Farinha de Arroz é Saudável? (DESCUBRA AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha novamente.

No artigo de hoje, vou falar sobre um alimento considerado saudável e consumido por um grande número de pessoas, que acreditam que ele seja uma boa opção alimentar: a farinha de arroz.

Se você costuma consumir a farinha de arroz, pensando que ela é benéfica para sua saúde, eu lhe convido a ler o conteúdo a seguir.

 

arrozA farinha de arroz é um alimento típico de países asiáticos, como China e principalmente o Japão, que vem ganhando cada vez mais consumidores no Brasil, devido à sua praticidade de uso.

Esse produto é feito com o arroz. O tipo branco e o integral, são os mais utilizados para sua produção. Para se fazer a farinha de arroz, basta que os grãos sejam moídos, sem que nenhum tipo de processo químico seja realizado. Isso preserva as propriedades nutricionais do arroz.

A farinha de arroz tem ganhado cada vez mais consumidores, por não conter glúten em sua composição. Por isso, celíacos e pessoas que retiram o glúten de suas dietas com fins estéticos, acabam por utilizá-la no lugar de outro tipo de farinha: a farinha de trigo.

Informação Nutricional

Em 100 gramas de farinha de arroz, encontramos a seguinte informação nutricional:

Como pode-se notar, o principal componente presente na composição desse alimento é o carboidrato. Gorduras, proteínas e minerais são encontrados em pequenas quantidades, por isso, seu consumo deve ocorrer de maneira contida e não exagerada.

Benefícios

Na maioria das vezes que falo sobre determinado alimento para minhas alunas, elas ficam curiosas, querendo saber sobre efeitos benéficos à saúde. Portanto, fui questionado da seguinte forma: Dr. Rocha, quais são os benefícios da farinha de arroz?

Pois bem, a seguir, falarei sobre os efeitos que o consumo moderado e controlado dessa farinha pode trazer aos seus consumidores. Confiram:

Ameniza desconfortos para os celíacos

A farinha de arroz é boa para pessoas que são celíacas ou então que possuam algum grau de alergia ao glúten. Ao consumir esse tipo de farinha, pessoas que não podem consumir o glúten, não sofrem com dores e desconfortos abdominais causados por esse tipo de proteína que o organismo não tolera.

tranquilizante naturalBem-estar e relaxamento

Um dos minerais presentes na composição é o magnésio. Esse mineral, é amplamente conhecido como um tranquilizante natural.

Sua presença no organismo potencializa a produção e a liberação de alguns neurotransmissores, como endorfina e serotonina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento.

Portanto, consumidores de farinha de arroz, muitas vezes experimentam esse tipo de sensação.

Ossos e dentes fortes

Outro mineral importante para o pleno funcionamento do organismo encontrado na farinha de arroz é o cálcio.

O cálcio se faz presente principalmente em ossos e dentes. O consumo comedido da farinha de arroz é capaz de fortalecer essas estruturas trazendo mais saúde e bem-estar aos seus consumidores.

Balanço hidroeletrolítico

A presença de sódio e potássio na farinha de arroz é capaz de colaborar com o balanço hidroeletrolítico e com isso prevenir uma série de problemas de saúde, como câimbras, espasmos, rigidez musculares e até mesmo evitar arritmia cardíaca ou taquicardias.

Farinha de Arroz é Saudável?

Após falar sobre os benefícios desse tipo de alimento, um questionamento me chamou a atenção: Dr. Rocha, a farinha de arroz é um produto saudável?

Infelizmente eu respondo que não!

A farinha de arroz é um produto repleto de carboidratos em sua composição e isso não faz bem à saúde de ninguém. Seu consumo deve ocorrer na menor quantidade possível.

Por conter altas doses de carboidrato em sua composição, a farinha de arroz, ao ser consumida, promove rapidamente uma elevação dos níveis de glicose sanguínea. Ou seja, aumenta os níveis de açúcar no sangue.

níveis de glicose

Com altas taxas de açúcar no sangue, o organismo libera altas doses de insulina.

A insulina, tem como objetivo, carregar essa glicose circulante para dentro das células, e realmente ela desempenha esse papel. No entanto, quem consome farinha de arroz, naturalmente consome grandes quantidades desse alimento, o que causa excesso de insulina circulante.

O Resultado disso tudo, é que a insulina vai armazenar essa glicose excedente como fonte de energia para ser utilizada posteriormente. O problema, é que essa fonte de energia nada mais é do que gordura corporal.

Consequências do Consumo 

As principais consequências do consumo desenfreado da farinha de arroz é o surgimento de uma série de problemas de saúde. Quem costuma utilizar esse produto para preparo de alimentos, pode desenvolver:

A Saúde está Diretamente Ligada à uma Alimentação Estratégica

Devemos utilizar os alimentos como nossos medicamentos. Dessa forma seremos saudáveis, felizes e plenos. Uma alimentação estratégica é a base para uma saúde de ferro. A seguir, mostro como é simples se alimentar de modo estratégico.

boloEvite os carboidratos

Pães, bolos, farinhas finas, açúcares, doces, refrigerantes e outros, possuem altas quantidades de carboidratos que desequilibram e prejudicam todo o funcionamento do organismo, causando uma série de problemas de saúde. Portanto, devem ser evitados, ou consumidos na menor quantidade possível. Se desejar ingerir farinhas, opte pelas saudáveis.

Gorduras de qualidade fornecem energia

As gorduras de qualidade, oferecem energia suficiente para que possamos realizar as atividades do dia a dia. A manteiga ghee, peixes de águas profundas, azeite de oliva e banha de porco são ótimas opções.

verde folhososVegetais folhosos trazem equilíbrio

Os vegetais verdes folhosos são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibra alimentar de qualidade. Todos esses compostos equilibram o funcionamento do nosso organismo e garantem a ocorrência de reações químicas fundamentais para nossa saúde.

Proteínas e suporte

Já as proteínas, presentes em carnes, peixes, ovos e derivados lácteos são ótimas fontes de sustentação dos mais variados tecidos corporais.

Evite alimentos ricos em carboidratos, não acredite em tudo que a mídia divulga, alimente-se de modo estratégico e viva cada vez mais saudável.

Gostou do artigo de hoje? Curta, deixe um comentário, compartilhe.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando amor, paz, sorte e felicidade.

Grande abraço.

assinatura dr. rocha

 

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Selma

    Gostei muito é muito bom ter essas indicação muito obrigado boa noite

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Marli

    Muito bom a matéria da farinha de arroz foi bom conhecer mais sobre ela obrigada Dr Rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou, Marli!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Marly Rodrigues N .Dib

    Adorei as dicas, continue porque está me ajudando muito.obg.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado, que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha,

  4. Lenira Dutra

    Perigo para diabeticos!!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Adriana Cortes

    obrigada pela ajuda

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Carminha

    Ola dr
    Passando para agradecer
    Diabetes controlada

    • suporte@drrocha.com.br

      Que legal!
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Telma

    Eu nao conhecia esta farinha 😉

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Grasieli

    Beleza

    • suporte@drrocha.com.br

      😀
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Edemar Filho

    Sou diabetico tipo 2, posso comer arroz?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não recomendamos.
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Inaiara Sodré

    Qual tratamento para tpm?

  11. Maria da Hora Teixeira dos Santos

    Gostei muito não conhecia essa farinha

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário