Dietas : Como Elas Podem Acabar Com a Sua Saúde

Neste artigo eu quero conversar com você sobre algo muito sério e impactante: as dietas tradicionais matam.

A frase pode parecer radical mas é minha missão como médico e educador em saúde mostrar a você essa situação tão importante e o que a boa ciência diz ou seja, o que os estudos das Universidades mais conceituadas do mundo tem nos mostrado a respeito das dietas tradicionais.

Em primeiro lugar, vamos entender o que são as dietas tradicionais e como elas surgiram.

Como já foi comentado em detalhes no artigo sobre a pirâmide alimentar (se você não leu é muito importante que leia), na década de 70 um grupo de políticos se reuniu e determinaram que a partir daquele momento as pessoas deveriam comer uma alimentação à base de massas, pães, óleos vegetais, cereais integrais, sendo de 6 a 8 porções diárias em média e que deveriam evitar a alimentação à base de gorduras naturais que até então vinha sido usada há séculos como manteiga, banha de porco, carnes gordurosas e outras.

Isso aconteceu por conta de um estudos mal conduzidos por um cientista chamado Ancel Keys. 

Dietas para Emagrecer: A moda e o Desastre Mundial

As consequências foram desastrosas: a partir da década de 80 houve uma explosão de obesidade e sobrepeso nos EUA. Você sabia que a obesidade é uma doença e que gera diversas outras doenças como diabetes, pressão alta e triglicerídeos elevados?

Isso é causado pelo consumo excessivo e ao longo dos anos de produtos à base da dieta tradicional, como o trigo e o açúcar, além dos óleos vegetais.

No Brasil tem acontecido o mesmo: hoje mais da metade das mulheres e dos homens brasileiros estão com sobrepeso ou obesidade. Mais de um terço das crianças também.

Dietas : Como elas podem acabar com a sua saude

Hoje já existem crianças com diabetes causada por essa dieta tradicional e infelizmente as recomendações dos médicos e nutricionistas é ainda baseada em conhecimentos do século passado e não estão alinhadas com a boa ciência, com os estudos mais atuais.

Chega-se ao absurdo de recomendar pão integral no café da manhã para diabéticos e prescrever medicamento para abaixar o açúcar no sangue (hipoglicemiante oral).

É como dar o remédio e o veneno, um verdadeiro absurdo!

E 99,9% das dietas para emagrecer, que são da “moda”, são baseadas nesses princípios antigos e desatualizados. Desde dieta da usp, dieta da sopa, dieta do leite, dieta das frutas, dieta japonesa, dieta do limão, enfim, se pararmos para listar todas as mais de 1500 dietas da moda que a mídia e revistas insistem em divulgar, conseguiríamos escrever um livro!

Precisamos urgente de uma revisão dos conceitos de nutrição alinhados com os estudos mais recentes e essa é a principal missão desse projeto: trazer luz a essa escuridão e fazer da alimentação o nosso melhor remédio e CONSEQUENTEMENTE conseguirmos emagrecer com saúde, de verdade.

A Diabetes Mata

Como falei, as dietas tradicionais levam ao longo do tempo a uma série de doenças e uma das principais é a diabetes tipo 2.

A diabetes mata aos poucos.

A resistência à insulina vai levando a um excesso de açúcar no sangue que vai lentamente adoecendo várias partes do corpo, causando cegueira, ferimentos que não saram e feridas que vão crescendo (ulcerações).

Isso com o tempo leva à amputação de dedos, membros e perda da sensibilidade de pés e mãos, o que causa ainda mais feridas, pois a pessoa deixa de sentir dor.

A diabetes também vai levando a um estado de inflamação crônica dos vasos sanguíneos, podendo causar tromboses ou até derrames cerebrais, geralmente estando associado a pressão alta e a triglicerídeos elevados no sangue.

Chamamos essa associação de síndrome metabólica. Isso também predispõe aos infartos cardíacos. 

Além desses problemas, a obesidade mantém o corpo num estado de permanente inflamação e dores diversas em tornozelos, articulações, artroses, dores lombares, irregularidades menstruais em mulheres. Fora a depressão e distúrbios sexuais, além da baixa auto-estima.

Fiz alguns posts sobre as dietas mais famosas atualmente:

Dietas? Não Obrigado

emagreca-com-o-dr-rocha

Para finalizar então, entenda que as dietas tradicionais, à base de trigo e açúcar matam aos poucos e pouco tem sido feito para que isso se resolva, pois é extremamente lucrativo manter as pessoas doentes para enriquecer dia após dia as indústrias de alimentos e farmacêutica.

Felizmente existe a internet e com ela a possibilidade de divulgarmos essas informações para o máximo possível de pessoas!

Através dela podemos ajudar pessoas do mundo todo a adotarem uma alimentação estratégica que vai permitir que você possa emagrecer e permanecer magra e saudável ao longo da vida, inclusive se você possui diabetes.

E o melhor, desfrutando de uma alimentação deliciosa e que emagrece.

Um forte abraço e até a próxima!
assinatura-dr-rocha

 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. RAIMUNDA

    Obrigada Dro Rocha pelas orientações foi muito bom seus esclarecimento.

  2. Teresa Andrade

    Gostei de ler e concordo que o efeito yo yo das dietas é prejudicial ao organismo. gostava de receber orientações. Estou em Portugal, como comprar o seu livro?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, tudo bom! Para saber mais sobre os nossos programas ou atendimento para os alunos do Dr. Rocha, acesse nosso e-mail de atendimento: suporte@drrocha.com.br.
      Aguardamos seu contato!
      Equipe de suporte!

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário