Whey Protein → Este Suplemento É Realmente Necessário Para Você?

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje quero falar sobre um alimento que se tornou o mais consumido entre frequentadores de academia e praticantes de demais modalidades esportivas: O whey protein.

O Que É

O whey protein é um suplemento rico em proteínas de altosuplementos valor biológico que é rapidamente absorvido pelo organismo. Seu uso se tornou um tanto quanto frequente em academias devido a relação da necessidade de proteína para que haja um efetivo ganho de massa muscular.

Além das proteínas presentes em sua composição, esse famoso suplemento é altamente consumido devido às grandes concentrações de aminoácidos presentes em sua composição. Praticamente nove em cada dez praticantes de musculação fazem uso desse suplemento.

Diferentes Tipos

Esse suplemento geralmente possui três tipos de composição, são elas:

  • Concentrado;
  • Isolado;
  • Hidrolisado;

As diferenças nesse caso, se dão de acordo com a pureza de proteínas, ausência de carboidratos na composição, e da velocidade de absorção pelo organismo. Normalmente as versões isoladas e hidrolisadas vendidas em lojas de suplemento são mais caras.

Informação Nutricional

30 gramas de um suplemento alimentar proteico possui a seguinte informação nutricional:

  • Valor Calórico 120 Kcal;
  • Carboidratos 2 g;
  • Proteínas 24 g;
  • Gorduras totais 1,5 g;
  • Gorduras saturadas 1 g;
  • Colesterol 0 mg;
  • Fibra alimentar 0 g;
  • Cálcio 88 mg;
  • Sódio 95 mg;
  • L-Leucina 2633 mg;
  • L-Isoleucina 1394 mg;
  • L-Valina 1193 mg;
  • L-Fenilalanina 861 mg;
  • L-Alanina 1211 mg;
  • L-Tirosina 807 mg;
  • L-Lisina 2039 mg;
  • L-Metionina 533 mg;
  • L-Triptofano 419 mg;
  • L-Cistina 771 mg;
  • L-Treonina 1558 mg;
  • L-Arginina 606 mg;
  • L-Histidina 444 mg;
  • L-Glicina 459 mg;
  • L-Serina 1118 mg;
  • L-Ácido glutâmico 4144 mg;
  • L-Prolina 1385 mg;
  • L-Ácido aspártico 2759

Como pode-se notar, esse tipo de suplemento possui grandes quantidades de proteína em sua composição, além é claro de oferecer a seus consumidores, teoricamente uma ótima oferta de aminoácidos.

Benefícios

Muitas de minhas alunas notam que o whey protein é um alimento rico em proteínas e aminoácidos e não tardaram a me questionar da seguinte forma: Dr. Rocha, quais são os benefícios do Whey Protein?

Eu digo que há uma série de benefícios nesse suplemento proteico, separei alguns que são particularmente interessantes.

Aumento da imunidade

A grande concentração de proteínas e aminoácidos presentes nomusculação whey protein, são de grande valia para o bom funcionamento do sistema imunológico.

A exemplo do que ocorre com a vitamina C, as proteínas e aminoácidos atuam fortalecendo o sistema imune de quem fizer uso desse tipo de suplemento. Um dos principais efeitos é uma grande resistência a doenças como gripes e resfriados.

Controle do colesterol ruim LDL

Estudos preliminares divulgados no British Journal of Nutrition, mostraram que a utilização do whey protein de maneira constante e controlada, ou seja, dentro de uma alimentação regrada, diminui os níveis de colesterol ruim, o LDL.

Controle da pressão arterial

Outra pesquisa envolvendo o suplemento foi realizada pelaexame Washington State University e contou com 71 pacientes que foram submetidos a ingestão de whey protein.

Ao término dos testes e estudos randomizados, ficou concluído que o suplemento age diretamente no mecanismo supressor de angiotensina. O resultado é o controle da pressão arterial. Em um futuro próximo, talvez o suplemento possa ser utilizado para controlar pressão alta.

Emagrecimento

Outra grande dúvida acerca desse suplemento diz respeito à sua eficácia também no processo de emagrecimento. Sendo assim, ouço até com determinada frequência os seguintes questionamentos: Dr. Rocha, Whey protein emagrece, ou então ajuda no processo de emagrecimento?

A minha resposta é um tanto quanto controversa: Talvez o suplemento proteico possa auxiliar no processo de emagrecimento e eu explico o motivo disso.

Esse suplemento auxilia o ganho de massa muscular quando utilizado de maneira correta e adequada. Quando o organismo ganha músculos o metabolismo automaticamente acelera, ou seja, há maior gasto energético.

Com um gasto energético acelerado, o corpo consome a própria gordura como fonte de energia, algo que secundariamente pode resultar em perda de peso.

Porém, como costumo frisar, não existe e jamais existirá um alimento milagroso capaz de fazer com que haja um processo de emagrecimento realmente efetivo. Perder peso é o resultado de reeducação alimentar, bons hábitos e prática de atividades físicas constantes.

Apenas fazer o uso do suplemento, não irá fazer ninguém emagrecer.

Muita Atenção No Rótulo

O número de marcas de suplementos hoje é extremamente grande, eaminoácidos esse número só tende a crescer. Por isso é muito importante prestar atenção no rótulo desses suplementos.

É grande o número de pessoas que buscam por um whey protein isolado, ou seja, com apenas aminoácidos em sua composição, sem carboidrato presente na fórmula, porém existem marcas que literalmente enganam seus consumidores.

Por isso antes de comprar seu suplemento fique muito atento ao rótulo.

Leia a tabela nutricional e também a lista de ingredientes. Se na lista conter ingredientes como dextrose, maltodextrina, açúcar invertido, glucose, glicose, xarope de glicose, não compre! Isso nada mais é do que açúcar, ou seja, carboidrato.

Ingerir um whey protein com altas concentrações de carboidrato pode colocar todo um protocolo de treinamento por água abaixo.

Alimentação Estratégica Deve Ser Utilizada No Lugar De Suplementos

Muitas pessoas apelam para o uso de suplementos para buscar seus objetivos, mas preste atenção na palavra: Suplemento, ou seja, serve para suplementar algo que está faltando.

Se você utiliza suplemento, significa que sua alimentação não é suficiente para suprir suas necessidades. Em uma alimentação estratégica totalmente planejada e elaborada por um nutricionista, não será necessário fazer uso de suplemento algum.

Uma alimentação estratégica preconiza o consumo de vegetais verdes folhosos, proteínas de alto valor biológico e gorduras de qualidade.

Vitaminas, minerais, antioxidantes e fibra alimentar garantem o bom funcionamento de todo o organismo, as gorduras de qualidade garantem energia para que as funções corporais ocorram e as proteínas servem para manter a musculatura, sistema imunológico e todo o corpo em perfeito equilíbrio.

Ao praticar uma alimentação estratégica a utilização de suplementos não se faz mais necessária, e o organismo estará ingerindo alimento de verdade. Os resultados e objetivos serão meras consequências totalmente possíveis de serem alcançadas.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, amor, felicidade e sorte!

Gostou do texto? Comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima!

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Edilza,

    comecei a tomar o whey isolado, mas tem me dado um pouco de gastrite, devo continuar?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Edilza, tudo bom!?

      Para ter mais informações sobre o Whey Protein, encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.
      Esperamos por você

      Equipe de Suporte 😀

  2. Mendes

    Meu nome é Mendes, gostaria de saber se posso tomar whey com banana?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Mendes, tudo bom?!

      Para ter mais informações sobre o Whey Protein, encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.
      Esperamos por você

      Equipe de Suporte 😀

  3. Fatima

    Meu filho bate whey com leite, isso é certo do Dr Rocha? ele faz academia

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Fatima, tudo bom?!

      Para ter mais informações sobre o Whey Protein, encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br.
      Esperamos por você

      Equipe de Suporte 😀

  4. Mayckon

    Muito bom!!!!

    Essas informações serão muito bem aproveitadas Dr Rocha

  5. Rutiele

    Parabéns dr Rocha, aprendemos muito com você meu amigo

  6. BEATRIZ

    Obrigada por fazer parte de nossas vidas dr rocha, tem sido muito importante seus ensinamentos para nós 😀

  7. Megg

    Eu me chamo Meg, e estou começando a tomar o Whey agora, seguindo as suas dicas, comecei a tomar o Whey isolada. Ainda não senti nenhum efeito colateral, espero não sentir.

    Obrigada Dr Rocha

  8. Luiz

    Muito bommmm!!!!!

  9. Moura

    Minha mulher me mostrou o seu programa, me interessou muito.

  10. Theo

    Whey tem sido o meu suplemento preferido ate hoje, e obrigado pelas informações dr rocha.

  11. Marlene

    Obrigada pelas informações

    • suporte@drrocha.com.br

      Que isso, Marlene.
      Qualquer dúvida ou sugestão é só comentar.

      Equipe Dr. Rocha.

  12. Dilair Terezinha da Silva

    Estou lendo todas as dicas e colocando o má
    ximo em pratica, na medida do possível, tudo é muito bom. É importante a leitura constante, isso nos ajuda no foco nos dando lembretes impulsionando para o bom êxito na caminhada rumo a diabetes controlada e sem sofrimento. Nada de passar fome!

  13. Maria de Jesus Lira de Campos

    Boa tarde estou atenta a todos os meus e-mails enviados, dicas e os links acompanho sempre o trabalho e palestras do dr.Rocha obrigada estou imensamente contente já eliminei 8 kilos e continuo a emagrecer graças ao seu método e a família inteira também já estão aceitando e aderindo um novo comportamento isso não tem preço que Deus os abençoe !

  14. Neicilene

    Ótimo assunto. Muito obrigada pelo esclarecimento.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário