Banha de Porco → É Saudável? (RESPOSTA POLÊMICA!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre um alimento que é um tanto quanto polêmico na sociedade, mas tem sido usado de maneira cada vez mais frequente: A Banha de porco.

O que é

Como o próprio nome já diz, a banha de porco nada mais é do que a gordura do próprio animal. Esse tipo de gordura pode ser utilizada para cozinhar, além de ser utilizado como manteiga servindo também como uma opção de ingredientes para uma série de receitas.

Muito Utilizada Antigamente

Muitas pessoas já ouviram a célebre frase: “meus avós utilizavam a banha de porco para preparar uma série de alimentos”. Porém a utilização desse tipo de ingrediente na culinária foi abandonada devido a mitos espalhados dizendo que os óleos vegetais (escrevi um artigo sobre a soja e todos os malefícios, leia!) eram muito mais seguros e saudáveis quando comparados à banha de porco.

Difundiu-se também que a banha de porco deveria ser banida de vez de toda e qualquer alimentação.

Até meados do século 20, muitas pessoas utilizavam a banha para o preparo dos alimentos. Felizmente, o uso desse produto está voltando a ser frequente.

Se você tem diabetes ou conhece alguém que sofre desse terrível mal, saiba que a banha de porco é uma aliada poderosa para diminuir os efeitos dessa doença e em alguns casos reverter toda essa patologia.

Eu cansei de ver o sofrimento de centenas de diabéticos que passavam pelo meu consultório com cargas enormes de medicamentos que não resolviam de fato o problema. Eu pesquisei muito e descobri que uma alimentação inteligente é aliada da boa saúde e pode salvar muitas vidas controlando a Diabetes.

Assim como a banha de porco, existem outros alimentos que serão os seus maiores amigos. Eu conto tudo isso e muito mais no programa Diabetes Controlada.

Principais Mitos Relacionados à Banha de Porco

Muitos mitos foram criados em torno desse ótimo alimento e fizeram com que seu consumo fosse um tanto quanto diminuído e até mesmo banido.

Entre os principais mitos envolvendo a banha estão:

  • Faz mal ao coração;
  • Pode causar AVC;
  • Seu uso, por menor que seja é capaz de causar infarto;
  • Seu consumo eleva os níveis de colesterol;
  • Quem consome engorda rapidamente;

Benefícios da Banha de Porco

Ao me verem defendendo esse tipo de alimento, que muitas vezes é demonizado por mídias e muitos outros profissionais da saúde muitas pessoas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são os benefícios da banha de porco para quem a consome?

Eu afirmo que há uma série de benefícios para quem consome esse tipo de alimento, citarei os logo a seguir:

Um dos melhores óleos para cozinhar

Os óleos vegetais que são muito usados para cozinhar, quando aquecidos de maneira demasiada liberam uma série de compostos que podem ser tóxicos a saúde, além de favorecerem a produção de radicais livres que quando consumidos por um longo período de tempo podem ser cancerígenos.

Já a banha de porco, no entanto, atinge altas temperaturas sem a liberação de compostos tóxicos, sendo uma opção muito mais saudável para quem a utilizar como condutor de calor, deixando a comida mais saborosa e consequentemente mais saudável.

Extremamente nutritiva

Diferente do que muitas pessoas e profissionais da saúde acreditam, a banha de porco possui uma série de nutrientes que são benéficos à saúde.

Na composição desse alimento estão presentes vitaminas B e C, além de minerais como fósforo e ferro. Além disso, não há sódio ou conservantes químicos em sua composição, sendo ideal para consumo de pessoas que sejam portadoras de doenças como hipertensão arterial, diabetes e até mesmo AVC.

Saudável para o coração

Como muitos profissionais da saúde pregam, a banha de porco é uma gordura saturada, porém, esse tipo de gordura não faz nenhum mal ao coração, muito pelo contrário, a gordura saturada possui poderosa ação antioxidante que é capaz de diminuir os níveis de colesterol ruim – o LDL oxidado – e aumentar os níveis do bom colesterol – o HDL.

Diminuindo assim placas de gorduras em vasos e artérias, além de percentual de gordura corporal. Isso é totalmente benéfico e saudável para o coração.

Eu explico detalhadamente isso no programa Diabetes Controlada e ainda preparei um bônus exclusivo para meus alunos chamado “Colesterol Alto – A solução”. Lá eu explico de forma bem didática como as gorduras boas são suas aliadas na luta contra o terrível Diabetes.

Altas doses de ômega 3

Estudos científicos recentes demonstraram que banha de porco de animais que são criados soltos, pastoreando de maneira livre contém altas doses de ômega 3.

Esse tipo de gordura quando ingerida proporciona oxidação do colesterol ruim, o que previne uma série de doenças cardiovasculares.

Importante no combate à depressãoImportante no combate à depressão

A banha de porco é rica em ácido oleico, uma gordura cujo consumo está diretamente relacionado ao menor risco de depressão. Ao comer a banha de porco pura, cozinhar alimentos nela, ou então utilizá-la como ingredientes em qualquer tipo de preparação culinária como fazer torresmo crocante, por exemplo, você estará ingerindo ácido oleico, o que diminuirá su

as chances de depressão e te tornarão uma pessoa mais feliz.

Gordura Saturada Faz Bem Saúde

Muitas pessoas ainda acreditam que a gordura saturada faz mal à saúde, inclusive, muitos alunos que me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, afinal gordura saturada é boa para saúde?

Eu respondo que sim!

Diferente do que muita gente prega e acredita a gordura saturada, que inclusive está presente na banha de porco é um tanto quanto benéfica para a saúde das pessoas.

Esse tipo de gordura é utilizada por nossos ancestrais há muitos anos e só foi de

monizada devido a estudos fraudulentos realizados pelo cientista Ancel Keys.

A gordura saturada é um alimento natural, que tem capacidade de promover o aumento do bom colesterol – o HDL e diminuir os níveis do mal colesterol – o LDL oxidado. Portanto, pode trazer uma série de benefícios a quem a consumir com frequência.

Banha de Porco e Alimentação Estratégica

Como sempre prego, nossa saúde nada mais é do que reflexo de nossos hábitos. Se praticarmos atividades físicas constantes e nos alimentarmos de maneira inteligente seremos saudáveis, e viveremos com qualidade.

Por isso, eu afirmo. Alimentos ricos em carboidratos devem ser evitados em todo e qualquer cardápio, pois se tornam açúcar puro no nosso organismo. Eles elevam a glicose sanguínea e proporcionam um aumento de insulina que podem culminar em grande percentual de gordura corporal.

A ingestão de vegetais verdes folhosos deve ser constante, pois esses são ricos em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes. Também deve ser frequente a presença de alimentos ricos em gorduras de qualidade como a banha de porco, e com altas doses de proteína de alto valor biológico, importante para manutenção e recuperação de tecidos, bem como para manter estabilizados os níveis do sistema imune.

Busque sempre por escolhas alimentares inteligentes, que os benefícios virão de maneira simples e natural. Eu sempre cito nos meus treinamentos uma frase dita por Hipócrates, considerado o pai da Medicina: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

 

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, saúde, amor e sorte!

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. sidney

    muito obrigado por todas as dicas,poucas pessoas dizem verdades.podemos melhorar nossa saude com alimentacao saudavel continue nos ajudando.

  2. Eduardo

    Ótimo! Só faltou citar que quem tem alergia devem evitar o consumo da gordura de porco ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, Eduardo vamos levar sua dica ao setor responsável.
      Agradecemos sua participação nos comentários.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte!

      • Carlos Simão

        Ola bom dia gostaria de saber se essa banha de porco vendida em supermercado faz bem para a saúde ou por ela ser industrializada passa a se igual a margarina muito obrigado

        • suporte@drrocha.com.br

          É bom, Carlos. 😉

          Equipe Dr. Rocha.

          • Alba Valéria dos Anjos Amado

            Olá, boa tarde! Eu e minha família estamos consumindo banha de porco. Eu amo, além da comida ficar muito mais saborosa, e muito mais viável economicamente, rende muito! Além do sabor, e aroma da minha infância! Amei!

          • suporte@drrocha.com.br

            Que ótimo, Alba!
            Equipe Dr. Rocha.

  3. paulo.bernardino@yahoo.com.br

    Boa tarde Dr.Rocha.

    Dr. Rocha lendo as suas explicações sobre os alimentos como óleo de coco e banha de porco tenho uma dúvida.
    Eu e minha mulher consumimos 3 colheres de chá de óleo de côco com iogurte de grãos de kefir em jejum num copo de 200ml.
    Agora quanto a gordura de porco eu faço o torresmo e passei a cozinhar com essa gordura deixo esfriar e coloco em um recipiente e coloco na geladeira tudo bem ou estou fazendo algo que não deveria.
    Obrigado.
    Um forte abraço.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Paulo, tudo bom!

      Esta correto. Agradecemos sua participação nos comentários.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte!

  4. Luiz ladeira

    Minha esposa tem implante de cateter no coração para desobstruir artérias. A banha de porco é recomendada. Todos os alimentos dela, são praticamente sem óleo.

  5. Maria dos Anjos Sousa dá mata

    Amei saber que a banha do porco é saudável, pois eu consumia só que parei porque ouvi vários relatos dizendo que faz mal a saúde obg Dr por nos ajudar.Boa noite.

  6. Altimira

    O que pude perceber, então não é arriscado comermos torresmo.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Altimira, tudo bom?!

      Exatamente, pode consumir sem problemas.

  7. Nete

    Passei a usar banha de porco porque gosto muito, mas eu compro no mercado.
    Ela também é saudável?
    Grande abraço!!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Nete, tudo bem
      É preciso olhar na lista de ingredientes se não contém nenhuma outra gordura adicionada a composição, caso sim , evite!
      é importante que tenha de gordura, apenas a de porco.
      Agradecemos seu contato.
      Equipe de suporte.

    • janaina vicente

      que tem gordura no figado pode consumir gordura de porco ?

      • suporte@drrocha.com.br

        Pode sim =D

        Equipe Dr. Rocha.

  8. Elmogeneo Sulzbach

    Até os dezesseis anos de idade só usava banha de porco e muita. Colocava no pão e fazíamos a comida com ela. Aos 69 anos voltei a usar somente banha de porco.

  9. Gisele

    Gostaria de saber se o Dr. Rocha consome a banha de porco?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Gisele, tudo bem !
      Claro, ele recomenda e usa a alimentação que ensina.
      Agradecemos seu contato.
      Equipe de suporte.

  10. novo céu confecçoes

    amei muito legal

  11. Angela

    A banha de porco comprada em barras nos mercados tem as mesmas propriedades, ou seja, são tão naturais e recomendadas quanto aquelas derretidas em casa???

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Angela, tudo bom!

      De preferência a banha de porco feita em casa, caso não tenha jeito pode compra a do supermercado mas sempre olhe no rótulo para ver se tem alguma gordura adicionada no produto.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte.

  12. Oene Ribeiro

    Eu gosto muito de gordura de porco e a comida fica mais gostosa saborosa.

  13. Joana

    Eu faço uso dá banha de porco , azeite de oliva e óleo de côco a quase dois anos ,depois de ter descoberto uma hesteatose hepática grau 3.ja emagreci 20 kjr mudei radicalmente minha alimentação.hoje como comida de verdade.

  14. joacir padilha

    Muito bom, pois eu tinha cortado a banha, agora vou uzar novamente

  15. Manoel Kennedy

    Quem tem gordura no fígado, deve evitar o consumo de banha, um abraço

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Manoel , tudo bem !
      Não há contraindicações , pode usar sem problemas.
      Grande Abraço.
      Equipe de suporte.

  16. Yêda Reyller

    Muita coincidência! pois ontem mesmo estávamos discutindo sobre esse assunto aqui em casa. Eu amo comida feita com a gordura de porco acho bem mais saborosa,porém meu esposo tem ácido úrico no sangue e na opinião dele essa gordura faz mal. Gostaria muito que me tirassem essa dúvida
    Faz mal ou não?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Yêda, tudo bom!

      Não faz mal, ele pode usar, uma boa dica seria ele suspender o uso de embutidos e dar preferência a carnes brancas como peixe,frango, etc. Caso queira mais informações nos encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte.

  17. Celio Antônio Toniato

    Boa tarde.
    Poderia nos informar se mesmo porcos criados em granjas com ração e outros venenos, essa gordura é saudável.
    Obrigado.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Celio, tudo bem !
      Não tem diferença pode usar os dois.
      Grande Abraço
      Equipe de suporte

  18. Beatriz Inês de Alcantara

    Dr.Rocha obrigada pelo esclarecimento,eu consumo e indico tb a banha de porco.

  19. Agerson Nóbrega

    Excelente matéria Dr. Rocha. Desde criança eu via minha mãe cozinhando com banha de porco, e nunca nos fez mal algum. Estou agora com 52 anos de idade e tenho uma saúde de ferro. Eu me acostumei a comer comida de verdade, tipo, arroz, feijão, verduras, frutas, carne de porco, de gado, de galinha, manteiga, leite e banha de porco. Eu percebo que a indústria alimentícia faz questão de enganar as pessoas, induzindo-as ao erro a fim de vender os seus produtos, adoecendo as pessoas por causa da ganância, mas eu não me iludo com eles. Prefiro atentar para matérias como as suas, e obter boas informações e por consequência me manter saudável, junto com minha família. Forte abraço e que Deus o abençoe.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Agerson, tudo bem
      Agradecemos o carinho e a confiança !
      Grande Abraço
      Equipe de suporte

    • Marta maria

      O melhor e mais inteligente comentário no momento e de tempos atrás. Parabéns

  20. Regina

    Passei a usar banha de porco na alimentação da minha casa e só percebo melhoria a cada dia. Boa reportagem!

  21. Maria gilvanete

    Abolição completamente o óleo vegetal por recomendação médica. Eu tinha colesterol alto e muito resistente.Tomei remédio durante anos. Adotei a banha de porco e óleo de Coco.Resultado:normalizou.

  22. Sandra Regina Melo

    Minha mãe sempre fez uso da banha de porco. Teve uma vida saudável, até seus 84 anos. Faleceu por complicações do alzaime, mas os médicos dizeram que ela se foi sem comprovação de nenhuma doença. Eu aprovo a banha de porco. A melhor forma de alimentação saudável. Muito obrigado pela ajuda e confirmação OK. Grande abraço.

  23. jaime

    muito bom o texto,meu finado pai sempre usou banha pois odiava o oleo e sempre eramos saudaveis,mas infelizmente a praticidade do veneno de soja faz muitas pessoas aderirem ao produto,mas sempre gostei da comida feita com banha e sem contar a fritura que sabor, abraços

  24. Antonio da Costa Filho

    Dr Rocha a gordura de porco de granja tratado somente com rações tem os mesmos nutrientes, e valores nutritivos que o porco comum criado solto.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Antonio , tudo bem !
      A melhor opção é o porco criado sem ração aquele comum, mas se não for possível não tem problema.
      Agradecemos seu contato
      Grande Abraço
      Equipe de suporte.

  25. Domingos S Vidal

    Muito bom! Eu acho que as grandes refinarias de óleos vegetais, é que estão tentando banir a banha de porco da nossa alimentação! Fui criado na roça à base de banha!

  26. Alex Farley chaves da silva

    Bom dia, queria saber se existe alguma diferença entre a banha do porco e a gordura, pois uma fica no seu exterior entre a pele e a carne e a outra fica no seu interior, entre os órgãos. A dúvida é se todas duas são saudáveis e se houver diferença se tem uma melhor que a outra?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Alex, tudo bem!
      Não tem diferença pode usar os dois.
      Agradecemos seu contato.
      Equipe de suporte.

  27. Jacqueline

    Um nutrólogo me disse que a comunidade científica e contra a banha de porco.Me deixou confusa aí para tirar a prova pedi para o meu marido fazer os exames.Com a gordura de porco, em um ano, meu marido disse adeus a atorvastatina. Os resultados impressionaram! Tudo estava ótimo. Resultados não não eram bons a pelo menos 7 anos.

  28. César

    Usando a banha de porco pra cozinhar, em porções menores que usaria caso fosse óleo vegetal, não engordei nem houve alterações no colesterol, além do sabor ficar melhor, me parece se tratar de uma gordura mais concentrada, que exige menores porções em seu uso!

  29. Rosendo Ferreira Garcia filho

    Uma dúvida a banha de poco industrializada que está a venda no mercado,Não tem sódio e conservante denéfico a saúde? Ou para adquirir a banha pura tem que abater o animal fica dificíl

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Rosendo , tudo bem
      Pode ser a industrializada, porém na lista de ingredientes só pode conter gordura suína, se houver outras gorduras não pode.
      Agradecemos seu contato.
      Grande Abraço
      Equipe de suporte

  30. antonia magiari

    gostei d + a tempos queria saber a respeito da banha de porco.tenho uma pergunta a fazer tiver trombose a 6 anos atrás fiz o tratamento e te bem depois tive varizes varicose com ferida sarei da última ferida a poucos dias gostaria de saber se posso usar banha de porco tenho problema de má circulação obrigada pela atenção.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Antonia, tudo bom?!

      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br
      Esperamos por você!

      Equipe de Suporte 😀

      • Vania Borba

        Boa noite !
        Comecei a ussar banha de porco por causa do meu filho.
        Só uma dúvida que faz uma cirurgia pode usar banha de porco para conziaras comidas.
        Mesmo cirugiado

        • suporte@drrocha.com.br

          Envie um e-mail para a Equipe de Suporte através do e-mail suporte@drrocha.com.br.
          Assim poderemos te auxiliar melhor!
          Equipe Dr Rocha.

  31. alfredo

    Muito bom

  32. Sonia Regina Ferreira Liberato

    Muito Bom . Gostei e gosto de usar a banha de porco.

  33. Aurekina

    Gostaria de saber se a banha de porco , for a altas temperaturas , se faz mal ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Aurekina.
      Não faz mal, não.

      Equipe Dr. Rocha.

  34. Jose Carlos

    E se no caso a pessoa é vegetariano, existe outra alternativa.

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, José!
      No caso, você pode utilizar azeite ou óleo de coco.

      Equipe Dr. Rocha.

  35. Márcia

    Excelente matéria. Como sempre dr. Rocha nos esclarecido.

  36. Marta Maria

    Muito bom saber tirou minhas dúvidas. Obrigado

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom, Marta!
      Qualquer dúvida é só perguntar!

      Equipe Dr. Rocha.

  37. Eloisa

    Gostaria de saber se a gordura bovina também é saudável? Podemos usar a gordura de uma costela pra fazer uma farofa ou refogar um feijão?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Eloisa. Tudo bom?
      Você pode utilizar a gordura bovina para cozinhar 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  38. Peron Rodrigues de Macedo

    Dr. Rocha parabéns pela matéria deste post. Excelente contribuição, muitas pessoas ainda estão sendo enganadas e sua matéria vem para esclarecer e tirar dúvidas.
    No entanto, para mim que sou Naturopata a cerca de quase 20 anos, com diversos cursos abragendo a área da saúde, notadamente a Nutrologia, não houve qualquer novidade. Mais repito, a matéria está exc elente e esclarecedora. Seu trabalho vem com a proposta identica e está senguindo exatamente a linha do pioneiríssimo, e nosso grande e inatingível mestre DR. LAIR RIBEIRO. Assim como outros colegas, descobristes um gancho e tanto.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou da matéria, Peron 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  39. BENEDITO CONCEIÇÃO DO VALE

    Dr. Rocha bom dia, eu tenho 55 anos e estou todo enrolado com a saúde, estou pesando no momento 90 kg. e tenho 1,76m de altura. pois tenho colesterol ruim alto, ácido úrico elevado, pressão alta, e gordura no figado em nível elevado. estava sentido dor de cabeça todos os dias, a mais ou menos 120 dias, tinha que fazer alguma coisa. ouvir falar dos polifenóis nos vinhos, passei a consumir suco de uva integral a 10 dias, e por acaso passei na feira de carnes e comprei um quilo de toucinho de porco, fritei tirei a banha e passei a consumir em frituras e cozimentos em geral. desde o primeiro dia que mudei para esses alimentos que a dor de cabeça passou, já fazem 8 dias hoje que eu não sentir mais dor, é maravilhoso. fui criado na roça, lembrei dos meus pais que só usavam gordura de porco, por isso tomei a decisão de mudar. fui pesquisar sobre a gordura na internet e achei você, obrigado pois a partir de agora vou consumir sem peso na consciência, e daqui a 5 meses vou repetir os exames e lhe informo.abc.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que mudou sua alimentação, Benedito!
      Qualquer dúvida é só perguntar.
      Estamos ansiosos para acompanhar o seu progresso 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  40. Luiz César

    Obrigado pela dica DT.
    Muito bom este seu canal.
    Tem muita gente indicando o óleo de côco, inclusive o DT. Laura ribeiro fez um vídeo falando sobre o óleo de côco ser melhor pra consumo.
    Eu, particularmente só uso a banha mesmo!!!
    Mas me diz: óleo de côco ou banha, qual a melhor em termos de sabor e saúde?

    • suporte@drrocha.com.br

      Ambos são excelentes, Luiz.
      Mas a banha é mais saborosa 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  41. maria celina tanaka

    Sempre tive colesterol muito alto , mas sempre evitando gorduras e o danado não baixava . O medico me indicou votoryn 10/20 ai baixava so que me dava taquicardia, ai resolvi consultar a internet e fiz o teste por min mesmo, comecei a cozinhar com banha de porco e parei de evitar gorduras e tomando tambem omega 3. A um ano tinha feito o ° exame com ele ainda alto deu 297 de colesterol , segui o me depois que mudei minha alimentação estou maravilhada meu colesterol feito agora esta em 214 sem medicação e me sentindo bem melhor , realmente é verdade eu tenho como provar o que estou falando. Celina

  42. Francis

    Queria saber mais sobre todos os programas do Dr Rocha , quero ser aluno ! como faço ?

  43. Pierri Outris

    Dr Rocha como eu faço para adquirir seus programas, moro aqui na Espanha !!

  44. Kiorni Ourthu

    Dr Patrick , como adquirir o Viver Magra , adoro seus videos !!

  45. Haiane Houth

    Dr Rocha , tenho todos seus programas , falta so o novo VIVER NATURE < COMO faço para adquirir? Preciso mesmo pq vi que é sobre alimentos fitoterápicos e isso me interessa , tudo que é saudavél eu gosto!
    Abraço

  46. Denis

    Eu queria saber se posso fazer essa alimentação com o meu cachorro , ele tem 2 anos e foi diagnosticado com diabetes ?!

    • suporte@drrocha.com.br

      Pode sim, Denis 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  47. Pamela Miortis

    Gente que Irado ! Parabensssss!! Nossa eu adoro tudo que o senhor posta ! Te adoro Seu Rocha

  48. Marcelo faria

    Queria muito fazer mas estou sem grana !

  49. francielly

    Como eu faço para iniciar sua alimentação saudavel , queria perder uns 8 kg

  50. gurgel

    Massa ! Parabens !

  51. Lauro

    Olá dr. Gostei muito msmo da sua publicação meu pai me dizia que ele comeu banha de porco quse que a vida toda, até pq não tinham condição para comprar óleo, ele faleceu aos 83anos e não tinha colesterol nem diabetes, eu com 32 descobri que tenho colestorol alto, agora ja estou usando a banha de porco por ser mais rentável que os óleos vegetais, e por deixar a comida muito mais saborosa. Tava um tanto receoso por usa-la mas agora vou usar sem medo. Obrigado por ser claro em sua matéria Deus o abençoe.

  52. Simone Pupo

    Sua resenha sobre a banha do porco, faz todo sentido. Minha vó faleceu em fevereiro deste ano, aos 96 anos. E adivinha qual gordura ela utilizou ao longo da vida? A banha que sobrava do torresmo, que todos da família adoravam! Obrigado Dr . Rocha . Que Deus o abençoe.

  53. paulo amorim

    bom dia doutor! tenho o nivel de acido urico alto e gostaria de saber se posso usar gordura de porco em minha alimentaçao. Obrigado!

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim!
      Equipe Dr. Rocha.

  54. paulo amorim

    bom dia. tenho o nivel de acido urico alto e gostaria de saber se posso fazer uso de gordura de porco na alimentaçao

    • suporte@drrocha.com.br

      Pode sim!
      Equipe Dr. Rocha.

  55. Lorena Rocha Martins do Carmo

    Oi, gostei muito.
    Dr. Tenho um filho com doença auto imune tem alguns alimentos que fazem mal quando ingeridos. Derivados de leite, alimentos gordurosos entre outros. Quero usar a gordura de porco e estou com receio o que vc sugere? Obrigada.

    • suporte@drrocha.com.br

      Envie um e-mail para a Equipe de Suporte através do e-mail suporte@drrocha.com.br. Assim poderemos te auxiliar melhor!
      Equipe Dr Rocha.

  56. Michele

    quero me cadastrar no viver magra

  57. Mirian

    Ao usar a banha de porco pra frituras, a mesma deve ser descartada em seguida como os oleos vegetais ou posso usar em outras frituras?

    • suporte@drrocha.com.br

      Pode reutilizar. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  58. sergio

    parabens

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  59. Renato

    Perfeita matéria, parabéns ! Apenas um esclarecimento estou assistindo um video no youtube e outro médico nutricionaista diz que a banha, 15% dela é sebo de boi e a banha “satura” segundo ele. Disse ainda que um estudo japones comprova que o uso direto da banha causa cancer, dizendo que os nossos bisavós nao tinham infarto mas sofriam muito de cancer… recomendando so oleo de coco, como o melhor. O que o sr tem a dizer sobre isso? Apenas colocando um contraponto pois coincidentemente estava vendo o video deste outro médico…

    OBRIGADO !!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, Renato.
      A gordura saturada está presente tanto na banha de porco, como no óleo de coco.
      Qualquer dúvida, encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar.
      Equipe Dr. Rocha.

  60. Gelsina

    Tenho doença autoimune AR e fibrosa, já tive febre 2 x e tenho varizes, posso comer banha de porco sem problema?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Gelsina, tudo bom?
      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar!
      Equipe Dr. Rocha.

  61. Nelia Maria

    Gostei bastante. Vou aproveitar bem esse aprendizado.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom!
      Equipe Dr. Rocha.

  62. Hamilton Carvalho

    Adorei a matéria e coincidentemente, ontem estava comentando aqui em casa, sobre passar a usar a banha de porco em nossa alimentação.
    Uma dúvida a 2 messes minha esposa fez a cirurgia de 2 ponte safena! Dr: Rocha Ela pode fazer o uso da banha de porco? no aguardo…
    Forte abraço, a você e toda equipe.

    • suporte@drrocha.com.br

      Pode!
      Equipe Dr. Rocha.

  63. Lucilene

    Como faço para ser aluna do Dr. Rocha ?

    • suporte@drrocha.com.br

      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar e te mostrar os progrssms
      Equipe Dr. Rocha.

  64. Flávio

    Boa noite Dr. Rocha

    Minha família adora frituras principalmente coxinhas de frango e outros, posso fazer uso da banha de porco para essa finalidade.

    Obrigado.

  65. Willian Santiago

    Parabéns Dr. Rocha, sou médico recém graduado e ao regressar a casa de meus Pais vejo minha Mãe utilizar banha de porco em todas as comidas, fato esse me deixou extremamente preocupado pois na literatura básica existem divergências sobre este, e estive buscando sobre o tema e o único artigo virtual bem detalhado e com o que a meu parecer vale muito que são os resultados na prática, sanou minha dúvida e aprendi um pouco para então tomar em conta nas consultas! Meus Parabéns e meu Muito Obrigado Mesmo!!!!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que legal, Wlillian! Ficamos contentes em ler isto. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  66. Antonio Tunouti

    Dr. Rocha,
    Eu sou brasileiro, nissei farmacêutico, aposentado, com 55 anos de serviço no ramo farmacêutico. Com base nessa experiência, permito- me registrar inteira confiança nos seus ensinamentos relatando sobre os benefícios da carne e banha de porco por conter nutrientes que reduzem o colesterol ruim( LDL) e aumentam o colesterol bom( HDL), evitando problemas cardiovasculares. Conhecimento científico que vem explicar um dos motivos de o Japão, grande consumidor de carne e banha de porco, se apresentar com o maior índice de longevidade do mundo. Obrigado pelas boas notícias.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou, Antonio. 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  67. Lucas

    Só li inverdades! Infelizmente a cultura brasileira que supervalorizam médicos, acabam por serem enganadas por depositarem credibilidade por profissão e não em conhecimento! Informações sobre alimentação e nutrição devem ser dadas por profissionais gabaritados para isso.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário