Insuficiência Renal → Qual a Sua Relação Com a Diabetes?

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje iremos abordar um assunto um tanto quanto delicado, a insuficiência renal e sua correlação com o diabetes.

O que é Insuficiência Renal

O que é Insuficiência RenalA insuficiência renal nada mais é do que a incapacidade dos rins filtrarem o sangue, eliminando substâncias que estão em excesso na corrente sanguínea, como ureia ou creatinina, por exemplo, que tendem a se acumular no organismo quando os rins não estão funcionando corretamente.

A insuficiência renal pode ser crônica ou aguda. Na aguda, a doença se caracteriza por uma rápida redução da função renal, enquanto que na crônica, há uma perda gradual do funcionamento renal, causado por alguns fatores como infecção urinária, hipertensão ou desidratação.

Normalmente a insuficiência renal aguda é passível de cura, enquanto que a insuficiência renal crônica nem sempre possui cura e o tratamento é a hemodiálise, ou até mesmo transplante de rim para proporcionar qualidade de vida ao paciente.

Sintomas da Insuficiência Renal

Recebo bastante as seguintes perguntas a respeito desta doença: Dr. Rocha, quais são os sintomas da insuficiência renal? Há diferença de sintomas da insuficiência aguda para a crônica?

Eu respondo que os sintomas da doença renal são característicos para a doença aguda ou para crônica, e mostrarei a seguir quais são os sintomas de cada uma.

Sintomas de doença renal aguda são:

  • Paciente urina pouco, com uma coloração amarela escura e com cheiro forte;
  • Presença de cansaço sem grande esforço e falta de ar;
  • Dor na parte inferior das costas, que é onde se localizam os rins;
  • Membros inferiores, como pernas e pés inchados;
  • Surgimento de hipertensão arterial;
  • Quadros de febre superiores a 39ºC;
  • Constante falta de apetite acompanhada de náuseas e vômitos;
  • Tosse acompanhada de sangue;
  • Surgimento de pequenos caroços pelo corpo.

Quer saber como tratar e prevenir inúmeras doenças terríveis? Clique na imagem ao lado para fazer parte de um portal exclusivo que vai te ensinar a blinda o seu corpo por meio da alimentação inteligente. Clique AGORA para saber todos os detalhes.

Sintomas da doença renal crônica são:

  • Vontade frequente de urinar, principalmente durante a noite, onde o paciente precisa acordar para urinar;
  • Urina com cheiro forte e presença de espuma;
  • Pressão arterial muito elevada – algo que pode causar AVC ou insuficiência cardíaca;
  • Sensação de pernas pesadas;
  • Mãos trêmulas sem motivo aparente;
  • Cansaço intenso e sem motivo aparente;
  • Fraqueza muscular;
  • Cãibras frequentes;
  • Sensação de formigamentos nas mãos e pés;
  • Perda de sensibilidade;
  • Episódios de convulsões;
  • Pele amarelada;
  • Náuseas e vômitos;
  • Desenvolvimento de uma camada esbranquiçada na pele que se assemelha ao pó, resultado da ureia elevada que se cristaliza quando fica em contato com o suor.
SAIBA MAIS!
Descubra todos os segredos da verdadeira alimentação saudável para blindar o seu corpo! Clique aqui.

Diagnóstico

O diagnóstico de insuficiência renal pode ser feito com base nos sintomas apresentados pelos pacientes, além de exames como ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada que detecta alterações no rim, além de exames de sangue e urina que dosam e podem mostrar alterações nos valores de ureia, creatinina e potássio, que são indicadores de função renal.

Causas

Dentre as causas da insuficiência renal, as mais importantes são:

  • Diminuição da quantidade de sangue nos rins, causados por desidratação, mau funcionamento dos rins ou pressão arterial diminuída;
  • Lesão renal devido a pedras nos rins ou intoxicação através de alimentação, ou uso excessivo de determinados medicamentos;
  • Interrupção da passagem da urina, causada pelo aumento anormal da próstata ou presença de algum tumor;
  • Diabetes, que pode causar sérios problemas renais e comprometer o bom funcionamento do órgão.

Diabetes e a Insuficiência Renal

Diabetes e a Insuficiência RenalVocê pode estar se perguntando: a diabetes e a insuficiência renal tem alguma relação?

Eu respondo que sim.

Infelizmente o diabetes é uma das principais causas de doenças renais. As chances de um paciente diabético desenvolver algum tipo de problema renal, gira em torno de 30%.

O diabetes mellitus é uma doença crônica caracterizada por graus variáveis de resistência e deficiência insulínica. Infelizmente sua ocorrência vem aumentando em todo o mundo.

Como se sabe, pacientes diabéticos tendem a ter maior glicose circulante em sua corrente sanguínea. Essa glicose circulante lesiona tecidos por onde passa, e nos rins não é diferente.

A nefropatia diabética, como é chamada a insuficiência renal proveniente do diabetes, resulta da longa exposição do paciente à glicemia elevada, causando uma série de danos à saúde do paciente.

Consequências da Insuficiência Renal

Dentre as principais consequências da insuficiência renal, eu posso citar a hipertensão arterial, que pode levar o paciente a desenvolver uma série de problemas cardiovasculares; problemas hemorrágicos, como úlceras e gastrites; problemas infecciosos, pois problemas renais diminuem a imunidade.

Além disso, em casos de insuficiência renal crônica, os pacientes são obrigados a se submeterem a hemodiálise e/ou necessidade de transplante renal.

Como a Alimentação Pode Ajudar a Prevenir a Insuficiência Renal

Quando falamos em doenças renais, logo surge o questionamento sobre excesso de proteína e danos aos rins. Porém, estudos de alto nível de evidência científica já demonstraram que o consumo de proteínas não causa nenhum dano renal.

Então o que pode causar problema renal? Glicose. Isso mesmo, excesso de glicose na corrente sanguínea pode causar sérios danos renais. Sendo assim, para uma saúde renal de qualidade, se faz necessária uma alimentação inteligente.

Pacientes com diabetes podem, além de reduzir os problemas renais, controlar a diabetes reduzindo os níveis de glicose no sangue. Eu desenvolvi um método que faz isso por meio da alimentação inteligente e os resultados são incríveis. Logo nas primeiras semanas o paciente começa a reduzir a quantidade de remédios e insulina graças a alimentação adequada.

 

Alimentos ricos em carboidratos refinados que são transformados em glicose de maneira rápida ao serem ingeridos devem ser evitados ou consumidos de maneira mínima.

Para evitar qualquer tipo de problema renal, deve-se priorizar o consumo de vegetais folhosos, tais como espinafre, rúcula, repolho, couve, brócolis, couve-flor. Estes são os carboidratos fibrosos são ricos em antioxidantes e também em vitaminas e minerais, que promovem o bom funcionamento e limpeza do organismo de quem os ingerem.

Além disso, alimentos ricos em gorduras benéficas, e proteínas de alto valor biológico como ovos, azeites, peixes gordos e carnes vermelhas são capazes de fornecer energia, manter altos níveis de imunidade, e não causar nenhum tipo de lesão ou sobrecarga renal. Algo fundamental para pacientes que possuem insuficiência renal

Utilizar alimentos de qualidade é fazer uso de uma alimentação inteligente. Esse tipo de ação é sem sombra de dúvidas, a melhor maneira de se obter saúde, qualidade de vida e ainda proteger os rins.

Portanto eu reitero: Procure sempre fazer escolhas saudáveis e corretas.

Me despeço de você desejando saúde e felicidade.

Gostou do nosso texto? Curta, compartilhe e comente!

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Edna Silva

    Gostaria muito de fazer o curso e obter o passo a passo para uma vida saudável e sem diabete, mas no momento não estou trabalhando e não tenho cartão de crédito. Haveria uma forma de se parcelar(tal qual no cartão de crédito) e o pagamento ser por boleto bancário?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Edna, tudo bom?!

      Para saber tudo sobre os programas do Dr. Rocha, encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br
      Esperamos por você.

      Equipe de Suporte 😀

    • Ivanilda Machado

      Não têm nada falando à respeito de formas de pagamentos nesse endereço de suporte!
      #chateada 😪

  2. Tonho

    fico de bobeira como que é tudo voltado pra alimentação é menino muita gente morre so pq come fritura ruim a vida toda. ainda bem que eu ja to seguindo as dicas do Dr Rocha ele é muito inteligente.

  3. Edva

    Caraca, muito obrigada dr rocha por essa materia, e agora pra assinar o seu portal viver nature, como é q eu faço ?

  4. Ana Marina

    Eu gostaria de saber o e-mail da equipe de suporte? Podem me auxiliar?

  5. Thamires

    Eu nunca imaginei que teria diabetes, e nunca me atentei a isso também, depois de descobrir o site do dr rocha e buscar mais informações fui me consultar e tomei um belo de um tapa, agora ja estou me tratando, então muito obrigada Dr Rocha.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo saber disso, Thamires =D
      Foco e persistência nessa nova jornada 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  6. Roberto

    Como pode né? Sabemos de tão poucos. É triste saber que somos enganados assim pela industria.

    • suporte@drrocha.com.br

      É muito triste =(

      Equipe Dr. Rocha.

  7. Damares

    Dificil mesmo é criar coragem de ir no médico e descobrir esse monte de trem ruim que nos espera 🙁

    • suporte@drrocha.com.br

      Mas é melhor descobrir logo e começar um tratamento do que deixar para mais tarde e não conseguir tratar 🙁

      Equipe Dr. Rocha.

  8. Marcela

    Poxa Dr Rocha, quero muito saber de todos os seus programas, pode me mandar por email as suas informações?

  9. Kariany

    Hoje mesmo eu comi só fritura, deus me livre, tenho que seguir todas as suas dicas corretamente.

    • suporte@drrocha.com.br

      Com certeza, Kariany!
      Evite frituras, pois só fazem mal!

      Equipe Dr. Rocha.

  10. Sayonara

    Tenha saudades de entrar na plataforma Dr Rocha, me ajude a encontrar minha senha de novo 😀 😀 😀

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Sayonara. Tudo bom?
      Envie um e-mail para suporte@drrocha.com.br e solicite seu dados de acesso 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  11. Martins

    Parabéns Doutor, suas informações são bem interessantes!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉

      Equipe Dr. Rocha.

  12. Luisa

    Tenho sentido muitas dores nas costas, mas tenho medo de ir ao médico de descobrir algo pior!

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Luisa. Tudo bom?
      Recomendamos que vá ao médico e descubra o que está acontecendo o quanto antes 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  13. Bia

    PARABENSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!

  14. Cida Mauro

    Sim e divulgo muito seus comentários e artigos. Sou diabete 2 e como os alimentos certos com baixo carboidratos, nem refris nem frituras, nem industrializados e farinha a de amêndoas raríssimas vezes em pequena quantidade. Ovos sim ,peixe, carne e frango, saladas e bastante folhosos verde escuro e repolho e couve flor. Ñão vejo o sr falar do leite (deixei de tomar) , entretanto vi sua recomendação para o iogurte. Sempre fiz em casa na iogurteira, só com o leite mas parei de fazer por causa dos carboidratos . Minha dúvida, é para diabete deve-se mesmo retirar o leite? Como assim o o iogurte é recomendável , segundo sua orientação, não é feito com o leite? Obrigado

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Cida, tudo bom!

      Para que possamos te orientar, peço que encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br!

      Aguardo seu contato.
      Equipe de suporte!

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário