Azeite de Oliva → O Óleo Sagrado do Emagrecimento

Olá, aqui é Dr Rocha e nosso bate papo de hoje é sobre o azeite de oliva, um óleo que possui diversas propriedades muito saudáveis para a sua saúde, sendo inclusive considerado um alimento funcional ou seja, ele previne e trata diversas doenças.

O azeite de oliva tem uma série de benefícios para o corpo que acaba sendo um dos poucos alimentos que são unanimidade quanto aos seus benefícios, um verdadeiro “Santo Graal” dentro da nutrição e da medicina, sendo recomendado tanto por médicos quanto por nutricionistas.

Agora temos que ter bastante atenção ao escolher o azeite de oliva que colocamos na nossa mesa, e é sobre isso que quero conversar contigo.

3 Benefícios Cientificamente Comprovados do Azeite de Oliva

 

Benefícios Cientificamente Comprovados do Azeite de Oliva

Se seu objetivo é emagrecer de vez, de forma saudável e definitiva, o azeite de oliva é um forte aliado nessa caminhada, pois ele tem vários efeitos benéficos ao seu corpo e vou destacar alguns deles:

  1. Efeitos Antioxidantes: O azeite de oliva de qualidade é rico em polifenóis e tocoferóis. Não se preocupe com os palavrões! Saiba apenas que eles previnem a oxidação das células ou seja, agem com um efeito antiaging (antienvelhecimento). Além disso, ele é rico em Vitamina E e A, que também auxiliam na saúde da pele e tem propriedades antioxidantes também, combatendo radicais livres.
  2. Efeitos Anti-inflamatórios: O azeite de oliva também previne inflamação de órgãos e tecidos, ajudando inclusive a regular o colesterol no sangue, aumentando os níveis de HDL e auxiliando a prevenir doenças cardiovasculares. O azeite também é rico em Ômega 3 nutrientes este que protege a saúde do cérebro e do coração. 
  3. Efeitos Anti-Câncer: Por ser rico em polifenóis e tocoferóis e pelos seus efeitos antioxidantes, o azeite de oliva de qualidade ajuda a prevenir várias formas de câncer. O azeita também é rico em vitaminas que auxiliam na redução da mutação de células cancerígenas e ainda evita que radicais livres ataquem o DNA. 

Porém, não é qualquer qualquer azeite de oliva que irá beneficiar a sua saúde.

Você deve ficar atenta para algumas características que o azeite de oliva deve ter para você consumir: ele  deve ser extra-virgem e prensado a frio (isso mantém as suas características principais, seus antioxidantes e anti-inflamatórios naturais), o azeite de oliva deve ser armazenado em vidro e não em latas (pois isso libera metais que podem fazer mal à sua saúde), o vidro deve ser escuro, pois o sol estraga o azeite, transformando ele num óleo comum, não benéfico para sua saúde e por último, a acidez do azeite deve ser menor do 0,5 (veja no rótulo).

Azeite de Oliva Para Cozinhar: Pode ou Não?

Uma pergunta muito comum que acaba sendo um mito é:  “Eu posso usar o azeite de oliva para cozinhar?”

A boa ciência nos mostra que sim.

O azeite de oliva é um tipo de óleo monoinsaturado e pode ser usado no cozimento de diversos alimentos, diferente dos óleos vegetais poli-insaturados (soja, canola, girassol, milho, etc).

Lembrando que esses óleos vegetais poli-insaturados devem ser evitados, pois inflamam o seu corpo. Utilize o azeite de oliva para refogar vegetais ou selar carnes, por exemplos. Você obterá todos os benefícios deste óleo e o alimento ainda ficará mais saboroso.  Você pode utilizá-lo cru também, diretamente em saladas, sopas, caldos ou qualquer alimento saudável que desejar.

A sua saúde agradece!

Eu vou ficando por aqui e faço questão de frisar: utilize azeite de oliva de boa qualidade, extra-virgem, prensado a frio em vidros escuros e de baixa acidez, ele irá ajudar você a emagrecer de vez, permanecer magra de forma saudável e definitiva dentro da alimentação estratégica.

Te desejo sempre muita saúde e felicidade!

Forte Abraço e até a próxima!

Dr. Rocha

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Ednéia

    Gostei muito do vídeo

  2. Maria Luiza de Souza da Silva

    Boas informações . A respeito de adoçantes fiquei preocupada pois uso a tempos.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Envie sua solicitação para nosso e-mail de atendimento.
      E-mail : suporte@drrocha.com.br
      Aguardamos seu contato.
      Equipe de suporte.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário