Chá de Gengibre → Emagrece? Veja os Benefícios e Como Tomar!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre uma iguaria que vem sendo cada vez mais consumida: O chá de gengibre.

O que é

Proveniente da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa muito utilizada tanto na culinária quanto na medicina. A planta possui uma série de benefícios a quem o consome e/ou utiliza com frequência.

Como Consumir

Como ConsumirEntre as principais formas de consumo da raiz estão

– Chá de gengibre;

– Água com gengibre e limão;

– Gengibre em pó;

– Gengibre com limão;

– Gengibre ralado;

– Água com gengibre;

 – Suco e gengibre;

– Gengibre fresco e in natura;

Propriedades do Chá de Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, repleto de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que promovem um bom funcionamento do organismo de quem o ingere. O gingerol inclusive é o responsável pelo sabor picante sentido no chá de gengibre.

O gengibre é rico em substâncias termogênicas, que aceleram o metabolismo e podem potencializar a queima de gordura corporal, por isso difunde-se que o chá de gengibre tem o poder de emagrecer.

Além disso, a raiz é composta por vitamina B6 e uma série de minerais, como potássio, magnésio e cobre, por exemplo, fundamentais para um bom funcionamento de todo o organismo.

Saiba mais!
Quer saber como utilizar o poder das plantas para tratar e prevenir doenças sem efeitos colaterais?

Principais Benefícios do Chá de Gengibre

Por ser cada vez mais utilizado pelas pessoas, muitos são os questionamentos a respeito de seus benefícios. Afinal, quais são os benefícios de tomar chá de gengibre?

A raiz asiática possui uma série de benefícios, entre os maiores benefícios do chá de gengibre estão:

Controle da glicose sanguíneaControle da glicose sanguínea

Como sempre digo, a presença de altas taxas de glicose em nossa corrente sanguínea pode trazer uma série de malefícios à saúde. Um estudo recente avaliou um grupo de pessoas que apresentou queda de aproximadamente 10% da taxa de glicose sanguínea ao suplementar cerca de 2 gramas de gengibre em pó por dia. Além disso, os níveis de hemoglobina glicosilada também caíram;

Ação anti-inflamatória

A raiz possui também forte ação anti-inflamatória no organismo de quem a consome, principalmente em sua forma fresca e in natura. A ingestão é capaz de reduzir dores e rigidez em pacientes que apresentam osteoatrite – que nada mais é do que a inflamação causada pela degeneração das articulações do corpo.

Além disso, a raiz é muito utilizada por pessoas que estão com a garanta inflamada, em sua forma ralada ou através de chá;

Previne o câncer

Como muitas pessoas sabem, o câncer é uma doença que faz muitas vítimas anualmente, e é causada pelo crescimento descontrolado de células anormais. Por ter compostos altamente antioxidantes a raiz é grande aliada na redução de radicais livres e má-formação celular, algo totalmente preventivo contra alguns tipos de cânceres;

Melhora da função cognitiva e prevenção de mal de Alzheimer

O estresse oxidativo, bem como como a inflamação crônica dos tecidos neurológicos são os principais fatores que aceleram o declínio da função cognitiva, algo que favorece o surgimento de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.

Estudos recentes mostraram que os antioxidantes presentes na raiz inibem uma série de respostas inflamatórias no cérebro, algo que melhora a função cognitiva e consequentemente previne uma série de problemas neurológicos e cognitivos;

Ação antibiótica

O gingerol, bioativo da raiz, também possui um potente efeito antibiótico. O chá de gengibre pode prevenir o crescimento de uma série de bactérias orais que estão diretamente ligadas a doenças como gengivite e periodontite. Além disso, a raiz também é altamente eficaz no combate a bactérias que atacam o sistema respiratório.

Afinal, Chá de Gengibre Emagrece?

Como tem sido cada vez mais utilizado pelas pessoas, muitas de minhas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, o chá de gengibre emagrece mesmo?

Eu respondo que sim. Na verdade o chá de gengibre auxilia no emagrecimento, mas o emagrecimento é resultado de bons hábitos alimentares e de vida.

Não existe um alimento milagroso que faça com que as pessoas emagreçam de maneira automática. O ideal é mudar o estilo de vida para que todo o organismo reaja queimando gordura e reduzindo medidas. O treinamento Viver Magra em 7 semanas possui um passo a passo completo para emagrecer de forma 100% natural e com saúde.

No Viver Magra fica fácil emagrecer rápido e sem usar remédios. Tudo porque você vai aprender a utilizar a alimentação estratégica para conquistar o corpo que sempre quis!

 

Vou explicar resumidamente porque o gengibre é um grande facilitador do processo emagrecedor.

Todas as atividades realizadas diariamente fazem com que o corpo consuma energia, isso inclui o processo digestivo, que pode ser utilizado a nosso favor quando o assunto é emagrecimento.

Como citado anteriormente o gengibre é um alimento termogênico, ou seja, que é capaz de aumentar o gasto calórico de quem o ingere, até mesmo durante o processo de sua digestão.

Quanto mais difícil for a digestão de determinado alimento, maior será seu poder termogênico. Os compostos termogênicos presentes no gengibre, possuem capacidades de aumentar a temperatura corporal de quem os ingere, o que acelera o metabolismo e automaticamente potencializa a queima de gordura.

A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interações nesse sistema, como a presença do chá de gengibre podem favorecer o emagrecimento.

É sabido que o gengibre pode aumentar nosso gasto calórico em mais de 10%, no entanto sabemos que não existe milagre quando o assunto é emagrecimento. Para que o gengibre auxilie nessa questão, é importante aliar seu consumo a uma alimentação inteligente.

Como Preparar Chá de Gengibre e Como Toma-lo

Existem muitas receitas de chá de gengibre, porém, eu escolhi duas opções básicas e que realmente fazem efeito no organismo de quem ingerir.

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 colher de gengibre ralado ou 4 rodelas da raiz.

Modo de fazer:

Primeira opção: Deixe a chaleira com água fervente sobre o fogo até que a água entre em processo de ebulição. Nesse momento adicione as rodelas de gengibre na água, tampe a chaleira e desligue o fogo. Deixe descansar por 15 minutos, coe e beba logo em seguida.

Segunda opção: Coloque a água em uma chaleira ao fogo e despeje o gengibre ralado nela. Deixe exposto ao fogo até que o chá levante fervura. Nesse momento desligue o fogo, tampe a chaleira e aguarde 15 minutos para consumir o chá.

O consumo excessivo do chá gengibre pode trazer alguns transtornos, entre os principais estão o aumento da pressão arterial, além de desconfortos gástricos, e reações alérgicas, por isso, muito cuidado com excesso.

Aliar pequenas doses de chá de gengibre a uma alimentação inteligente é fundamental para saúde e bem-estar.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, saúde, sucesso e felicidade.

Um forte abraço e até o próximo artigo.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Orlando Ribeiro Machado

    Parabéns Dr Rocha
    Gostei quero reduzir quantidades
    De açúcar no sangue, e ter vida saudável para viver com minha família, trabalhar com disposição e práticar esporte, viver como pessoa
    Normal

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Orlando, tudo bom!

      Que bom que gostou das orientações do Dr. Rocha nossa maior recompensa é saber que conseguimos fazer de alguma forma com que o senhor e todos os outros vão levar essas informações para toda vida e melhor ainda é saber que o senhor irá fazer uso delas.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte!

  2. José Nilton

    Dr. Rocha,

    Boa noiter!

    Extrato de soja é um bom complemento alimentar pela manhã?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, José.
      Não é, não. Prefira utilizar ovos e iogurtes naturais integrais.

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Edileuza

    Boa tarde dr rocha, posso tomar o chá de gengibre quantas vezes ao dia mais ou menos ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Edileuza. Tudo bom?
      Você pode estar acrescentando o chá de gengibre a sua alimentação de forma natural, tomando uma vez ao dia.
      Caso queira tomar mais de uma vez, pode tomar sim, mas não exagere. Lembre-se que é de forma natural.

      Equipe Dr. Rocha.

  4. Karen

    Parabéns Dr Rocha, muio legal!

  5. Marieta

    Passei seu site para todos que conheço, essas informações precisam ser vistas por todo o Brasil. Você é d++++

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom ler isso, Marieta!

      Equipe Dr. Rocha.

  6. Sanches

    Como faço pra comprar um dos seus programas D r Rocha ?

    PS. Adorei a matéria do Gengibre

  7. Mendes

    Obrigado por todo o suporte, sua equipe é maravilhosa!

    • suporte@drrocha.com.br

      Muito obrigado pelas palavras, Mendes.

      Equipe Dr. Rocha.

  8. beatriz

    minha avó tem 77 anos, ela pode tomar chá de gengibre quantas vezes por dia ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Beatriz. Tudo bom?
      Uma vez ao dia é o necessário.

      Equipe Dr. Rocha.

  9. Margarida

    Como eu faço o chá de gengibre com limão?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Margarida.
      Coloque a água em uma chaleira ao fogo e despeje o gengibre ralado nela. Deixe exposto ao fogo até que o chá levante fervura. Nesse momento desligue o fogo, despeje algumas gotas de limão, tampe a chaleira e aguarde 15 minutos para consumir o chá.

      Equipe Dr. Rocha.

  10. Luna

    eu acompanho todos os seus programas, em todos tive otimos resultados. sou grata dr rocha, pois minha família tbm mudou toda a alimentação junto a mim

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo, Luna!
      Isso mesmo, resultado em conjunto é muito bom!

      Equipe Dr. Rocha.

  11. diego

    gengibre com cachaça é bom? pode tomar?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Diego.
      Não é bom, pois a cachaça contém álcool.

      Equipe Dr. Rocha.

  12. Izadora

    PARABÉNNNSSS, MUITO BOM MESMO!

    • suporte@drrocha.com.br

      =D

      Equipe Dr. Rocha.

  13. Marilza

    Tomo chá e gengibre a alguns anos, é verdade q dá mto calor, e me faz mto beeem. Parabés pela Materia

  14. Regina

    Posso tomar chá de gengibre todos os dias ou tem alguma restrição?

    • suporte@drrocha.com.br

      Pode consumir 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  15. Emanoel

    Gostaria muito de saber mais sobre seus portais, aonde eu encontro mais informações?

  16. Jesiel

    Parabéns Dr Rocha, gostei muito disso tudo o que falou.

  17. Elizabeth

    Dr Rocha, perdi minha senha do livro, o que eu faço? Como faço com sua equipe de suporte?

  18. Bia

    Muito bommmmm, adorei tudo que você falou Dr rocha

  19. Margarida Abreu

    Gostei muito de saber mais sobre o gengibre, mas dr rocha, quer dizer então que eu fazendo uma boa alimentação e tomando o chá perco peso mais fácil.

    • suporte@drrocha.com.br

      Com certeza!

      Equipe Dr. Rocha.

  20. Thais

    Parabéns, adorei as informações que li aqui

  21. Rogério

    Dr. Rocha boa tarde! O pão, no café da manhã, pode ser substituído por qual alimento?

    • suporte@drrocha.com.br

      Por ovos, queijos, bacon artesanal, abacate… 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  22. Marileuza

    Dro rocha me ajude farinha de polvilho se classifica em que tipo de alimento, inimigo?

  23. Karla

    O senhor recomenda algum outro tipo de chá para diabéticos?

    • suporte@drrocha.com.br

      Hibisco e verde 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  24. Patricia

    Açúcar de coco e bom para quem tem diabetes?

    • suporte@drrocha.com.br

      Nenhuma açúcar é bom, Patricia.
      Consuma Stévia ou Sucralose no lugar 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  25. Fernanda

    Boa tarde dr rocha, posso tomar o chá de gengibre quantas vezes aos dias?

    • suporte@drrocha.com.br

      Uma vez ao dia é o suficiente 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  26. Edilza Soares

    A batata yocon é bom para o controle da diabetes?

    • suporte@drrocha.com.br

      Auxilia sim 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  27. Seu Zé

    Oi Dr. Rocha quantos dias na semana posso usar a banana verde?

    • suporte@drrocha.com.br

      Com moderação. 2/3 vezes na semana 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  28. Juliana

    Tem algum outro chá que podemos usar para emagrecimento?

    • suporte@drrocha.com.br

      Chá verde e hibisco são ótimos 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  29. Izadora

    Ouvir dizer que tomar chá de semente de girassol ajuda a emagrecer também, o senhor sabe se é verdade Dr rocha?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não há estudos que comprovem isso, Izadora.
      É preciso focar na mudança de hábitos alimentares e rotina de exercícios 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  30. Izabella

    Dr. Rocha me tira uma dúvida, a aveia não é indicada para a alimentação do diabético? sempre ouvi o contrário!!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Não é indicado 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  31. Rodrigo

    Parabéns Dr Rocha, muio legal!

  32. Rodolfo

    Boa tarde! Gostaria de saber qual a quantidade de óleo de coco que devo consumir diariamente.

    • suporte@drrocha.com.br

      Uma colher de óleo de coco diariamente é o suficiente 🙂

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário