Camomila → Poderosa Planta Contra o Estresse

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando, tudo bem com vocês? No artigo de hoje irei falar sobre uma planta usada para acalmar os ânimos estou falando da camomila.

 

O que é a Camomila?  Quais São as Utilidades?

É uma planta aromática e herbácea conhecida pelo seu poder medicinal. Seu nome botânico é Chamomillarecutita L. Rauschert.

Sua flor possui um óleo essencial repleto de substâncias benéficas como flavonoides e terpenos que possuem ações antioxidantes e anti-inflamatórias em nosso organismo. Dessa forma, a planta pode ser útil para a saúde da pele, problemas estomacais e até mesmo agir como calmante natural.

A camomila consta na lista da ANVISA como fitoterápico, aprovado e indicado para uso para promoção da saúde e até mesmo para prevenção de certas doenças.

Compostos Presentes

compostos presentes na camomilaOs principais compostos presentes na camomila são os flavonoides conhecidos por serem potentes anti-inflamatórios, além de possuírem poderosa ação antioxidante.

Além disso, outra substância benéfica encontrada na planta é a cumarina, que possui ação antisséptica e antibacteriana. Ainda é rica em vitamina A, nutriente capaz de proteger à saúde dos olhos evitando problemas de visão como degeneração macular e catarata.

Como Consumir ou Utilizar?

Dentre as formas de consumo e utilização da planta estão:

  • Chá;
  • Compressas;
  • Óleo.

Chá de camomila

Para preparar o chá de camomila são necessários:

  • 250 ml de água;
  • 1 colher de sopa de camomila.

Coloque a água sob o fogo até que as primeiras bolhas de fervura levantem. Assim que a água começar a ferver, desligue o fogo e adicione a planta. Abafe por 5 minutos, coe e beba.

É importante ficar atento ao tempo de estabelecido de abafamento, pois períodos superiores a cinco minutos costumam fazer com que o chá fique com um gosto amargo bastante acentuado.

Compressa

Outra maneira de usar a planta se dá através de compressas feitas com o chá.

Normalmente, essas compressas são utilizadas para combater inflamóleo de camomilaações localizadas e também inchaços nos olhos. Recomenda-se aplicar compressas com panos limpos ou algodão embebidos em chá morno e deixar agir por cerca de 15 minutos sobre o local afetado ou inflamado.

Óleo

O óleo é um pouco mais raro de ser encontrado, mas com um pouco de procura é possível acha-lo em farmácias de manipulação. Comumente ele é aplicado sob irritações alérgicas ou então queimaduras superfícies na pele agindo como um suavizante totalmente natural.

Repleta de Benefícios

Sempre que apresento uma planta medicinal ou algum alimento funcional para minhas alunas, elas rapidamente me questionam sobre seus benefícios. Assim que falei da camomila, minhas alunas rapidamente me questionaram da seguinte forma:

Dr. Rocha, quais são os benefícios da camomila para nossa saúde?

Eu respondo que essa pequena planta é capaz de promover uma série de benefícios aos seus consumidores, mostrarei a seguir uma resumida lista com aqueles que acredito que são os principais, confiram.

Ação calmanteAção calmante

A planta contribui de modo drástico e eficaz para a diminuição da ansiedade e melhores noites de sono.

Isso ocorre porque a camomila contém glicenia em sua composição, uma substância capaz de exercer um efeito calmante sobre os nervos auxiliando você a ter uma boa noite de sono. Além disso, o poderoso flavonoide apigenina presente na planta age de modo direto no sistema nervoso, aumentando a serotonina, trazendo assim uma sensação de tranquilidade e bem-estar.

Diminui cólicas

A atividade antiespasmódica da planta auxilia na redução de cólicas intestinais, flatulências além de potencializar o funcionamento intestinal de seus consumidores.

Diminui inchaços

A correria do dia a dia aliada à má alimentação faz com que nosso organismo retenha líquidos e inchaços indesejados apareçam, porém, consumir camomila pode te ajudar a reverter esse problema.

O camazuleno, composto presente na planta, auxilia o organismo a reduzir os inchaços e liberar toxinas.

Antioxidante e anti-inflamatória

Os compostos presentes na planta fazem com que ela tenha ação antioxidante e anti-inflamatória, dessa forma, seu consumo pode prevenir uma série de doenças e protelar o envelhecimento celular, além de agir diretamente sobre problemas de cunho inflamatório, como doenças reumáticas: artrite, por exemplo.

Pele saudável

Os óleos essenciais presentes nas flores da camomila possuem propriedades adstringentes benéficas para a derme. A aplicação de compressas com chá da planta ou óleo, auxiliam na redução de inchaços localizados, hidrata e acalma a pele e pode ser eficaz contra processos alérgicos.

Fazer compressas nos olhos com camomila ajuda na diminuição das olheiras.

Contraindicações

É contraindicada para gestantes e também para mulheres que estejam tentando engravidar por poder gerar intenso relaxamento muscular e causar aborto espontâneo.

Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo da planta, uma vez que ela pode reduzir a eficácia desse tipo de fármaco.

Motoristas e operadores de máquinas pesadas também são contraindicados para o consumo da planta, uma vez que seu consumo pode causar leve sonolência e diminuição de reflexos.

Efeitos Colaterais

Efeitos colaterais provenientes do uso da planta são relativamente raros e costumam ocorrer em decorrência de ingestão excessiva, no entanto, as adversidades mais comumente relatadas são:

  • Náuseas;
  • Enjoos;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Hipotensão;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Alergia.

HipotensãoEmbora seja uma planta, o consumo de camomila deve ocorrer de maneira contida e adequada, nenhum tipo de excesso é benéfico à saúde.

Para ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os remédios naturais, eu criei um portal chamado Viver Nature.

O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.

Eu vou ficando por aqui.

Se você ainda possuir alguma dúvida sobre a camomila, deixe um comentário, vamos utilizar espaço para trocar informações inteligentes e de qualidade, dessa forma, todos saímos ganhando.

Me despeço desejando paz, amor e sorte.

Forte abraço e até breve.

Dr. Rocha

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Aracilda Plewa

    Tenho dificuldade para dormir,vou tentar,e ,depois comento se resolveu.obrigada

    • suporte@drrocha.com.br

      Conta mesmo! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

      • Maria Geruza dos Santos

        Não tem como dizer: não gostei!
        As informações são benéficas!
        Os vídeos são maravilhosos, nos
        encoraja e nos dá ânimo para continuar cuidando da nossa saúde. Parabéns pelo trabalho.

        UM abraço á todos.

        • suporte@drrocha.com.br

          Que bom que gostou, Maria! 😉
          Equipe Dr. Rocha.

  2. Zuleide

    Adorei o conteudo

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom!
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Sandra

    O doutor é top!

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Carol

    O vídeo está muito bom

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado!
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Denisie

    Muito obrigada dr rocha

    • suporte@drrocha.com.br

      😀
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Elisandra

    Gratidão!!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Osana

    como falo com o suporte?

  8. Izabele

    diminui inchaço?

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim!
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Ana Paula

    Pode fazer chá?

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim! 🙂
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Edvania

    Dr. Rocha o que faço contra ansiedade?

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário