Erva-Doce → Ótimo Remédio para Dor de Barriga. Use assim..

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. No artigo de hoje irei mostrar para vocês tudo sobre uma planta medicinal conhecida como Erva-Doce.

 

O que é

A Erva-Doce é considerada uma planta medicinal há muitos anos. Seu nome botânico é Pimpinellaanisum, mas ela é popularmente chamada de Anis ou então funcho.

Trata-se de uma planta que cresce em praticamente todo o território do país, portanto, ela pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais, farmácias de manipulação e principalmente em feiras livres.

Para que Serve?

dor de barrigaÉ uma planta que faz parte da espécie das herbáceas. Ela é aromática, comestível e amplamente utilizada na culinária, para aromatização de bebidas e em casos mais esporádicos também pode ser encontrada na perfumaria.

Consta na lista de fitoterápicos aprovados e liberados pela ANVISA. Por isso, pode ser usada para auxiliar no combate a dores de barriga, má digestão, gases, inchaços, além de trazer melhorias para o sistema digestório.

Algo que talvez você não saiba.

Essa famosa planta medicinal possui em sua composição um constituinte especifico chamado ácido málico.

Esse composto é um ácido relativamente comum em alimentos de origem vegetal, sua forma química é conhecida no meio científico como malato, que participa de modo intermediário do ciclo de Krebs, e dessa maneira, auxiliam no processo de produção de energia no interior de nossas células.

Benefícios da Erva-Doce

Possui uma extensa lista de benefícios, mas como nosso espaço não é muito grande, vou mostrar os principais efeitos benéficos da planta em nosso organismo, confiram.

Redução dos gases

A planta é utilizada de maneira frequente para indigestões e também flatulência. Esse uso da erva ocorre devido a presença de anetol, aumentando a competência digestiva do intestino e diminuindo a formação de gases no momento de digestão dos alimentos.

Diminuição de problemas estomacais

O ácido málico presente na composição dessa planta é capaz de melhorar as funções digestivas estomacais através do fornecimento de hidrogênio, que tem o poder de acidificar de modo natural o estômago.

Essa edificação natural do estomago potencializa o funcionamento do órgão, pois facilita a digestão dos alimentos, o resultado disso é a diminuição de problemas estomacais, como formação de bolhas gasosas, cólicas e principalmente dores.

 

Reduz inchaços

Outra propriedade interessante da Erva-Doce é a sua ação diurética, ou seja, seu consumo auxilia na eliminação de excessos de líquidos e toxinas presentes no organismo. Isso automaticamente é capaz de diminuir inchaços localizados que tanto incomodam as pessoas no dia a dia.

Ação anti-inflamatória

A colina presente na Erva-Doce é um nutriente que age de modo totalmente anti-inflamatório auxiliando a manutenção das estruturas de membranas celulares, facilitando a absorção de nutrientes e agindo de modo anti-inflamatório.

Antioxidante natural

Minerais e compostos fenólicos naturais presentes na Erva-Doce fazem com que a planta seja capaz de exercer uma verdadeira ação antioxidante sistêmica. Seu consumo de modo regular e adequado renova as células do organismo e previne o surgimento de uma série de doença, principalmente cancros ligados ao aparelho digestório.

Função cognitiva potencializada

O ácido málico de modo conjunto com o potássio, ambos presentes em grandes concentrações na Erva-Doce, auxiliam no aumento das funções do cérebro e habilidades cognitivas.

Pelo simples fato de ser considerada uma planta vasodilatadora, e Erva-Doce é capaz de propiciar maior quantidade de oxigênio ao cérebro, aumentando assim, a atividade neural. O resultado final disso tudo é a potencialização do funcionamento cognitivo.

Como Consumir

É prioritariamente consumida sob a forma de chá, embora existam alguns óleos aromáticos feitos à base da planta que são utilizados em clínicas de estética para conferir efeitos calmantes e tranquilizantes durante sessões de massagens e procedimentos estéticos.

Mostrarei a seguir, como preparar a bebida

Chá

Para preparo da bebida são necessários:

  • 1 colher de sopa de Erva-Doce;
  • 300 ml de água.

Em um recipiente deve-se adicionar os 300 ml de água e levar ao fogo até que as primeiras bolhas de fervura surjam. Nesse momento o fogo deve ser desligado e a Erva-Doce deve ser adicionada.

Em seguida, deve-se esperar que a bebida esfrie, para então ser coada e finalmente consumida.

Contraindicações

Pacientes epiléticosPode ser contraindicada para mulheres grávidas devido ao fato de poder causar relaxamento muscular e uterino. Tal relaxamento pode culminar em aborto espontâneo indesejado.

Pacientes epiléticos, crianças e bebês também são contraindicados para consumo da Erva-Doce.

Além disso, a planta não deve ser associada a medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais e também corticoides. Medicamentos como sinvastatina, finasterida, verapramil e ciprofloxaxino também não devem ser associados à Erva-Doce.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais provenientes do consumo da Erva-Doce presentes em estudos e artigos científicos ocorreram devido ingestão demasiada da planta.

Dentre os principais efeitos estão:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Desidratação proveniente do aumento do volume urinário;
  • Dores de cabeça;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração.

Bom Senso é Importante

É importante salientar que embora se trate de uma planta medicinal, seu consumo deve ocorrer de maneira adequada, ou seja, sem excessos. Não é porque determinado alimento possui origem natural que ele não pode trazer malefícios a seus consumidores.

Como mostrei anteriormente, efeitos adversos podem surgir com o consumo dessa incrível planta, no entanto eles só ocorrerão quando excessos forem praticados. Tudo em excesso é lesivo à nossa saúde, e com a Erva-Doce não é diferente.

Preocupado em ajudar você a aprender a melhor maneira de utilizar os fitoterápicos, eu criei um portal chamado Viver Nature.

O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde impecável. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.

 

Eu vou ficando por aqui.

Se você usa Erva-Doce no seu dia a dia, deixe um comentário dizendo quais são os efeitos da planta em seu organismo. Suas informações são muito importantes para construirmos um local de amplo conhecimento para todos os frequentadores.

Me despeço desejando saúde, paz e sorte.

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha.

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Rosangela

    Adoro chá de erva doce,me sinto bem ao toma lá pois tenho problemas c prisão de ventre depois de ter passado por uma colonoscopia mal feita,ficou essa sequela,antes não tinha,e o cha me causa bem estar,obrigada por mais essa dica!

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gosta!
      Equipe Dr. Rocha.

  2. Adaiza de Sousa Marques

    Gostei de tudo que li.sobre epatite A B C .
    E sobre a Erva doce. Obrigada Dr Patrick Rocha.
    Meu marido é diabético amputou dois dedos do pé direito. Tento fazer a diferença na alimentação dele seguindo os passos do seu livro “Diabetes Controlada ” é difícil controlar a fome que o diabético sente .Abraços sincero e carinhoso. Adaiza.

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom que gostou!
      Mantenha o foco na saúde, Adaiza! 😉
      Equipe Dr. Rocha.

  3. Sandra

    Chá de erva doce! Que delicia!

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  4. Helena

    Quantos efeitos colaterais…

    • suporte@drrocha.com.br

      É verdade, Helena.
      Equipe Dr. Rocha.

  5. Reginaldo

    Legal, eu gostei

    • suporte@drrocha.com.br

      😉
      Equipe Dr. Rocha.

  6. Dionisio

    ajuda a dormir?

    • suporte@drrocha.com.br

      Sonolência é um dos efeitos colaterais.
      Equipe Dr. Rocha.

  7. Raquel

    Dr. Rocha minha barriga incha muito e eu nao consigo reverter

  8. Chica

    Apenas uma colher de sopa para o chá?

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim!
      Equipe Dr. Rocha.

  9. Denise

    Pode usar contra dor de barriga?

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim.
      Equipe Dr. Rocha.

  10. Rosa

    Aonde vejo mais sobre o viver nature?

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário