Hemoglobina Glicada: O que é e Como Mantê-la Baixa! (DESCUBRA AQUI!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha e hoje iremos falar sobre um assunto muito importante, porém pouco conhecido pelas pessoas: A hemoglobina glicada.

O Que é Hemoglobina

A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias (glóbulos vermelhos do sangue). Sua principal função é transportar oxigênio pelo organismo. Uma fração dessa proteína se liga a glicose e recebe o nome de hemoglobina glicada – que também pode ser chamada de hemoglobina glicosilada.

 Durante seu período de vida que é de aproximadamente 90 dias, a hemácia tende a incorporar glicose devido a concentração e açúcar no sangue.

Exame Muito ImportanteExame Muito Importante

Se as taxas de glicose estiverem altas durante todo o período de vida das hemácias ou sofrer variações ocasionais, haverá aumento dos níveis de hemoglobina glicada. Sendo assim, o exame de hemoglobina glicada consegue mostrar uma média de glicose acumulada durante o período de vida das hemácias.

O exame de hemoglobina glicada é um importante aliado da glicemia de jejum, além é claro da glicemia normal, já que em exames comuns de glicose é possível avaliar apenas o período da coleta, cujo resultado pode oscilar dependendo de alguns fatores como prática de atividade física, alimentação e até mesmo medicações que o paciente pode administrar.

 Além disso, alguns pacientes podem apresentar a glicemia de jejum normal e sofrer com picos de hiperglicemia em outros períodos. Por isso, o exame de hemoglobina glicada é muito importante, pois mostra a concentração médica de glicose no sangue de um paciente durante um longo período de tempo.

Solicitando o Exame

 

Pensando em saúde própria, bem como na saúde de parentes e cônjuges, muitas pessoas me questionam da seguinte maneira: Dr. Rocha, quando o exame de hemoglobina glicada pode e/ou deve ser solicitado?

A hemoglobina glicada serve para diagnosticar e acompanhar a diabetes, em conjunto com outros exames como curva glicêmica, e a glicemia de jejum.

As principais doenças envolvidas na dosagem de glicose são a diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2, mas a hemoglobina glicada pode ser indicada pelo seu médico mesmo que o paciente não tenha sintomas definidos, já que o diabetes pode permanecer assintomático por um longo período de tempo.

Alguns sintomas e/ou condições que podem levar um médico a solicitar a realização do exame para uma investigação de maneira mais profunda são:

  • Exame de glicemia em jejum acima do normal;
  • Paciente com sede intensa;
  • Paciente urinando muitas vezes ao dia;
  • Perda de peso, apesar de aparente ingestão adequada de alimentos;
  • Desidratação;
  • Tonturas;
  • Náusea;
  • Fome Intensa;
  • Desmaio ou comas;

Valores de Hemoglobina Glicada

Existe uma diferença entre os conceitos de valores normais e desejáveis da hemoglobina glicosilada. Valor normal é aquele que ocorre em indivíduos que são saudáveis e não diabéticos. A partir do momento em que é diagnosticado que o indivíduo é diabético, os médicos procuram manter os valores dos exames dentro da faixa desejável de resultados.

Os valores do exame de hemoglobina glicada são interpretados da seguinte maneira:

  • 4 a 5,6% – Resultado normal. É o valor esperado para pessoas que não são diabéticas;
  • Entre 5,7 e 6,4% – Resultado anormal, indicativo de pré-diabetes, ou seja, de elevado risco do paciente desenvolver diabetes em um curto espaço de tempo;
  • Entre 6,5 e 7% – Resultado anormal, que indica diabetes;
  • Entre 7 e 7,9% – Resultado anormal até mesmo para adultos diabéticos, mas que pode ser tolerado em pacientes idosos ou crianças, que fazem parte de um grupo que tem maior risco de desenvolver episódios de hipoglicemia devido ao uso de medicação para controlar a doença.
  • Acima de 8% – Resultado anormal, hemoglobina alta, que indica diabetes mal controlado.

Valores de Glicemia em Jejum

Assim como o exame de hemoglobina glicada, a glicose média estimada é muito importante para fechar um diagnóstico completo de diabetes. Os valores dos exames de glicose em jejum são assim interpretados:

70 a 99mg/dl –  Resultado normal e esperado para pessoas saudáveis;

Entre 100 e 125mg/dl – Resultado anormal que indica pré-diabetes, onde o paciente pode desenvolver a doença em um curto espaço de tempo;

Maior que 125mg/dl – Resultado anormal, que indica presença do diabetes.

Como a Alimentação Correta Pode Influenciar

 

Como a Alimentação Correta Pode Influenciar

Procurando bem-estar, tranquilidade e principalmente saúde, muitas de minhas alunas me perguntam: Dr. Rocha, podemos controlar nossa glicose sanguínea através da alimentação?

Eu respondo que sim! A melhor maneira de controlar nossa glicemia média estimada é através de alimentação inteligente, aliada com atividades físicas regulares.

Como sabemos, o diabetes é caracterizado pela alta concentração de glicose no sangue e essa glicose é obtida através da alimentação. Portanto, para manter nossos níveis de glicemia adequados devemos escolher alimentos que não sejam ricos em carboidratos, principalmente os feitos com farinhas brancas, pois eles possuem alto índice glicêmico, ou seja, que elevam rapidamente o nível de glicose no sangue, e podem causar uma série de problemas, entre eles o mais perigoso que é o diabetes.

Portanto, para manter os níveis de glicose e hemoglobina glicada normais, devemos prezar por alimentos verdes folhosos, altamente proteicos e que contenham gorduras de qualidade.

Os vegetais verdes folhosos são ricos em micronutrientes como vitaminas e minerais que além de garantir um bom funcionamento do organismo, ainda são antioxidantes e potencializam o sistema imunológico de quem os ingere. Espinafre, rúcula, couve flor, brócolis e acelga são exemplos de vegetais verdes folhosos que devem estar sempre presentes na alimentação.

Gorduras boas, como ômega 3 e saturadas mantém alto o nível do bom colesterol, além de fornecer energia para tarefas diárias e auxiliar na secreção de uma série de hormônios fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Essas gorduras são encontradas em alimentos como ovos, azeites, carnes vermelhas e peixes gordos, que além isso oferecem significativas quantidades de proteínas, fundamental para formação de novos tecidos, além de manutenção de massa muscular.

Como eu sempre digo, busque sempre por boas escolhas alimentares, tendo sempre em mente, saúde e qualidade de vida em primeiro lugar.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço de você desejando saúde e felicidade.

Gostou do nosso texto? Curta, compartilhe e também comente.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Amelia Jane G. Santos

    Gostei sim. Tenho muitas dúvidas sobre o que comer e beber no café da manha. É a hora q mais tenho fome e tenho as caminhadas.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, agradecemos muito o seu contato!
      Nosso atendimento é realizado apenas por e-mail !
      Envie-nos sua dúvida para nosso e-mail de atendimento : suporte@drrocha.com.br assim poderemos lhe auxiliar
      melhor sobre nosso tratamento !

      Equipe de suporte.

      • ligia firme

        r conseguir o tratamento para diabetes como?

        • suporte@drrocha.com.br

          Olá Ligia, tudo bom!

          Ficamos felizes por você querer fazer parte do nosso grupo de alunos, para obter mais informações encaminhe um e-mail para nosso atendimento suporte@drrocha.com.br.

          Aguardamos seu contato.
          Grande abraço!
          Equipe de suporte!

  2. ruben césar dornelles martinez

    excelente artigo cada vez me convenço mais que nos alimentamos muito mal.Parabéns Dr.Rocha estou encantado com o Sr. muito obrigado!

  3. Francisco da Conceiçao Gomes

    Meu caro Dr. Rocha ate agora nenhum medico falau sobre nem Dr. Lair Ribeiro nem oSr. nem Dr. Ivandelio afinal nenhum deles o que eu vou explicar 1 a carambola e um veneno para os rins, falam muito na agua de coco e o oleo de coco que e bom para todos orgoes do corpo mais eu estou sabemdo que a agua de coco eo oleo nao faz bem para os rins eu tenho a creatinina um pouco alta ea ureia tambem tenho medo de tomar os dois o que o sr. acha disto obrig.?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Francisco, tudo bom?!

      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br contendo todas as suas dúvidas.
      Temos uma equipe treinada e preparada pronta para lhe auxiliar com dúvidas técnicas e nutricionais.

  4. Edilza

    Desde que comecei a alimentação do Dr Rocha minha diabetes controlou muito. Obrigada dr rocha

  5. Karen

    Como faço pra acessar o programa?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Karen, tudo bom?!

      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.
      Solicitando informações sobre o acesso ao programa!

  6. Sayori

    Será que posso solicitar esse exame em qualquer médico?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Sayori, tudo bom?!

      É importante seja em um médico especialista.
      Qualquer dúvida encaminhe um e-mail para suporte@ddrocha.com.br.

  7. Mayckon

    gostei muito dessas informações, obrigada dr rocha

  8. Yasmim

    Quero comprar o programa do dr rocha pra minha mãe, aonde eu consigo?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Yasmim, tudo bom?!

      Encaminhe um e-mail para a nossa equipe de suporte em suporte@drrocha.com.br.
      Teremos o prazer em lhe auxiliar.

  9. Luana

    Reduzi muito minha diabetes regulando minha alimentação, isso é muito bom, e eu não passo fome!

  10. Meg

    Obrigada, adorei sabe disso tudo!!!

  11. Luna

    Parabéns pela matéria, obrigada!

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário