Tabela de Calorias dos Alimentos: Motivos Para NÃO Seguir!

No artigo passado nós conversamos sobre as famosas gorduras trans e como ela é capaz de engordar você. Hoje. eu quero conversar com você sobre a famosa tabela de caloria dos alimentos e te dar alguns bons motivos para você deixar de seguir essa tabela.


Se você pretende emagrecer de vez, de forma saudável e definitiva, deve esquecer essa tabela de calorias dos alimentos. Esqueça também essas calculadoras de calorias e também contador de calorias.

Aí você pode me perguntar:

Dr. Rocha, sempre me disseram que tenho que contar as calorias que como e as calorias que queimo para poder emagrecer, não é verdade?

Eu te respondo que esse é um grande mito, que infelizmente até hoje contam para as pessoas e eu também já acreditei nisso um dia.

Contar as calorias dos alimentos é algo inútil, frustrante e só é interessante para as indústrias que lucram bilhões com essas tabelas. Eu quero que você entenda que você tem que se focar na qualidade das calorias que você ingere e não na quantidade!

Vídeo sobre a tabela de calorias de alimentos

Eu como médico ou seja, um profissional da saúde, ficar sabendo desta informação e me calar, é praticamente como ser coautor de um crime. Por isso, faço questão de detalhar para você a leitura da tabela de calorias dos alimentos. 

Nessas dietas tradicionais eles (grandes indústrias) querem fazer você acreditar que comendo menos calorias você irá queimar gordura, mas o que vai acontecer é que você perderá pouco peso, ficará mal nutrida, com o metabolismo danificado e ganhará tudo o que perdeu em  pouco tempo e muitas vezes até mais do que perdeu, o conhecido e temido efeito sanfona.

É isso que acontece se você se focar em contagem da tabela de calorias dos alimentos.

O que importa é a Qualidade

Como eu falei, o que verdadeiramente importa é a qualidade das calorias que você come, não importando a quantidade. Esse é um dos princípios que explico no meu livro digital Emagreça com Doutor Rocha.

Um alimento com calorias saudáveis ou seja, com calorias de qualidade irá te trazer nutrição, saciedade, será pouco eficiente em gerar gordura no seu corpo e irá manter seus níveis de insulina baixos no sangue, permitindo você emagrecer de vez, de forma saudável e definitiva.

Para você entender melhor, vamos entrar nos detalhes dessa famosa e ultrapassada tabela.

Tabela de Calorias dos Alimentos

A tabela de calorias foi (e ainda é) utilizada por diversos profissionais da saúde. No entanto, como explicado, essa percepção é ultrapassada e não é efetiva para a queima de gordura e a conquista de saúde. Vou dar um exemplo com os dados de alguns alimentos abaixo.

Tabela de caloria dos alimentos

Veja por exemplo no topo da tabela as amêndoas, 10 unidades possuem 600 kcal. Por outro lado, você pode observar que uma fatia de pizza possui 300 kcal.

Aí você pode pensar que uma fatia de pizza é mais saudável pro seu corpo porque possui metade das calorias da amêndoa certo? ERRADO!

É nesse ponto onde mora o X da questão: as calorias da pizza são agressivas para o seu corpo, elevam sua insulina, engordam, inflamam o seu corpo, mesmo em menor quantidade, e eu explico isso no Projeto Viver Magra.

banner-horiz

Já as calorias da amêndoa apesar de ser maior na quantidade, são calorias que são pouco agressivas para o seu corpo, são nutritivas, elevam pouco a insulina e portanto não engordam como a pizza, apesar de maior na quantidade.

Perguntas e Respostas Sobre as Calorias

Baseado nas perguntas mais comuns que recebo em relação a tabela dos alimentos, desenvolvi essa seção de perguntas e respostas! Se sua pergunta não tiver por aqui, deixe-a nos comentários.

  • Embora eu possa desconsiderar as calorias dos alimentos, é interessante se apegar a tabela de macronutrientes, atendo-se a proteínas, gorduras e carboidratos?
  • O interessante e importante é focar na qualidade dos alimentos e não na quantidade de calorias ou quantidade de alimentos. Focar em se alimentar de proteínas de alto valor biológico (como por exemplo carnes de animais que pastam), gorduras saudáveis (como por exemplo o óleo de coco e abacate) e carboidratos fibrosos (como por exemplo as hortaliças e quantidades moderadas de tubérculos como a mandioca e cenoura, dentre outros).
  • É válido me alimentar de alimentos saudáveis, orgânicos e de qualidade mesmo que sejam compostos basicamente por carboidratos, como as frutas?
  • Se seu objetivo é emagrecer, você deve de um modo geral evitar as frutas, pois a grande maioria delas são ricas em frutose, geram ciclos de fome e engordam. Esse é um ponto muito importante para quem quer emagrecer, especialmente na fase inicial. Alimentos orgânicos no geral são mais saudáveis no caso das hortaliças e verduras.
  • Você poderia nos dar exemplos de alimentos saudáveis e nutritivos?
  • Abacate, peixes frescos, frutos do mar, frutas vermelhas, carnes de animais que pastam com a gordura natural deles, ovos caipiras, óleo de coco dentre muitos outros.
  • Ao invés de focar na pesquisa e nos contadores de kcals, o que você acha mais produtivo para a queima de gordura?
  • Focar em alimentos que trazem nutrição e saciedade, como os que citei na pergunta anterior (3).
  • Quais cuidados os diabéticos devem ter?
  • O Diabetes é uma situação delicada, que exige o máximo de cuidados e um olhar mais aprofundado. Você pode saber mais na página do meu treinamento Diabetes Controlada.

Conclusão

E faço questão de destacar, sempre: O que importa é a qualidade das calorias do alimento que você come e não a quantidade. Jogue fora então essa tabela de calorias dos alimentos e foque na qualidade dos alimentos que você consome.

Somente assim você poderá colher os frutos de emagrecer de vez, com saúde e ganhar sempre muita energia e uma autoestima INABALÁVEL.

Vou ficando por aqui, te desejando muita saúde e felicidade.

Um forte abraço e até a próxima!

assinatura-dr-rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Fatima Soares

    dr. Rocha eu estou vendo os seus vidios

    gostava de saber se eu ao emagrecer tanben desaparece umas bolas de gordura que tenho na barriga e noutras partes do corpo.

    ja tenho tentado emagrecer mas nao consigopois me sinto mal tanben tenho alguns problemas de saude ja fui operada a seringomilia servical e outros mas meu medico tinha me dito o meu peso nao deveria passar dos 62 kilos mas neste mumento estou com 87 kilos

  2. Felipe Delaví

    Ótimo artigo, Dr. Rocha!

    Curto, direto e desmistifica essa ideia da necessidade de contar os alimentos apenas pela quantidade de calorias. Infelizmente, a mídia e as grandes empresas sempre vão ditar o contrário do caminho saudável.

    Eu mesmo demorei algum tempo, até me situar com as informações certas pra melhorar minha forma. Tenho você como uma grande referência no assunto.

  3. andreia

    gostaria de saber se e so o polvilho a farinha de mandioca,tnbn entra no grupo dos trigos maus,e se posso tomar cafe.

  4. Josy Lima

    Dr.Rocha muito boa suas dicas, para mim valeu a pena.

  5. Maria da Parecida de França Gonçalves

    A gema do ovo pode ser consumida também? Ou somente a clara?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá tudo bom !
      o ovo pode ser consumido por completo !

      E-mails de dúvidas de aluno devem ser encaminhados por e-mail:
      suporte@drrocha.com.br

      Qualquer dúvida, estou a disposição.
      Um abraço e tenha uma semana incrível!

      Lorena Souza
      Equipe de Suporte Dr. Rocha
      Site.: https://www.drrocha.com.br

  6. Ednaldo

    gostei muito das suas dicas. Sou praticante de exercícios aeróbicos e suas dicas vão ajudar muito. Obrigado.

  7. Relri Stein

    Isso mesmo, os dados de acesso serão encaminhado por e-mail e caso esteja com alguma dificuldade em acessar sua plataforma, encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.

  8. Derlan

    “Dr Rocha”, qual o seu CRM e estado? Palavras muito eloquentes e bonitas, mas tenho dúvidas quanto a sua formação.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Derlan , tudo bom!
      Sobre mais a respeito do Dr. Rocha e inclusive o número do CRM, você pode acessar em: http://bit.ly/QuemSou
      Agradecemos seu contato.
      Equipe de suporte

  9. Benedito Lauro Marson

    Ola Bom Dia Dr Rocha, estou acompanhando severamente seus video, vou começar a fazer o que o Dr ensina obrigado voltarei logo mais foprte abraços

  10. Mauro Roberto dos Santos

    Eu gostaria de colocar que não tive a oportunidade de terminar todos os Itens de DIABETES CONTROLADAS. FICOU FALTANDO: OS BÔNUS
    1 – Dúvidas do Grupo Diamante;
    2 – Grupo Diamante;
    3 – Listas de Suplementos;
    4 – Potência Cerebral;
    5 – Colesterol Alto, A Solução
    6 – Corpo Magro, Vida Saudável;
    7 – A Cura Secreta.
    OBS.: GOSTARIA DE SABER COMO POSSO REAVER O QUE EU AINDA ESTAR FALTANDO. Peço a colaboração da Equipe do Dr. Rocha, para solucionar este meu problema. E acho o Método muito Bom e recomento a todos os meus amigos.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom! Nosso atendimento é realizado apenas via e-mail: suporte@drrocha.com.br para os alunos do Dr. Rocha, em um prazo de 72 horas uteis
      Aguardamos seu contato!

      Equipe de suporte!

  11. suporte@drrocha.com.br

    Olá, tudo bom!
    Nosso atendimento é realizado apenas por e-mail!
    Envie-nos sua dúvida para nosso e-mail de atendimento : suporte@drrocha.com.br assim poderemos lhe auxiliar
    melhor sobre nosso tratamento!
    Equipe de suporte.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário