Câncer → Previna Com O Melhor Método Natural

Olá, aqui é o Dr. Rocha e vamos falar sobre o Câncer, uma das doenças de maior problema para a saúde pública.

O Câncer

câncer espalhado pelo corpoÉ o nome que se dá a um conjunto de mais de 100 doenças que possuem uma ocorrência em comum – o crescimento maligno e desordenado de células que invadem órgãos e tecidos do corpo humano e que podem se espalhar para uma série de regiões do corpo.

Dividindo-se de modo rápido, muitas dessas células podem ser agressivas e incontroláveis, podendo causar a formação de tumores (que são acúmulos de células cancerígenas) ou simplesmente neoplasias malignas, ou seja, acúmulo de células malignas.

Algo importante de ser colocado é que os cânceres nunca são iguais. Os diferentes tipos correspondem aos vários tipos de células diferentes do organismo.

Além do tipo de crescimento e locais de ocorrência, outras características que normalmente diferenciam os mais variados tipos de câncer entre si são a velocidade com que eles podem se multiplicar e também a capacidade que têm de invadir diferentes tecidos e até mesmo órgãos distantes do seu ponto de origem.

Alguns Números

No Brasil, mais de 550 mil pessoas são diagnosticadas com algum tipo de câncer anualmente.

O tipo que mais acomete os brasileiros é o câncer de pele, já o de  próstata fica na segunda posição, seguido pelo de mama, intestino e de pulmão.

Sempre que falo sobre câncer com minhas alunas, sou rapidamente questionamento com a seguinte questão: Dr. Rocha, mas afinal, o que causa o câncer?

Eu respondo que é basicamente é uma divisão celular que não deu certo. Durante basicamente toda a nossa vida, nossas células estão em processo de multiplicação. Enquanto vocês estão lendo esse artigo, milhares de células estão morrendo e se multiplicando.

Normalmente é causado por alterações no interior dessas células. Todas as nossas células possuem um material genético, conhecido como DNA com uma série de informações que dizem como elas precisam crescer e se multiplicarem. Erros nessas instruções do DNA fazem com que essa célula se torne cancerosa.

Os erros de DNA que causam a doença podem ocorrer pelos seguintes motivos:

• Erros congênitos;
  • Mutações genéticas;
  • Fatores ambientais.

Falarei resumidamente sobre cada um deles.

Erros congênitos

Erros congênitos são transmitidos durante o período gestacional, portanto, trata-se de uma condição herdade diretamente dos seus pais.

Mutações genéticas

Mutações genéticas são condições que podem vir a ocorrer. Trata-se de problemas que podem surgir de maneira direta no DNA de toda e qualquer célula.

Fatores ambientais

Dentre os fatores que podem causar esta terrível doença é que teoricamente podem ser controlados estão os fatores ambientais aos quais as pessoas podem se expor, tais como fumo, poluição, consumo de álcool, sedentarismo, exposição a radiação, infecções por vírus e bactérias, dentre outros.

Principais Sintomas

Embora existam diversos tipos diferentes, quando esse tipo de doença tende a surgir seus sintomas são bastante característicos e podem ser facilmente notados. Os principais sinais apresentados por quem foi acometido pela doença são:

• Cansaço ou fadiga extrema;
  • Alterações de peso, sendo mais comum a perda de peso sem intenção;
  • Alterações da pele, como mudanças de cor, variando entre amarelados e vermelhidões, surgimento de feridas e dificuldades de cicatrização;
  • Protuberâncias sob a pele espalhadas pelo corpo;
  • Alterações do funcionamento intestinal;
  • Náuseas;
  • Ânsia;
  • Vômitos;
  • Dificuldades para engolir;
  • Dores musculares ou articulares sem motivo aparente;
  • Febres altas;
  • Sudoreses noturnos;
  • Queda de cabelo.

Diagnóstico

A exemplo dos sintomas, o diagnóstico pode variar bastante dependendo do tipo e principalmente da localização do tumor.

Os exames e testes mais comuns para diagnóstico desse tipo de doença são:

• Biópsia do tumor;
  • Exames de sangue que buscam marcadores tumorais;
  • Biópsia de medula;
  • Hemograma completo;
  • Exames para dosagens hormonais;
  • Radiografia;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada.

A maioria dos tipos de câncer só pode ser diagnosticada com precisão após a realização de uma biópsia da massa cancerígena.

Normalmente as biopsias podem ser feitas após realização de um pequeno procedimento ou então através de uma grande cirurgia. É muito comum que pacientes passem por um exame de imagem prévio para localização exata do tumor que precisa ser retirado.

O tratamento do câncer depende de vários fatores, tais como, tamanho, localização e tipo da doença.  Normalmente é possível tratar o câncer de três maneiras diferentes, são elas:

Além disso, é muito comum utilizar duas técnicas de maneira conjunta, como ocorre por exemplo no câncer de mama, onde a mulher pode ser submetida a uma cirurgia e depois com doses locais de quimioterapia.

Os tratamentos do câncer também podem ter diferentes conotações de acordo com a localização e estágio onde foi encontrado. Normalmente, os tratamentos podem ser divididos da seguinte maneira:

• Cura – quando o tratamento visa realmente curar o paciente da doença que o acomete;
  • Tratamento primário – tratamento que visa remover completamente o câncer do organismo do paciente, normalmente a cirurgia aliada a radioterapia e a quimioterapia são considerados tratamentos primários;
  • Tratamento adjuvante –Tratamento que visa matar todas as células cancerígenas que podem ter sobrevivido ao tratamento primário.
  • Tratamento paliativo – normalmente utilizado quando o câncer se encontra em estágio avançado e não responde mais aos tratamentos. Visa fornecer qualidade de vida e amenização dos sintomas aos pacientes.

Alimentação pode Prevenir e Acelerar Processo de Cura

É muito comum que a doença surja devido a uma inflamação sistêmica no organismo, por isso ter uma alimentação saudável e pouco inflamatória ao longo da vida pode prevenir o surgimento desse tipo de doença.

A seguir mostro uma lista com alguns alimentos que podem prevenir o aparecimento do câncer:

cúrcumaAlimentos de verdade, ou seja, sem rótulos e aliados a compostos fitoterápicos podem auxiliar a prevenir essa doença que acomete um grande número de pessoas anualmente em nosso país.

Alimentação saudável é sinônimo de saúde. O dia em que as pessoas compreenderem que os alimentos são tão poderosos quanto os medicamentos, então talvez o número de cancros certamente irá reduzir.

Adote hábitos saudáveis como uma alimentação realmente estratégica. Se você achou complicado ou difícil de ser aplicado, veja as várias dicas sobre isso no portal Dr. Rocha com Você. Cadastre-se no botão abaixo para ter acesso agora mesmo.

Vou revelar os maiores mitos e segredos da alimentação que estão deixando você doente.

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe.