Como Tratar e Prevenir a Tosse Seca (VEJA AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha mais uma vez, como vocês estão?

No artigo de hoje, vou falar sobre um assunto muito conhecido e que tende a piorar em épocas de outono e inverno, quando as temperaturas diminuem e o clima fica mais seco. Estou me referindo à tosse seca.

 

Compreendendo a Tosse

tosse problemas de saúdeA tosse é uma reação completamente natural, que ocorre em resposta a um processo irritativo no sistema respiratório. Ela pode não ser uma doença em si, mas sim, ser um sintoma de outros problemas de saúde, como infecções, por exemplo.

Quando os brônquios são bloqueados, o ar se torna difícil de passar. Com isso, estímulos são enviados ao cérebro, para que haja uma promoção de contração muscular. Essa contração muscular que libera a passagem de ar é exatamente o processo de tosse.

Diferentes Tipos

A tosse pode ser de diferentes tipos. Os principais são:

  • Tosse seca;
  • Tosse produtiva – onde há presença de catarro;
  • Tosse purulenta;
  • Tosse crônica;
  • Tosse medicamentosa.

A seguir, falarei de modo específico sobre a tosse seca, que é o assunto do nosso artigo.

Afinal, O que é Isso?

A tosse seca é um tipo de tosse que não produz nenhum tipo de secreção, causando uma sensação de irritação e secura, na garganta e na boca, e tende a piorar durante a noite. De modo comum, por causar irritação, a tosse seca pode agravar lesões pré-existentes.

Principais Sintomas

A tosse em si, já é um sintoma clássico de que algo pode estar errado no sistema respiratório. Quem é acometido pela tosse seca, apresenta os seguintes sintomas:

  • Olhos lacrimejantes;
  • Irritação na garganta;
  • Dificuldade para engolir alimentos sólidos;
  • Ressecamento labial;
  • Sede excessiva;
  • Sensação de boca e garganta secas.

Causas

A tosse seca, de modo geral é incômoda e capaz de irritar muitas pessoas. Por conta disso, sou frequentemente questionado da seguinte forma: Dr. Rocha, quais são as causas da tosse seca?

Essa condição de saúde, pode ter diferentes tipos de causas. As principais são:

  • Processos alérgicos;
  • Presença de patologias pré-existentes;
  • Tabagismo e poluição;
  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Fatores psicológicos;
  • Estresse e ansiedade.

A seguir, falarei sobre cada uma dessas possíveis causas.

Processos alérgicos

Alergia a poeira ou a pelo de animais são as principais causas de tosse seca de origem alérgica. Além do mais, flores, perfumes e até mesmo alimentos podem desencadear alergias respiratórias que culminam em tosse seca.

Presença de patologias pré-existentes

Algumas patologias pré-existentes podem também desencadear o processo de tosse seca. Dentre as principais patologias que tem essa capacidade estão: pneumonia, asma, refluxo gastroesofágico e também problemas cardíacos.

Tabagismo e poluição  

Tanto o tabagismo, quanto a poluição causam irritação na garganta e em diferentes regiões do sistema respiratório, que resultam diretamente na ocorrência de tosse seca.

remédiosEfeitos colaterais de medicamentos

Alguns medicamentos causam processos irritativos na garganta e alvéolos pulmonares, que facilitam a ocorrência dessa condição de saúde. Por isso, o uso de medicamentos só deve ocorrer por meio de recomendações médicas.

Fatores psicológicos

Existem situações onde as pessoas tossem por hábito, mesmo que não tenham sido acometidas por alguma condição patológica ou a garganta esteja irritada. Nessa situação a tosse seca é psicológica.

Estresse e ansiedade

Pessoas que enfrentam situações estressantes e de ansiedade, tendem a alternar a frequência respiratória. Essa alternância durante um período de estresse ou ansiedade favorecer a ocorrência de tosse seca.

Fazendo o Diagnóstico

diagnóstico tosse secaEm uma simples consulta, o médico é capaz de reconhecer e diagnosticar o problema. No entanto para um tratamento adequado, é importante que se conheça a causa dessa condição de saúde.

Por isso, alguns exames, geralmente, são solicitados para diagnosticar a causa do problema. Exames de sangue e imagem, como hemograma, raio-X e ressonância magnética são os mais comuns.

O hemograma consegue diagnosticar a infecção por agentes invasores. Além disso, exames de alergia, são extremamente eficientes para encontrar algum tipo de componente alérgico causador do problema.

Já os exames de imagem conseguem observar alterações que podem ser irritativas e que facilitam a ocorrência dessa incômoda condição de saúde.

Tratamento

O tratamento da tosse seca, de modo comum depende basicamente da causa do problema.

Quando há um componente alérgico, é recomendado evitar o contato com esse composto e a utilização de medicamentos antialérgicos.

Se a causa for alguma doença pré-existente, então ao tratar determinada patologia, a tosse seca automaticamente será eliminada.

Sessões de terapia, são eficazes para o tratamento da tosse seca de origem estressante ou ansiosa. Por fim, evitar o tabagismo e viver em áreas com pouca poluição são ótimas maneiras de se tratar a tosse

Alternativas Naturais Também são Eficazes no Combate 

Apostar em alternativas naturais também é uma ótima forma de se combater a tosse. As principais formas de se combater esse problema de modo natural são:

  • Ingestão de água;
  • Consumo de chás;
  • Inalações com óleos essenciais.

Ingestão de água

Ingerir água de maneira frequente faz com que a garganta se mantenha hidratada por um longo período, inibindo assim, a ocorrência de tosse seca e trazendo mais qualidade de vida às pessoas acometidas por esse problema de saúde.

Consumo de chás

Alguns chás possuem poder de vasodilatação e hidratação. Isso favorece o funcionamento do sistema respiratório e acaba por combater de modo direto a tosse seca. Em minha opinião, os melhores chás, para essa condição de saúde são:

Inalações com óleos essenciais

Alguns óleos essenciais de origem natural podem também atuar como agentes calmantes da mucosa da garganta e sistema respiratório, amenizando assim, a doença. Dentre os principais óleos essenciais estão:

  • Lavanda;
  • Eucalipto;
  • Menta.

óleos essenciaisAlgo importante de ser dito, sobre os chás e os óleos essenciais, é que embora sejam tratamentos alternativos de origem natural, eles não devem ser feitos de modo exagerado. Pois, quando utilizados de forma descontrolada também podem causar efeitos colaterais. Por isso, evite qualquer tipo de excesso e preze sempre pelo bom senso.

Com isso, chegamos ao final de mais um conteúdo inteligente.

Gostou do artigo de hoje? Deixe um comentário, curta e compartilhe com seus amigos.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, amor, sorte e felicidade.

assinatura dr. rocha

 

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. francisco fernandes da silva

    Boa tarde, Gostei de está sendo participante do curso diabetis controlada, estou aguardando os outros modulos, pra continuar o tratamento. Obrigado.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que está gostando, Francisco!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Dandara

    Eu detesto ter essa tosse

    • suporte@drrocha.com.br

      🙁
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Liliana

    Obrigada!!!!!!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Dulce Queiroz

    Bom dia qual seria o email de contato?

  5. Diana

    Com certeza isso me ajudou muito

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom!
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Geruza Campos

    Show de bola

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Solange

    Canela faz bem?

  8. Renata

    Genbigre é realmente bom pra saude?

  9. Ana Julia

    Ola quais beneficios do limao?

  10. Natanael

    Minha esposa adorou

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário