Dor de Cabeça → Saiba Como Se Livrar Desse Mal!

Olá aqui é o Dr. Rocha mais uma vez, hoje quero abordar um tema que é muito recorrente e faz parte da vida de muitas pessoas, estou falando é claro da tão presente dor de cabeça.

O Que É

A dor de cabeça nada mais é do que a dor em qualquer região da cabeça. Essas dores podem ocorrer em um, ou até mesmo em ambos os lados da cabeça, serem isoladas em determinados locais e até mesmo irradiarem para o pescoço, ombros, ouvidos e dentes.

Essas dores podem surgir de maneira gradual ou então repentina. Há relatos de pessoas que sofrem com esse tipo de problema durante apenas algumas horas, e também há quem sofra com uma mesma dor durante os dias.

Mais de 60 milhões de brasileiros sofrem diariamente com essa dor que normalmente atrapalha o desempenho cognitivo. Muitas vezes chamadas de enxaqueca ou cefaleia, a dor de cabeça é a queixa com maior frequência em prontos socorros e também hospitais de todo o Brasil.

Diferentes Tipos

Atualmente a medicina relata mais de 200 tipos de dor de cabeça. Normalmente são os sintomas que podem ajudar o médico a determinar a causa e o tratamento mais adequado para cada caso individual.

A maioria dessas dores não possui uma causa fisiológica grave, porém, determinados casos podem resultar de uma condição que implique risco de vida e isso requer determinados cuidados emergenciais.

Normalmente essas dores que assolam muitas pessoas são classificadas de duas maneiras:

  • Cefaleias primárias;
  • Cefaleia secundárias;

A seguir falarei um pouco sobre cada uma dessas dores

Cefaleia primária

A cefaleia (dor) primária normalmente é causada a partir de estruturas sensíveis à dor presentes na cabeça. Esse tipo de dor não é um sintoma de uma doença ou problema de saúde, ou seja, é a dor, por si só podendo ser decorrente de estresse, cansaço e má alimentação.

Cefaleia secundária

Esse tipo de dor, geralmente é um sintoma de que existe alguma doença em curso.

Normalmente há sintomas sugestivos na cefaleia secundária que mostram que algo a mais pode estar errado, por exemplo, fortes dores na nuca é sintoma de pressão alta, bem como dores na face são sinais de que o paciente certamente está sofrendo de sinusite.

Alimentação Pode Causar Dores Extremas

Sempre que digo que nossa alimentação pode causar trazer benefícios e malefícios à saúde minhas alunas ficam um tanto quanto assustadas e ao mesmo tempo animadas. Um questionamento muito comum que recebo delas é o seguinte: Dr. Rocha, existem alimentos capazes de causar dor de cabeça? Quais são eles?

Infelizmente eu respondo que sim! Existem determinados alimentos que tem o poder de desencadear sérias dores na cabeça. Separei os que julgo mais agressivos para nossa cabeça, confira quais são eles:

Trigo

Como se sabe o trigo é um cereal um tanto quanto utilizado na indústria alimentícia para o preparo de uma série de alimentos, entre os principais podemos citar os pães, massas e até mesmo bolos.

O trigo é um carboidrato puro. A ingestão desse tipo de alimento tem o poder de elevar os níveis de glicose no sangue, causando altos picos de insulina que irão absorver essa glicose armazená-las em forma de gordura corporal.

A gordura corporal é inflamatória, e essa inflamação causada pela ingestão do trigo é uma das principais causas de dor de cabeça em muitas pessoas.

Açúcar

O açúcar é outro alimento que deve ser evitado por basicamenteaçúcar todas as pessoas. Por ser um carboidrato simples ele possui basicamente o mesmo efeito do trigo no organismo de quem o ingere.

Infelizmente o consumo de açúcar é cada vez mais maior, isso pelo simples fato da indústria de alimentos enganar seus consumidores colocando outros nomes para esse ingrediente nos rótulos, tais como maltodextrina, dextrose, açúcar invertido, glucose, entre outros.

A dor de cabeça em muitos casos está diretamente ligada ao consumo excessivo de açúcar.

Leite  

Como se sabe o leite comercializado é totalmente diferente do leite extraído de vacas e demais animais que produzem a bebida de maneira natural.

A indústria de alimentos adiciona ao leite usual uma série de compostos químicos, conservantes e principalmente açúcar. Além disso, a ração dada aos animais produtores de leite, repletas de antibióticos e medicamentos interfere diretamente na qualidade final do produto.

É comum pessoas que tiraram o leite da alimentação dizer que nunca mais sentiram nenhum tipo de dor de cabeça.

Melhores Maneiras De Prevenir Dores

Embora a ingestão de alguns alimentos pode causar dores eparar de fumar transtornos, existem ainda algumas maneiras de se prevenir esse mal que aflige milhões de pessoas de maneira quase que diária. A prevenção da dor de cabeça pode ser feita também através das seguintes ações:

  • Ter boas noites de sono dormindo ao menos 8 horas por dia;
  • Alimentar-se de maneira saudável evitando o consumo de alimentos industrializados;
  • Praticar atividades físicas de maneira constante e regular;
  • Ter uma postura adequada, reta e linear;
  • Aprender técnicas de relaxamento que podem afastar o estresse, tais como respiração profunda, meditação e yoga, por exemplo;
  • Deixar de fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Praticar alongamentos na parte superior do corpo, especialmente se o seu trabalho envolver digitação ou computador;
  • Utilizar óculos quando for necessário.

Alimentação Inteligente É Capaz De Prevenir Dores De Cabeça

Como sempre gosto de frisar, uma alimentação inteligente pode ser a cura e/ou então a prevenção para uma série de desordens de saúde, tais como diabetes, obesidade, hipercolesterolemia e também dor de cabeça.

Uma alimentação inteligente, livre de compostos químicos adicionados pela indústria alimentícia é certamente a melhor maneira de se manter saudável e sem dores.

Dessa maneira deve-se preconizar a grande ingestão de vegetais verdes folhosos, gorduras de boa qualidade, proteínas de alto valor biológico e claro, evitar o consumo de alimentos que sejam ricos em carboidratos.

Os compostos antioxidantes, minerais e vitaminas presentes nos vegetais verdes folhosos muitas vezes atuam como anti-inflamatórios naturais e aliviam uma série de dores e complicações.

As gorduras de boa qualidade também possuem ação antioxidante e as proteínas de alto valor biológico auxiliam no bom funcionamento do sistema imune. Isso faz com que o organismo trabalhe de maneira harmoniosa e sem dores.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando tudo o que há de melhor para vocês.

Gostou do nosso artigo? Curta e comente….

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Maria

    Amei muito importante essas imformacoes quer melhor que o conhecimento

  2. Lucimar da cruz vaz

    Olá, Dr.Rocha estou cada vez mais satisfeita e anciosa para ver nesta semana o módulo de numero 2 não acertei imprimir as listas de compras. E o pagamento vem na fatura ?
    Uma boa noite.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Lucimar, tudo bom?!

      Para ficar por dentro de tudo ocorre dentro do programa encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br
      Temos uma equipe de suporte técnica e nutricional pronta para lhe auxiliar.

      Equipe de Suporte 😀

  3. Carmelo Zitto Neto

    Estou gostando muito de tudo isso. Só de saber que posso controlar e até eliminar a diabetes já vale muito a pena. E essas dicas de saúde ajudam muito.
    Parabéns Dr. Rocha.e equipe.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado pelo retorno, Carmelo. Ficamos felizes em ler isso.

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário