Babosa → Mais Saúde para sua Pele e seus Cabelos!
Olá, aqui é o Dr. Rocha. No artigo de hoje falaremos sobre a Babosa. Você a Conhece?
Conhecendo a Babosa
Trata-se de uma planta medicinal conhecida como Erva Babosa, Babosa de Botica, Babosa de Jardim e Guaratã.
Seu nome botânico é Aloe Vera, amplamente conhecido e estampado em produtos voltados à estética.
A planta pode ser facilmente encontrada em plantações, lojas de produtos naturais, feiras livres ou em farmácias magistrais. Além disso, é possível plantar babosa em casa, pois ela não precisa de cuidados especiais.
Ela ainda é utilizada em tratamentos de beleza, sendo especialmente indicada para tratar problemas na pele e nos cabelos.
Principais Nutrientes
As maiores fontes dos princípios ativos da Aloe Vera são encontrados nas folhas.
O gel presente no interior dessa incrível planta é rico em resinas de aloe, acemanana, alantoína, crisarobina, ditranol, salicilatos, flavonoides e polissacarídeos. Todos esses princípios ativos possuem amplas propriedades terapêuticas.
Já está comprovado cientificamente que o gel da babosa é repleto de compostos minerais, além de determinadas vitaminas. Veja o que há em sua composição:
- Cálcio;
- Magnésio;
- Potássio;
- Selênio;
- Sódio;
- Zinco;
- Vitamina A;
- Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 e B6);
- Vitamina C.
Não é à toa que ela é considerada uma planta medicinal, não é mesmo?
Principais Benefícios
Quem utiliza essa planta pode sentir na pele inúmeros efeitos benéficos para a saúde e o melhor: sem intoxicar o corpo com medicamentos tradicionais.
Listarei logo abaixo alguns desses benefícios. Confiram:
Estimulo de crescimento capilar
A alantoína presente na planta auxilia na remoção de células mortas do couro cabeludo, além de conferir maior hidratação para os fios através de seus minerais. Dessa maneira, o cabelo cresce de modo mais rápido e também mais forte.
Combate rugas e marcas de expressão
Os compostos flavonoides e as vitaminas contidas neste fitoterápico estimulam a produção de colágeno pela pele.
Como se sabe, o colágeno é a substância responsável pela manutenção da elasticidade da pele. Sendo assim, quando utilizada de modo regular, a própria planta e os produtos à base dela diminuem a incidência de rugas e auxiliam na diminuição e eliminação de marcas de expressão em volta dos olhos, boca e testa.
Combate a caspa
Por conter substâncias em sua composição que são capazes de eliminar as células mortas, a planta é grande aliada em tratamentos de caspa, uma vez que esse tipo de problema é formado em decorrência da descamação de células mortas do couro cabeludo.
Hidratante natural
Sua seiva, presente no interior de suas plantas, possui poder regenerativo das células cutâneas. Por conta disso, a planta é muito utilizada em cremes, pomadas e loções.
Seus ativos são capazes de potencializar a hidratação da pele, mantendo-a com um aspecto mais jovial e saudável.
Ação cicatrizante
Existe uma série de produtos cosméticos e compostos fitoterápicos de uso tópico que utilizam esse princípio ativo com o objetivo de acelerar a cicatrização de feridas como chapéu de couro, machucados e quaisquer outros tipos de lesão da pele.
Formas de Consumir
Ela pode ser aplicada sobre a pele e cabelo sob as seguintes formas:
- Condicionadores;
- Cremes;
- Loções;
- Pomadas;
- Sabonetes;
- Shampoo.
Aqui no Brasil, todos os produtos à base da planta de uso tópico estão autorizados para uso. Entretanto, não há nenhum tipo de registro de medicamentos à base de Aloe Vera para serem consumidos por via oral.
Você Sabia?
Em outros países, a Aloe Vera é utilizada em suplementos que são indicados e comercializados para o tratamento de obesidade.
Por outro lado, a legislação brasileira não permite a ingestão de medicamentos (ou suplementos) que são feitos à base da planta.
Por aqui, somente cosméticos e fitoterápicos de uso tópico podem ser fabricados, comercializados e consequentemente utilizados.
Alimentos tais como isotônicos e sucos de Aloe Vera, comercializados em um grande número de países, não possuem produção autorizada no Brasil.
Alguns Cuidados devem ser Tomados
A planta in natura é desaconselhada para uso. A ANVISA recomenda que sejam adquiridos somente produtos à base de Aloe Vera que contenham seu selo de certificação.
O uso da planta deve ser apenas de uso tópico, seguindo todos os cuidados e recomendações dos fabricantes.
Receitas caseiras também são desaconselhadas pela legislação e por botânicos, pois a casca externa possui propriedades consideradas tóxicas que podem desencadear problemas de intoxicação estomacal, além de poder trazer danos irreversíveis aos olhos.
Contraindicações e Efeitos Adversos
Seu uso está contraindicado para mulheres grávidas ou então que estejam em período de amamentação. Além disso crianças e pacientes com hemorroidas, fissuras anais ou varizes devem evitar o uso da planta.
Já com relações aos efeitos adversos da planta, podemos dividir em duas partes. Os efeitos da ingestão da planta e do uso tópico da mesma. Vamos a eles.
Efeitos Adversos da Ingestão
Dentre os efeitos adversos que podem surgir do consumo da babosa estão:
- Diarreia;
- Vômito;
- Tontura;
- Ânsia;
- Disfunção renal;
- Irritação do esôfago;
- Azia;
- Intoxicação generalizada.
Efeitos colaterais do uso tópico
Já dentre os efeitos colaterais mais comuns relatados do uso tópico da Babosa estão:
- Alergias;
- Erupções cutâneas;
- Edemas localizados.
- Irritação.
É importante ressaltar que mesmo se tratando de uma planta medicinal, sua utilização deve ocorrer de maneira consciente e adequada, seguindo ordens médicas e principalmente orientações do fabricante.
Seja sempre zeloso, sua saúde agradece!
Se você quer saber mais sobre como ser realmente saudável SEM tormentos e SEM intoxicar o seu corpo com o excesso de medicamentos tradicionais, te convido a conhecer o Portal Viver Nature.
Trata-se de um espaço completamente Online, em que eu revelo para você mais informações sobre o universo dos fitoterápicos e como utilizá-los.
Além de blindar o seu corpo contra inúmeras doenças, você ainda vai preservar o seu bolso, pois não vai mais gastar rios de dinheiro com medicamentos e mais medicamentos…
Cadastre-se aqui agora para saber mais sobre o portal e seja o primeiro a saber das melhores soluções NATURAIS para a sua saúde.
Com isso chegamos ao término de mais um artigo…
Você já conhecia todas essas informações da Babosa? Não? Então compartilhe esse artigo para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo inteligente.
Eu vou ficando por aqui.
Me despeço desejando paz, amor, felicidade e sorte.
Um forte abraço e até o próximo artigo!
Dr. Rocha
Dr. Rocha sou muito grata!
Obrigado, Vanuza!
Equipe Dr. Rocha.
Parabéns muito inteligente
Obrigado!
Equipe Dr. Rocha.
Sensacional dr.! Adoro babosa
Obrigado!
Equipe Dr. Rocha.
Obrigada eu amei aprender
Que bom que gostou!
Equipe Dr. Rocha.
Segui o seu canal no youtube dr. rocha
Que ótimo!
Equipe Dr. Rocha.
Doutor por favor estou precisando do seu email..?
Envie um e-mail para a Equipe de Suporte através do e- mail suporte@drrocha.com.br Assim poderemos te auxiliar melhor!
Equipe Dr. Rocha.
Aonde se compra? Gratidao Dr.!!
“A planta pode ser facilmente encontrada em plantações, lojas de produtos naturais, feiras livres ou em farmácias magistrais. Além disso, é possível plantar babosa em casa, pois ela não precisa de cuidados especiais.”
Equipe Dr. Rocha.
Como tratar a azia? eu sofro muito
Leia este artigo -> https://drrocha.com.br/azia/
Equipe Dr. Rocha.
Queria saber qual alimento tem vitamina a? Acho difiicl
Leia este artigo -> https://drrocha.com.br/vitamina-a/
Equipe Dr. Rocha.
OBESIDADE TEM TRATAMENTO?
Leia este artigo -> https://drrocha.com.br/obesidade/
Equipe Dr. Rocha.