calor;
- Resultados de exames hepáticos fora da normalidade.
Alternativas Naturais
Como eu citei anteriormente, existem algumas maneiras naturais que podem inibir os indesejados efeitos causados pelos anticoncepcionais.
A melhor forma de se prevenir desses efeitos é através da adoção de uma alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas constantes. A união dessas duas práticas faz com que o organismo funcione de maneira adequada, prevenindo assim o surgimento de muitos desses efeitos.
Os fitoterápicos também são ótimos aliados, pois nada mais são do que suplementos naturais cujos princípios ativos são retirados de alimentos funcionais e também ervas/plantas medicinais. Eles ajudam limpar o corpo das toxinas presentes nos remédios tradicionais, em certos tipos de alimentos e também no ar.
Normalmente essas substâncias benéficas aos consumidores são dispostas em cápsulas para que haja melhor absorção e consequentemente aproveitamento de todos os seus efeitos. Normalmente, os fitoterápicos não possuem contraindicações, tampouco efeitos colaterais.
Contudo, é preciso que haja uma indicação profissional para uso desses fitoterápicos.
Contraindicações
Dentre as principais contraindicações do Perlutan eu cito:
- Hipersensibilidade e alergia a qualquer componente de sua formulação;
- Suspeita de gravidez;
- Período de amamentação;
- Cefaléias graves, incluindo enxaqueca;
- Hipertensão arterial grave, onde a paciente apresente pressão superior a 180/110;
- Varizes;
- Diabetes que resultaram em problemas como nefropatia, retinopatia, neuropatia ou alguma doença vascular;
- Diabetes a mais de 20 anos;
- Lúpus;
- Hepatite ativa;
- Cirrose grave;
- Tumores hepáticos – benignos ou malignos;
- Cirurgia de grande porte recente.
É importante ressaltar que o Perlutan nada mais é do que um medicamento, e que não deve ser utilizado por conta própria em hipótese alguma. Para fazer uso desse anticoncepcional específico, consulte sempre seu ginecologista de confiança.
Eu vou ficando por aqui.
Caso você tenha alguma dúvida ou então experiência com a utilização desse medicamento deixe um comentário. Vamos utilizar esse espaço para trocar informações e com isso formarmos um local de conhecimento e experiência.
Me despeço desejando saúde, felicidade, amor e sorte.
Um forte abraço e até a próxima.
Dr. Rocha.