Lordose → Saiba o que é e Aprenda a evitá-lo!

Olá, como vocês estão? Aqui é o Dr. Rocha mais uma vez. Nesse incrível artigo de hoje, venho falar sobre um problema de saúde conhecido e que acomete um grande número de pessoas: a lordose.

Conhecendo a Lordose

o que é lordoseLordose é o nome dado à curvatura da nossa coluna espinhal. Diferente de outros tipos de curvaturas, como é o caso da cifose, por exemplo, a lordose é uma curvatura interna. Ou seja, ela ocorre para dentro.

Quando temos uma coluna vertebral saudável, a lordose é uma curva totalmente flexível. Isso quer dizer que ela apresenta reversão de ângulo após a realização de determinados movimentos, como se agachar ou se inclinar para a frente.

No entanto, quando há movimentação e a curva não sofre nenhum tipo de alteração, independentemente do movimento realizado, é sinal de algo está errado.

Todos nós temos isso..

A curvatura se encontra entre nossas colunas lombar e cervical. Sua angulação normal, varia entre 40 e 60 graus na região lombar e entre 20 e 45 graus na região cervical. Por conta disso, eu posso afirmar sem nenhum tipo de dúvidas ou receios, que todos temos lordose.

Diferentes Tipos

As alterações de curvatura da lordose podem ser significativas. Ortopedistas e neurologistas comumente classificam as variações angulares dessa região como: hiperlordose e hipolordose.

As lordoses são classificadas de acordo com sua localização. Portanto, há dois tipos:

• Lordose lombar;
  • Lordose cervical.

Lordose lombar

As lordoses lombares, comumente apresentam um excesso na angulação da curvatura. Quando ocorre hiperlordose na região lombar, a região abdominal dos pacientes é projetada para frente, o que pode causar dores incômodas.

Quando ocorre hipolordose na região lombar, o paciente apresenta retroversão de abdome, o que faz com que a região das nádegas assuma um formato de retração. Idosos são os mais afetados por essa variação do problema.

Lordose cervical

lordose cervicalPessoas com coluna saudável possuem a lordose cervical no formato de C. Quando há alteração de angulação da coluna cervical, a curvatura se move de modo inadequado e pode se projetar de maneira excessiva.

Pacientes que apresentam problemas de cifose, possuem grandes chances de desenvolver lordose cervical. Isso faz com que seus pescoços sejam projetados para frente. Trata-se de uma tentativa natural do organismo em tentar compensar e equilibrar a coluna. Esse é um caso clássico de hiperlordose cervical.

Pacientes que desenvolvem hipolordose cervical, tendem a apresentar mobilidade reduzida e extremo desconforto.

Conhecendo as Causas

Tanto a lordose cervical, quanto a lombar, geralmente são causadas pelas mesmas situações. As principais são:

• Trauma na região inferior da coluna cervical;
  • Má postura durante o período que permanece sentado;
  • Praticar musculação sem orientação;
  • Gravidez;
  • Alterações genéticas;
  • Raquitismo;
  • Inflamação vertebral;
  • Inflamação em discos intervertebrais;
  • Obesidade;
  • Diminuição de densidade óssea;
  • Presença de osteoporose;
  • Nanismo;
  • Presença de algum tipo de tumor;
  • Fraqueza muscular na região abdominal;
  • Hipercifose;
  • Paralisia cerebral;
  • Atrofia muscular.

Sintomas

A lordose é uma condição de saúde que pode causar desconforto, diminuir a qualidade de vida e até mesmo impossibilitar que se seus portadores realizem algum tipo de tarefa. Por conta disso, minhas alunas me questionaram: Dr. Rocha, quais são os sintomas de lordose?

Pois bem. Como a lordose pode ser de dois tipos, irei mostrar os sintomas específicos de cada uma delas.

Sintomas de lordose cervical

Os sinais e sintomas desse tipo de lordose são:

• Sensação de formigamento na região do pescoço;
  • Rigidez muscular;
  • Dores extremas no pescoço.

Sintomas de lordose lombar

Os sinais e sintomas dessa variação do problema são:

• Dor nas costas;
  • Fraqueza na região abdominal;
  • Aumento de celulite na região dos glúteos;
  • Dificuldade para abaixar;
  • Dificuldade para carregar peso ou algum objeto pesado.

Diagnóstico

Em uma simples consulta, o médico é capaz de suspeitar do problema durante a anamnese e entrevista com o paciente. Mas, alguns exames de imagem podem ser solicitados.

Essas análises por meio de Raio-X, ressonância magnética ou até mesmo tomografia computadorizada auxiliam a medir a angulação da curva, definir o tipo de problema e escolher o tratamento adequado a ser seguido.

Diferentes Tipos de Tratamento

Os tratamentos recomendados para a lordose são:

• Uso de medicamentos;
  • Sessões de fisioterapia;
  • Uso de cinta e órteses;
  • Atividades físicas específicas;
  • Cirurgia;
  • Multi Calcium.

Falarei sobre cada um deles logo a seguir.

Uso de medicamentos

O uso de medicamentos é um cuidado paliativo que é ofertado aos pacientes com dores ou inflamações localizadas. De modo geral, são usados anti-inflamatórios e analgésicos.

Sessões de fisioterapia

As sessões de fisioterapia também servem como forma de promover alívio aos pacientes, utilizando correntes elétricas pulsantes localizadas.

Medicamentos e fisioterapia, comumente são usados de modo conjunto, para acelerar a desinflamação.

uso de cintaUso de cinta e órteses

Cintas e órteses externas são maneiras comuns de tratar a lordose. Esses equipamentos ajudam a manter os ossos e articulações alinhados, acelerando a reversão do problema. Esses acessórios são mais recomendados para pacientes com lordose lombar.

Atividades físicas específicas

Atividades físicas específicas como RPG, pilates e hidroginástica são aliadas no tratamento de lordose, uma vez que auxiliam na regulação postural e realinhamento da coluna vertebral como um todo.

Cirurgia

A cirurgia é vista como última alternativa, após a tentativa de uma série de tratamentos não surtirem os efeitos desejados. Com o uso de hastes, parafusos e ganchos, a intervenção cirúrgica tem como intuito realinhar a região da coluna que sofreu angulações excessivas.

Vida Após o Diagnóstico

A lordose é um problema de saúde que tem cura. O nível de satisfação de pacientes que enfrentaram o problema é alto. Por isso, se você for diagnosticado com essa condição de saúde, siga à risca as recomendações médicas, que em um curto período de tempos sua saúde será reestabelecida.

Multi Calcium Previne e Potencializa a Recuperação

Com uma fórmula única, o Multi Calcium é um suplemento que fornece o suporte necessário aos indivíduos que desenvolveram lordose.

A vitamina D e o cálcio presentes na fórmula desse suplemento auxiliam na manutenção da saúde de ossos, articulações e musculatura do organismo como um todo.

O magnésio, é fundamental para amenizar quadros de dores, uma vez que é conhecido como um mineral calmante natural. E o zinco, com sua capacidade de homeostase garante o suporte necessário para o equilíbrio do organismo.

Fazer uso diariamente de Multi Calcium, mantém os problemas de coluna afastados, ou então auxilia quem já foi diagnosticado com o problema a se recuperar de modo mais rápido e satisfatório.

Com isso, finalizo mais um conteúdo científico.

Gostou do artigo de hoje? Deixe um comentário, curta e compartilhe.

Me despeço desejando, paz, sorte, amor e felicidade.

Grande abraço e até breve.