Shakes Para Emagrecer: Mito REVELADO!

Olá, aqui é Dr Rocha e neste artigo eu volto a conversar com você a respeito dos Shakes para Emagrecer.

Eu já escrevi um post anteriormente sobre esse assunto que eu considero muito importante “Shake para Emagrecer: Será que emagrecem? e se você ainda não leu esse artigo leia, pois assim será melhor para aprofundarmos mais nos shakes para emagrecer nessa nossa conversa.

Shake para EmagrecerComo eu já falei no artigo anterior, os shakes para emagrecer ajudam na perda de peso apenas nas primeiras semanas, pois essa perda é geralmente à base de uma dieta hipocalórica ou seja, com restrição de calorias, você passa fome, danifica o seu metabolismo, ganha todo o peso perdido em pouco tempo, que é o conhecido e temido efeito sanfona e isso gera muita frustração e sofrimento.

O ponto que quero destacar nessa nossa conversa é que para emagrecer com saúde, você deve abolir da sua vida essas bebidas também conhecidas como shakes emagrecedores, e além do que já falei, há outros bons motivos que vou te mostrar e você vai compreender o porquê do uso deles para emagrecer não funcionam e ainda danificam sua saúde.

Desvendando o Shake Emagrecedor

Muitas alunas e pacientes no consultório me perguntam:

Dr Rocha, qual é o melhor shake para emagrecer?  

Eu te respondo que nenhum é o melhor, rs.

O shake é um alimento artificial, industrial e para te mostrar isso melhor, vamos analisar alguns componentes do rótulo de um shake considerado um dos “melhores” do mercado.

Shakes para Emagrecer

Como podemos ver no rótulo acima eles mostram uma série de componentes: carboidratos, proteínas, vitaminas diversas, gorduras e minerais.

Eles dão destaque a esses componentes. Logo abaixo deles, você pode ver em letra miúda (pra ler é quase que necessário uma lupa, rs) os componentes desse shake que não estão em destaque.

Veja no meu vídeo alguns outros detalhes sobre esses shakes milagrosos:

Vamos analisar alguns deles, que considero mais importantes:

  • Proteína Isolada de Soja: Como já mostrei no artigo “Benefícios da Soja“, as únicas formas de soja saudáveis para sua saúde são as fermentadas (muito pouco usadas no Brasil).
  • Frutose: A frutose é o açúcar presente nas frutas e em pequena quantidade ingerida com os frutos não representa maiores problemas. Agora a frutose desses shakes irá se transformar em triglicerídeos no seu fígado e inflamar o seu corpo, não sendo nada saudável.
  • Óleo Vegetal de Canola: Esse óleo é do tipo poliinsaturado, rico em ômega 6 e inflama o seu corpo, sendo portanto um péssimo alimento e dificulta muito emagrecer com saúde.
  • Emulsificante Lecitina de Soja: Também é tóxico para o seu corpo e dificulta a absorção de nutrientes.
  • Maltodextrina: É um tipo de açúcar disfarçado que eleva a insulina no seu sangue e portanto impede o emagrecimento saudável.
  • Estabilizantes e Corantes: São tóxicos para o seu corpo e desregulam os seus hormônios.

Outros: Esses que falei são os principais, mas há muitos outros componentes do shake que não trazem benefício algum para a sua sáude como: antiumectantes, edulcorantes e outros.

Temos abaixo algumas perguntas sobre bebidas que emagrecem que leitoras nos fizeram. Veja abaixo:

  • Existem bebidas (e não shakes) que ajudam a emagrecer?
  • A médio e longo prazo a ciência nos mostra que não. O que ocorre é uma perda inicial de pouca gordura e mais massa magra (musculatura), resultado de uma dieta de restrição calórica (hipocalórica). Em outras palavras a pessoa perde peso mas um tempo depois ganha tudo novamente e ainda por cima passa fome, danificando o metabolismo.
  • Que tipos de bebidas são recomendadas como acompanhamento de refeições?
  • O ideal é usar pouca água ou suco de limão ou frutas vermelhas em pequenas quantidades.
  • Definitivamente, os shakes não funcionam?
  • A médio e longo prazo não funcionam. Eles são alimentos artificiais, são no geral enjoativos e contar calorias e passar fome que é o tipo de alimentação que eles são usados já está provado pela boa ciência do emagrecimento (estudos de elevado nível de evidência científica das maiores universidades do mundo) que não é uma opção saudável e viável a médio e longo prazo.

banner-horiz

Conclusão

Mesmo os shakes considerados os melhores no mercado, devem ser evitados.

Procure por uma alimentação saudável alinhada com a boa ciência, pois ela irá te oferecer vitaminas, proteínas de alto valor biológico, gorduras estratégicas e irá nutrir seu corpo de forma natural, permitindo que você emagreça e permaneça magra ao longo de sua vida.

Emagrecer de vez, com saúde e MUITA, mas MUITA energia!

Vou ficando por aqui, te desejando muita saúde e felicidade!

Gostou? Compartilhe e comente!

Forte Abraço!

assinatura-dr-rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Aldicleide

    Muito bom ter essas informações de quem entende, pois já estava prestes a comprar esse tipo de produto.

  2. Keyth

    Dr Rocha, obrigada por essa matéria que com certeza foi muito esclarecedora e lendo agora sobre alguns componentes que contém esses produtos, mostra que realmente devemos optar por uma alimentação menos industrializada.. tudo de bom

  3. Elizabeth

    Sensacional …..se depender de mim e de minha cunhada muitas pessoas vão ter conhecimento de como alimentar bem e ter saúde.

    Parabéns Dr : Rocha

  4. Silvana

    Olá bom dia dr. Rocha , sempre acreditei que se eu substituise o meu café da manha e janta por shakes , eu conseguiria emagrecer , já que sou obesa. Meu índice de massa corpórea é quase 40. Já tentei de tudo más não consigo perder peso , mesmo pq sou diabética , e sinto muita fome. Gostei do artigo , me ajudou a não prejudicar minha saúde ainda mais.

  5. Elaine Viana

    Bom dia,gostei muito da explicação devinitivamente não tomarei esses shakes rs

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Elaine!
      Melhor decisão =D

      Equipe Dr. Rocha.

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário