Fluoxetina → Emagrece? Funciona? (Veja a Verdade!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje nós vamos falar sobre o uso de fluoxetina para o emagrecimento.

Assim que falamos sobre esse famoso remédio a pergunta que vem à mente de muitas alunas é a seguinte: Dr. Rocha, ouvi dizer que esse medicamento pode me fazer emagrecer. Afinal, que é a fluoxetina?

FluoxetinaA Fluoxetina nada mais é do que um medicamento que tem como base o cloridrato de fluoxetina que é utilizado como antidepressivo.

Esse medicamento inibe a re-captação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Com essa re-captação, a liberação desse hormônio aumenta e a sensação de bem-estar, conforto e tranquilidade é prolongada em seus usuários.

Esse fármaco é indicado para ser utilizada em tratamentos de doenças como depressão, distúrbios compulsivos, ansiedade, TPM, irritabilidade e bulimia, por exemplo.

O remédio é conhecido não apenas pelo seu nome de princípio ativo, mas também por outros nomes como:

  • Fluxoetine;
  • Fludac;
  • Eufor 20;
  • Veronita – que pode ser em cápsulas ou em gotas;
  • Prozac;
  • Daforin;
  • Bixilin;
  • Vicsel.

A dosagem também é diferente entre as marcas e laboratórios que produzem o medicamento, há variações entre 10 e 20mg. Da mesma maneira que o número de comprimidos por caixa também varia.

É possível encontrar caixas com 14, 20, 28, 30 e 60 comprimidos. O veronita que também é vendido em gotas possui versões de 20ml e 30ml, e cada gota do medicamento possui cerca de 20ml do princípio ativo.

O preço do medicamento, é algo que varia muito. Tudo depende da dosagem e da quantidade de comprimidos. O preço médio desse medicamento fica na faixa de R$ 35,00 a R$ 100,00.

A venda da fluoxetina só pode ser realizada através de receita médica especifica, ou seja, através do tação de receitas azul, onde uma via precisa obrigatoriamente ficar nas farmácias que são autorizadas pela ANVISA para vender esse medicamento.

 O que consta na Bula da Fluoxetina?

Algo que ocorre com certa frequência é o fato de pessoas ainda não conseguirem interpretar algumas informações de maneira correta. Muitas alunas me perguntam: Dr. Rocha, qual a composição da Fluoxetina? O que está escrito na bula?

Cada comprimido de 20mg contém a seguinte dosagem: 22,40mg de cloridrato de fluoxetina –  algo que equivale a cerca de 20ml do principio ativo.

O que pouca gente sabe é que além do princípio ativo do medicamento, os comprimidos vêm acompanhados com excipiente farmacêutico, ou seja, um pó farmacêutico para preencher a cápsula ou comprimido.

Nesse caso, além do cloridato de fluoxetina, um comprimido contém também, amido ou fosfato de cálcio, celulose microcristalina, talco, povidona, díoxido de silício, esterarato de magnésio, macrogol, croscaramelose sódica, metacrilato de dimetilaminoetila, e dióxido de titânio.

Fluoxetina para emagrecer

Fluoxetina para emagrecer

Outro questionamento muito comum de minhas alunas diz respeito ao efeito emagrecedor dessa droga. É muito comum minhas alunas me questionarem da seguinte maneira: Dr. Rocha me falaram que a fluoxetina pode me fazer emagrecer, isso é verdade?

O que podemos afirmar aqui é que esse remédio não foi criado com a intenção de proporcionar perda de peso, na verdade esse é um dos efeitos colaterais que ocorre em quem ingere esse medicamento.

A perda de apetite é uma reação adversa muito comum em usuários desse medicamento, que acaba fazendo com que o usuário do mesmo acabe perdendo peso. Porém é importante salientar que essa perda de peso ocorrerá de maneira pouco saudável podendo representar até mesmo um certo perigo à saúde.

Diferente do que muita gente pensa, Fluoxetina pode engordar!

É importante salientar, que a fluoxetina é um medicamento que trabalha diretamente no Sistema Nervoso Central, o que pode gerar alguns efeitos colaterais.

Um dos efeitos colaterais mais famosos desse poderoso fármaco é também o aumento de apetite. Quando há aumento de apetite, normalmente se come mais do que o necessário, acarretando em ganho de peso, por isso podemos afirmar que em alguns casos, o tiro pode sair pela culatra e a medicação pode engordar.

Efeitos Colaterais

Efeitos colaterais!

Assim como ocorre com muitos outros medicamentos, o uso da fluoxetina pode causar uma série de efeitos colaterais, entre os principais podemos citar:

  • Aumento de apetite – que pode levar ao ganho de peso;
  • Perda de apetite – que pode levar à perda de peso;
  • Insônia;
  • Sono excessivo;
  • Dores musculares e de cabeça;
  • Desconforto gastrointestinal;
  • Vômitos;
  • Confusão mental;
  • Alteração de paladar;
  • Ansiedade;
  • Alteração de pressão arterial sistêmica;
  • Urticárias, coceiras e alergias;
  • Alteração de humor;
  • Inflamação de vasos sanguíneos,
  • Distúrbios sexuais – como perda de libido e alteração no orgasmo;
  • Manchas e estrias sob a pele;
  • Dores de estômago acompanhadas de diarreia;
  • Perda de memória.

Não se deve operar máquinas pesadas, exercer profissões de risco, tampouco dirigir durante a utilização do fármaco. Da mesma forma, que se deve evitar o uso do medicamento em conjunto com a ingestão de álcool, pois reações fatais podem ocorrer.

Contraindicações para o uso de Fluoxetina

Primeiramente a fluoxetina não deve ser utilizada por pessoas que sejam alérgicas ao princípio ativo do medicamento.

Além disso, pessoas com distúrbios de pressão ocular, grávidas, lactentes – mulheres que estão amamentando, diabéticos, pessoas com histórico de convulsão e pessoas que estejam utilizando quaisquer outros medicamentos devem evitar o uso de fluoxetina.

Então para que serve a fluoxetina, Dr. Rocha?

A fluoxetina serve basicamente para tratar os casos de disfobia, depressão, ansiedade, bulimia, distúrbios obsessivos e/ou compulsivos e irritabilidade.

Essas são as indicações corretas para esse medicamento.

Conclusão

Devem ser desestimulados o uso de todo e qualquer tipo de medicamento para emagrecimento.

Se você quer emagrecer, busque por uma alimentação que seja estratégica e que tenha fundamento cientifico, pois ela irá oferecer todos os nutrientes necessários que seu corpo realmente precisa para que a diminuição de peso ocorra de maneira saudável, natural e ainda seja duradoura.

Um emagrecimento correto é saudável e repleto de energia.

Gostou desta informação? Então deixe seu comentário aqui me contando se você já fez uso de algum medicamento para emagrecer!

Forte abraço e até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.123 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Francisco

    Boa noite dr.aproveitando o ensejo do belo texto sobre fluoxetina.sugiro que seja também comentado sobre o medicamento ciprofibrato 100 mg largamente utilizado pela classe médica para combate ao triglicerídeos.deve ser usado? Qual o parâmetro para ser? Quanto tempo. Agradeço desde já abc

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Nosso atendimento é realizado apenas por e-mail!
      Envie-nos sua dúvida para nosso e-mail de atendimento : suporte@drrocha.com.br assim poderemos lhe auxiliar
      melhor sobre nosso tratamento!
      Equipe de suporte.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário