Como Ganhar Massa Magra → Saiba Tudo Aqui (EFICAZ!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje iremos abordar um tema que é do interesse de muitas pessoas que praticam atividade física: Como ganhar massa muscular.

Ganho de Massa Muscular: O Desejo de Muitas Pessoas

Como ganhar massa muscular? Essa é pergunta da maioria dos frequentadores de academias e pessoas que praticam qualquer tipo de esporte, afinal, ter grandes quantidades de músculo é sinônimo de força e bom desempenho.

Infelizmente há uma série de contradições midiáticas quando o assunto é como ganhar massa muscular. Uns defendem os suplementos para ganhar massa muscular, enquanto outros apostam nos alimentos para ganhar massa muscular.

A grande verdade é que há diferentes formas de como ganhar massa muscular e isso pode trazer uma série de benefícios ao organismo.

Benefícios do Ganho de Massa Muscular

Existe uma série de benefícios ao organismo quando ocorre ganho de massa muscular, entre os principais estão

  • Metabolismo mais acelerado;
  • Utilização da gordura corporal como energia para manter o tamanho e a quantidade de músculos;
  • Proteção às articulações do corpo;
  • Mais força;
  • Prevenção de uma série de doenças como diabetes; osteoporose; infartos e AVC.

Como Ganhar Massa Muscular

Embora a alimentação seja de grande auxílio no processo de como ganho de massa muscular, alguns outros fatores podem facilitar o aumento dos músculos, por isso muitas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais outros fatores além da alimentação podem proporcionar o ganho de massa muscular?

A forma de como ganhar massa muscular pode ser potencializada por níveis hormonais, período de descanso, e idade, por exemplo. A seguir falarei sobre cada um desses itens.

Níveis hormonais

niveis-hormonaisOs níveis de hormônio no organismo são fundamentais para proporcionar o ganho de massa muscular. Um dos hormônios mais influentes no processo de como ganhar massa muscular é a testosterona – hormônio predominantemente masculino, mas também encontrado no organismo feminino.

Quando seus níveis estão abaixo dos valores de referência, o processo de como ganhar massa muscular será afetado de maneira direta.

Período de descanso

Descansar de maneira eficaz também é muito importante para o processo de como ganhar massa muscular. É durante o sono – principal período de descanso que os tecidos do organismo se regeneram.

Além disso, durante o sono uma série de hormônios – como o GH são liberados na corrente sanguínea, o que facilita e promove o ganho de massa muscular. Portanto descansar de maneira adequada é fundamental para ganhar muscular.

Idade

perda-de-massa-magraTudo na vida é infinitamente mais fácil quando se tem pouca idade. Portanto a idade é algo fundamental para o processo de como ganhar massa muscular.

Pessoas com idade mais avançadas – a partir dos 35 anos, entra em um estado natural de catabolismo, ou seja, perda de massa magra. A partir desse momento o processo de ganho de massa muscular fica um pouco mais difícil e complicado de se obter.

O melhor período de idade para ganho de massa muscular ocorre entre os 21 e os 35 anos de idade. Portanto, após esse período, será mais fácil manter do que ganhar toda a musculatura que foi adquirida e construída até então.

Exercícios Para Ganhar Massa Muscular

O processo de como ganhar muscular ocorre através da realização de microlesões na musculatura corporal através de determinadas atividades físicas, entre as principais estão musculação e pilates.

A melhor forma de como criar massa muscular é lesionando essa musculatura e oferecendo nutrientes através da alimentação para que a musculatura se regenere e haja o ganho de massa muscular.

Para pessoas que estão acima do peso, recomendo que primeiro busquem emagrecer, para depois iniciarem o processo de ganho de massa muscular.

Alimentos Para Ganhar Massa Magra

alimentos-para-ganhar-massa-muscularPensando basicamente no processo de como ganhar muscular muitas alunas me questionam da seguinte forma: Dr. Rocha, quais alimentos para ganho de massa muscular? Existe alguma dieta para ganhar massa magra?

Eu respondo que não há uma dieta específica que culmine em como ganhar massa muscular, ideal para que esse processo ocorra de maneira mais fácil e eficaz são algumas medidas que aliem a prática de atividade física em conjunto com um a alimentação estratégica.

Diferente do que muita gente pensa, não há como ganhar massa muscular rápido. O processo é lento, gradual e vai ocorrendo aos poucos.

Proteínas são importantes no ganho de massa muscular

proteinas-sao-importantesIngerir proteínas de alto valor biológico auxiliam o bom funcionamento do sistema imunológico, além de acelerar e facilitar o processo de reparação muscular.

Portanto ingerir alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico, como ovos, leites, carnes, são fundamentais para o ganho de massa magra.

Gorduras boas devem ser ingeridas

Diferente do que muita gente pensa, ingerir gorduras de qualidade é uma ótima maneira de promover e também acelerar o processo de ganho de massa muscular.

A gordura é fundamental no processo de secreção hormonal, sem a secreção de alguns hormônios – como testosterona e GH, ganhar massa pode ser um tanto quanto difícil.

Portanto ingerir azeite de oliva, peixes gordos, carnes vermelhas são de suma importância para quem quer ganhar músculos.

Vegetais verdes folhosos não devem ser negligenciados

As vitaminas e minerais também são importantes durante o processo de ganho de massa muscular, principalmente o cálcio, o ferro – que dão energia e participam ativamente do processo de contração da musculatura.

Além disso, os antioxidantes presentes em vegetais como brócolis, espinafre, rúcula, couve, chicória e couve-flor desintoxificam o organismo potencializando o ganho de massa muscular.

Carboidratos de baixo índice glicêmico podem ser usados com moderação

No processo de ganho de massa muscular toda a energia extra é bem-vinda pois o organismo precisa de uma alta demanda energética para que o processo de ganho de musculatura ocorra.

Portanto permite-se com moderação a ingestão de alimentos como batata doce, mandioquinha e inhame. Vale ressaltar que carboidratos ingeridos em excesso podem promover aumento de gordura corporal que pode culminar em doenças como diabetes e AVC, por exemplo.

Uma alimentação estratégica é mais do que fundamental para o ganho de massa muscular.

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço de vocês desejando paz, saúde, amor e felicidade.

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente!

Forte abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Luis Henrique Ponzio

    Oi bom dia,

    Eu gostaria de saber que qual a marca de suplemente massa para ganhar massa muscular e bcca? Eu tenho diabete e treino musculação e corrida na academia ao todo as dias.

    Atenciosamente

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Luis, tudo bom?!

      Entre em contato com a nossa equipe de suporte através do e-mail suporte@drrocha.com.br
      Esperamos por você!!!

      Equipe de Suporte 😀

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário