O que é aula de HIIT? (DESCUBRA AQUI!)

Olá meus caros leitores, como vão vocês? Aqui é o Dr. Rocha que fala novamente.

Espero que estejam todos bem!

No artigo de hoje venho falar sobre uma forma totalmente inovadora de fazer atividade física e com isso, colher efeitos benéficos à saúde como um todo. Me refiro ao HIIT.

 

O HIIT é um tipo de exercício físico de alta intensidade com intervalos. HIIT é a sigla em inglês de High-Intensity Interval Training, que traduzido para o português significa treinamento de alta intensidade intervalado.

Uma das maiores vantagens do HIIT, diz respeito a não se fazer necessária, a utilização de equipamentos de ginástica específicos, ou seja, é possível praticá-lo por meio de simples exercícios aeróbicos.

Colocando a Atividade em Prática

pular cordaO treino consiste em escolher uma atividade aeróbica e praticá-la de forma mais intensa e menos intensa em curtos intervalos de tempo, repetindo a prática por um período determinado de tempo.

Por exemplo: no treinamento de HIIT também possível utilizar a esteira, porém ao invés de você ficar meia hora na esteira, correndo a uma velocidade constante, você pode dividir o treino em tiros de 30 segundos correndo a uma velocidade alta e 30 segundos caminhando rapidamente durante um período pré-determinado.

A técnica é uma ótima opção para quem deseja sair da rotina, uma vez que a prática de atividades aeróbicas, principalmente no interior de academias tendem a ser um tanto quanto maçantes e repetitivas.

É possível praticar em:

Principais Benefícios

O HIIT ainda é relativamente desconhecido. Tanto que quando falei dele para algumas de minhas alunas, elas ficaram curiosas e me questionaram: Dr. Rocha, quais são os principais benefícios do HIIT?

Essa diferente modalidade esportiva pode trazer uma série de benefícios aos seus praticantes. A seguir, vou falar sobre aqueles que julgo serem os principais. Confiram:

Fortalece o sistema cardíaco

Por ser uma atividade cardiovascular, ela é capaz de fortalecer o coração, além de todo o sistema circulatório. Com um coração mais forte, o sangue irá fluir de maneira otimizada por entre os vasos sanguíneos.

O resultado é um coração mais forte, com menores chances de desenvolvimento de problemas, como infarto ou arritmias, por exemplo. Além disso, a técnica é capaz de prevenir acidente vascular cerebral (AVC), isquemia e até mesmo pressão alta.

Melhora da capacidade pulmonar

Atividades aeróbicas, como é o caso do HIIT, precisam de altas quantidades de oxigênio. O maior consumo de oxigênio, é capaz de expandir a musculatura pulmonar, aumentando assim, a capacidade desses dois órgãos. O resultado é mais fôlego e melhor oxigenação para todos os tecidos corporais.

Fortalecimento ósseo

fortalecimento dos ossosA maioria das atividades aeróbicas possuem algum tipo de impacto com o solo, exceto a natação. O impacto com o solo, faz com que o cálcio se acumule de maneira mais satisfatória nos ossos, o que promove seu fortalecimento.

Por conta disso, esse exercício é uma ótima forma de manter ossos e articulações mais fortes e evitar o surgimento de patologias como osteoporose, osteopenia, artrite, artrose e até mesmo, prevenir dores nas articulações.

Diminui ansiedade e estresse

Por ser uma atividade aeróbica de grande intensidade, ao término de uma prática de HIIT, o organismo é capaz de liberar uma série de substâncias relacionadas à sensação de bem-estar e tranquilidade, como endorfina e serotonina, por exemplo.

Tais substâncias são fundamentais para controle da ansiedade e do estresse.

HIIT e sua relação com o alto gasto calórico

O HIIT tem se tornado uma atividade física muito praticada por muita gente, devido à sua relação com o gasto calórico.

O simples fato do HIIT alternar momentos de alta e baixa intensidade, não permite que o organismo se adapte, como ocorre em longos períodos de atividade, como correr na mesma velocidade por um longo período de tempo.

Essa alternância de intensidade, faz com que o organismo como um todo tenha que se adaptar a variações, potencializando o gasto energético.

Mas isso não é tudo!

O alto consumo de oxigênio, proporciona um efeito chamado EPOC, que significa, gasto calórico após atividade física. Por conta disso, o HIIT faz com que o organismo continue queimando calorias por até 2 horas após você ter realizado esse tipo exercício físico.

treinamento funcional

Emagrecendo com o Exercício

Quando digo que o HIIT é capaz de causar o gasto energético por períodos após sua prática, o questionamento que mais ouço é: Dr. Rocha, então, quer dizer que o HIIT emagrece?

Eu respondo que em partes. Na verdade, esse aumento de gasto calórico proporcionado pelo HIIT, pode sim, facilitar o processo de emagrecimento.

Mas sem que haja uma alimentação adequada, uma pessoa não será capaz de emagrecer apenas por introduzir o HIIT em sua rotina de treinos.

Adeque sua Alimentação e colha os Benefícios

Embora a prática de atividades físicas, como o HIIT sejam de grande importância para acelerar o metabolismo e promover gasto energético, praticar uma alimentação de qualidade também é muito importante.

A seguir, darei algumas dicas de como se alimentar, para potencializar os efeitos do HIIT em seu organismo. Confira!

Evite os carboidratos

Carboidratos são rapidamente transformados em açúcar em nossa corrente sanguínea. Isso faz com que altas doses de insulina sejam liberadas para fazer com que esse açúcar entre em nossas células.

Porém, além desse efeito, a insulina pode também fazer com que o excesso de açúcar no sangue seja armazenado sob a forma de gordura corporal, contribuindo para o ganho de peso e facilitando a ocorrência de muitas doenças.

evite carboidratos

Consuma vegetais de modo livre

Vegetais folhosos são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras alimentares. Esses compostos, regulam uma série de reações fisiológicas importantes para o pleno funcionamento do organismo.

Gorduras de qualidade são energia

Gorduras de qualidade promovem a energia necessária ao pleno funcionamento do organismo, sem aumentar os níveis de glicose sanguínea, prevenindo o ganho de peso.

Proteínas também são importantes

Por fim, as proteínas são importantes para ofertar o suporte necessário aos mais variados tecidos corporais. Como o HIIT gasta muitas calorias, fornecer ao organismo proteínas, é uma ótima maneira de auxiliar na manutenção da musculatura, por exemplo.

Embora o HIIT possa promover um alto gasto energético, sem uma alimentação saudável, seus efeitos positivos não serão notados!

Com isso, chegamos ao fim de mais um conteúdo inteligente.

Gostou do artigo de hoje? Curta, deixe um comentário, compartilhe!

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando amor, paz, saúde e sorte.

Grande abraço e até a próxima.

assinatura dr. rocha

 

 

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Comentarios

  1. Carla Gatti

    Muito interessante!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Laura

    Gostei, vou procurar para fazer.

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Otacília Ramos de Jesus

    Dr Rocha eu só tenho a agradecer pelas maravilhosas informações

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado pela confiança!
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Alcione Castro

    Por favor, eu preciso de algum contato do Dr rocha pois perdi meus acessos do programa. Aguardo respostas.

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá, Alcione!
      Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar.
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Joana Pinheiro

    Adorei!!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Samira Rodrigues

    Gostei e já compartilhei

    • suporte@drrocha.com.br

      Oba!
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Samanta

    Como emagrecer rapido??

  8. Suellen Benevides

    Parabéns Dr Rocha.

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Nathalia Serrão

    Adoro praticr exercicios, nao consigo ficar parada

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Amanda Gude

    Qual beneficio das corridas?

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