O que é Dermatite Seborreica no couro cabeludo?
Olá, aqui é o Dr. Rocha mais uma vez. Como vocês estão?
Hoje trago muitas informações sobre um problema de pele um tanto quanto incômodo que afeta um grande número de pessoas: a dermatite seborreica.
A dermatite seborreica é uma inflamação da pele. Quando ela ocorre, escamas brancas ou amareladas de aspecto oleoso surgem. Essa complicação de saúde é popularmente chamada de seborreia.
Dentre os locais mais comuns de ocorrência estão:
- Couro cabeludo;
- Rosto;
- Testa;
- Nuca;
- Nariz;
- Sobrancelhas;
- Pescoço.
Esse problema de saúde deixa as pessoas incomodadas, pois, geralmente causa descamação da pele, passando uma sensação de sujeira, que tende a afetar a autoestima de quem é acometido por essa doença.
Algo importante de ser dito, é que a dermatite seborreica não está relacionada à falta de higiene, e sim por condições de organismo e fatores ambientais.
Esse problema pode afetar desde recém-nascidos a pessoas já idosas.
Principais Sintomas
Quem é acometido pela dermatite seborreica, de modo comum, apresenta os seguintes sintomas:
- Presença de caspa (que nada mais são do que flocos de pele descamados) no couro cabeludo, sobrancelhas, bigodes ou barba;
- Descamação da pele;
- Pele avermelhada e sensível;
- Vermelhidão e descamação das pálpebras;
- Coceira e ardência intensas nas regiões descamadas;
- Aumento da oleosidade da pele e do couro cabeludo.
Causas da Dermatite Seborreica
Por ser uma doença que está erroneamente relacionada à falta de higiene, sempre que falo sobre ela, o principal questionamento que recebo é: Dr. Rocha, quais são as causas da dermatite seborreica?
As causas dessa condição de saúde não são totalmente esclarecidas até hoje por médicos e pesquisadores. A doença é considerada uma doença que ocorre devido a união de alguns fatores, sendo os principais:
- Ansiedade;
- Estresse;
- Ressecamento da pele;
- Tipo de pele;
- Contaminação por fungos;
- Clima frio e seco;
- Má alimentação.
Há ainda quem defenda, que a dermatite seborreica é uma condição autoimune.
Grupos e Fatores de Risco
Recém-nascidos e idosos são mais propensos ao desenvolvimento. De acordo com médicos, isso se dá por conta do sistema imunológico menos eficiente nessas idades.
Homens são mais propensos do que mulheres para o desenvolvimento dessa condição clínica. Além do mais, ser portador de um dos seguintes problemas de saúde pode aumentar o risco de desenvolvimento de dermatite seborreica:
- Acne;
- AIDS;
- Depressão;
- Epilepsia;
- Transtornos alimentares;
- Problemas cardiovasculares como infarto ou AVC;
- Consumo excessivo de álcool;
- Ingestão excessiva de carboidrato;
- Psoríase;
- Rosácea;
- Tabagismo.
Diagnosticando o Problema
Geralmente, por meio de um exame físico, o dermatologista poderá confirmar que o problema de pele apresentado pelo paciente se trata de uma dermatite seborreica. Entretanto, alguns exames específicos podem ser solicitados como forma de acelerar o tratamento.
Dentre os exames mais comuns, estão:
- Análise micológica;
- Biópsia;
- Teste de contato.
A análise micológica tem como objetivo encontrar a presença de fungos que podem estar causando o problema. Biópsias também possuem a finalidade de encontrar o agente causador do problema.
Por fim, o teste de contato, possui como objetivo definir se algum objeto em comum possa ter desencadeado um processo alérgico que seja semelhante a esse problema.
Com o resultado dos exames, o tratamento se torna mais direcionado e consequentemente mais efetivo.
Tratamento
Em algumas condições, a dermatite seborreica desaparece sozinha. São comuns, casos onde o problema vem e volta durante anos, mas isso não é motivo para preocupação, uma vez que os sintomas podem ser controlados.
Na maioria das vezes, é possível obter resultados qualitativos combinando tratamentos, escolhas alimentares e qualidade de vida. Caso os sintomas da patologia surjam e se tornem incômodos, é importante buscar auxílio médico para buscar um tratamento adequado.
Os tratamentos para dermatite seborreica são diferentes, ou seja, dependem diretamente da região que foi afetada. Por isso, mostrarei a seguir, as duas formas de tratar essa condição de saúde.
Tratando a dermatite seborreica no couro cabeludo
Geralmente, pessoas que sofrem com dermatite seborreica no couro cabeludo tratam o problema com shampoos especiais que contenham ingredientes como:
- Cetoconazol;
- Ácido salicílico;
- Sulfeto de selênio;
- Piritionato de zinco.
Tratamento para dermatite seborreica no corpo
Já em casos de dermatite seborreica no rosto ou demais regiões corporais, o tratamento é feito à base de pomadas e cremes antifúngicos, loções com corticoide ou produtos com enxofre em suas composições.
É Possível Prevenir e Acelerar o Tratamento
Por ser um problema de saúde de ordem multifatorial, a dermatite seborreica pode ser prevenida e ter seu tratamento acelerado por meio das seguintes medidas:
- Alimentação;
- Cuidado mental;
- Utilização de suplementos naturais.
Alimentação
Uma alimentação rica em compostos fitoquímicos e anti-inflamatórios é muito importante para problemas de saúde que não possuem uma causa pré-definida. Exemplos de alimentos com essa natureza são:
- Gengibre;
- Açafrão;
- Suco de uva integral;
- Chocolate 70% e 85%;
- Gorduras de qualidade ricas em ômega-3;
- Spirulina.
Cuidado Mental
Praticar algum tipo de exercício físico ou exercer alguma atividade que demanda atenção plena para sua realização, como pilates ou meditação, por exemplo, são ótimas formas de potencializar o funcionamento cerebral e com isso reduzir a tensão e o estresse.
Com o estresse controlado, as chances de surgimento da dermatite seborreica diminuem.
Utilização de suplementos naturais
Fazer uso de suplementos naturais só traz benefícios. Um suplemento que eu gosto de recomendar para minhas alunas e que pode ajudar nos casos de dermatite seborreica é o Vita Q10.
Esse composto natural contém em sua fórmula vitamina C, vitamina E, coenzima Q10 e colágeno hidrolisado.
A vitamina C e a vitamina E atuam basicamente como antioxidantes, sendo benéficas a pele. A vitamina C, inclusive potencializa o funcionamento do sistema imunológico, evitando o surgimento de problemas considerados autoimunes.
A coenzima Q10 é uma substância formadora de energia que tem ação antioxidante e anti-inflamatória sistêmica. Já o colágeno hidrolisado, hidrata e promove sustentação à pele. Diminuindo as chances de ocorrência da dermatite seborreica.
Praticar uma alimentação qualitativa, exercitar a mente e fazer uso de suplementos é uma ótima forma de alcançar a longevidade de modo tranquilo e saudável. Pense nisso.
Com isso, finalizo mais um conteúdo de qualidade.
Gostou do artigo de hoje? Deixe um comentário, curta, compartilhe.
Eu vou ficando por aqui.
Me despeço desejando paz, amor, sorte e felicidade.
Grande abraço e até breve.
Deus me livre.
😉
Equipe Dr. Rocha.
Graças a Deus ninguem aqui em casa tem
😉
Equipe Dr. Rocha.
Obrigada pelos esclarecimentos
😉
Equipe Dr. Rocha.
Nossa que tristeza..
😉
Equipe Dr. Rocha.
Show de bola a explicação
😉
Equipe Dr. Rocha.
Dr minha diabetes esta controlada, só tenho a agradecer
Que ótimo!
Equipe Dr. Rocha.
Estou com anemia
Leia este artigo -> https://drrocha.com.br/anemia/
Equipe Dr. Rocha.
Gostei.. é importante
Que bom que gostou!
Equipe Dr. Rocha.
É horrivel mas o artigo foi interessante
Obrigado!
Equipe Dr. Rocha.
Dr por favor como faço pra falar com sua equipe?
Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar.
Equipe Dr. Rocha.