O que é Doença de Chagas, tem cura?

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando mais uma vez. No artigo de hoje, trago tudo sobre uma patologia muito perigosa e infelizmente comum aqui no Brasil: a doença de chagas.

A doença de chagas é uma patologia infecciosa causada por um parasita específico. Esse problema de saúde é frequente e relativamente comum em países subdesenvolvidos desde a América Central até a América do Sul.

A patologia recebeu esse nome, em homenagem ao seu descobridor, um médico brasileiro, chamado Carlos Chagas.

A doença é transmitida, de modo principal pelo parasita Trypanosoma cruzi. Esse parasita, é encontrado principalmente nas fezes de insetos. No Brasil e em outros países da América do Sul, o besouro chamado de barbeiro é o principal hospedeiro desse parasita.

o que é doenças de chagasDe modo comum, o barbeiro pica a pessoa que está dormindo, logo em seguida, defeca próximo ao local de picada. De maneira automática, a pessoa coça a picada e espalha as fezes contendo o parasita e acaba se contaminando.

É possível ainda se contaminar ingerindo alimentos crus ou então contaminados com as fezes do parasita, transplantes de órgãos contaminados, transfusão de sangue, ou até mesmo através de contato direto com animais que estejam infectados.

Um caso clássico de contaminação, ocorreu quando pessoas ingeriram caldo de cana, que foi preparado a partir da moagem da cana de açúcar com a presença de barbeiros. Nessa situação, os barbeiros sofreram processo de moagem em conjunto com a cana e contaminaram os consumidores.

Além de todas essas situações, a doença de chagas pode ser congênita. Ou seja, as mães infectadas, podem transmitir a patologia para seus bebês durante a gravidez.

Duas Fases Distintas

Essa doença é dividia em duas fases distintas. São elas:

• Fase aguda;
  • Fase crônica.

Fase aguda da doença de chagas

A fase aguda da doença de chagas, dificilmente apresenta sintomas e isso é um problema, uma vez que pode dificultar o diagnóstico e impedir as chances de um tratamento precoce.

Por ser assintomática, é muito comum que essa fase, evolua para o modo crônico da doença.

Fase crônica da doença de chagas

insuficiência cardíacaÉ na fase crônica da doença que surgem os primeiros sintomas. Eles, geralmente são cardíacos e digestivos.

O coração sofre aumento de tamanho, podendo sofrer com arritmias. Além disso, o inchaço do musculo cardíaco, pode diminuir a força de bombeamento do sangue, causando insuficiência cardíaca.

Na parte digestiva, os pacientes podem sofrer dilatação esofágica, alterações no cólon e graves quadros de constipação.

Sintomas da Doença de Chagas

São muitas as pessoas que sabem que a doença de chagas é um problema de saúde grave. Por conta disso, um dos questionamentos que mais recebo sobre essa patologia é: Dr. Rocha, quais são os sintomas da doença de chagas?

Por ser dividida em duas fases, ela possui sintomas diferentes em cada uma delas. A seguir, mostro os sintomas distintos dessa patologia.

Sintomas da doença de chagas na fase aguda

Embora sejam relativamente raros, os sintomas da doença de chagas na fase aguda são:

Sintomas da fase crônica da doença de chagas

Já na fase crônica, a doença de chagas apresenta os seguintes sinais:

• Inchaço dos membros inferiores;
  • Dores no peito;
  • Prisão de ventre;
  • Dificuldade de deglutição;
  • Sensação de cansaço;
  • Palpitações;
  • Desmaios – geralmente ocasionados pela incapacidade do coração em bombear o sangue de modo satisfatório.

Fazendo o Diagnóstico

exame laboratorialAtravés de um exame físico durante uma consulta, o médico desconfiará da doença. No entanto, alguns exames específicos, geralmente são solicitados para confirmar a presença da doença.

O exame laboratorial de sorologia para chagas, inclusive realizado pelo SUS é eficaz para diagnosticar a patologia. Além disso, raio-X e eletrocardiograma também são uteis como forma de avaliar a situação do coração do paciente.

Com um diagnóstico correto, é possível então, seguir para um tratamento adequado.

O tratamento da doença de chagas tem como principal intuito erradicar do organismo humano o parasita causador e com isso aliviar os sintomas da patologia.

tratamento de doenças de chagasDurante a fase aguda da doença, alguns medicamentos específicos são de grande auxílio para conter o avanço da enfermidade. Entre os fármacos mais utilizados nesse período da patologia estão o benzidazol e o nifurtimox.

Já quando a doença evolui para a fase crônica, apenas medicamentos não bastam para conter o avanço da doença. Algumas terapias nutricionais e até mesmo intervenções cirúrgicas podem se fazer necessárias para trazer mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes diagnosticados com a patologia.

Cada caso é único. Portanto, cabe ao médico oferecer a devida atenção e orientação para cada paciente de acordo com suas necessidades.

Pouco mais de 30% das pessoas infectadas pelo parasita que não se tratam evoluem para a fase crônica da doença. A ocorrência dos problemas cardíacos e digestivos podem levar mais de 20 anos para ocorrer.

Complicações

Caso a doença evolua da fase aguda para fase crônica, uma série de complicações podem surgir. Dentre os principais agravamentos causados por essa patologia estão:

• Problemas cardíacos das mais variadas naturezas;
  • Aumento do esôfago;
  • Alargamento do cólon;
  • Desnutrição;
  • Óbito.

Prevenção

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, o controle de insetos através da utilização de inseticidas e a eliminação de casas feitas de barro (que servem de moradia para o barbeiro) são as melhores formas de prevenir a ocorrência da doença de chagas.

Infelizmente, não há uma vacina desenvolvida para prevenir e controlar o surgimento de novos casos da doença.

Caso você ainda tenha algum tipo de dúvida sobre a doença de chagas, deixe um comentário que minha equipe entrará em contato o mais rápido possível para sanar o seu questionamento.

Ao trocarmos informações, esse espaço se torna ainda mais inteligente.

Me despeço desejando paz, amor, sorte e felicidade.

Nos vemos no próximo artigo.

Grande abraço e até lá!

assinatura dr. rocha