Leite de Coco → É Saudável? Pode Utilizar? (Saiba Aqui!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre um alimento um tanto quanto interessante e relativamente pouco utilizado e divulgado pela mídia, o leite de coco.

O Que É

Extraído da polpa do fruto do coqueiro – o coco é um dos principais recursos vegetais utilizados pela humanidade. Rico em uma série de nutrientes, o leite de coco é amplamente utilizado para fins medicinais, alimentícios, agroindustriais e até mesmo estéticos.

Informação Nutricional

Em 100 ml da bebida vegetal podemos encontrar as seguintes informações nutricionais:

  • Energia 230 calorias;
  • Gorduras totais 24 g;
  • Gorduras saturadas 21 g;
  • Gorduras poli-insaturadas 0,3 g;
  • Gorduras monoinsaturadas 1 g;
  • Colesterol 0 mg;
  • Carboidratos 6 g;
  • Fibra alimentar 2,2 g;
  • Açúcar 3,3 g;
  • Proteínas 2,3 g;
  • Sódio 15 mg;
  • Potássio 263 mg;
  • Cálcio 16 mg;
  • Ferro 1,6 mg;
  • Magnésio 37 mg;
  • Vitamina A 0,2 UI;
  • Vitamina B6 0,1 mg
  • Vitamina B12 0 ug;
  • Vitamina C 2,8 mg;
  • Vitamina D 0,1 UI.

Como se pode notar, o alimento possui um percentual relativamente moderado no que diz respeito a calorias, poucas quantidades de carboidratos e proteínas e importantes vitaminas e minerais em sua composição, algo que pode trazer alguns benefícios a seus consumidores.

Principais Benefícios

A exemplo do que ocorre com muitos alimentos que mostro para minhas alunas, sempre sou questionado sobre os benefícios que eles podem trazer à saúde de seus consumidores, e dessa vez a história não foi diferente.

Dr. Rocha, quais são os principais benefícios provenientes do leite de coco? Fui amplamente questionado.

Eu respondo que esse alimento pode trazer alguns benefícios um tanto quanto interessantes. Separei a seguir os mais importantes, confiram!

Peles e cabelos mais bonitos

Peles e cabelos mais bonitosAs gorduras presentes no leite de coco atuam basicamente como um antisséptico natural, e podem a ajudar a tratar caspas, feridas, pele seca e pruriginosa.

Além disso, o alto teor de ácidos graxos presentes nesse alimento, servem como um hidratante natural revertendo quadros de celulite, que nada mais são do que inflamações cutâneas.

É comum médicos indicarem o consumo diário desse leite vegetal com a intenção de amenizar rugas, flacidez e envelhecimento da pele.

Redução e controle dos níveis de colesterol

Alguns estudos demonstraram que a gordura saturada presente no leite de coco não aumenta os níveis de colesterol como muitas pessoas acreditam.

A gordura benéfica presente nesse alimento, na verdade ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol o LDL e elevar os níveis do bom colesterol, o HDL, além de ainda auxiliar no controle dos níveis de triglicerídeos.

Fortalecimento do sistema imunológico

A gordura presente no leite de coco atua no fortalecimento do sistema imunológico dos seus consumidores frequentes.

Isso pelo simples fato do alimento conter ácido láurico, lipídios antimicrobianos e ácido cáprico, que possuem propriedades antibacterianas, antifúgicas e antivirais. O organismo converte o ácido láurico em uma substância chamada monolaurina, que combate vírus, fungos e bactérias.

Além disso, o leite contém vitamina C em sua composição, que também fortalece o sistema imunológico.

Emagrecimento

EmagrecimentoSempre que resolvo apresentar um alimento, algumas alunas automaticamente pensam nos efeitos emagrecedores que essa iguaria pode causar ao organismo. Portanto, fui questionado da seguinte forma: Dr. Rocha, ingerir óleo de coco pode ajudar ou facilitar o processo de emagrecimento?

Eu respondo que em partes.

Algumas pesquisas têm demonstrado que pessoas que incluem gorduras saudáveis em suas dietas, como os triglicerídeos de cadeias médias, conhecidos como TCM, comem em menores quantidades do que as pessoas que não consomem esse tipo de gordura.

O consumo da gordura presente no coco associada a uma dieta equilibrada pode sim auxiliar no processo de perda de peso.

Isso ocorre pelo simples fato dos TCM são absorvidos no intestino e transportados para o fígado, onde são rapidamente transformados em energia, não havendo tempo dessa gordura ser armazenada como tecido adiposo.

Os TCM por sua vez, induzem a sensação de saciedade, auxiliando no controle da fome. Algo que automaticamente resulta em perda de peso.

Mas como sempre digo, não há e jamais haverá um alimento milagroso capaz de prover um emagrecimento de maneira única e solitária.

O processo de emagrecimento requer bons hábitos, como reeducação alimentar, prática de determinadas atividades físicas, além é claro de uma dieta equilibrada e balanceada.

De nada vai adiantar uma pessoa adicionar o leite de coco em sua dieta e continuar a ter péssimos hábitos alimentares e não praticar atividades físicas. Isso não trará emagrecimento algum.

Efeitos Colaterais

Como ocorre em uma série de outros alimentos, a ingestão do leite de coco pode também causar alguns efeitos colaterais em seus consumidores, por isso parcimônia e bom senso na hora de ingerir esse alimento são fundamentais.

Entre os principais efeitos colaterais que podem surgir com a ingestão desse alimento eu cito:

  • Alergias;
  • Ganho de peso – devido ao valor energético do alimento;
  • Prisão de ventre;
  • Diarreias;
  • Dores de cabeça;

Como eu costumo dizer, tudo em excesso faz mal, e com o leite de coco não é diferente. É preciso saber dosar sua quantidade e evitar sua ingestão excessiva. Caso contrário algum desses efeitos colaterais podem surgir.

Alimentação Estratégica é a Melhor Forma de se Obter Saúde

Alimentação Estratégica é a Melhor Forma de se Obter SaúdeUma das melhores formas de se obter saúde, qualidade de vida e bem-estar é através da adoção de uma alimentação estratégica.

A alimentação estratégica consiste basicamente na diminuição do consumo de alimentos ricos em carboidrato e aumento do consumo de vegetais verdes folhosos, gorduras de qualidade e proteínas de alto valor biológico.

Essa alimentação contém basicamente tudo o que o organismo precisa.

Vitaminas, minerais, fibras alimentares e compostos antioxidantes provenientes de vegetais verdes folhosos. Energia oriunda de alimentos ricos em gorduras de qualidade. E proteínas protetoras de massa muscular e sistema imunológico obtidas através de carnes.

Normalmente as pessoas buscam saúde, corpos bonitos e se arriscam em uma série de dietas e acabam se frustrando por não atingirem seus objetivos.

Na alimentação estratégica os objetivos são conquistados automaticamente, como mera consequência de boas escolhas e hábitos saudáveis.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando saúde, paz, amor, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Compartilhe e comente.

Forte abraço e até a próxima. 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Iletes Maria Dambroz

    Gostei muito,os videos sao muito esclarecedores.Quero agradecer de coraçao .Minha glicose ontem
    antes do almoço estava em 295.Me senti muito mal.Hoje ja baixou para l45 Muito obrigada dr Rocha,que Deus lhe dê sabedoria necessaria para seu maior sucesso.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom ler isso, Iletes 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  2. Normando

    Gostaria de saber se o leite de coco comprado em supermercado em frascos de vidro tem todos esses benefícios citados pelo Dr. Rocha?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Normando.
      Tem sim.

      Equipe Dr. Rocha.

  3. Valdinei Rodrigues

    Boa tarde! Há algum problema de consumir os leites de cocos industrializados ou é melhor consumilos leite de coco caseiros ? Obrigado !!!!

    • suporte@drrocha.com.br

      É preferível que você faça o seu próprio =D

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário