Ovo Engorda ? Os 7 Benefícios Para Sua Saúde

Olá, aqui é Dr Rocha e hoje vamos conversar sobre mais um alimento PODEROSO e fundamental para sua saúde. Semana passada conversamos sobre o glúten e todos os mitos envolvidos nesse “alimento” (entre grandes aspas,rs) 

E neste artigo eu quero conversar com você a respeito de um alimento que é fundamental para você que quer emagrecer com saúde, sem dietas, permanecer magra e ainda prevenir doenças: O  OVO!

Quero que você termine esse nosso bate papo com essas perguntas respondidas, como: O ovo engorda? Ovo COZIDO engorda? Gema de ovo engorda? Ovo aumenta o colesterol?

Ovo CozidoEnfim, essas que são as principais perguntas que muitas pacientes me perguntam ao longo dos anos.

Mas vamos ao que interessa, que é responder suas dúvidas!

Aí vem a pergunta: Mas Dr. Rocha, meu médico (ou minha nutricionista) me falou que ovos aumentam o colesterol e que isso vai me fazer mal e poderá me causar doenças cardíacas no futuro.

Você que já acompanha meu blog, já leu o artigo sobre gordura saturada e já compreendeu que não há relação entre aumento de colesterol e doenças cardíacas.

No caso do ovo eu faço questão de destacar novamente: não há nenhuma relação no aumento do consumo e aumento de colesterol no sangue e mesmo que houvesse isso não representaria nenhum risco. 

Isto é mito e já está totalmente ultrapassado.

A boa ciência ou seja, os estudos de elevado nível de evidência científica nos mostram exatamente o contrário: os ovos são alimentos funcionais ou seja, eles são fundamentais para a saúde e nos ajudam a prevenir e até tratar diversas doenças, conforme veremos a seguir.

Benefícios para sua Saúde e Emagrecimento

Veja os 7 benefícios que você irá saborear ao comer ovos (fritos ou cozidos):

1)    O ovo contém tudo o que a vida precisa. Depois do leite materno, o ovo é o alimento mais completo que existe na natureza. Afinal dele nasce um pintinho, um ser vivo completo não é mesmo?

2)    Os ovos já são usados na Suécia para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. Isso porque ele contém gorduras estratégicas que saciam e nutrem o seu corpo, mantendo os níveis de açúcar e insulina baixos no sangue e permitindo um emagrecimento sustentável, além da diminuição da medicação para diabéticos (hipoglicemiante oral), muitas vezes até sendo retirados.

É bom também destacar que a gordura presente nos ovos não engorda e faz bem à sua saúde.

3)    Os ovos contém zeoxantina, uma substância fundamental para melhorar a sua visão. O aumento do consumo de ovos podem melhorar a visão de quem apresenta problemas diversos.

4)    Os ovos são polivitamínicos completos: São ricos em vitaminas K, E, D, A, folato, vitamina B12 e outras. No lugar de tomar polivitamínicos comprados em farmácia, coma ovos! 😀

5)    Os ovos também são ricos em proteínas. Comer dois ovos caipiras por dia supre cerca de 30% das necessidades diárias de proteína.

E o mais importante, proteína de alto valor biológico, contendo todos aminoácidos que seu corpo precisa.

6)    Um estudo de alto nível de evidência científica, nos mostra que os ovos apresentam um efeito anti-inflamatório importante no corpo, auxiliando no tratamento de diversas doenças inflamatórias como: artrites, dores de coluna, enxaquecas, etc. 

7)    Prefira os ovos caipiras do que os de granja. Eles são muito mais nutritivos em todos os aspectos. Mas como diz o velho ditado, não podemos deixar o ótimo ser inimigo daquilo que é bom.

Se não encontrar o caipira (veja nos melhores supermercados, no mercado municipal da sua cidade ou em algum sítio próximo), compre o ovo de granja mesmo.

Veja algumas informações adicionais no vídeo abaixo.

  • Ovo não aumenta o colesterol em pessoas saudáveis;
  • Ovos trazem saciedade e são um excelente alimento.

Eu poderia escrever um livro sobre os benefícios dos ovos, tamanha a grandeza de benefícios que esse alimento apresenta. O ovo é o alimento campeão e em breve escreverei mais artigos sobre ele.

A verdade é que os benefícios desse alimento são inúmeros. Combinando os ovos com uma alimentação 100% estratégica, é possível inclusive emagrecer de forma definitiva, reduzindo de uma vez por todas o que realmente interessa: As suas medidas.

Eu explico para as minhas alunas do programa Viver Magra em 7 Semanas, que o mais importante do que só perder peso, é reduzir as medidas. A gordura ruim e feia que você quer eliminar ocupa muito mais espaço do que a massa magra, que são os nossos músculos. Por isso, foque nas medidas.

Caso você tenha ficado curiosa e queira emagrecer definitivamente de forma saudável e sem precisar contar caloria por caloria do que come, eu te faço um convite especial: Conheça o nosso programa e entre para o grupo que conta com mais de 30 mil mulheres em todo o Brasil, que descobriram o segredo para emagrecer.

Perguntas Constantes

Este é um assunto muito polêmico, será que o ovo engorda? Abaixo listei algumas perguntas mais frequentes no meu e-mail, espero que possa tirar sua dúvida.

– Consumo carboidratos refinados diariamente. Mesmo assim posso incluir ovos na minha dieta?
Os ovos são uma excelente opção e devem ser introduzidos na alimentação. Mas fica uma ressalva: é muito mais fácil retirá-los quando se consome só o ovo. Associar os ovos com carboidratos refinados não é uma boa ideia. Uma dica seria trocar o pão pela tapioca de massa fina.

– O risco de salmonela é realmente alto?
Apesar do risco de contaminação por salmonela em ovos ser pequeno (cerca de um para vinte mil), não é bom arriscar. Lave sempre os ovos e consuma eles cozidos, mexidos ou frito na manteiga.

– Tanto faz comer ovo frito ou cozido?
Se for frito na manteiga ou no óleo de coco não há problemas e pode até ser mais benéfico do que cozido. Ambas opções são saudáveis. Fritar no óleo de soja, milho, girassol ou margarina (que possui gordura trans) é uma péssima ideia e faz mal para o corpo.

Antes de me despedir eu vou deixar uma dica valiosa pra você. O que está te engordando são os carboidratos refinados! Experimente tirar o trigo da sua mesa e você notará a diferença. Eu explico passo a passo de como fazer isso no treinamento Viver Magra em 7 Semanas, ensino quais são os péssimos e os ótimos alimentos para a sua saúde e para o seu objetivo de emagrecer  definitivamente, sem precisar tomar nenhum tipo de remédio. Tudo baseado na boa Ciência.

Veja no banner abaixo os primeiro vídeos disponibilizados gratuitamente para você.

Vou ficando por aqui, te desejando muita saúde e felicidade!

Forte Abraço!

assinatura-dr-rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Marlene de Oliveira Silva Naressi

    Leitura  interessante, mas quero conhecer mais um pouco antes de adquirir o livro digital.

  2. edilene

    Adorei essa dicas sobre o ovos….

    • beto gonçalves

      ovose dos melhores alimentos para a saude

  3. lauro stoll herzer

    Eu como ovo cozido, sou hipoglicemio, mas estou muito magro, já fiz até exames de hiv 1 e 2, deu negativo, ou seja não reagente. Gostaria de saber qual a dieta para aumentar o peso, pois a grande maioria quer emagrecer.

    • josé raimundo

      Caro doutor, é expressiva sua colaboração com saúde, vc será bem combatido pelos que lucram com medicamentos e até por médicos sem compromisso com a vida e com muito compromisso com os lucros altos. Infelizmente esse é o nosso modelo.
      Destaco aqui a firmeza com que vc expõe os temas, mas em relação ao diabetes, o ovo é ou não benéfico? Essa doença gera lucros vultosos para indústria, e os pacientes na sua maioria sofrem sequelas terríveis com esse problema metabólico, Fico grato por ter a oportunidade de entrar em contato com um estudioso a serviço da humanidade, do amor ao próximo, da vida e da saúde, vc é um exemplo vivo, do que deveria ser um médico, siga firme não se assuste com as contraditas daqueles que fizeram da medicina um meio de morte para o paciente e um meio de vida bem lucrativo para eles,
      Abraços cordiais do amigo e admirador.

      • suporte@drrocha.com.br

        Obrigado pelas palavras, José!
        E respondendo a sua pergunta, o ovo é sim saudável 😉

        Equipe Dr. Rocha.

  4. Dinamene

    Quero o seu livro

  5. Virnimukta

    Prezado Dr. Rocha, para mim, sinceramente, não é novidade, tudo que vc sitou no livro, porém é muito difícil tirar o arroz integral e os grãos, pois sou vegana mas come ovos. Sofri um AVC logodepois tive um cancer de ovário, ESTOU mega gorda, aquele “fogo que vc sita que precisa manter sempre em chamas que está difícil para mim. JÁ ESTOU CURADA GRAÇAS A DEUS , PORÉM PRECISO DESSA DICA DEALIMENTAÇÃO PARA ATIVAR O FUGO, O METABOLISMO.
    gRATIDÃO,
    Virni

  6. Virnimukta

    Dr. Rocha, se possível, poderia coocar legenda nos vídios ,pois perdi a audição por motivos de doença,

    obrigada

    • KARIYEL KIYOSHI DE MORAES

      Parabéns, muito importante sua orientação. Agradeço até a próxima

  7. maria ap moraes

    não recebi meu material ainda estou muito triste quero começar a fazer comprei domingo e ate agora nada

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Para mantermos a qualidade do nosso atendimento, peço por gentileza, que envie um e-mail para o suporte@drrocha.com.br
      Atenciosamente,
      Equipe Dr. Rocha

  8. suporte@drrocha.com.br

    Ao se matricular, os dados de acesso são enviados automaticamente. Caso não tenha recebido, provavelmente aconteceram duas coisas:
    I) Talvez, sem querer, você digitou seu e-mail de forma errada
    II) O email com os dados foram pra caixa de spam ou lixeira.
    Caso, isso ocorra você pode buscar este e-mail com as palavras “Aqui está o SEU ACESSO…”. Ou então solicitar ao nosso suporte o reenvio dos dados de acesso.
    De qualquer forma, caso tenha qualquer dúvida, envie um email para suporte@drrocha.com.br
    Atenciosamente,
    Equipe Dr. Rocha

    5. MATERIAL DIGITAL / O QUE É LIVRO DIGITAL?

    Olá, tudo bom!
    O material é 100% digital e será entregue no seu e-mail uma senha e login para fazer o acesso ao material.
    Mais dúvidas, peço por gentileza, que envie um e-mail para o suporte@drrocha.com.br
    Atenciosamente,
    Equipe Dr. Rocha

  9. suporte@drrocha.com.br

    Olá Tudo Bom!
    E-mails de dúvidas de aluno devem ser encaminhados por e-mail:
    suporte@drrocha.com.br

    Qualquer dúvida, estou a disposição.
    Um abraço e tenha uma semana incrível!

    Lorena Souza
    Equipe de Suporte Dr. Rocha
    Site.: https://www.drrocha.com.br

  10. Comecei o acompanhamento com o Dr rocha,com a glicose em 300 e agora está em 124 estou muito bem abraço obrigada.

  11. obrigada por me acompanhar estou muito bem

  12. Mare Elise Albeche

    Amei essa dica não sabia que o ovo é tão bom assim vou começar a consumir mais, gostaria de saber se cozido de manhã sem sal faz bem. Obrigada adorei a dica. Abraço.

  13. José Roberto

    Adorei a matéria gostaria de receber dicas para emagrecer!

  14. jenivaldo

    Boa noite Dr Rocha eu posso um ovo todos dias mesmo que seja de granja

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Jenivaldo tudo bom!

      Pode consumir sim, apesar do ovo caipira ter mais nutrientes por isso o Dr. Rocha fala sobre ele em alguns videos. Mas pode consumir sem problemas.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte!

  15. Raimundo Nonato Batista

    Boa Noite!
    Eu adiqueri O DIABETES CONTROLADA e tenho algumas dúvidas que gostaria de comentar com o Dr Rocha ou com a sua equipe, mais nos vídeos só dizem: Qualquer dúvida é só postar no grupo ou ainda no facibook, mais não informa os endereços claramente como enviar! Gostaria que me claria-se como fazer!
    Grato pela compreensão.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Raimundo, tudo bom?!

      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br com todas as suas dúvidas.
      Temos uma equipe treinada e preparada para lhe auxiliar.

  16. REGINA CELIA MENDES JEREMIAS

    VENHO AGRADECER O DR ROCHA E SUA EQUIPE POR MINHA TRANSFORMAÇÃO,DIGO, POR MINHA GLICOSE TER BAIXADO E CONTINUAR BAIXA(MESMO QUANDO AS VEZES EU SAIO DO LIMITE); EU COMECEI A FAZER A TRANSFORMAÇÃO EM OUTUBRO DE 2016 E ESTOU ADORANDO, ACHAVA QUE NUNCA IRIA CONSEGUIR PARAR DE COMER ARROZ E FEIJÃO , QUE TE FATO PRA MIM ERA A MELHOR COMIDA DO MUNDO , E NÃO SÓ ELAS COMO TODAS AS MASSAS; HOJE ESTOU BEM MELHOR,ATÉ EMAGRECI, ESTOU MAIS DISPOSTA E FELIZ ,MUITO FELIZ POR EU TER ENCONTRADO ALGUÉM PARA ME MOSTRAR O VERDADEIRO CAMINHO E ESSE CAMINHO SE TORNAR TÃO PRAZEROSO.OBRIGADO DR ROCHA ,QUE DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO A AJUDAR TANTAS VIDAS AQUI NA TERRA. ABRAÇOS REGINA!

  17. cacia

    Pode fritar o ovo com a banha de porco, já que ela é saudavel?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Cacia, tudo bom?!

      Para saber mais. encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br solicitando informações.

      Equipe de Suporte 😀

  18. gerson maia

    quem foi diaguinosticado com gordura no figado tipo II & III pode comer ovos normal ou tera que ter uma restricao au ovo e fui diaguinosticado tbm com um problema de coracao bloqueio total direito e bloqueio parcil esquerdo

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Gerson, tudo bom?!

      Para saber mais, encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br
      Esperamos por você!

      Equipe de Suporte 😀

  19. Maria De Fátima Mourao Ribeiro

    Doutor Rocho eu faço tratamento de colesterol alto , quando eu descobri tive q muda toda minha alimentação , e toda noite tomo meu remédio sivastantina de 40 gm, e agora to perdendo peso muito rápido já tem 7 anos essa tratamento, eu tenho 41 anos peso 46 ql . Mais eu como ovos todos os dias e também To no curso de técnico de Nutrição e dietética adoroo cada dia To descobrindo coisa Nova agora então com o senhor melhor agora vc tá de parabéns..vou seguir vc e sua dieta…

    • suporte@drrocha.com.br

      Que legal, Maria 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  20. Sabino F. Ernesto

    Ola! Gostei bastante da matéria mas só não entendi o que quer dizer ovo caipira….

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Sabino. Tudo bom?
      São ovos de granja, aqueles marrons 😉

      Equipe Dr. Rocha.

      • Cristina

        Ovos caipiras são aqueles de galinhas criadas em sítios e fazendas. Soltas, sem stresss e alimentadas com milho. Eles são menores que os de granja, a gema mais amarela e o sabor é muito melhor!

  21. SERGIO LUIZ MARTINS

    Um conceito, cunhado no compromisso com a saúde.

    Matéria maravilhosa, baseada em um modelo simples, uma metodologia desenvolvida em uma boa ciência como você mesmo diz, uma dieta magra por sete semanas e, aplicada a mais de 30 mil mulheres, isso é completamente fantástico, digo com propriedade, por que tudo isso é um movimento, que instiga as pessoas a serem mais, e não apenas terem mais.

    Parabéns Dr. Rocha,

    Um hiper abraço

    • suporte@drrocha.com.br

      Com toda certeza é isso, Sergio 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  22. César Valente

    Olá DRE.tudo bem com o Sre. DRE.sou português venho acompanho, e a seguir os seus concelhos, diga por favor como posso obter o seu livro, DRE.ja a muito tempo que como todos os dias 2- 3,ovos por dia, tive 2,AVC ESQUEMICO a 2,anos atrás fiquei bem quer do primeiro quer do segundo, recuperei bastante bem, como disse como 2-3, ovos por dia, posso continuar a comer esses ovos?
    OBRIGADO DRE.PEÇO POR FAVOR RESPOSTA A ESTA MENSAGEM, SEU ADMIRADIR CÉSAR VALENTE.

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, César. Tudo bom?
      Pode continuar a comer sim.

      Equipe Dr. Rocha.

  23. Adriano

    Olá, eu tenho uma pergunta… Peso 88kg, 30 anos… ando de bike uns 40KM por semana em estradas de chão e trilhas leves (modo de dizer, pq cansa p caramba rs )
    To comendo 2 ovos cozidos toda noite com sal e vinagre de maça….. Isso ta + – certo? kkk

    • suporte@drrocha.com.br

      Está sim, mas lembre-se que isso precisa saciar a sua fome.

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário