Dieta da Proteína Funciona? → Descubra a Verdade!

Olá, aqui é o Dr. Rocha!

Desta vez falarei sobre uma famosa dieta: a dieta da proteína. Será que ela funciona mesmo? Em que ela consiste? Como fazê-la? São perguntas que recebo bastante diariamente e vou responder a todas neste artigo.

Dieta da Proteína Funciona? → Descubra a Verdade!A dieta da proteína consiste basicamente em restringir carboidratos e gorduras e consequentemente aumentar a ingestão de proteínas de alto valor biológico, ou seja, encontradas em carnes e ovos. O emagrecimento se dá rapidamente, devido à restrição de carboidratos e restrição calórica. Mas será que é saudável? Será que é um emagrecimento definitivo?

A dieta da proteína mais famosa também é conhecida como Dieta Dukan. Esta foi criada pelo médico Pierre Dukan que com sua prática clínica acabou se deparando com casos de obesidade e resolveu criar um método de emagrecimento dividido em quatro fases.

Como Funciona a Dieta Dukan

A dieta é dividida em 4 fases:

  • 1º Fase: Fase de ataque
  • 2º Fase: Cruzeiro
  • 3º Fase: Consolidação
  • 4º Fase: Estabilização

Primeira Fase: Fase de Ataque

A primeira fase, chamada de Fase de Ataque, pois é quando, segundo a metodologia da dieta, há grande e rápida perda de peso. Ela dura de 2 a 7 dias e inclui também caminhada de 20 minutos por dia e ingestão de uma colher e meia de sopa de aveia por dia.

Segunda Fase: Cruzeiro

A segunda fase é chamada de Cruzeiro. Nela é prometida uma perda de peso moderada e a pessoa deve ficar nela até que o seu peso ideal seja atingido. Nesta fase, a caminhada aumenta para 30 minutos diários e aumento também da ingestão de aveia para duas colheres de sopa.

Terceira Fase: Consolidação 

Na terceira fase, Consolidação, ocorre quando a pessoa atinge seu peso ideal. O que determina o tempo que esta fase vai durar é a quantidade de peso perdido. São 10 dias por cada quilo de peso perdido. Portanto, se você perdeu 10 kg, por exemplo, serão 100 dias nesta fase.

Quarta Fase: Estabilização

Na quarta e última fase, chamada Estabilização, é quando é declarado o fim da dieta, no sentido de não ter mais que seguir as fases. Porém, existem 3 regras que devem ser seguidas pelo resto da vida: um dia fixo de proteína por semana, três colheres de sopa de aveia por dia e 20 minutos de caminhada por dia.

Alimentos Permitidos na Dieta Dukan

Alimentos Ricos em Proteínas!A base da dieta é composta por proteínas de alto valor biológico, ou seja, proteínas de origem animal. Leguminosas como soja, feijão, grão de bico e lentilha não estão inclusos. Carboidratos também não são permitidos, exceto a aveia, que apesar de baixo índice glicêmico, é um carboidrato. Há restrição de algumas frutas, em especial na fase de ataque.

As carnes devem ser magras, queijos devem ser lights e embutidos somente com baixo teor de gordura, como por exemplo, blanquet de peru. Vegetais folhosos são permitidos também.

À medida que as fases vão se passando, alguns alimentos começam a serem liberados, como massas, frutas diversas, leguminosas e farináceos.

Desvantagens das Dietas da Proteína

As dietas da proteína podem diferenciar entre si de acordo com metodologia, divisão de fases e períodos. Mas todas restringem carboidratos e gorduras.

O que causa o emagrecimento é justamente esta restrição de carboidratos, isto é um ponto positivo nesta dieta.

Mas por outro lado, restringir gorduras não é uma boa ideia. Gorduras naturais são saudáveis e essenciais para o organismo, você que acompanha o blog já sabe disso. As gorduras nutrem e dão saciedade.

O aumento do consumo de alimentos lights ou 0% gordura, acaba ocasionando o aumento de açúcar. Sim, alimentos lights possuem açúcar escondido. Uma dieta repleta deste tipo de industrializado não é uma troca inteligente.

Exercícios Aeróbicos em Velocidade Constante não são Eficazes para o Emagrecimento!Outra desvantagem é: até que ponto as pessoas conseguirão seguir passo a passo uma dieta de fases? Estamos objetivando o emagrecimento definitivo e para isto é preciso mudar hábitos alimentares que devem ser adotados como estilo de vida saudável. Viver temporariamente uma dieta de fases e depois voltar para a rotina alimentar antiga vai trazer prejuízos para saúde e o temido efeito sanfona.

Além dos fatores alimentares, a dieta Dukan também preconiza a prática de 20 a 30 minutos de caminhadas diárias. Exercícios aeróbicos em velocidade constante não são eficazes para o emagrecimento e isto eu já expliquei aqui no blog.

Portanto, se você está se perguntando se uma dieta cheia de fases, restrição calórica, altamente restritiva realmente funciona, a resposta é: para quem procura o emagrecimento definitivo não é uma boa ideia.

O processo de emagrecimento não precisa ser dividido em fases e nem ter quantidades fixas de determinados alimentos.

Procure mudar seus hábitos alimentares e praticar atividades físicas. Uma alimentação estratégica que visa a queima de gordura de forma saudável é a melhor forma de atingir o objetivo de quem busca emagrecer!

Um forte abraço e até a próxima!

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Helena Bandeira

    Olá Dr Rocha v
    Ja Estou 3 meses fazendo deita e também exército já não comu carboidrato mais está difícil perder peso o que me disse é pela idade porque já estou com 47 anos de idade será que é verdade a idade tem muito a ver
    Estou a pesar 100 kg
    Muito obrigada espero sua resposta
    Admiro Dr
    Tem muito bom conselhos

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Envie sua solicitação para nosso e-mail de atendimento.
      E-mail : suporte@drrocha.com.br
      Aguardamos seu contato.
      Equipe de suporte.

  2. jose paulo souza de araujo

    muito bom essa dieta so queria asbe como seria para consumir essa aveia de que jeito incluir ela de que jeito obrigado pela atenção.
    um forte abraço

    • Relri Stein

      Agradecemos o carinho e a confiança em nosso trabalho !
      Qualquer duvida envie e-mail para nosso atendimento : suporte@drrocha.com.br
      Grande Abraço !
      Equipe de suporte.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, agradecemos muito o seu contato! Mas por questões de comprometimento com a saúde das pessoas, nosso suporte nutricional é direcionado apenas para os alunos que seguem os treinamentos.
      Qualquer dúvida peço por gentileza que encaminhe um e-mail para o suporte do Dr. Rocha: suporte@drrocha.com.br.
      Grande Abraço!
      Equipe de suporte!

  3. claudia fernandes

    quero saber se tem como dividir de duas vezes no cartão o seu kit, tenho vuntade de adquirir e preciso.

    • Relri Stein

      Agradecemos o carinho e a confiança em nosso trabalho !
      Envie sua duvida para nosso e-mail de atendimento : suporte@drrocha.com.br
      Grande Abraço !
      Equipe de suporte.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom!
      Envie sua solicitação para nosso e-mail de atendimento.
      E-mail : suporte@drrocha.com.br
      Aguardamos seu contato.
      Equipe de suporte.

  4. maria ines thesari terres

    leio tudo o que posso sobre seus comentarios
    gosto muito.

  5. ELISANGELA FERREIRA

    SIM, GOSTEI MUITO DA MATÉRIA …PARABÉNS DR.ROCHA

  6. IGUARACI

    Amei quero entrar neste ritmo. Melhorar estilo de vida tenho problemas de açúcar no sangue. Mas com o a Dr. Rocha e as orientações tenho a certeza que vó ficar bem.

    Um grande abraço, Dr. Rocha.

  7. Josefa Joseane nascimento silva

    Foi de grande proveito para mim.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário