Gastrite → Causas, Sintomas e Como Tratar (SAIBA TUDO AQUI!)

Olá aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei abordar uma doença que acomete e prejudica a vida de muitas pessoas: A gastrite.

 

O que é

A gastrite se caracteriza pela inflamação, infecção ou então erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo quando é chamada de gastrite aguda, ou então durar longos períodos, entre meses e anos quando é chamada de crônica.

Pelo fato de em alguns casos estar relacionada ao estresse e também ao estilo de vida, essa doença é conhecida como gastrite nervosa.

 

Causas

Causas da GastriteDentre as causas mais prováveis que fazem com que essa doença seja desencadeada está a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos no estomago causem danos e lesões ao tecido que reveste o órgão.

Essa fraqueza muitas vezes é causada pela famosa bactéria Helicobater Pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e quando não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras nervosas – resultado de uma gastrite erosiva e até mesmo ao câncer de estômago.

Outras bactérias e vírus também podem levar ao surgimento da doença. Gastroenterologistas apontam também que o refluxo da bile para dentro do estômago pode ser fundamental para a instalação da gastrite.

Pessoas com estilo de vida não saudável que abusam do consumo de açúcares e alimentos industrializados estão totalmente na zona de risco para desenvolver este problema. Há também a  de cunho emocional em que pode ser desencadeada devido ao estresse, ansiedade e depressão.

O açúcar é sem dúvida um grande vilão e pode causar diversas doenças, por isso, diminuir e até eliminar esse tipo de carboidrato é um importante passo para ter uma vida verdadeiramente saudável. O problema é que o açúcar se esconde de diversas formas e em alimentos que você menos imagina.

Eu montei um passo a passo para quem quer descobrir todos os SEGREDOS da alimentação verdadeiramente natural e como tirar de vez o açúcar da sua vida. Descubra tudo clicando aqui.

 

Sintomas

Muitas alunas no desejo de identificar alguns casos da doença em parentes, cônjuges e filhos me fazem o seguinte questionamento de maneira frequente: Dr. Rocha, afinal quais os sintomas da gastrite?

Eu digo que essa doença tem uma série de sintomas, porém os que julgo mais clássicos são:

– Indigestão;

– Sensação de empachamento;

– Queimação constante;

– Azia após as refeições;

– Náuseas;

– Vômitos;

– Dores abdominais;

– Perda de apetite;

Quando há sangramento da mucosa estomacal, o paciente também apresente os seguintes sintomas:

– Fezes escurecidas – devido a presença de sangue;

– Vômito com sangue, ou então com a coloração de borra de café.

Diagnóstico

DiagnósticoO modo mais comum de diagnosticar a doença é através de exames que detectam a presença da bactéria Helicobacter pylori no estomago do paciente.

Essa detecção pode ser feita através de exames de sangue, ou através de um exame conhecido como exame do hálito, onde o paciente ingere uma solução que contém doses de carbono e assopra dentro de um saco, caso o resultado mostre amostras de carbono, então estará diagnosticada a doença.

A endoscopia também é muito utilizada na detecção, afinal ela consiste em analisar o interior do estômago fazendo uso de uma câmera em busca de sinais de irritação e/ou inflamação da mucosa estomacal.

Além dessas duas técnicas, há médicos que utilizam o exame de raio-x de todo o trato digestório do paciente, para buscar algum tipo de anomalia.

Principais Consequências

Por ser uma doença que envolve lesões na mucosa estomacal, a gastrite pode trazer uma série de consequências a seus portadores, citarei a seguir as principais consequências dessa doença à saúde de seus portadores.

Esofagite

A esofagite nada mais é do que a inflamação do esôfago. A esofagite pode surgir em pacientes com gastrite pelo simples fato de vômitos, queimação e azia irritar e lesionar o tubo esofágico do paciente.

Desnutrição severa

Muitos pacientes com gastrite tendem a se tornarem desnutridos. Isso ocorre pelo simples do paciente perder o apetite ou então se sentir mal, após realizar suas refeições. Dessa forma, há um desestímulo natural para realização de refeições, fazendo com que o paciente fique desnutrido.

Anemia

Por poder causar lesões e úlceras que venham a sangrar, é muito comum que pacientes diagnosticados com gastrite tenham anemia.

O sangramento da mucosa estomacal faz com que o paciente perca sangue, algo que baixa os níveis de hemoglobina e demais componentes fisiológicos, contribuindo para que o paciente apresente quadro de anemia.

 

Tratamento                                          

O tratamento dessa doença consiste na utilização de uma série de medicamentos. Entre os medicamentos mais utilizados para o tratamento de gastrite estão:

  • Inibidores da bomba de prótons IBP;
  • Antibióticos;
  • Antiácidos;
  • Antagonistas H2.

Mas a alimentação é a verdadeira aliada dos pacientes que foram diagnosticados com a doença. É através da alimentação que os sintomas podem ser controlados além de fazermos a prevenção das complicações.

Alimentação Inteligente no Combate à Gastrite

Alimentação Inteligente no Combate à Gastrite

Muitas pessoas que sofrem com este mal me perguntam: “Dr. Rocha, qual seria uma dieta ideal para tratar esta doença?”. Eu prontamente respondo: a alimentação inteligente!

A alimentação inteligente é uma poderosa aliada dos pacientes que sofrem dos mais diversos tipos de gastrite – desde a aguda, passando pela crônica e chegando à nervosa.

Vou mostrar que é possível através da escolha correta de determinados alimentos como acabar com essa doença;

Vegetais verdes folhosos

Como se sabe, os vegetais verdes folhosos são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e também em fibras. As fibras presentes em alimentos como agrião, rúcula, espinafre, couve-flor, couve manteiga, alface e chicória, por exemplo auxiliam a retardar o esvaziamento gástrico.

Esse retardo do esvaziamento gástrico, faz com que o ácido estomacal não fique em contato direto com a mucosa do estômago, algo que previne o surgimento e ainda reverte muitos quadros dessa doença.

Nesse vídeo eu separei 5 alimentos poderosos contra a gastrite. Confira!

Alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico

As proteínas de alto valor biológico são fundamentais na regeneração de muitos tecidos do organismo. Como disse durante o artigo, há casos em que a gastrite agride tanto a mucosa do estomago que chega a abrir uma ferida.

Aumentar o consumo de alimentos que são ricos em proteínas de alto valor biológico, como leite, queijos, ovos, carnes vermelhas e brancas auxiliam o processo de regeneração da mucosa intestinal, trazendo grandes melhoras aos pacientes portadores dessa doença.

Gorduras de boa qualidade

Outro passo importante de uma alimentação inteligente é o consumir gorduras de qualidade. Além de trazerem uma série de benefícios ao organismo, as gorduras de qualidade promovem proteção à mucosa estomacal – algo que protege diretamente as paredes internas do estomago.

Portanto, o consumo frequente de azeite de oliva, peixes gordos, ovos e carnes vermelhas deve ser constante por quem é portador e deseja se livrar de uma vez por todas deste mal.

Bons hábitos alimentares podem prevenir uma série de doenças, além de proporcionar tranquilidade, saúde e bem-estar para muitas pessoas.

Abandone dietas malucas, foque em escolhas alimentares inteligentes, a maior beneficiada disso tudo será você.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, saúde, sorte, amor e felicidade.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até o próximo artigo.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Rosa de Farias

    Gostei muito das explicações.
    Gostaria de saber se o omeprazol ou pantoprazol,que me foram recomendamos pelo médico, são indicados para a cura da gastrite e esofagite.. .. tenho as duas….e gostaria de saber mais sobre a esofagite e o modo de tratá-la.Tenho ardume na garganta, acho que é por conta da esofagite.
    Obrigada.
    Rosa.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Rosa, tudo bom?

      Temos uma equipe de suporte pronta para lhe auxiliar, encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br
      Conte Conosco!

  2. Pedro Everaldo de Souza

    muito bom este artigo, eu tenho Gastrite a mais de 30 Anos, gostei muito..

  3. Fabricia dos anjos

    doutor, sempre que como ovo frito na manteiga sinto queimação no estomago. Pode ser gastrite?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Fabricia, tudo bom!

      Neste caso peço que encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br para que possamos te orientar 😉

      Equipe de suporte!

  4. Fernanda Domingues

    Sempre quando acordo tomo água morna com limão, assim sinto menos queimação durante o dia. Tem algo a ver?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Fernanda, tudo bom!

      Para que possamos te orientar melhor, peço que encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br 😉

      Aguardamos seu contato.
      Equipe de suporte!

  5. Helen Cordeiro

    Doutor, tenho interesse em seu programa de emagrecimento mas é para a minha filha de 10 anos. Ela pode fazer?

  6. Carlos Braga

    Gostei muito da matéria, minha esposa sofre todos os dias de gastrite.

  7. Clara Lima

    tenho muito interesse em seu treinamento para emagrecimento, mas sofro com essa gastrite. Há alguma recomendação especial para alunos com gastrite?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Clara, tudo bom!

      Encaminhe por gentileza sua dúvida para suporte@drrocha.com.br 😉

      Aguardamos seu contato.
      Equipe de suporte!

  8. Bernardo Castro

    inflamação no estomago seria a mesma coisa que gastrite?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Bernado, tudo bom!

      Peço por gentileza que encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br para que possamos te orientar 😉

      Equipe de suporte!

  9. Dimitrio Borges

    Doutor quero o seu programa para controle da diabetes

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Dimitrio, tudo bom!

      Encaminhe por gentileza um e-mail para suporte@drrocha.com.br para que possamos te orientar 😉

      Equipe suporte!

  10. Lorena

    Oi doutor, adorei muito a matéria!! Ja estou separando para papai ler

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário