Febre → Aprenda um Método Natural Contra Esse Sintoma!

Olá, aqui é o Dr. Rocha. Hoje vamos falar da Febre. Você vai entender que sua ocorrência significa que algo não está em ordem no nosso organismo.

Vamos falar de Febre

É o aumento temporário de nossa temperatura corporal, que pode ser ameno ou então gradativo. O surgimento desse sintoma é um sinal clássico de que algo fora do normal está acontecendo em nosso organismo.

febreFalando de maneira médica, a febre é uma defesa natural do nosso organismo contra qualquer tipo de agressão. O aumento da nossa temperatura corporal tem como objetivo potencializar o funcionamento das nossas células de defesa a agir contra os mais variados tipos de agentes invasores, como bactérias, vírus e até mesmo fungos.

Ela ocorre de modo distinto, ou seja, ela pode se fazer presente em bebes, crianças, adolescentes, adultos e também em idosos. O surgimento desse processo de defesa do organismo é sempre preocupante, pois trata-se de um sinal de que uma infecção pode estar surgindo no organismo.

O sintoma é um sistema de defesa bastante eficaz. Na maioria das vezes que ocorre, os invasores são eliminados antes de provocarem maiores prejuízos ao organismo.

Porém, há ocasiões em que esse poderoso mecanismo de defesa pode falhar, e com isso nosso organismo ser invadido por agentes que podem causar infecções.

Principais Causas

A febre ocorre basicamente quando uma área do cérebro conhecida como hipotálamo reconhece uma invasão de agentes invasores e reage desencadeando o aumento da temperatura corporal.

Nossa temperatura corporal média é de 37º Celsius, ela tende a ser um pouco mais baixa no período da manhã e se elevar moderadamente durante o dia. Pequenas alterações entre 0,5º C e 0,7º C já são consideradas por alguns médicos como estado febril.

Dentre as principais causas eu cito:

• Agentes invasores como vírus, bactérias e fungos;
  • Ferimentos das mais diversas naturezas;
  • Insolação;
  • Condições inflamatórias do organismo, como artrite.
  • Surgimento de determinado tipo de tumor;
  • Utilização de medicamentos como antibiótico e até mesmo drogas para controle da pressão alta;
  • Desidratação;
  • Reação adversas após tomar algumas vacinas.

Embora muitos de minhas alunas não acreditem, é muito comum que nós médicos, em determinadas situações, não consigamos identificar o que causa a febre.

Pacientes com temperatura corporal elevada por um período superior a 3 semanas possuem o que a medicina chama de febre de origem desconhecida, e é algo relativamente comum em clínicas, consultórios e hospitais.

Principais Sintomas

A febre por si só já é um sintoma considerado alarmante no que diz respeito a condições gerais de saúde de todo e qualquer indivíduo. Porém, quando alguém está com esse sintoma em período inicial, normalmente apresenta os seguintes sinais clássicos.

• Sudorese excessiva;
  • Tremores incontroláveis;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Fraqueza;
  • Desidratação.

No caso de febre considerada alta, ou seja, onde a temperatura corporal ultrapassa os 39º C., podem chegar até os 41ºC. os sintomas mais comuns são:

• Confusão mental;
  • Alucinações;
  • Irritação;
  • Convulsões;
  • Desidratação.

Crianças normalmente apresentam sinais característicos que muitas vezes não são apresentados por adultos, portanto é preciso ficar atento. Os principais sintomas de febre em crianças e bebês são:

• Falta de sono;
  • Falta de apetite;
  • Falta de interesse em objetos que causam prazer, como jogos e brinquedos;
  • Letargia;
  • Convulsões.

O organismo de crianças, por ainda estar em desenvolvimento, é muito mais vulnerável aos efeitos da febre e de agentes invasores, por isso é importante ficar atento aos sinais dessa condição de saúde.

Diagnóstico

Para diagnosticar essa doença é preciso aferir a temperatura. Para isso, são utilizados termômetros corporais. Os mais famosos são o oral, retal, o axilar e de tímpano.

Os mais utilizados são o de tímpano para crianças pequenas, e os axilares para crianças pequenas e adultos.

Embora a febre seja algo fácil de ser aferido, a determinação de sua causa é algo que pode ser um tanto complicado. Por isso, para um diagnóstico correto da febre, médicos normalmente fazem uso dos seguintes artifícios:

• Exames físicos, onde são analisados diferentes locais do corpo à procura de alterações;
  • Realização de exames de sangue, como hemograma, para verificar se há presença de bactérias ou agentes invasores;
  • Raio-X de tórax, a fim de buscar alguma alteração corporal interna.

O tratamento varia de maneira direta com a sua causa.

Um paciente que apresenta elevação de temperatura devido a uma infecção de origem bacteriana será tratado com a utilização de medicamentos antibióticos, algo muito comum em pneumonias e faringites, por exemplo.

Já para pacientes que foram acometidos por infecções virais, o tratamento se dá com o uso de medicamentos antitérmicos e analgésicos, que visam controlar a temperatura corporal e trazem mais bem-estar e qualidade de vida ao paciente.

Além do uso de medicamentos, algumas atitudes simples também podem contribuir para que os efeitos da febre não causem tantos transtornos no dia a dia dos pacientes. Tomar banhos mornos e fazer compressas frias, normalmente trazem alivio aos sintomas causados por essa condição de saúde.

Alimentação

Muitas de minhas alunas me questionam sobre alimentação e febre da seguinte maneira: Dr. Rocha, existem alimentos que podem aliviar a febre?

Eu respondo que sim! Como sempre, podemos utilizar os alimentos para aumentarmos nossa saúde. Mostrarei a seguir os principais.

Água

Como muitos sabem, nosso organismo é repleto de água, e a febre causa desidratação, por isso, ingerir água com frequência é uma ótima pedida para combater.

Alimentos fontes de vitamina C

acerolaFrutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C. Essa vitamina é conhecida por sua ação de fortalecimento do sistema imune. Por isso, consumir limão, acerola, maracujá, e etc são fundamentais para que os efeitos desse sintoma passem mais rapidamente.

Como costumo dizer, não devemos nunca ignorar o poder dos alimentos em nosso organismo, quanto mais saudável nos alimentarmos, mais saudável seremos.

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Deixe um comentário, compartilhe com seus amigos.