Estudo Revela: Sono Atrofia o Cérebro e Diminui a Memória em Idosos

Um recente estudo feito pelo professor de neurociência e psicologia da Universidade da Califórnia, Matt Walker, começa a responder uma das perguntas mais antigas quando falamos da saúde mental do idoso.  A perda de memória está ligada ao processo de envelhecimento como um todo ou somente quando discutimos a incidência de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer?

 

idosos possuem pouca coordenaçãoO estudo constatou que com o avançar da idade e principalmente durante o sono, os idosos possuem pouca coordenação de duas importantes ondas cerebrais responsáveis por reter novas memórias. Ou seja, foi descoberto como, ao dormir, o cérebro transforma memórias de curto prazo em memórias que podem durar toda a vida.

Para realizar o estudo, num primeiro momento foram recrutados 20 voluntários jovens. Os pesquisadores ditaram 120 pares de palavras que eles deveriam memorizar. Logo em seguida eles foram colocados para dormir com eletrodos monitorando suas ondas cerebrais. O intuito dos eletrodos era monitorar as ondas lentas, que ocorrem a cada segundo, e as ondas denominadas fuso do sono, que acontecem a cada 12 vezes por segundo.

Ao acordar, os voluntários foram submetidos a um teste para verificar quantas palavras ainda se lembravam. Foi constatado que o desempenho era de acordo com a maneira que as ondas lentas e seus intervalos se sincronizaram durante o sono.

Em seguida, o estudo promoveu o mesmo teste em 32 pessoas nascidas nas décadas de 60 e 70. Nesse grupo foi constatado que as ondas foram menos sincronizadas durante o sono, dessa forma, eles lembraram de menos palavras do que os jovens adultos.

“Quando essas duas ondas cerebrais coincidem perfeitamente, é quando você parece ter essa fantástica transferência de memória dentro do cérebro de locais de armazenamento ​a curto prazo para esses locais de armazenamento mais seguros e de longo prazo”, afirma Walker em seu estudo.

A possível razão para essa falta de coordenação, ainda em fase de comprovação de estudo, é a atrofiação da área do cérebro responsável pelo sono. Pois os voluntários com baixo nível de atrofia foram os que mais se lembraram dos pares de palavras.

morte das células cerebraisEssa notícia pode ser desanimadora, pois a atrofia desta região é uma consequência natural do envelhecimento, sendo mais intensa em pessoas com a doença de Alzheimer. Essa doença ocasiona a morte das células cerebrais, causando a demência ou perda cognitiva como perda de memória, dificuldade de comunicação e de atenção.

Apesar do resultado do estudo ter sido conclusivo no que diz respeito aos idosos terem a perda de memória durante o sono, como um processo natural, quem acompanha o meu trabalho sabe que sou a favor da alimentação saudável e da suplementação natural para a prevenção e até mesmo tratamento de doenças.

O que quero dizer é que através do consumo de alguns suplementos que eu vou lhe mostrar ao final deste artigo e a adoção de uma alimentação adequada, você pode retardar o processo de envelhecimento do seu cérebro, melhorar a sua memória de curto e longo prazo e o melhor: blindar o seu cérebro de futuras doenças.

 

Os melhores suplementos que você deve consumir são:

  • Magnésio – Melhora a aprendizagem e a memória.
  • Vitamina D – Atua como um neuroprotetor de neurônios.
  • Vitaminas do complexo B – Melhora a atividade cerebral, combate a depressão.
  • Cúrcuma – Melhora os reflexos e deixa o cérebro em mais alerta.
  • Óleo de coco – Atua melhorando a memória.
  • Omega Max 3 –  Está ligado às atividades cerebrais como: memória, concentração, reflexo, melhora da ansiedade, estresse. (ver imagem abaixo)

Como sempre digo, prevenir é melhor do que remediar. Fazendo o uso destes suplementos você poderá desfrutar de uma saúde cerebral ainda mais saudável.

Espero que você tenha gostado do tema.

Fico por aqui desejando saúde, paz e felicidade.

Um grande abraço

Dr Rocha.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Renata de Souza Almeida

    Dr.Rocha
    Parabéns gosto muito das suas matérias conteúdo riquíssimo e de uma maneira bem explicada.
    Sempre tento acompanhar cada matéria e assunto maravilhosos.claro na medida do possível quando o trabalho e a faculdade me permite.
    Abraços
    Renata Almeida.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo ler isso, Renata! Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Agnes Resende

    Que perigo!

    • suporte@drrocha.com.br

      🙁
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Gorete Fraga

    Estou sempre acompanhando o Dr. Rocha!!!!! Sensacional

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Dandara

    Preocupante Dr….

    • suporte@drrocha.com.br

      É sim, Dandara.
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Marcos

    Muito bem escrito o artigo.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe dr. Rocha.

  6. Thabata

    quais os benefícios do magnésio?

    • suporte@drrocha.com.br

      Melhora a aprendizagem e a memória.
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Solange

    Dr Rocha eu gostaria de saber mais sobre a depressão. O que o senhor me diz?

  8. Rute Medeiros

    O que seria o oleo de coco?

  9. Cristiane

    como falo com o suporte?

  10. Tatiane

    Aonde vejo sobre o viver magra?

    • suporte@drrocha.com.br

      Conheça o programa Viver Magra do Dr. Rocha -> https://goo.gl/hmv3BM
      Cadastre-se e receba GRATUITAMENTE alguns materiais sobre emagrecimento saudável, caso goste, assine e torne-se uma das muitas mulheres que escolheram mudar de vida.
      Equipe Dr. Rocha.

  11. Maria da Conceição S. Fernandes

    Gostei muito do artigo.
    Comprei o livro Diabetes Controlada, e tento seguir as orientações do Dr. Rocha.
    Agora fiquei muito feliz pelo convite, para fazer parte do grupo do Dr. Rocha.
    Muito grata por tudo.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo, Maria! É muito bom ler depoimentos como o seu! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário