Conheça os Diferentes Tipos e os 5 Benefícios da Pimenta

Olá, aqui é o Dr. Rocha mais uma vez. Vocês estão bem?

No artigo de hoje, vou falar sobre um alimento amado por uns e odiado por outros, mas que é considerado funcional por muitos profissionais da saúde. Estou falando da pimenta.

 

o que é pimentaA pimenta é um condimento utilizado para proporcionar sabor aos alimentos. Na verdade, ela é um fruto que deriva de plantas do gênero Piper, que possui centenas de espécies espalhadas por todo mundo. Por isso, que existe uma grande variedade de pimentas.

Do ponto de vista culinário, a pimenta é considerada um acompanhamento, que pode ser utilizada moída, picada ou até mesmo in natura. De modo comum, seu sabor é picante e ela é utilizada em pequenas doses para evitar forte ardor.

 

Diferentes Tipos

Como citei anteriormente, há uma infinidade de tipos de pimentas espalhados pelo mundo. Aqui no Brasil, a variedade desse alimento também é grande, por conta disso, vou falar a seguir dos principais tipos, que são mais consumidos pelos brasileiros. Confiram.

pimenta do reinoPimenta do reino

A pimenta do reino é uma das mais famosas pimentas. Ela geralmente, é utilizada moída e tem o poder de proporcionar um leve sabor apimentado às preparações culinárias.

No entanto, é necessário que haja cautela para se fazer uso da pimenta do reino, pois quando utilizada de modo exagerado, ela pode deixar a comida muito apimentada.

pimenta dedo de moçaPimenta dedo de moça

Outra variação famosa e amplamente utilizada é a pimenta dedo de moça. Esse tipo de pimenta, é indicada para temperar saladas, ou ser ingerida como acompanhamento de pratos típicos.

A pimenta dedo de moça é mais suave e pode ser encontrada sob diferentes formas. As mais comuns são moída, líquida, em conserva, desidratada ou até mesmo in natura.

Pimenta malagueta

A pimenta malagueta é conhecida por conta do seu ardor. Ela é muito utilizada para preparar outros tipos de pimenta, como forma de acentuar o sabor. Ela é empregada, inclusive em molhos e pratos típicos da região nordeste.

Pimenta cumari

A pimenta cumari é considerada como uma das pimentas mais poderosas. Seu uso não é recomendado em receitas por conta de seu poderoso ardor. Seu consumo é indicado sob a forma de conservas.

pimenta jalapeñoPimenta jalapeño

A pimenta jalapeño é originária do México, mas é apreciada no Brasil. Ela pode ser consumida seca ou defumada, no preparo de pratos ou como acompanhamento. Popularmente essa pimenta é chamada de chipotle.

Pimenta chilli

A exemplo da pimenta jalapeño, a chilli também tem origem mexicana. Esse tipo de pimenta é extremamente picante, devendo ser usada de modo esporádico e cuidadoso. Chefes culinários, recomendam seu consumo de modo conjunto a cremes e pães para que sua ardência seja minimizada.

Benefícios 

Sempre que falo sobre algum alimento em específico, sou questionado sobre seus efeitos à saúde. Dessa vez, o questionamento foi: Dr. Rocha, quais são os benefícios da pimenta?

Esse alimento, com diferentes tipos, possui uma série de efeitos benéficos aos seus consumidores. Os principais são:

  • Ação anti-inflamatória;
  • Ação termogênica;
  • Proteção ao estômago;
  • Proteção ao sistema cardiovascular;
  • Proteção aos dentes.

A seguir, falarei um pouco sobre cada um desses efeitos.

dor na gargantaão anti-inflamatória

A maioria das pimentas possuem ação anti-inflamatória sistêmica. Portanto, seu consumo quando moderado é capaz de combater situações inflamatórias do organismo, tais como dores de garganta ou dor de ouvido, por exemplo.

Ação termogênica

Outro benefício conhecido das pimentas é a sua ação termogênica. Quando se consome, a temperatura corporal sofre um leve aumento. Isso faz com que o organismo aumente seu gasto calórico.

Proteção ao estômago

Alguns estudos demonstram que a capsaicina, substância presente nas pimentas possui um efeito de proteção estomacal, isso pelo simples fato de aumentar a produção de suco gástrico. Esse aumento de produção de suco gástrico é capaz de combater bactérias que provocam gastrite ou úlceras estomacais.

Proteção ao sistema cardiovascular

Além de proteger o estômago, a capsaicina auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL. Com isso, a formação de placas de gordura em vasos sanguíneos se torna dificultada.

Dessa maneira, consumir de maneira adequada, sem excessos, previne problemas de saúde como pressão alta, infarto e até mesmo AVC.

Proteção aos dentes

O consumo de pimentas estimula a produção de saliva. O excesso de saliva auxilia na neutralização de ácidos, isso protege automaticamente dentes e gengivas, e previne cáries, perda de cálcio e até mesmo gengivite.

Pimenta e Emagrecimento

pimenta e emagrecimentoDe modo geral, o consumo desse alimento, é comumente ligado ao emagrecimento. Por conta disso, o seguinte questionamento tem se tornado cada vez mais comum: Dr. Rocha pimenta emagrece?

Eu respondo que em partes.

Embora a pimenta realmente tenha um efeito termogênico no organismo de seus consumidores, esse efeito só favorece o emagrecimento, a partir do momento em que ela é ingerida em conjunto com uma alimentação estratégica, bem como a prática de atividades físicas de maneira constante e regular.

É importante salientar que nenhum alimento isolado é capaz de emagrecer alguém. Não existe um alimento milagroso.

Quantidade Recomendada de Consumo

Não há uma quantidade recomendada para o consumo de pimentas. Eu recomendo que não se exagere na dose.

Consumir pimentas mais do que 3 vezes ao dia, pode trazer algumas complicações ou problemas de saúde. Por isso, é importante que seu consumo seja moderado.

Possíveis Efeitos Colaterais

Embora seja considerada um alimento funcional, seu consumo de modo excessivo pode causar alguns efeitos colaterais. Dentre os principais estão:

  • Lesões na mucosa bucal;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Coceiras;
  • Alergias;
  • Diarreia;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Náuseas;
  • Surgimento ou piora dos quadros de hemorroidas.

Contraindicações

grávidasGrávidas, mulheres que estejam amamentando e crianças pequenas são contraindicadas para o consumo de pimentas. Além disso, pessoas com problemas gastrointestinais dos mais variados tipos, também não devem consumir esse tipo de alimento.

Agora que você já sabe tudo sobre pimenta, que tal me ajudar a espalhar boas notícias? Para isso, basta apenas compartilhar esse artigo em suas redes sociais.

Com isso, chego ao fim de mais um artigo inteligente.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, felicidade sorte.

Grande abraço e até breve.

assinatura dr. rocha

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Sandra Gurgel

    Amo pimenta, que bom!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Madalena Azevedo

    Meu marido nao dispensa uma pimentinha… gostei!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Luciene

    Dr tenho 56 anos e minha pressão é muito alta, o que eu faço?

  4. Denize

    Que coisa boa!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Sônia Brito

    E quem tem colesterol alto? Como faz?

  6. Cristina

    Detesto o sabor da pimenta mas foi bom tomar ciencia dos beneficios

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Olivia Brandão

    Por favor, me diga o que causa avc?

  8. Fatima Campos

    beneficios são otimos mesmo

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Marcela

    Meu marido sofre com colesterol alto, Dr o que eu posso fazer por ele?w

  10. Tânia

    Compartilhei com meus filhos

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário