Suplementos → Conheça os Tipos e Saiba Como Usar!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei abordar um assunto um tanto quanto polêmico e cada vez mais frequente entre as pessoas que praticam atividades físicas e frequentam academias: Os suplementos alimentares.

Suplementos alimentares nada mais são produtos produzidos utilizando ingredientes naturais que são obtidos de fontes saudáveis e confiáveis. A maioria dos suplementos utilizam alimentos como sua base de sua preparação.

Esses produtos têm indicações e finalidades de uso diferentes que podem contribuir para o bom funcionamento do organismo. Por isso, é comum encontrar na composição de suplementos a presença de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e até mesmo aminoácidos, por exemplo.

A maioria de suplementos alimentares é produzida em laboratórios de alimentos, principalmente os suplementos importados.

Como o nome já diz, a principal função desse tipo de produto é fornecer suporte à alimentação de pessoas comuns e/ou então atletas, através da promoção de melhores resultados em práticas esportivas e recuperação mais ágil do organismo e metabolismo.

Suplementos: Diferentes Tipos e Formas de Utilização

suplemento-como-utilizarComo citei anteriormente, existe uma grande gama de suplementos alimentares, e isso deixa muitas pessoas confusas com relação a sua utilização e resultados. Muitas alunas inclusive me questionam: Dr. Rocha, quais são os diferentes tipos de suplementos? Como utilizá-los e para que servem?

Primeiramente é preciso cautela. A crescente utilização desses produtos, nada mais é do que um modismo, assim como existem dietas malucas, há pessoas que trocam alimentos por suplementos sem nem mesmo saber o que estão consumindo.

Por isso, separei a seguir uma lista com os suplementos alimentares mais utilizados e quais são suas reais finalidades de uso.

Whey protein

onde-comprar-suplementosSuplemento muito utilizado por quem quer ganhar massa muscular de maneira rápida e eficaz.

Esse produto é muito utilizado principalmente por praticantes de musculação, suas altas concentrações de proteína podem acelerar o processo de reparação da musculatura, algo que consequentemente facilitaria o processo de ganho de massa magra.

Porém é preciso cautela em seu uso, uma vez que o excesso de proteínas pode trazer uma série de danos à saúde, como insuficiência renal, por exemplo.

BCAA

suplemento-cada-vez-mais-utilizadoOutro suplemento cada vez mais utilizado por praticantes de atividade física é o BCCA. A sigla em inglês significa aminoácidos de cadeia curta.

Portanto, como o nome já diz, é um produto repleto de aminoácidos, muito utilizado por corredores, nadadores, ciclistas, triatletas e muitos outros.

A alta concentração de aminoácidos em sua composição regula uma série de funções metabólicas. Entre as principais finalidades do uso do BCAA está a rápida restauração de tecidos corporais como musculatura e ossos.

Maltodextrina e dextrose

suplemento-rico-em-carboidratosA maltodextrina e a dextrose são suplementos hipercalóricos. O Hipercalórico, normalmente é rico em carboidratos e muito utilizado em atividades físicas desgastantes, como maratonas e/ou então Ironman.

Por ser um suplemento com altas concentrações de carboidrato simples em sua composição é preciso utilizá-lo de maneira correta.

O excesso de carboidrato simples pode resultar em hipoglicemia de rebote, além de ser armazenado em forma de gordura corporal, aumentando as chances de desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2.

Onde Comprar Suplementos

Muitas pessoas me perguntam onde podem obter esse tipo de produto. A maioria deles é vendida em lojas de suplementos e/ou então até mesmo comercializados dentro de academias de ginástica.

Suplementos Emagrecem ou Engordam?

suplementos-engordamAnalisando os efeitos dos suplementos à saúde, muitas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, existem suplementos para emagrecer? Seu uso incorreto pode resultar em ganho de peso?

Eu respondo que sim, para ambos os questionamentos.

Suplementos alimentares podem ser de grande auxilio para quem quer emagrecer, como é o caso dos termogênicos, por exemplo. Esse tipo de produto contém substâncias estimulantes que podem facilitar o processo de emagrecimento.

Porém, como sempre costumo dizer, não há alimento e/ou suplemento milagroso capaz de prover emagrecimento. Perder peso é resultado de mudanças de hábitos e adoção de uma alimentação estratégica.

Sobre o ganho de peso, os suplementos podem sim causar ganho de peso, principalmente em quem os utiliza de maneira incorreta.

Como muita gente sabe, o excesso de carboidrato resulta em excesso de gordura corporal que automaticamente reflete em mais peso sobre a balança. Com a proteína a história não é diferente.

Embora o organismo consiga eliminar o excesso de proteína através da urina, quando a pessoa ingere altas doses desse nutriente, o organismo acaba por acumular todo esse excesso que não foi utilizado e eliminado em forma de gordura. Por isso, utilizar suplementos alimentares também pode causar ganho de peso.

Efeitos Colaterais

Ingerir suplementos alimentares não é algo errado. O erro é não saber como ingerir esse tipo de produto e acabar cometendo excessos que são prejudiciais à saúde. Entre os principais efeitos colaterais causados pelo consumo excessivo e errôneo dos suplementos estão:

  • Ganho de peso;
  • Aumento de gordura corporal;
  • Desenvolvimento de esteaose hepática (gordura no fígado);
  • Desenvolvimento de diabetes tipo 2;
  • Resistência à insulina;
  • Infartos;
  • Parada cardíaca;
  • Problemas neurológicos;
  • AVC;
  • Óbito.

Portanto se você possui algum objetivo, procure um nutricionista antes de iniciar o uso desse tipo de produto, ele é o profissional mais indicado para lhe auxiliar na utilização e consumo desses produtos. Evite dicas de amigos e de internet.

Alimentação Estratégica é o Caminho Para uma Vida Saudável

O nome desses produtos já fornece uma pista de como utilizá-los. Suplementos alimentares, ou seja, servem para suprir o que não é obtido através da alimentação.

O uso desses produtos, só é recomendado quando não se obtêm proteínas, gorduras, vitaminas e minerais suficientes através da alimentação. Por isso, afirmo sempre que a melhor saída para quem busca uma vida saudável e equilibrada é adotar uma alimentação estratégica.

Ingerir vegetais verdes folhosos, proteínas de alto valor biológico e gordura de qualidade são suficientes para quem busca saúde, qualidade, de vida, bem-estar e um corpo bonito.

Devemos fazer da alimentação nosso remédio. Dessa maneira, nunca será preciso fazer uso medicamentos e/ou então suplementos. Boas escolhas alimentares são suficientes para suprir nosso organismo.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, saúde, alegria, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Beedita margarete

    Drrocha adorei ler os seus conhecimentos sobre a diabetes pois minha sogra vive cheia de remédios fico preocupada com ela já é de idade avançada. Agora é sobre eu ,eu tomo vitaminas k.A.colesferol pois tenho osteoporose o medico disse para eu fazer uso por 1 ano depois repetir os exames de sangue conclusão eu estou engordando de 64 eu estou com 72k. Vai fazer 6 meses que eu estou tomando essa vitamina ha dr Rocha eu também tomo de 3 em 3 meses a vitamina B12 ,gostaria de saber do Senhor o que acha disso tudo desde já eu agradeço por sua atenção muito obrigada

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário