Obesidade → Emagrecer Não é só Estética! (Veja o Método Emagrecedor)

Olá. No artigo de hoje eu irei falar sobre uma doença que cresce exponencialmente ano após ano. Trata-se de um problema de saúde pública com potencial para provocar uma série de problemas de saúde. Estou falando da obesidade.

O Que é

A obesidade nada mais é do que o acúmulo de gordura corporal que ocorre, quase sempre, devido ao consumo excessivo de calorias na alimentação. Resumindo, a obesidade ocorre quando a ingestão de alimentos é maior do que o gasto energético do organismo.

Causas da Obesidade

A principal causa da obesidade é o consumo exacerbado de calorias. Porém, situações esporádicas como alterações hormonais, hipotireoidismo, ansiedade e depressão podem culminar no surgimento dessa preocupante doença.

Outras causas clássicas da doença envolvem o estilo de vida e a genética. Normalmente, obesos são sedentários e não praticam nenhum tipo de atividade física. Muitas vezes filhos de pais obesos possuem predisposição para também serem obesos. Por isso o fator genético deve ser observado.

Números

Atualmente o Brasil possui cerca de 18 milhões de obesos. Ao somarmos o total de pessoas que estão acima do peso, o número chega a pouco mais de 70 milhões. É um número alarmante, pois indica que, em trinta anos, o número de pessoas acima do peso dobrou.

Diagnóstico

Atualmente a obesidade é diagnosticada pelo IMC (índice de massa corporal), que é calculado dividindo o peso, em quilogramas, pela altura, em metros, elevada ao quadrado. O resultado dessa equação mostra se o peso da pessoa está dentro da faixa considerada ideal, acima ou abaixo do desejado, revelando a presença de sobrepeso ou obesidade.

A classificação de IMC é a seguinte:

• Inferior a 18,5 – Indivíduo abaixo do peso;
  • Entre 18,5 e 24,9 – Indivíduo com peso normal;
  • Entre 25 e 29,9 – Indivíduo com sobrepeso, ou seja, acima do peso saudável/desejado;
  • Igual ou acima de 30 – Indivíduo obeso.

Mostrarei um exemplo da equação de cálculo:

IMC = peso (em quilogramas) dividido pela altura (em metros) ao quadrado.

Maria tem 85 kg e sua altura é de 1,72

IMC = 85 dividido por 1,72 x 1,72 = 85/2,95

IMC = 28,8

O resultado de IMC igual 28,8 indica que Maria se encontra na faixa de sobrepeso.

Complicações Possíveis

Pelo fato da obesidade ser um problema onde as pessoas possuem excesso de gordura corporal, é bastante comum que essa doença seja um gatilho para o desenvolvimento de muitas outras doenças.

É comum que a obesidade se relacione diretamente com problemas de saúde considerados extremamente sérios e complexos. Tais problemas podem colocar a vida do pacientes em risco.

Dentre as principais complicações que podem surgir com a obesidade eu cito:

• Diabetes tipo 2;
  • Resistência à insulina;
  • Doenças cardiovasculares (infarto, AVC e outras);
  • Pressão alta;
  • Artrite;
  • Apneia;
  • Tromboses;
  • Fraturas ósseas;
  • Sobrecarga nas articulações;
  • Inflamações sistêmicas;
  • Gordura no fígado;
  • Infertilidade;
  • Determinados tipos de câncer;
  • Altos níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Alterações hormonais;
  • Óbito.

O melhor tratamento para a obesidade é adotar hábitos verdadeiramente saudáveis. Por exemplo: Ingerir calorias de qualidade evitando os excessos, melhorar a qualidade dos alimentos ingeridos e, principalmente, praticar atividade física.

No entanto, além dessas medidas relativamente simples de serem adotadas, o tratamento da doença pode ocorrer através do uso de medicamentos e também de cirurgia bariátrica. A seguir falarei um pouco sobre esses dois tipos de tratamentos. Mas lembre-se: Essas medidas devem ser usadas com cautela e acompanhamento médico.

Medicamentos para obesidade

O tratamento com medicamentos contribui de modo tímido e temporário para o controle da obesidade e não deve ser utilizado como única forma de tratamento.

Na maioria das vezes tais medicamentos atuam no sistema nervoso, alterando hormônios relacionados com a fome e com a saciedade (grelina e leptina). Fármacos podem trazer uma série de efeitos colaterais aos usuários. Podemos citar:

Portanto, só utiliza esporadicamente e sob recomendação médica. a automedicação pode ser extremamente perigosa.

Cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é utilizada em último caso, quando os pacientes estão em estado de obesidade mórbida, desenvolvendo diabetes ou hipertensão arterial em decorrência do excesso de peso.

Trata-se de um procedimento altamente invasivo e muitas vezes os pacientes precisam passar por avaliações psicológicas e psiquiátricas antes da cirurgia.

Atividades físicas e alimentação estratégica são as melhores opções de tratamento

O melhor tratamento para a obesidade ainda é a prática de atividade física aliada a uma alimentação estratégica.

A escolha da atividade física é de suma importância por quem precisa perder peso. É importante que a pessoa escolha uma atividade que lhe dê prazer, caso contrário, as chances de desistência serão grandes.

A pessoa com sobrepeso ou obesidade precisa passar por um processo de reeducação alimentar e se comer de modo estratégico.

Na alimentação estratégica os alimentos ricos em carboidratos são praticamente eliminados, pois eles colaboram para aumento de peso e consequente ganho de gordura corporal, tudo o que obesos não precisam.

Vegetais verdes folhosos devem ser consumidos de modo frequente, pois são ricos em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes. Eles são importantes na regulação de funções corporais, além de prover saciedade com poucas calorias.

Proteínas de alto valor biológico garantem manutenção de massa muscular, o que acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura corporal.

Por fim, gorduras de qualidade servirão como fonte energética, além de auxiliar no processo de oxidação, ou seja, queima da gordura corporal, favorecendo a ocorrência de um emagrecimento saudável.

Quando falamos em obesidade, precisamos pensar em saúde, não em estética. Ao se alimentar de modo estratégico, o indivíduo obeso ganha saúde e com o passar do tempo tem sua estética melhorada como consequência direta de um estilo de vida mais saudável.

Quer mudar de vida e ser mais saudável? Alimente-se de modo estratégico, isso potencializará sua saúde e de quebra irá proporcionar um corpo mais bonito.

Participe do treinamento que eu criei exclusivamente para você que quer emagrecer de verdade, sem remédios e sem precisar passar fome.

Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.

Me despeço desejando sorte, felicidade e saúde.

Gostou do nosso artigo? Deixe um comentário, compartilhe em suas redes sociais.