Acerola → Descubra Quais Os Benefícios Desta Fruta!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre uma das frutas mais consumidas por muitos brasileiros: A Acerola.

Preparado para conhecer os benefícios dessa fruta tropical? Vamos começar.

 

O que é

A acerola é uma fruta que pode ser utilizada até mesmo como uma planta medicinal, isso devido à sua alta concentração de vitamina C. A fruta, além de ser extremamente saborosa, é também muito nutritiva, pois contém altas doses de vitaminas e também minerais em sua composição. O Nome científico da fruta é Malpighia Glabra Linné. E ela pode ser encontrada basicamente em supermercados, feiras e casas de produtos naturais.

Propriedades Nutricionais da Acerola

Como citei anteriormente, a acerola é uma fruta muito nutritiva. 100 gramas da fruta contêm:

  • Calorias 32 kcal;
  • Gorduras Totais 0,3 g;
  • Gorduras saturadas 0,1 g;
  • Gorduras poliinsaturadas 0,1 g;
  • Gorduras monoinsaturadas 0,1 g;
  • Colesterol 0 mg ;
  • Sódio 7 mg;
  • Potássio 146 mg;
  • Carboidratos 8 g
  • Fibra alimentar 1,1 g;
  • Proteínas 0,4 g;
  • Vitamina A 767 IU;
  • Vitamina C 1.677,6 mg;
  • Cálcio 12 mg;
  • Ferro 0,2 mg
  • Vitamina B6 0 mg;
  • Vitamina B12 0 µg;
  • Magnésio 18 mg.

Benefícios da Acerola

Benefícios da AcerolaAnalisando toda essa composição nutricional, muitas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são os principais benefícios da acerola?

A fruta, possui uma série de benefícios comprovados de maneira científica, a seguir listo quais julgo serem os principais benefícios que a acerola proporciona a quem a ingere de maneira frequente.

Diminuição da glicose sanguínea

Estudos recentes demonstraram que a fruta pode ajudar a diminuir os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Os antioxidantes presentes na fruta, fizeram com que os níveis de glicose na corrente sanguínea de roedores diminuíssem de maneira impressionante. Em pacientes diabéticos isso traria enormes resultados, além de evitar muitos outros tipos de problemas de saúde, como colesterol alto, AVC e infartos.

Potencialização do sistema imunológico

A acerola é uma excelente fonte de vitamina C, sob sua forma natural – o ácido ascórbico. Essa grande quantidade de vitamina C desempenha papel importante na saúde, pois faz com que o sistema imunológico funcione da maneira adequada prevenindo o surgimento de doenças.

Síntese de colágeno

A vitamina C presente na fruta auxilia a síntese de colágeno pelo organismo, componente presente basicamente em toda a estrutura de pele, ossos e vasos, o resultado do consumo de acerola é uma pele mais bonita e jovial, além de vasos sanguíneos firmes e ossos mais fortes.

Previne o câncer de pulmão

A grande quantidade de vitamina A presente na fruta é capaz de inibir o crescimento anormal de células do pulmão – principal agente causador do câncer de pulmão. Portanto, quem ingere a fruta de maneira frequente e constante possui menores chances do desenvolvimento desse tipo de cancro.

Ação antioxidante

Por ser uma fruta rica em vitaminas e minerais a acerola possui poderosa ação antioxidante. Os fitoquímicos presentes em sua composição fazem da fruta uma excelente fonte da juventude, deixando pele, cabelos, unhas mais saudáveis e bonitos, além de proporcionarem extrema ação protetiva aos vasos sanguíneos, algo que previne aterosclerose, infartos e outros problemas vasculares.

Contraindicações

acerola-emagreceO frequente consumo da fruta normalmente não possui nenhuma associação a algum tipo de problema, mesmo que por vezes possa apresentar alguns efeitos secundários um tanto quanto leves à saúde de quem exagerar no seu consumo, como cólicas estomacais, diarreia, irritabilidade, náuseas e insônia.

Por ser uma fruta muito rica em vitaminas – principalmente vitamina C e vitamina A seu consumo não pode ser de maneira exagerada, pois existe o risco de hipervitaminose.

Acerola Emagrece?

Pensando em todos os benefícios que a acerola pode prover a quem a ingerir, muitas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, pelo fato de possuir uma série de benefícios e ser repleta de nutrientes a Acerola emagrece?

Eu respondo que em partes.

Devido a toda sua composição a acerola pode dar um auxílio no processo digestivo que pode culminar em um emagrecimento. Primeiramente a fruta é hipocalórica, ou seja, possui poucas calorias em sua composição – algo muito bom para quem busca emagrecimento. Além disso, sua composição de vitaminas e minerais tem a capacidade de auxiliar no processo digestório, o que pode resultar em perda de peso. Porém, apenas consumir a frua não é garantia nenhuma de emagrecimento. Não há alimento milagroso, se você quer emagrecer, precisa adotar hábitos mais saudáveis.

Eu digo isso sem medo de errar porque estudei o emagrecimento durante longos anos de profissão. Foram mais de 15 anos até descobrir um método simples e natural para emagrecer de verdade sem precisar fazer dieta e sem emagrecer. Quero compartilhar com você essa descoberta. Clique aqui para enviar o seu e-mail e receber dicas incríveis.

Como Consumir Acerola

Entre as maneiras mais comuns de consumo da acerola eu posso citar:

  • Fruta in natura;
  • Salada de frutas contendo acerola;

A exemplo de qualquer outra fruta, sempre que for consumida de maneira in natura, ou em salada de fruta, recomenda-se a higienização prévia a fim de retirar todo e qualquer tipo de sujidade. Depois de higienizada, basta apenas consumir o fruto e colher todos os seus benefícios.

Outra opção de consumo da fruta é através de suco. A seguir separei duas receitas de sucos que levam acerola em sua composição.

Opção 1 – Suco de acerola:

Ingredientes

  • 1 copo de acerolas maduras e lavadas cheio (250ml)
  • 1 copo de água (300 ml)

Modo de preparo: em um liquidificador bata ambos os ingredientes juntos e ao término pode-se adicionar gelo para que o suco fique mais refrescante.

Opção 2 – Suco de acerola com cenoura:

Ingredientes:

  • 1 copo de cenoura ralada;
  • 15 acerolas;
  • 500 ml de água

Modo de preparo: Em um liquidificador junte dos os ingredientes e bata-os até que a cenoura e as acerolas sejam totalmente trituradas. Ao término pode-se adicionar gelo para maior sensação de frescor. Essa receita é uma verdadeira fonte de vitaminas e minerais altamente benéfica à saúde.

Alimentação Estratégica é Sinônimo de Saúde

Como sempre costumo afirmar em meus artigos, para uma vida saudável devemos ingerir alimentos estratégicos e que nos proporcionem saúde. Uma dieta rica e equilibrada deve conter ingredientes igualmente estratégicos, tais como vegetais verdes folhosos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, além de proteínas de alto valor biológico e gordura de qualidade.

Quer saúde, bem-estar e qualidade de vida? Faça escolhas alimentares estratégicos e pratique atividades físicas de maneira constante.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, saúde, alegria, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até o próximo artigo!

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Marcos

    É impressionante a quantidade de produtos industrializados nocivos a saúde que nos oferecem como “saudáveis”, obrigado dr rocha,pela coragem e imenso amor e dedicação que demonstra em seus vídeos sempre carregados de mensagens positivas!!!

  2. Mario Cordeiro

    Excelentes informações parabéns Dr. Rocha pelas colocações.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou, Maria =D

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Jalice Lobo Ribeiro

    Fiquei feliz em saber que a acerola é boa para os diabéticos. Minha sobrinha é diabética e na casa dela está perdendo acerola. O pé está carregadinho e ela achava que não poderia usá-la. Vou ligar agora pra ela e vou contar essa novidade. Obrigada Dr. Rocha por tantas dicas de saúde.

    • suporte@drrocha.com.br

      É muito bom ler isso, Jalice! Que ótimo. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário