Chá de Gengibre → Emagrece? Veja os Benefícios e Como Tomar!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre uma iguaria que vem sendo cada vez mais consumida: O chá de gengibre.

O que é

Proveniente da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa muito utilizada tanto na culinária quanto na medicina. A planta possui uma série de benefícios a quem o consome e/ou utiliza com frequência.

Como ConsumirComo Consumir

Entre as principais formas de consumo da raiz estão:

  • Chá de gengibre;
  • Água com gengibre e limão;
  • Gengibre em pó;
  • Gengibre com limão;
  • Gengibre ralado;
  • Água com gengibre;
  • Suco e gengibre;
  • Gengibre fresco e in natura

Propriedades do Chá de Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, repleto de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que promovem um bom funcionamento do organismo de quem o ingere. O gingerol inclusive é o responsável pelo sabor picante sentido no chá de gengibre.

O gengibre é rico em substâncias termogênicas, que aceleram o metabolismo e podem potencializar a queima de gordura corporal, por isso difunde-se que o chá de gengibre tem o poder de emagrecer.

Além disso, a raiz é composta por vitamina B6 e uma série de minerais, como potássio, magnésio e cobre, por exemplo, fundamentais para um bom funcionamento de todo o organismo.

Principais Benefícios do Chá de Gengibre

Por ser cada vez mais utilizado pelas pessoas, muitos são os questionamentos a respeito de seus benefícios. Afinal, quais são os benefícios de tomar chá de gengibre?

A raiz asiática possui uma série de benefícios, entre os maiores benefícios do chá de gengibre estão:

Controle da glicose sanguíneaControle da glicose sanguínea

Como sempre digo, a presença de altas taxas de glicose em nossa corrente sanguínea pode trazer uma série de malefícios à saúde. Um estudo recente avaliou um grupo de pessoas que apresentou queda de aproximadamente 10% da taxa de glicose sanguínea ao suplementar cerca de 2 gramas de gengibre em pó por dia. Além disso, os níveis de hemoglobina glicosilada também caíram;

Ação anti-inflamatória

A raiz possui também forte ação anti-inflamatória no organismo de quem a consome, principalmente em sua forma fresca e in natura. A ingestão é capaz de reduzir dores e rigidez em pacientes que apresentam osteoatrite – que nada mais é do que a inflamação causada pela degeneração das articulações do corpo.

Além disso, a raiz é muito utilizada por pessoas que estão com a garanta inflamada, em sua forma ralada ou através de chá;

Previne o câncer

Como muitas pessoas sabem, o câncer é uma doença que faz muitas vítimas anualmente, e é causada pelo crescimento descontrolado de células anormais. Por ter compostos altamente antioxidantes a raiz é grande aliada na redução de radicais livres e má-formação celular, algo totalmente preventivo contra alguns tipos de cânceres;

Melhora da função cognitiva e prevenção de mal de Alzheimer

O estresse oxidativo, bem como como a inflamação crônica dos tecidos neurológicos são os principais fatores que aceleram o declínio da função cognitiva, algo que favorece o surgimento de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.

Estudos recentes mostraram que os antioxidantes presentes na raiz inibem uma série de respostas inflamatórias no cérebro, algo que melhora a função cognitiva e consequentemente previne uma série de problemas neurológicos e cognitivos;

Ação antibiótica

O gingerol, bioativo da raiz, também possui um potente efeito antibiótico. O chá de gengibre pode prevenir o crescimento de uma série de bactérias orais que estão diretamente ligadas a doenças como gengivite e periodontite. Além disso, a raiz também é altamente eficaz no combate a bactérias que atacam o sistema respiratório.

Afinal, Chá de Gengibre Emagrece?

Como tem sido cada vez mais utilizado pelas pessoas, muitas de minhas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, o chá de gengibre emagrece mesmo?

Eu respondo que sim. Na verdade o chá de gengibre auxilia no emagrecimento, mas o emagrecimento é resultado de bons hábitos alimentares e de vida.

Não existe um alimento milagroso que faça com que as pessoas emagreçam de maneira automática. Vou explicar resumidamente porque a raiz é grande facilitadora do processo emagrecedor.

Todas as atividades realizadas diariamente fazem com que o corpo consuma energia, isso inclui o processo digestivo, que pode ser utilizado a nosso favor quando o assunto é emagrecimento.

Como citado anteriormente o gengibre é um alimento termogênico, ou seja, que é capaz de aumentar o gasto calórico de quem o ingere, até mesmo durante o processo de sua digestão.

Quanto mais difícil for a digestão de determinado alimento, maior será seu poder termogênico. Os compostos termogênicos presentes no gengibre, possuem capacidades de aumentar a temperatura corporal de quem os ingere, o que acelera o metabolismo e automaticamente potencializa a queima de gordura.

A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interações nesse sistema, como a presença do chá de gengibre podem favorecer o emagrecimento.

É sabido que o gengibre pode aumentar nosso gasto calórico em mais de 10%, no entanto sabemos que não existe milagre quando o assunto é emagrecimento. Para que o gengibre auxilie nessa questão, é importante aliar seu consumo a uma alimentação inteligente.

Como Preparar Chá de Gengibre e Como Toma-lo

Existem muitas receitas de chá de gengibre, porém, eu escolhi duas opções básicas e que realmente fazem efeito no organismo de quem ingerir.

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 colher de gengibre ralado ou 4 rodelas da raiz.

Modo de fazer:

Primeira opção: Deixe a chaleira com água fervente sobre o fogo até que a água entre em processo de ebulição. Nesse momento adicione as rodelas de gengibre na água, tampe a chaleira e desligue o fogo. Deixe descansar por 15 minutos, coe e beba logo em seguida.

Segunda opção: Coloque a água em uma chaleira ao fogo e despeje o gengibre ralado nela. Deixe exposto ao fogo até que o chá levante fervura. Nesse momento desligue o fogo, tampe a chaleira e aguarde 15 minutos para consumir o chá.

O consumo excessivo do chá gengibre pode trazer alguns transtornos, entre os principais estão o aumento da pressão arterial, além de desconfortos gástricos, e reações alérgicas, por isso, muito cuidado com excesso.

Aliar pequenas doses de chá de gengibre a uma alimentação inteligente é fundamental para saúde e bem-estar.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, saúde, sucesso e felicidade.

Um forte abraço e até o próximo artigo.

Dr. Rocha

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Orlando Ribeiro Machado

    Parabéns Dr Rocha
    Gostei quero reduzir quantidades
    De açúcar no sangue, e ter vida saudável para viver com minha família, trabalhar com disposição e práticar esporte, viver como pessoa
    Normal

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Orlando, tudo bom!

      Que bom que gostou das orientações do Dr. Rocha nossa maior recompensa é saber que conseguimos fazer de alguma forma com que o senhor e todos os outros vão levar essas informações para toda vida e melhor ainda é saber que o senhor irá fazer uso delas.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte!

  2. José Nilton

    Dr. Rocha,

    Boa noiter!

    Extrato de soja é um bom complemento alimentar pela manhã?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, José.
      Não é, não. Prefira utilizar ovos e iogurtes naturais integrais.

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Karen

    Parabéns Dr Rocha, muio legal!

  4. Marieta

    Passei seu site para todos que conheço, essas informações precisam ser vistas por todo o Brasil. Você é d++++

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom ler isso, Marieta!

      Equipe Dr. Rocha.

  5. Sanches

    Como faço pra comprar um dos seus programas D r Rocha ?

    PS. Adorei a matéria do Gengibre

  6. Mendes

    Obrigado por todo o suporte, sua equipe é maravilhosa!

    • suporte@drrocha.com.br

      Muito obrigado pelas palavras, Mendes.

      Equipe Dr. Rocha.

  7. Luna

    eu acompanho todos os seus programas, em todos tive otimos resultados. sou grata dr rocha, pois minha família tbm mudou toda a alimentação junto a mim

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo, Luna!
      Isso mesmo, resultado em conjunto é muito bom!

      Equipe Dr. Rocha.

  8. Izadora

    PARABÉNNNSSS, MUITO BOM MESMO!

    • suporte@drrocha.com.br

      =D

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário