Arnica → Saiba Quais são os Feitos Surpreendentes dessa planta!

Olá, aqui é o Dr. Rocha. No artigo de hoje eu vou falar sobre uma planta bastante conhecida e amplamente utilizada para uma série de condições de saúde. A arnica.

 

Para que serve

Seu nome científico/botânico é Arnica montana. Essa planta medicinal normalmente é utilizada para o tratamento de escoriações, equimoses (arroxeados), inchaços, distensões de musculatura, dores das articulações e até mesmo para garganta inflamada.

Repleta de Compostos

É uma planta repleta de substâncias em sua composição. Dentre os principais compostos presentes na planta estão actonas, flavonoides, taninos, resinas, ceras, inulina, carotenoides e, principalmente, determinados óleos essenciais como triterpenos e arnidiol.

Como usar?

Uma poderosa planta medicinal amplamente utilizada para preparos homeopáticos. Existem várias formas de utilizar essa poderosa planta. Entre as principais eu cito:

  • Pomada;
  • Gel;
  • Óleo;
  • Tintura.

A seguir mostrarei como se dá o uso desses diferentes preparos contendo a planta em suas composições.

Pomada

A pomada feita com base na planta é feita usando extrato das flores verdes de arnica. Esse tipo de produto é amplamente vendido e facilmente encontrado em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Utiliza-se a pomada de modo tópico, aplicando-a sobre hematomas, locais que sofreram algum tipo de contusão ou traumatismo, dores musculares específicas e para o alívio de dores provenientes de artrite ou artrose.

Para melhores resultados, recomenda-se a aplicação da pomada ao menos três vezes ao dia sobre o local afetado.

Gel

O gel é um tanto quanto semelhante a pomada e possui ações parecidas, no entanto, ele possui uma textura diferente, além de ser produzido a partir do extrato concentrado natural da planta. As indicações de uso do gel, são as mesmas da pomada.

Esse composto fitoterápico pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

O Óleo

óleo de arnicaO óleo é produzido após a extração dos compostos presentes nas folhas da planta.

Trata-se de um composto oleoso que deve ser aplicado sobre o local da dor e/ou então lesionado. As indicações são as mesmas das pomadas e géis.

O óleo é relativamente mais difícil de ser encontrado. O composto é mais concentrado que as duas opções anteriores, por isso, utiliza-se menor quantidade do produto.

Tintura

A tintura só é encontrada/comercializada em farmácias especificas de manipulação, ela é produzida basicamente através das folhas. Normalmente a tintura costuma ser um tanto quanto concentrada, por isso, sua utilização deve ocorrer com parcimônia.

A indicação da tintura ocorre para pacientes que estão sofrendo com dores pontuais extremas e/ou sofreram determinado trauma muito forte.

A tintura de arnica deve ser aplicada com compressas no local da lesão e/ou então dor.

Segurança

A arnica é uma planta medicinal amplamente utilizada com fins fitoterápicos.

Os fitoterápicos nada mais são do que compostos naturais obtidos de modo natural de plantas medicinais ou alimentos funcionais, utilizados para recuperar e/ou então manter a saúde de seus usuários.

Por se tratar de uma planta, muitas de minhas alunas me questionam sobre a segurança na utilização da arnica: Dr. Rocha, é seguro utilizar uma planta para tratamentos tão específicos?

Eu respondo que sim e reitero dizendo que por ser bastante utilizada, todos os produtos feitos com base nela são aprovados pelo órgão máximo vigente, a ANVISA. Por isso, esses compostos podem ser utilizados sem qualquer tipo de risco.

Curiosidade sobre o uso da Arnica

Muita gente não sabe, mas arnica foi um dos compostos que mais foi utilizado por soldados durante a segunda guerra mundial.

Cadernos médicos de exércitos, como ingleses e norte-americanos, que combatiam os nazistas possuem relatos do uso de arnica para aliviar as dores dos soldados e evitar processos inflamatórios e até mesmo infecciosos que poderiam ocorrer, devido aos combates nos campos de batalha.

Principais Benefícios

Dentre os principais benefícios que ela pode trazer aos seus usuários estão:

Combate à artrite reumatoide

O poder anti-inflamatório da planta é capaz de minimizar as dores ocasionadas por essa doença de origem inflamatório que acomete muitas pessoas. O gel diminui a rigidez muscular, aliviando as dores e sintomas desse temido problema de saúde.

Diminui os efeitos da fibromialgia

Amplamente conhecida por causar dores terríveis nas pessoas, a fibromialgia pode ser controlada com o uso da planta. Dependendo do estado do paciente, pode-se utilizar a pomada, gel, óleo e até mesmo a tintura de arnica.

Promove hidratação da pele

A aplicação de arnica sobre a pele estimula a dilatação dos vasos sanguíneos subcutâneos, isso aperfeiçoa a microcirculação e favorece a hidratação da pele.

Crescimento capilar e eliminação da caspa

Por promover aumento da microcirculação cutânea, ela favorece o crescimento dos cabelos e elimina as caspas. É relativamente comum encontrar shampoos e cremes capilares que contenham a planta.

Além disso, também traz benefícios como:

  • Alivio de dores generalizadas;
  • Diminuição de estrias;
  • Alivia dores pós-cirúrgicas;
  • Ameniza varizes;
  • Promove saúde bucal.

Contraindicações e efeitos colaterais

Por ser uma planta praticamente exclusiva de uso tópico, a arnica possui algumas contraindicações. Ela não deve ser usada por crianças menores do que três anos e idosos acima de 70 anos sem recomendação médica.

Pessoas que possuem hipersensibilidade e gestantes também são contraindicadas para fazer tratamento com essa planta.

Já no que diz respeito aos efeitos colaterais, mesmo sendo um composto natural, a arnica pode trazer efeitos indesejados, como:

  • Tonturas;
  • Aumento de pressão arterial;
  • Alergias;
  • Surgimento de bolhas ou erupções cutâneas;
  • Arritmias;
  • Náuseas;
  • Enjoos.

Mesmo sendo uma planta natural, recomenda-se evitar exageros no uso de compostos fitoterápicos à base de arnica. Como tudo na vida, o bom senso é fundamental para que não haja nenhum tipo de problema e manutenção de saúde.

Para ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os fitoterápicos, eu criei um portal chamado Viver Nature.

O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.

 

Eu vou ficando por aqui.

Se você possui qualquer tipo de dúvida sobre arnica ou tem experiência no uso da planta, deixe um comentário. Vamos utilizar esse espaço para trocarmos informações de qualidade sobre o assunto.

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Alessandra

    Adoro arnica!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que legal!
      Equipe Dr. rocha.

  2. Karla

    Eu tenho um pé de arnica.

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Thais

    minha mãe adorava arnica, legal

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Rosemeire

    Dr rocha é o maximo

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Glória Moura

    Gostei!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Elisangela Gomes

    existe alergia a arnica?

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim!
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Yasmin Fagundes

    Pode causar tontura?

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim.
      Equipe Dr. Rocha.

  8. Elisangela Gomes

    Aonde falo com o suporte?

    • suporte@drrocha.com.br

      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar.
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Matheus

    Como acesso o viver nature?

  10. Bete

    Doutor rocha me ajude a emagrecer???

    • suporte@drrocha.com.br

      Conheça o programa Viver Magra do Dr. Rocha -> https://goo.gl/hmv3BM
      Cadastre-se e receba GRATUITAMENTE alguns materiais sobre emagrecimento saudável, caso goste, assine e torne-se uma das muitas mulheres que escolheram mudar de vida.
      Equipe Dr. Rocha

  11. Maria de Jesus Lira de Campos

    Dr. Rocha já faço da arnica que é uma das ervas de um creme que uso quando tenho alguma contusão ou para as mãos quando no final do dia sinto dores nas mãos. Realmente é maravilhosa. Logo logo farei parte desse portal com certeza para ter mais informações sobre os fitoterápicos obrigada!

    • suporte@drrocha.com.br

      Estamos te esperando lá, Maria! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário