Abacate: Emagrece? Conheça os Benefícios e Receitas! (INCRÍVEL)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje iremos falar sobre uma fruta muito consumida no país: O abacate.

Principais CaracterísticasPrincipais Características

No mundo todo há mais de 500 variedades desta fruta, enquanto no brasil há apenas 50. Entre as mais conhecidas podemos citar o antilhano – também chamado e abacate manteiga, que possui pedúnculos curtos, e o guatemalense, que é proveniente das regiões altas da América Central.

De acordo com estudiosos em botânica, o abacateiro – árvore que dá origem ao fruto é oriunda do México e da Guatemala. Há uma série de registros históricos que mostram que os maias e astecas consumiam a fruta de maneira frequente.

Informações Nutricionais

A fruta é rica em gordura, principalmente a do tipo monoinsaturada, a mesma do azeite de oliva, ou seja, uma gordura altamente saudável, pois auxilia na secreção de uma série de hormônios, além de auxiliar no aumento dos níveis do bom colesterol – O HDL, e diminuição dos níveis do colesterol ruim, LDL.

A fruta não possui colesterol e possui uma série de vitaminas como A, B1, B2, Niacina, ácido fólico e minerais como ferro e cálcio, além de conter um alto teor de fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal.

Suas propriedades em 100g da fruta são:

  • 176 calorias;
  • 2,31g de proteínas;
  • 17,34g de gorduras totais;
  • 6,94g de carboidrato;
  • 10,98mg de cálcio;
  • 42,2mg de fósforo;
  • 1,16mg de ferro;
  • 634mg de potássio;
  • 12,14mg de sódio;
  • 612 UI de vitamina A;
  • 3mg de vitamina C;
  • 61,27 UI de retinol;
  • 0,11 mg de Tiamina;
  • 0,12mg de Riboflavina;
  • 1,91mg de Niacina;
  • 8,09mg de ácido ascórbico.

 

 

Benefícios

Os benefícios do abacate são os mais variados possíveis. Porém, os que eu considero mais importantes são:

Benefícios do AbacatePele bonita

A fruta é capaz de prover uma pele bonita a quem a consumir com frequência. Por possuir grandes doses de vitamina C em sua composição, o abacate facilita a metabolização do colágeno, que confere mais firmeza à pele.

Além disso, a fruta possui também poderosos agentes antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce das células da pele, conferindo maior elasticidade e deixando a aparência mais bonita e saudável.

Ganho de massa muscular

Quando utilizando antes da atividade física, a fruta auxilia na hipertrofia, pois fornece energia no pré-treino, além de conter proteínas que auxiliam na plena recuperação da

musculatura.

Além disso, por contar uma série de vitaminas e minerais, tais como o ferro, e o cálcio, a fruta evita a fadiga muscular que podem surgir durante o treinamento devido ao esforço intenso.


Auxilia na cogniçãoAuxilia na cognição

Por conter gorduras de qualidade do tipo ômega 3, o fruto acaba sendo uma boa opção de alimento para potencializar

o funcionamento cognitivo.

Esse tipo de gordura estimula a circulação sanguínea, além de proteger as bainhas de mielina, que envolvem os neurônios, o resultado disso é um aumento da capacidade de concentração e pensamentos mais rápidos.

Aliado no emagrecimento

Embora poucas pessoas acreditem, o abacate emagrece sim. Isso devido ao seu alto teor de fibras e gorduras saudáveis, algo que causa sensação de saciedade.

Porém é preciso lembrar que não existe um alimento milagroso que cause emagrecimento. Para emagrecer é necessário que o paciente tenha hábitos saudáveis de vida que sejam aliados à uma alimentação inteligente.

Além do fruto em si, o óleo de abacate pode ser um grande aliado para perder aqueles quilinhos indesejados e garantir um corpo mais bonito e saudável. Isso porque sua composição é de grande auxilio na redução do colesterol ruim (LDL oxidado) e consequentemente aumento do colesterol HDL (bom colesterol), que reduz os níveis totais de gordura corporal.

Além disso, o óleo é altamente antioxidante, funcionando como um desintoxicante corporal natural que por fim auxilia na redução de peso.

Formas de Consumo

Pensando em colher todos os benefícios da fruta muitas pessoas me perguntam: Dr. Rocha quais as maneiras de consumir a fruta? Existe uma boa receita de abacate?

Eu digo que há uma série de maneiras de consumir a fruta, através de uma infinidade de receitas, separei as minhas preferidas para serem utilizadas como exemplo.

Vitamina de abacate com banana verdeVitamina de abacate com banana verde

Nessa receita utiliza-se uma unidade pequena da fruta, em conjunto com uma banana verde média e cerca de 200ml de iogurte integral. Basta adicionar todos os ingredientes em um liquidificador, bater e tomar sem coar.

Picolé de abacate

No calor, nada melhor do que uma receita refrescante, não é mesmo? Esse picolé é um dos meus preferidos. Basta picar dois abacates, uma banana verde, espremer um limão e adicionar uma pequena colher de chia e levar tudo ao liquidificador.

Em seguida Deve-se colocar a mistura em pequenas formas de sorvete, levar ao congelador por 12 horas e depois aproveitar os benefícios oferecidos pela união de todos esses ingredientes.

Alimentação Estratégica Não Deve Ser Esquecida

É importante lembrar que esta fruta deve vir como um complemento de uma alimentação estratégica, equilibrada e de hábitos saudáveis. Embora traga uma série de benefícios, o fruto deve ser consumido com inteligência.

Vegetais verdes folhosos, bem como alimentos ricos em gorduras de qualidade e de proteínas de alto valor biológico devem constituir a alimentação de quem busca saúde, qualidade de vida e bem-estar.

É preciso ter em mente que somos o que comemos, por isso temos que sempre buscar por boas fontes alimentares.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço de vocês desejando paz, saúde, sorte e felicidade.

Gostou do artigo? Curta compartilhe e comente!

Forte abraço e até a próxima.

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Gorete Medeiros

    Excelenteeeeeeeeeeeeeeee materia do abacate. Como antes do treino abacate e banana amassada. Coloco chia + canela e cacau.

  2. Eliana

    Amei. Qro mais receitas.

  3. FLORDECI SANTIAGO DOMINGUES DOMINGUES

    Gosto muito dessa fruta , principalmente com limão.

  4. Sandra

    Ameiiiii

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário