Açafrão → Poderoso Alimento Aliado da Saúde (SAIBA MAIS!)

Olá aqui é o Dr. Rocha falando, e hoje irei falar sobe uma iguaria cada vez mais utilizada por quem busca se alimentar de maneira mais correta e saudável: O açafrão.

O Que é Açafrão?

O açafrão também é conhecido como açafrão da terra ou então como cúrcuma. A iguaria nada mais é do que uma raiz proveniente da família do gengibre e sua origem é asiática.

A raiz tem sido utilizada há mais de 4000 mil anos em países do Oriente Médio, toda a Ásia e até mesmo em alguns países Africanos. Originalmente era utilizado tanto na medicina Ayurvedica como na medicina tradicional chinesa como um potente fitoterápico, nos dias de hoje ele é muito utilizado como tempero e em processos culinários devido a sua grande quantidade de benefícios.

Informação Nutricional

100 gramas de açafrão contêm os seguintes nutrientes:

  • 310 calorias;
  • Gorduras totais 6 g;
  • Proteínas 11,43 g;
  • Carboidrato 45 g;
  • Fibra alimentar 4g;
  • Cálcio 111 mg;
  • Magnésio 264 mg;
  • Manganês 28,41 mg;
  • Fósforo 252 mg;
  • Ferro 11,1 mg;
  • Potássio 1724, mg;
  • Cobre 0,33 mg;
  • Zinco 1,09 mg;
  • Selênio 5,60 mg;
  • Vitamina A 26,50 cmg;
  • Tiamina 0,12 mg;
  • Riboflavina 0,27 mg;
  • Niacina 1,46 mg;
  • Piridoxina 1,01 mg;
  • Folato 93 mg;
  • Vitamina E 1,69mg;
  • Vitamina C 80,8 mg.

Principais Benefícios

Olhando toda essa composição nutricional, pode-se notar que o açafrão possui diversas propriedades que podem ser um tanto quanto benéficas a quem o consumir. Sendo assim, é comum que minhas alunas façam o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais os benefícios do açafrão? Afinal, para que serve o açafrão?

O açafrão possui uma série de benefícios à saúde de quem o ingere de maneira constante, separei neste artigo os melhores e maiores benefícios que essa iguaria pode proporcionar ao organismo de quem o consome.

Benéfico aos olhos

Benéfico aos olhosO açafrão é uma excelente fonte de carotenoides. Essa substância auxilia na proteção dos olhos. O carotenoide presente na iguaria é extremamente útil contra uma série de doenças do envelhecimento, como a degeneração macular e também a catarata.

Além disso, os ácidos graxos presentes em sua composição fortalecem as membranas celulares dos olhos, deixando-os mais protegidos contra raios solares.

Prevenção do câncer

O açafrão possui também propriedades que podem ser um tanto quanto benéficas na prevenção de alguns tipos de câncer. Os carotenoides, o crocin e o safranal encontrados na iguaria se mostraram eficazes na inibição dos cânceres de cólon, fígado e ovário.

Maior proteção ao coração

A curcumina presente no açafrão é capaz de evitar a oxidação do colesterol no organismo. Quanto o colesterol se oxida ele pode danificar internamente os vasos sanguíneos, além de se acumularem em formas de placas endurecidas dentro de veias e artérias podendo ocasionar infartos, AVC e outros danos ao sistema cardiovascular.

Essa ação da curcumina reduz a progressão da aterosclerose, além de outras doenças cardíacas fornecendo assim proteção extra ao coração.

Poderosa ação antioxidante

Estudos clínicos têm mostrado que a curcumina presente na iguaria possui um poderoso efeito antioxidante, sendo capaz de neutralizar uma série de radicais livres que causam uma série de danos à saúde.

Benéfico para o cérebro

Pesquisadores descobriram que o açafrão é capaz de impedir a formação de compostos destrutivos no cérebro que estão presentes em doenças com Alzheimer e Parkinson.

 A composição desse poderoso alimento reduz ainda os riscos de desenvolvimento da doença de Alzheimer e reduzem o acúmulo de uma proteína chamada beta-amilóide, que se deposita nas células cerebrais perturbando o bom funcionamento do cérebro.

Açafrão Para Emagrecer

Por ser uma iguaria repleta de benefícios, é normal que se acredite que o açafrão também possa conter propriedades emagrecedoras e isso mexe com a cabeça de minhas alunas que me fazem de maneira frequente o seguinte questionamento: Dr. Rocha, açafrão emagrece?

Eu respondo que sim, porém na verdade o açafrão tem grande poder de auxílio no emagrecimento e pode facilitar a perda de peso. Vou explicar como isso ocorre.

A ação anti-inflamatória da curcumina é um dos mecanismos que ajudam na diminuição de peso. Portanto, o açafrão é um tanto quanto útil no tratamento de prevenção de doenças crônicas relacionadas com obesidade e excesso de gordura corporal pois a curcumina interage em vários caminhos metabólicos capazes de reverter o quadro de resistência à insulina, hiperglicemia, hipercolesterolemia, além de outros sintomas inflamatórios associados a obesidade.

Portanto, ingerir essa iguaria de maneira frequente e constante pode dar um empurrãozinho rumo a perda de peso.

Mas atenção, eu reitero, não existe alimento milagroso quando falamos em emagrecimento. A diminuição de peso de maneira saudável é resultado de uma combinação de fatores.

Como Usar Açafrão

Quando a pessoa adquire a raiz inteira, eu oriento a utilizar as rodelas em sucos, fazer água aromatizada ou então ralar sobre a salada, no preparo de outros pratos, ou até mesmo fazer um chá de açafrão.

Já quando se adquire o tempero em pó, esse pode ser utilizado à vontade em sopas, omeletes, tapiocas, carnes, aves, cozidos, legumes, feijão e até mesmo em sucos naturais.

Açafrão e Alimentação Estratégica

É preciso reiterar que para uma vida saudável e de qualidade é necessário que façamos sempre escolhas alimentares inteligentes que facilitem o funcionamento de nosso organismo.

Por isso sempre prego que precisamos evitar ou consumir minimante alimentos ricos em carboidratos, pois podem culminar em uma série de problemas, sendo os mais conhecidos e graves o surgimento do diabetes e o aumento da composição de gordura corporal.

Além de evitar os alimentos ricos em carboidratos devemos ingerir grandes quantidades de vegetais verdes folhosos que possuem altas doses de vitaminas, minerais e antioxidantes, como alface, espinafre, rúcula, agrião, couve-flor, acelga e brócolis, além de alimentos que sejam repletos de gordura de qualidade, e proteína de alto valor biológico, tais como ovos, azeite de oliva, peixes gordos e carnes vermelhas, por exemplo. A união desses alimentos é altamente benéfica para a saúde.

Portanto, se quer uma vida saudável, ingira alimentos saudáveis.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, saúde, amor e sorte!

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. ROSIMEIRE FRNAÇA DE SOUZA

    DR ROCHA SEM COMENTARIO OBRIGADO POR ABRIR OS OLHOS DAQUELES QUE PENSANVA QUE SE ALIMENTAVA CERTO VOCE É UM ANJO QUE AJUDA AS PESSOAS

    • maria aparecida

      obrigado Dr por grande ensinamento hoje me sinto muito feliz com tanto que foi retirado quatro REMÉDIOS E A INSOLINA DE 36 DE UNIDADE FOI PRA 26 NO PERILDO DA NOITE DE 36 FOI PRA 16 UNIDADE! minha gratidão é e sera sempre eterna por tantos beneficio que temos recebido Dr Rocha e Equipe deus abencoi a todos

  2. zenilda Najjar

    Gostei muito de aprender como usar o acafrao. Espero que de certo e funcione. Posso usar até quantos Mg por dia?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Zenilda, bom dia!

      Ficamos felizes que a senhora tenha gostado das orientações do Dr. Rocha. Sobre usar açafrão não tem uma quantidade exata para se usar ao dia, a senhora pode usar a quantidade que acha suficiente.

      Agradecemos sua participação nos comentários!
      Grande abraço!
      Equipe de suporte.

      • Olinda Cleusa

        Olá dr. Rocha ,é muito bom contar com você pra obter conhecimento de como viver melhor e com mais saúde. gostaria de saber qual o melhor suplemento entre o açafrão e o óleo de peixe , ou devo consumir os dois? Obrigada e grande abraço.

        • suporte@drrocha.com.br

          Olá Olinda, tudo bom!

          É muito bom saber que você conta conosco, saiba que estamos aqui para lhe auxilia nas dúvidas e compartilha com você e todos conhecimento para ter uma vida mais saudável. Vamos a sua pergunta… Os dois suplementos são bons, não tem como dizer qual é o melhor pois os mesmos são distintos, ou seja são usados para finalidades diferentes. Caso queira mais informações nos encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.

          Grande abraço!
          Equipe de suporte.

  3. FLORDECI SANTIAGO DOMINGUES DOMINGUES

    Todo seu material aqui exposto, é muito interessante!!!

  4. Rosa Maria de Oliveira

    Adorei saber das propriedades do açafrão!
    É melhor utilizado fervido na água ou deixar na água de um dia para o outro?
    Grata,
    Rosa Maria
    Ah, essas informações nutricionais é em que quantidade de açafrão?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Rosa. Tudo bom?
      Sobre a forma de uso, tanto faz.
      É para cada 100g de açafrão.

      Equipe Dr. Rocha.

  5. maria aparecida

    é sempre gratificante tr e poder ver suas orentação sobre o tratamento da diabetes o nosso muito obrigado!

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário