Câncer de Cólon → Incrível! Veja Como Combater a Doença

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. Como vocês estão? No artigo de hoje vou falar sobre uma doença que preocupa e acomete um grande número de pessoas anualmente… Estou falando do câncer de cólon.

o que é Câncer de CólonCâncer de Cólon, Você Conhece essa Doença?

Refere-se a um problema de saúde que abrange o surgimento de tumores na parte final do intestino grosso até a porção final do ânus. É um dos tipos de câncer mais comuns no mundo todo.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada ano surgem, em média, 35 mil novos casos no Brasil. As mulheres são mais afetadas que os homens.

Como a Doença Surge?

O câncer de cólon costuma surgir quando os pólipos (lesões benignas que crescem na parede do intestino grosso) crescem e se reproduzem de modo descontrolado.

Diferentes Causas

Essa doença é resultado de uma série de fatores… Trata-se de uma doença de origem multifatorial. Ou seja, sem apenas uma causa definida.

Dentre as principais causas desse problema de saúde estão:

Sintomas podem demorar a Surgir

Normalmente o câncer de cólon não traz sintomas iniciais. Quando os sinais aparecem, a doença já está em estágio avançado. As manifestações variam de acordo com o tamanho e o local onde o câncer se desenvolve.

Os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes são:

• Mudança drástica de hábitos intestinais, que incluem diarreia ou prisão de ventre;
  • Alteração do aspecto das fezes, tornando-se pastosas, de cores escuras ou em forma de fita;
  • Sangramento retal ou presença de sangue nas fezes;
  • Desconforto abdominal constante (como gases, cólicas ou dor de barriga);
  • Sensação de intestino cheio (mesmo após ter evacuado);
  • Cansaço;
  • Fraqueza extrema;
  • Letargia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor na região (como se tivesse feito grande esforço para evacuar).

Fatores de Risco

A maioria dos tipos de câncer possui fatores de risco pré-estabelecidos. Por isso, atentar-se a eles é uma forma quase que automática de prevenir a doença. Os mais comuns são:

• Presença de pólipos na região retal;
  • Idade – a doença é mais comum em pessoas acima de 60 anos;
  • Histórico familiar;
  • Presença de doenças inflamatórias intestinais (como colite, retocolite ulcerativa ou doença de Crohn).

Diagnóstico

exame de fezesPor ser uma doença grave e preocupante, muitas de minhas alunas me questionam: Dr. Rocha, como é feito o diagnóstico do câncer de cólon?

Para diagnóstico dessa patologia, o médico irá submeter o paciente a uma série de questionários. Somente depois disso irá considerar os sintomas e, por fim, fazer um exame físico. No entanto, é impossível fazer um diagnóstico sem a realização de alguns exames.

Os exames comumente solicitados para um diagnóstico correto são:

• Exame de sangue oculto nas fezes;
  • Colonoscopia;

Exame de sangue oculto nas fezes

Como o nome já diz, esse exame visa analisar a presença ou ausência de sangue oculto nas fezes.

Quando o resultado é positivo, significa que pode haver uma lesão no cólon que pode ser de um tumor já estabelecido. Porém, mais exames são necessários para que o diagnóstico seja concretizado.

Colonoscopia

O exame de colonoscopia avalia a situação do cólon. Trata-se de um exame de imagem, capaz de observar o estado do cólon e identificar ausência ou presença de tumores.

O tratamento do câncer de cólon varia de acordo com o estágio da doença. Os tratamentos mais comuns são:

A seguir falarei sobre cada uma delas.

Cirurgia

A cirurgia para esse tipo de câncer visa retirar o tumor e parte do cólon lesionado pela doença. A cirurgia pode ser pequena ou grande, isso depende diretamente do tamanho do tumor encontrado.

quimioterapia cancer de cólonQuimioterapia

A quimioterapia consiste basicamente no uso de fármacos para destruir as células de câncer. Esse procedimento é indicado antes da cirurgia, para reduzir o tamanho do tumor e após a cirurgia, para acelerar o processo de diminuição do cancro.

Radioterapia

A radioterapia usa radiação ionizante no local do tumor para eliminar as células tumorais que restaram após uma cirurgia para retirar o tecido acometido pelo problema. Além disso, essa técnica também pode ser utilizada para reduzir o tamanho de tumores considerados grandes antes de uma cirurgia.

Terapia alvo

A terapia alvo usa fármacos que são capazes de identificar e atacar as células cancerígenas causando poucos danos às células normais. A terapia alvo é indicada somente em casos específicos, pois nem sempre é capaz de causar o efeito desejado de remissão da massa tumoral.

Multi Calcium Ajuda no combate a Doença

O Multi Calcium é um suplemento natural que contém em sua composição Vitamina D, Cálcio, Zinco e Magnésio.

O zinco e a vitamina D funcionam como antioxidantes. Eles evitam que as células sofram com os efeitos dos radicais livres que podem ocasionar o surgimento de pólipos que dão origem a esse tipo de doença.

Além do mais, a vitamina D ainda auxilia na absorção do cálcio, um mineral capaz de fortalecer e garantir a contração muscular, evitando assim lesões no cólon que, em longo prazo, podem se tornar cancerosas.

Por fim, o Magnésio garante maior oxigenação e oferta de nutrientes, fazendo com que a musculatura dessa região não se enrijeça, favorecendo a instalação de cancros.

Por isso, eu afirmo: O Multi Calcium é um suplemento capaz de Combater o Câncer de Cólon. De saúde eu entendo e em mim você pode confiar!

Use Multi Calcium e afaste as chances de desenvolver Câncer de Cólon.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário, curta e compartilhe.

Me despeço desejando paz, amor, felicidade e sorte.

Grande abraço e até a próxima.