Emagrecimento → Veja Como Perder Peso Sem Enrolação!

Olá, aqui é o Dr. Rocha. Tudo bem? No artigo de hoje irei falar sobre um desejo comum de 9 a cada 10 pessoas, principalmente agora que o verão está chegando (risos). Já sabe do que estou falando? É isso mesmo. Estou falando do emagrecimento.

A primeira coisa que digo sobre emagrecimento é a seguinte: não é necessário passar por momentos de sofrimento, se privar de alimentos que você gosta e muito menos contar calorias. Tudo isso só serve para ajudar você a se auto sabotar e ficar cada vez mais frustrada sempre que quiser perder peso.

 

Sou amplamente questionado por minhas alunas com a seguinte pergunta: Dr. Rocha, quero muito emagrecer, qual a melhor forma de ter êxito nessa questão?

Eu respondo que para ter êxito no emagrecimento é preciso basicamente seguir os seguintes passos:

  • Ser realista;
  • Praticar uma atividade física, como por exemplo: Correr;
  • Passar por um processo de reeducação alimentar;
  • Pensar em qualidade de vida;
  • Utilizar compostos naturais;
  • Praticar uma alimentação estratégica.

Neste artigo eu irei falar sobre cada um desses passos e como é possível atingir um emagrecimento real, saudável e principalmente duradouro. Confira!

Realismo é Fundamental

É grande o número de pessoas que chegam aos consultórios querendo perder uma grande quantidade de peso em um curto período de tempo.

Isso é algo errado, tanto do ponto de vista do paciente, quanto do ponto de vista do profissional da saúde. Exercer uma dose de realismo é algo mais do que necessário para ambos.

Uma paciente que traça uma meta de perder 10 kg em 45 dias não alcançará seu objetivo e certamente se frustrará por isso. Sendo assim, adotar metas realistas é mais do que fundamental para não desistir do objetivo.

 

Praticar uma Atividade Física

Não é segredo para ninguém que praticar uma atividade física aumenta nosso gasto calórico. Qualquer que seja a atividade: musculação, caminhada, corrida, natação. Não importa. O segredo aqui está na escolha da atividade física.

Muita gente entra na atividade física da moda, sem saber se realmente gosta de determinada atividade. Por isso, é muito importante escolher uma atividade física que lhe dê prazer.

Ao praticar algo que não gosta, a motivação acaba e a atividade se torna maçante. Com isso, as chances de desistência vão ficando cada vez maiores. Sendo assim, se você tem como objetivo o emagrecimento, busque algo que seja prazeroso para você.

Reeducação Alimentar é Importante

Existe uma célebre frase que diz: “Se você se alimentar de maneira saudável temporariamente, sua saúde também será temporária”. O processo de perda de peso vem acompanhado de reeducação alimentar.

Trocar doces industrializados por alguma fruta ou então uma lata de refrigerante por dois copos de água são exemplos básicos e fáceis de reeducação alimentar que auxiliam na manutenção da saúde e emagrecimento.

Quando se perde peso é importante saber que desse momento em diante a ingestão de alimentos mais saudáveis irá fazer parte de sua rotina e isso será extremamente importante para a manutenção do peso e saúde.

 

Qualidade de Vida Também Importa

DepressãoEstresse, cansaço extremo e noites mal dormidas têm impacto negativo direto em nosso peso e saúde.

Embora pouca gente saiba, ter uma vida estressante aumenta os níveis de hormônios como cortisol e diminui os níveis de melatonina. O estresse também desregular a secreção de insulina.

O resultado disso é: ganho de peso, dificuldade em emagrecer e até mesmo depressão.

Por isso, realizar atividades prazerosas como encontrar os amigos, ficar com a família ou então diminuir o ritmo no trabalho tendem a colaborar com o bem-estar e a felicidade, facilitando assim, o processo de emagrecimento.

Utilização de Compostos Naturais

Nos dias de hoje, compostos naturais com poderes antioxidantes estão sendo cada vez mais utilizados. São os famosos fitoterápicos.

Os fitoterápicos são suplementos naturais e seus princípios ativos são retirados de plantas medicinais ou então de alimentos funcionais.

Normalmente esses fitoterápicos são armazenados e consumidos no interior de cápsulas para que sua ingestão ocorra de modo correto e adequado. Os nutrientes e compostos antioxidantes são capazes de otimizar a utilização de gordura corporal, favorecer a secreção de determinados hormônios, melhorar a qualidade do sono e fornecer mais energia para o dia a dia. Assim você conquista um emagrecimento saudável e duradouro.

 

Praticar uma Alimentação Estratégica é Primordial para Atingir o Emagrecimento.

Como gosto de dizer para minhas alunas, praticar uma alimentação estratégica é mais do que fundamental quando o assunto é emagrecimento saudável.

Uma alimentação estratégica consiste em diminuir o máximo possível o consumo de alimentos ricos em carboidratos e consumir de modo adequado proteínas de alto valor biológico e gorduras de qualidade.

Quando consumimos alimentos ricos em carboidratos, rapidamente uma alta concentração de insulina é liberada pelo organismo a fim de captar esse macronutriente e armazená-lo em forma de gordura corporal. O resultado disso é: ganho de peso e possíveis problemas de saúde, como dislipidemias e até mesmo diabetes.

O consumo de vegetais verdes folhosos, como:

banha de porcodeve ser constante, pois são esses alimentos que irão fornecer vitaminas, minerais e compostos antioxidantes importantes para o funcionamento de uma série de funções em nosso organismo.

Gorduras de qualidade como manteiga, azeite de oliva e banha de porco podem ser consumidas diariamente, pois ajudam na secreção de uma série de hormônios. Além de auxiliarem na oxidação de nossa gordura corporal.

Por fim, as proteínas de alto valor biológico, presentes em carnes, ovos e leites podem ser consumidas livremente, pois auxiliam na manutenção de nossa musculatura e bom funcionamento do nosso sistema imunológico.

Viram só? Emagrecer é muito mais fácil do que muita gente acredita. Infelizmente, muitas pessoas dificultam esse processo e fazem grande terrorismo quando o assunto é o emagrecimento.

Espero que tenham gostado do artigo.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.

Forte abraço e até a próxima.

Dr Rocha.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Suzane

    Eu amo a alimentação estratégica!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que ótimo, Suzane!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Gilvane

    Olá Dr Rocha, gostaria de saber se diabéticos podem seguir a alimentação estratégica.?

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. JOANA

    MUITO, MUITO OBRIGADA DR ROCHA.

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Rosa

    Dr Rocha o meu médico… bjs

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Patricia

    A alimentação do Dr Rocha me fez muito bem

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, Patricia!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Maristela

    Adorei, vou aderir com urgencia

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Fatima Guedes

    Preciso emagrecer urgente

  8. Luziene

    Ficar sem comer emagrece?

  9. Luciana

    O que o Dr acha da dieta do ovo?

  10. Loredana

    Fale sobre o jejum intermitente por favor

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário