Alimentação Saudável: Alimentos, Cardápio e Dicas!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre algo que todas as pessoas deveriam priorizar em suas vidas – a alimentação saudável.

 

Saúde Em Primeiro Lugar

Praticar uma alimentação saudável é mais do que fundamental para que o organismo funcione de maneira correta e equilibrada. Na prática, uma alimentação correta é composta pela ingestão de macronutrientes e micronutrientes de maneira qualitativa e quantitativa.

Divisão de Nutrientes

Os alimentos são divididos basicamente em dois grupos:

  • Macronutrientes;
  • Micronutrientes.

Dentro do grupo dos macronutrientes estão as gorduras, proteínas e carboidratos, enquanto que no grupo dos micronutrientes estão as vitaminas e minerais.

Dentro do universo médico nutricional, especialistas afirmam que os macronutrientes proporcionam energia para o bom funcionamento do organismo, mas são os micronutrientes que regulam as funções corporais utilizando a energia fornecida.

Por isso para se praticar e alcançar realmente uma alimentação saudável – é necessário um correto equilíbrio de tudo o que é ingerido.

Macronutrientes

Como citei anteriormente os macronutrientes são os principais fornecedores de energia para o bom funcionamento do organismo. Mostrarei a seguir onde cada um deles podem ser encontrados.

 

Carboidratos

Os carboidratos são encontrados em alimentos que possuem basicamente massa e amido em sua composição, por isso, os alimentos que são fontes de carboidrato são: pães, massas, batatas, arroz e cereais.

Gorduras

As gorduras podem ser encontradas em uma grande gama de alimentos, entre os que são realmente fonte de gorduras eu cito os óleos, como azeite de oliva, as sementes oleaginosas como castanhas e nozes, algumas frutas como abacate e também peixes gordos e carnes vermelhas.

Proteínas

As proteínas também são fundamentais em uma alimentação saudável. Entre os principais alimentos que são ricos nesse macronutriente eu gosto de citar: Carnes vermelhas, peixes, carne de frango, ovos e queijos.

 

Micronutrientes

Já os micronutrientes que são responsáveis por regular todas ascenoura funções do organismo, são encontrados basicamente em vegetais e legumes – como cebola, alho, rúcula, espinafre, cenoura crua, brócolis, chicória e muitos outros.

Fibras Não Podem Ser Deixadas de Lado

Além dos macros e micronutrientes as fibras precisam estar presentes em um prato saudável, aliás, as fibras sempre estão na mente de minhas alunas que me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, afinal qual é a função das fibras? Elas realmente fazem parte de uma alimentação saudável?

As fibras são muito importantes quando falamos de hábito alimentar saudável, e sua principal função é auxiliar no trânsito intestinal, além de auxiliar nas taxas de índice glicêmico.

As fibras, presentes principalmente nos vegetais verdes folhosos resistem ao processo de absorção intestinal, isso aumenta o volume do bolo fecal, o que faz com que nosso intestino funcione de maneira correta e regular.

Além disso, ingerir fibras ajuda a diminuir o índice glicêmico das refeições, ou seja, baixa os níveis de glicose no sangue, evitando episódios de hiperglicemia que podem culminar em altas taxas de gordura corporal – elevando níveis de triglicerídeos, colesterol e peso corporal.

A Água Também Faz Parte de Uma Alimentação Saudável

Quando falamos em alimentação saudável, muitas pessoas pensam apenas em alimentos sólidos e acabam deixando os líquidos de lado. Quando falamos de líquidos, logo nos vem à mente a água.

A água é fundamental para o transporte de nutrientes por todas as partes do organismo, além de sua função de hidratação. Eu normalmente oriento minhas alunas a ingerir pelo menos 30ml de água por quilo de peso ao dia, o que resulta em cerca de dois a três litros de água diariamente.

É importante ressaltar que a água não deve em hipótese alguma ser substituída por outros tipos de líquidos, como sucos industrializados, refrigerantes e muito menos por bebidas alcoólicas.hidratação

 

Macronutrientes: Quais Priorizar e Quais Evitar?

Como citei anteriormente, para se ter  hábitos alimentares saudáveis é necessário um equilíbrio de qualidade e também quantidade. Portanto boas escolhas precisam ser feitas.

Quando falo de macronutrientes com minhas pacientes, eu digo que é importante ingerir em maior quantidade principalmente proteínas e gorduras boas. Já os carboidratos devem ser ingeridos em menor quantidade.

Isso leva minhas alunas a seguinte dúvida: Dr. Rocha, por qual motivo devo ingerir carboidrato em menor quantidade?

O motivo é simples. Os carboidratos têm sua digestão iniciada logo no momento em que os colocamos na boca. Eles são rapidamente absorvidos e caem na corrente sanguínea em forma de glicose.

O excesso de glicose faz com que a insulina seja acionada para armazenar toda a energia disponível na corrente sanguínea. Porém, essa energia em forma de glicose será armazenada da pior forma possível: Gordura corporal.

O excesso de gordura corporal pode trazer uma série de malefícios e danos à saúde. Quando ingerirmos carboidratos em excesso, as pessoas podem desenvolver diabetes, insuficiência renal, além de ter problemas cardiovasculares, como AVC ou infarto por exemplo.

Se Alimentar de Maneira Estratégica É Muito Saudável

Realizar escolhas estratégicas de alimentos culmina diretamente em uma alimentação saudável. Pensando nisso mostrarei a seguir um dia de boa alimentação, através de escolhas alimentares de qualidade, em um cardápio que eu geralmente costumo seguir.

Café da manhã

  • 1 copo de iogurte natural com morangos;
  • Ovos mexidos;
  • 1 pedaço grande de queijo;

Almoço

  • Salada de rúcula, agrião e alface;
  • 2 colheres de azeite de oliva – para temperar a salada;
  • 1 pedaço grande de carne vermelha grelhada em um pouco de banha de porco.
  • 1 copo médio de suco de limão natural sem açúcar;

Jantar

  • Salada de brócolis com pepino;
  • 1 omelete de espinafre (2 ovos + 1 grande punhado de espinafre);
  • Ou 1 porção pequena de salmão grelhado.

Como é possível perceber, esse cardápio mostra uma alimentação saudável, rica em fibras, micronutrientes, gorduras de qualidade, proteínas e com um grande controle da quantidade de carboidratos.

Evite dietas da moda, evite dietas restritivas. Preze por boas escolhas alimentares e colha todos os benefícios disso.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, sorte, paz e amor.

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Forte abraço e até a próxima.

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Comentarios

  1. fatima

    ja comprei seu livro e estou achando longo pois luto contra tetraplegia, cervical cansou de trabalhar, gostaria que fosse mais direta com a indicacao .
    sou alergica a alimentos acidos, como fazer
    obrigado fatima

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Fatima, tudo bom?!

      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br
      Temos uma equipe treinada e pronta para lhe auxiliar.

  2. Edgar Quandt

    Ótimo! A questão é, para quem mora fora da cidade nem sempre consegue todos os ingredientes. E daí?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Edgar, tudo bom?!

      Todos os alimentos contidos nos programas são de fácil acesso a todos os brasileiros, você sempre encontrará em feirinhas naturais, ou lojas de produtos naturais. Qualquer dúvida, encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.

      • Gerson moreira dias

        Ola boa noite.
        Estou tentando acessar com o meu e-mail cadastrado, desde que assinei o programa usava no celular mas, o celular quebrou e eu não estou tendo mais acesso uma vez que o celular deu problema não consigo mais acesso.

        • suporte@drrocha.com.br

          Olá Gerson, tudo bom!
          Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar.
          Equipe de suporte!

  3. Renata Capucci

    Ele disse que já trabalhou em Goias, sou de Goiânia, ele ainda vem aqui para fazer consulta. Pq tenho interesse de consultar com ele.

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Renata. Tudo bom?
      O Dr. Rocha. não faz mais atendimento presencial, apenas através dos seus produtos online 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  4. Antonio Raul Correia de Brito

    Fiquei muito entusiasmado ,com a reportagem ,e quero seguir suas recomendações.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo ler isso, Antonio 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  5. Angela Souza

    Olá boa tarde gostaria de mais informações sobre a alimentação p quem tem sangramento nas varizes do exofago a diabetes está bem controlada nem toma mais medicações grassas a alimentação saudável obrigada .

  6. Marisa Belo Da silva

    Como faço para adquirir o livro

  7. Amaury Cavalcante

    Prezado Dr Rocha, boa tarde!

    Alimentos como Macaxeira, batata doce e inhame são considerados saudáveis, inclusive para quem é diabético ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Macaxeira não é recomendada para diabéticos. Batata doce e inhame com muita moderação.
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Augusto Marques

    bom dia Dr.Rocha,

    Muito obrigado pelo link da alimentaçao saudavel vou seguir o cardapio depois entrarei em contacto,

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou, Augusto! Estamos aguardando seu contato. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

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