Diabetes → Controlada x Medicada (ENTENDA TUDO AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. Tudo bem com vocês? No Artigo de hoje trago uma reflexão sobre Diabetes. Entenda a diferença dentre Diabetes Controlada e Diabetes Medicada.

Antes Preciso que Você entenda o que é a Diabetes

glicose no sanguePara falar sobre este assunto é importante compreender (ou relembrar) o conceito de Diabetes.

Também conhecido pelo nome de Diabetes Mellitus é, o Diabetes é um problema de saúde caracterizado pelo aumento de glicose no sangue.

Essa doença ocorre por conta de defeitos na produção ou ação da insulina, um hormônio responsável por carregar a glicose para dentro das células.

Por levar a glicose para dentro das células, a insulina pode ser considerada como alimentadora celular. Pois leva a energia necessária para que as células e todo o nosso organismo funcionem de maneira adequada.

A falta de insulina ou uma ação defeituosa resulta no aumento de glicose no sangue. Esse aumento de glicose é chamado de hiperglicemia e caracteriza a ocorrência do diabetes.

Diferentes Tipos

Como muitos sabem, existem basicamente dois tipos diferentes de diabetes, o tipo I e o tipo II. Explicarei resumidamente cada um deles.

Diabetes tipo I

liberação insulinaEsse tipo de diabetes é causado por um problema auto-imune. Ou seja, o organismo da pessoa identifica as células pancreáticas como inimigas e as atacam, diminuindo sua principal função que é a produção e liberação de insulina.

Nesse tipo da doença, a produção de insulina ocorre de maneira deficitária. Há casos de pacientes diabéticos do tipo I em que não há produção de insulina natural. Sendo necessária a aplicação de insulina externa (que tem o mesmo efeito do hormônio).

O portador do diabetes tipo I é conhecido como insulinodependente.

Diabetes tipo II

No diabetes do tipo II, o organismo do paciente produz insulina, no entanto, ela não funciona de maneira correta. Isso ocorre normalmente por conta de uma alimentação de má qualidade e péssimos hábitos de vida.

O consumo excessivo de alimentos ricos em carboidrato pode sobrecarregar o funcionamento do pâncreas que tenta produzir insulina para comportar todo o excesso de glicose que está sendo ingerido.

Além disso, pessoas que se alimentam erroneamente possuem maior quantidade de gordura corporal. A gordura dificulta a entrada de glicose nas células, causando um efeito que é chamado de resistência à insulina.

Essa resistência pode ser controlada ou medicada. E é sobre isso que falarei logo mais adiante.

Diagnóstico e Sintomas Clássicos

Para um correto diagnóstico do diabetes tipo 1 e tipo 2 são realizados os seguintes exames laboratoriais:

Já os sintomas costumam ser bastante semelhantes para ambos os casos. Os sinais clássicos desse problema de saúde são:

• Aumento de fome, mesmo ingerindo grandes quantidades de alimento;
  • Sede excessiva;
  • Aumento do volume urinário;
  • Dificuldade na cicatrização de feridas;
  • Visão embaçada;
  • Dificuldade de concentração;

Controlada x Medicada: Entenda a Diferença entre os Tipos

É o que eu sempre digo: O uso de medicamentos não significa controlar uma doença, é quase que tratar os sintomas e não a sua doença em si. Ou seja, medicar é totalmente diferente de controlar.

Diabetes medicada

Quando o diagnosticado de diabetes é feito, a primeira medida a ser tomada é a utilização de determinados medicamentos. Eles servem para controlar os níveis de glicose no sangue.

É muito comum que portadores de diabetes utilizem hipoglicemiantes orais como a metformina. Em alguns casos, pode ser que façam uso de insulina, mas isso não é o ideal.

Muitas pessoas diagnosticadas com diabetes fazem uso de medicamentos e continuam a se alimentar de modo errôneo mantêm o estilo de vida sedentário. Dessa forma, elas gastam dinheiros em medicamentos, sofrem com efeitos colaterais e não recuperam sua saúde.

Medicar o diabetes é mascarar o problema. Pacientes usam medicamentos e acreditam que têm a doença sob controle, o que não é verdade.

Se diabéticos fizerem apenas uso de fármacos e deixar de utilizá-los por um período, os níveis de glicose irão subir e a doença poderá causar problemas, pois não estará controlada. Como muitos portadores da doença, infelizmente acreditam.

Por isso é necessário controlar esse problema de saúde.

Diabetes controlada

diabetes controladaAo ser diagnosticada com Diabetes, a pessoa precisa limpar seu organismo. E qual é a melhor forma de fazer isso? Através da alimentação inteligente e da prática de atividades físicas constantes.

Muitas vezes, essa doença ocorre por conta de hábitos alimentares inadequados aliados ao sedentarismo.

A melhor forma de controlar o diabetes é evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados.

Isso porque os carboidratos aumentam os níveis de glicose sanguínea e fazem com que altas quantidades de insulina sejam liberadas. Como o corpo não necessita de toda essa energia, a glicose é captada e armazenada para ser utilizada posteriormente sob a forma de gordura corporal.

O aumento na produção de insulina e a alta quantidade de gordura corporal fazem com que o hormônio não funcione corretamente. Por isso, evitar ao máximo a ingestão de alimentos ricos em carboidrato é fundamental, não só para controlar o diabetes, como para ter mais saúde.

exercícios diabetesDe maneira conjunta, atividades físicas auxiliam duplamente o controle do diabetes. Atividades físicas ajudam a queimar a gordura corporal em excesso e facilitam a ação de uma enzima chamada AMPK – que facilita a entrada de glicose nas células.

Indivíduos diagnosticados com diabetes que optam por mudar hábitos de vida, muitas vezes sequer fazem uso de medicamentos, pois aprenderam como controlar a doença.

Controlar o diabetes é muito mais eficaz do que medicá-lo. Quem opta pelo controle, ganha em saúde.

E foi com o objetivo de te ensinar a controlar a diabetes sem sofrer com agulhadas pelo resto de sua vida que eu desenvolvi o Programa Diabetes Controlado.

Caso você queira saber mais sobre como controlar a diabetes por meio da ALIMENTAÇÃO e ser finalmente saudável e feliz, clique aqui ou no botão abaixo.

São mais de 38 mil pessoas com a diabetes controlada por meio de um método 100% NATURAL. Você vai descobrir que pode comer doces sem medo, pois vou ensinar a você receitas incríveis e saborosas para que você nunca mais passe vontade.

Agora você já sabe a diferença entre diabetes controlada e diabetes medicada, que tal compartilhar esse artigo?

Compartilhe e ajude a espalhar saúde pelas redes sociais!

Me despeço desejando paz, sorte, amor e muita felicidade.

Grande abraço

Nos vemos no próximo artigo.