Sal → Será que ele realmente faz mal à saúde? (SAIBA AQUI)

Olá, aqui quem está falando mais uma vez é o Dr. Rocha.

No artigo de hoje, venho desvendar um grande e antigo mito, no qual muitas pessoas acreditam até hoje: o de que o sal faz mal à saúde.

Se você acredita nisso, é hora de ler o conteúdo a seguir e rever os seus conceitos.

 

o que é salAfinal o que é isso?

O cloreto de sódio é uma união de dois tipos de sais conhecidos no mundo químico – o cloreto e o sódio. Essa união é quimicamente conhecida pela seguinte fórmula química: NaCl. Nosso sal de cozinha ou simplesmente sal nada mais é do que o cloreto de sódio, refinado, que se apresenta sob a forma de cristais ou pó branco.

Utilização

Esse composto químico é amplamente utilizado para salgar nossas refeições, além de ser muito útil na conservação de alguns tipos de alimentos – como carne seca e alguns pescados, sendo um exemplo clássico o bacalhau.

Além disso, o cloreto de sódio se faz presente na formulação do soro fisiológico, utilizado em hospitais. Sua presença se faz importante para manter o balanço hidroeletrolítico corporal e recuperar pacientes que sofreram processo de desidratação pelas mais variadas causas.

Adição de Iodo

hipertireoidismoUtilizado para alimentação humana, geralmente contem a presença de pequenas quantidades de compostos iodados.

O iodo é um composto difícil de ser encontrado sob sua forma natural. Sua presença no organismo é muito importante para manter a tireoide funcionando e evitar problemas como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, por exemplo.

Por isso, é comum que esse composto seja adicionado no sal de cozinha.

Diferentes Tipos 

Nos dias de hoje, o comércio de sal no Brasil e no mundo cresce com a oferta de uma série de diferentes sais. Por isso, minhas alunas me questionaram: Dr. Rocha quais são os tipos de sais comercializados hoje em dia?

Os principais sais comercializados, além do sal de cozinha são:

  • Sal líquido;
  • Sal grosso;
  • Sal do Himalaia;
  • Sal negro;
  • Sal marinho;
  • Flor de sal.

A seguir, falarei sobre cada um deles.

sal grossoSal líquido

Possui menores quantidades de sódio e é diluído diretamente em água mineral.

Sal grosso

Passa pelo mesmo processo de produção do sal de cozinha. No entanto, não passa pelo refino. É usado geralmente para salgas de churrasco ou produções alimentícias de grandes proporções.

Sal do Himalaia

Possui quantidades semelhantes de sódio ao sal de cozinha. No entanto, em sua composição são encontrados muitos outros minerais. Possui uma coloração levemente rosada.

Sal negro

Tem origem em regiões vulcânicas. Esse tipo de sal, possui cloreto de sódio, ferro e potássio em sua composição. Além disso, ele possui enxofre em sua composição, o que proporciona um sabor levemente sulfuroso.

sal marinhoSal marinho

É obtido diretamente através da evaporação de água marinha e não sofre nenhum tipo de refinamento. Por não ser processado, possui grandes quantidades de minerais em sua composição.

Flor de sal

Possui cerca de 400 mg de sódio por grama. É o sal mais rico em sódio do mundo. Ele é obtido diretamente das superfícies das salinas e se aglutina formando cristais crocantes. Esse tipo de sal, é utilizado na culinária, com a finalidade de oferecer crocância.

Benefícios à saúde

A exemplo de outros alimentos e temperos, o sal também promove uma série de benefícios à saúde de seus consumidores. A seguir, falarei sobre os que julgo serem os melhores. Confiram.

organismo equilabradoOrganismo equilibrado

Ajuda a manter o organismo equilibrado através de sua atuação direta no balanço hidroeletrolítico celular. Diminuir ou interromper o consumo de sal, faz com que o corpo não consiga reter água o suficiente para as células. Com isso, uma série de funções corporais tendem a ficar debilitadas.

Facilita o processo digestório

Além de proporcionar mais sabor às refeições, o sal quando consumido de modo adequado estimula a movimentação peristáltica dos nossos intestinos. Isso estimula a formação e eliminação do bolo fecal, prevenindo a prisão de ventre.

 

Potencializa atividades físicas

Para quem prática atividades físicas de maneira frequente, o consumo do sal possui ainda mais importância. Seu consumo repõe o sódio perdido através da transpiração. Isso faz com que o organismo se mantenha equilibrado em eletrodos e sais minerais.

Pessoas que cortam o sal de suas alimentações por conta própria possuem maiores chances de desenvolver caimbra.

Sal não é vilão: ISTO É MITO!

Muitos médicos e a pressão das mídias colocam o sal como o grande vilão da saúde, afirmando que ele é responsável pela pressão alta e demais problemas cardiovasculares.

Como profissional da saúde, pesquisei sobre o assunto nas mídias internacionais e encontrei alguns achados importantes.

Um estudo com mais de 6.000 pessoas publicado no American Journal of Hypertension não encontrou nenhum tipo de evidência de que reduzir ou cortar o consumo de sal cause problemas cardiovasculares.

Outra meta-análise conduzida pelo Journal of the American Medical Association demonstrou que quanto menos sódio as pessoas excretam pela urina, maiores eram as chances de se ter um ataque cardíaco. Uma vez que o coração precisa de sódio para funcionar adequadamente.

Diminuir o consumo de sódio causa hipotensão arterial, ou seja, pressão baixa e compromete todo o funcionamento do nosso sistema circulatório, podendo causar falência múltipla dos órgãos.

evitar carboidratosQuer manter ou recuperar sua saúde? É simples, basta seguir os seguintes passos:

  • Evite o consumo de alimentos ricos em carboidratos;
  • Consuma gorduras de boa qualidade;
  • Consuma frequentemente proteínas de alto valor biológico;
  • Não deixe de comer vegetais verdes folhosos.

Uma alimentação estratégica garante o bom funcionamento corporal e saúde plena.

Agora que você já sabe que o sal não é vilão, me ajude a divulgar essa informação compartilhando esse conteúdo inteligente.

Com isso, chegamos ao fim de mais um artigo.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, sorte e felicidade.

Grande abraço e até a próxima.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. José Loureiro

    Quais os maleficios dos carboidratos ?

  2. Elias Xavier

    Interessantissimo, valeu dr!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Gilberto Vilaça

    Muito bom saber que é um mito

    • suporte@drrocha.com.br

      😀
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Claudia

    Aqui em casa só usamos o sal grosso triturado

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Marielly

    Adoro o sal rosa..

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Claudia

    Nunca tinha ouvido falar sobre a flor de sal, legal

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Augusto Casagrande

    Minha esposa iria adorar o programa viver magra, estou interessado. Como fazer?

    • suporte@drrocha.com.br

      Conheça o programa Viver Magra do Dr. Rocha -> https://goo.gl/hmv3BM
      Cadastre-se e receba GRATUITAMENTE alguns materiais sobre emagrecimento saudável, caso goste, assine e torne-se uma das muitas mulheres que escolheram mudar de vida.
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Valentina

    Ola, minha mae comprou o programa diabetes mas esqueceu a senha, o que devemos fazer?

  9. Augusto Casagrande

    Como evitar caimbra?

  10. Helena

    Como o hipotireoidismo se desenvolve.?

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário