Nefropatia Diabética → Descubra Como Prevenir essa Doença

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. O assunto do artigo de hoje é uma doença secundária que pode se desenvolver por conta da Diabetes mal controlada. O nome dela é Nefropatia Diabética.

O Que é Nefropatia Diabética

o que é nefropatia diabéticaTrata-se de uma doença que atinge diretamente os rins. Os nefrons são os vasos sanguíneos renais que dão suporte ao órgão que tem como função filtrar todas as impurezas do sangue e eliminá-las através da urina.

Esse problema de saúde se instala em pacientes portadores do diabetes tipo I e do tipo II que não fazem controle adequado de seus níveis de glicose no sangue.

As altas taxas de açúcar no sangue lesionam o interior dos nefrons, diminuindo a capacidade dos rins de funcionarem adequadamente.

A Nefropatia Diabética normalmente leva anos para se instalar. Uma vez instalada, não existe cura para o problema, podendo ser apenas amenizado. Cerca de 40% dos diabéticos que não fazem controle de seus índices de glicemia desenvolvem essa complicada patologia.

Sinais podem não ser percebidos

Os sinais característicos dessa condição de saúde só aparecem depois que os pacientes já foram acometidos pela doença. Às vezes os sintomas só são percebidos quando o problema já não pode mais ser revertido.

Os principais sintomas dessa condição de saúde são:

• Aumento da pressão arterial;
  • Inchaços de membros inferiores, principalmente os pés e tornozelos;
  • Aumento do fluxo urinário;
  • Escurecimento da urina;
  • Urina com odor forte;
  • Dificuldades de concentração;
  • Disfunção erétil;
  • Diminuição ou perda de apetite;
  • Coceiras nos membros inferiores;
  • Pequenas feridas que não cicatrizam;
  • Cansaço;
  • Letargia;

diabetes é a causaDiabetes é a Causa

A Diabetes é a principal causa do surgimento da Nefropatia Diabética. Os altos índices de glicose lesionam o interior dos nefrons e fazem com que os rins deixem de funcionar. Essa situação gera uma série de transtorno aos portadores desse problema de saúde.

Consequências Severas

Os rins são órgãos importantes para o equilíbrio e bom funcionamento de todo o organismo. Quando deixam de funcionar de modo correto, a saúde e qualidade de vida são diretamente afetadas.

Dentre as consequências estão o mau funcionamento dos rins e principalmente a insuficiência renal (quando os órgãos deixam de funcionar).

Os fatores de risco para o desencadeamento da doença em questão são:

Como é Feito o Diagnóstico?

Embora os sintomas sejam sugestivos, o diagnóstico preciso não pode ser feito sem a realização de exames laboratoriais específicos.

Os exames que auxiliam a fechar o diagnóstico correto de Nefropatia Diabética são:

• Glicose em jejum: para avaliar os níveis de glicose sanguínea;
  • Uréia e Creatinina: para avaliar a função e funcionamento dos rins;
  • Exame de urina tipo I e urina de 24 horas: para verificar a presença de proteína na urina.

Pacientes com essa doença apresentam glicemia elevada, valores de uréia e creatinina alterados, e presença de proteína na urina.

A presença de proteína na urina é sinal claro que de os rins não estão funcionando e que o problema de saúde já está em níveis avançados.

Formas de Tratamento

Essa doença é realmente muito preocupante. Por conta disso, minhas alunas me questionaram: Dr. Rocha, quais são os tratamentos indicados para Nefropatia Diabética?

Existe uma série de tratamentos que podem ser indicados para tratar a doença, como:

Falarei sobre cada um deles logo a seguir.

Medicamentos

Uma saída muito comum, mas que deve ser adotada apenas de maneira inicial é a utilização de medicamentos hipoglicemiantes, tais como a metformina, por exemplo. Esses fármacos auxiliam a reduzir a glicose no sangue, protegendo os nefrons de problemas futuros.

hemodiáliseHemodiálise

Quando a doença se instala e os rins não funcionam de modo normal, a hemodiálise se torna uma opção de tratamento.

A hemodiálise funciona basicamente como um rim. Esse tipo de tratamento visa filtrar o sangue do paciente retirando suas impurezas.

Transplante

Quando a Nefropatia atinge níveis drásticos, a única forma de resolver o problema é através de um transplante renal.

Alimentação para Controle do Diabetes

Dentre todas as opções de tratamento, a alimentação é a melhor delas. Afinal, ela é mais barata, saudável e não causa efeitos colaterais.

Pacientes portadores de diabetes que foram diagnosticados com Nefropatia Diabética devem parar de consumir alimentos ricos em carboidratos refinados. Os principais alimentos ricos em carboidrato são:

• Pães;
  • Cereais;
  • Massas;
  • Algumas farinhas como a de trigo, centeio e etc;
  • Bolos;
  • Doces;
  • Alguns tipos de tubérculos como batata inglesa;
  • Alguns tipos de frutas;
  • Sucos de algumas frutas
  • Alimentos industrializados no geral
  • Alimentos ricos em açúcar

Pelo fato de elevarem os níveis de glicose no sangue de maneira rápida e contribuir para o descontrole glicêmico, alimentos ricos em carboidratos devem ser evitados.

Então, quais alimentos devem ser consumidos, Dr. Rocha?

Ao mesmo tempo em que se deve evitar o consumo de carboidratos refinados, deve-se preconizar a ingestão de gorduras de qualidade, vegetais verdes folhosos e proteínas de alto valor biológico.

As gorduras de qualidade são responsáveis pelo fornecimento de energia ao nosso organismo.

Sem esse tipo de nutriente não haveria síntese de hormônios. Azeite de oliva, óleo de coco, manteiga, banha de porco, salmão são boas opções de alimentos ricos em gorduras de qualidade, as monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Os vegetais verdes folhosos são ricos em vitaminas e minerais. Eles são conhecidos como reguladores, pois regulam uma série de reações do nosso organismo. Espinafre, brócolis, couve, couve-flor, repolho, chicória, almeirão, couve de Bruxelas são ótimas escolhas alimentares.

Já as proteínas são conhecidas pelo suporte que fornecem ao sistema imunológico e a uma série de tecidos corporais. Queijos, ovos, carnes, peixes, iogurtes são boas opções de proteínas e evitam o aumento de glicose no sangue.

A Nefropatia Diabética é uma doença perigosa e silenciosa, mas que pode ser facilmente evitada através de práticas alimentares simples e eficazes.

Faça boas escolhas, tenha uma vida saudável e sinta na pele os benefícios de uma vida realmente feliz!

Caso você queira saber mais sobre a sua saúde e como blindá-la de maneira NATURAL, diminuindo a quantidade de remédios que você ingere hoje, clique no botão abaixo.

Ao se cadastrar no meu Portal Dr. Rocha Com Você, você vai descobrir tudo sobre a medicina de VERDADE, vai aprender a se cuidar sozinho e a se prevenir contra doenças que te afetam sem que você perceba.

Por favor, não deixe para cuidar de você e das pessoas que você ama quando já for tarde demais.

Aproveite o conteúdo que foi preparado especialmente para você!

Gostou do texto de hoje? Curta, deixe um comentário e compartilhe!

Me despeço desejando paz, sorte, felicidade e amor.

Forte abraço e até o próximo artigo.