O que faz o Cuidador de Idosos (SAIBA TUDO AQUI!)
Olá, como vocês estão?
Aqui é o Dr. Rocha quem fala novamente. No artigo de hoje, quero falar sobre uma profissão crescente no Brasil e no mundo: cuidador de idosos.
Crescimento da Profissão
De acordo com dados do IBGE, a população idosa no Brasil tende a triplicar de tamanho até o ano de 2050. Isso significa que será grande a quantidade de idosos e consequentemente de cuidadores de idosos.
A exemplo do que acontece com essa bela e trabalhosa profissão, uma série de outros serviços precisarão se adaptar para atender a grande demanda de pessoas na terceira idade.
Outro motivo que favorece o aumento do número de cuidadores de idosos diz respeito à atribulada rotina dos dias atuais. Infelizmente é grande o número de pessoas que não conseguem trabalhar em casa para cuidar de seus pais, já idosos.
Essa falta de tempo, aliada ao envelhecimento populacional são os principais motivos que fazem com que a profissão de cuidador de idosos esteja em ascensão.
Afinal, o que faz um Cuidador de Idosos?
As tarefas atribuídas a um cuidador de idoso podem variar. Geralmente o trabalho desse profissional é ditado pelo estilo de vida do idoso, assim como seu estado de saúde.
No entanto, falando de maneira ampla, as atribuições de um cuidador de idosos, não fogem de um padrão.
Um cuidador de idosos, geralmente, realiza as seguintes tarefas:
- Auxilia o idoso a manter sua higiene pessoal, por meio de banhos, trocas de fralda, aparamento das unhas e escovação dos dentes;
- Acompanha o idoso em atividades de entretenimento, trazendo alegria e bem-estar. Dentre as principais atividades estão: caminhadas, conversas, realização de trabalhos manuais, banhos de sol e passeios de cadeira de rodas;
- Ministrar medicamentos que foram recomendados ao idoso;
- Auxiliar o idoso a realizar atividades domésticas, tais como o preparo e a oferta de refeições;
- Manter o ambiente onde o idoso vive limpo e organizando, prevenindo acidentes como escorregões, quedas e lesões com objetos cortantes por exemplo.
Como é possível notar, o cuidador é um vigilante que zela para que o idoso tenha conforto, seja alimentado, medicado e que esteja sempre estimulado.
Características de um Cuidador
Infelizmente, ainda é comum notícias de idosos que sofreram algum tipo de maus tratos de seus cuidadores.
É preciso ter em mente que cada pessoa é única. Portanto, cada idoso possui características particulares. Enquanto há idosos que envelhecem com saúde, bom humor e disposição, existem aqueles que sofrem com o processo de envelhecimento.
Por isso, quem possui o desejo de atuar como um cuidador de idosos precisa ter em mente que algumas caraterísticas profissionais e principalmente pessoais são necessárias para realização desse tipo de trabalho.
Dentre as principais características que um cuidador de idosos precisa ter estão:
- Paciência;
- Empatia;
- Atenção;
- Conhecimentos específicos.
Doenças Relacionadas aos Idosos
Conforme a idade avança, o relógio biológico do organismo começa a funcionar de modo mais lento. Em um curto espaço de tempo, isso pode levar ao surgimento de uma série de doenças.
Quando falei sobre a profissão de cuidador de idosos, minhas alunas rapidamente perguntaram: Dr. Rocha, quais são as principais doenças relacionadas aos idosos?
Existem várias doenças relacionadas aos idosos. A seguir, falarei sobre aquelas que julgo serem as mais importantes. Confiram:
Mal de Alzheimer e mal de Parkinson
Essas duas doenças, estão diretamente ligadas aos idosos. Ambas são degenerativas e evoluem de modo progressivo. O Alzheimer afeta regiões cerebrais responsáveis por memórias, enquanto o Parkinson desestabiliza os movimentos, causando tremores incontroláveis.
A presença de um cuidador é muito importante para portadores de ambas as doenças, visando qualidade de vida e cuidados específicos aos idosos.
Osteoporose
A osteoporose é conhecida pela diminuição da densidade óssea de seus portadores. Os idosos tendem a sofrer quedas e fraturas por conta dessa doença. Ter a ajuda de um cuidador no dia a dia, evita uma série de acidentes relacionadas a essa patologia.
Problemas cardiovasculares
Os problemas cardiovasculares estão diretamente relacionados à idade. Quanto mais idosa uma pessoa for, maiores são as chances do desenvolvimento de patologias como infarto, AVC, pressão alta ou aterosclerose, por exemplo.
Ter um cuidador por perto, pode fazer toda a diferença quando algum problema cardiovascular ocorrer.
Câncer
Conforme o organismo envelhece, duplicações e replicações celulares tendem a sofrer erros.
Esses erros de divisão celular, aliados a todo o estilo de uma vida inteira pode facilitar a ocorrência de diferentes tipos de câncer. Dentre os cancros mais comuns em idosos estão: câncer de pele, de mama e de próstata.
O cuidador nessas horas, dá todo o suporte necessário durante o período de tratamento.
Suplementos Promovem Saúde aos Idosos
Com o passar dos anos, é comum que idosos tenham mais dificuldade para se alimentarem. Por conta disso, carências nutricionais são relativamente normais, mas podem trazer déficits de saúde.
Por conta disso, a utilização de suplementos naturais é uma ótima maneira de garantir a saúde de idosos.
Dois suplementos naturais que podem ser utilizados por idosos são:
- Ômega Max 3;
- Multi Calcium.
Ômega Max 3
O Ômega Max 3 é um suplemento rico em ácido graxo do tipo ômega-3. Ele é capaz de potencializar sinapses cerebrais e com isso prevenir ou retardar o progresso de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer ou de Parkinson.
O ômega-3 tem ações potencialmente anti-inflamatórias e antitrombóticas, reduzindo inflamação e consequentemente resistência à insulina, assim como o risco da ocorrência de doenças cardiovasculares.
Multi Calcium
Já o Multi Calcium contém em sua fórmula:
- Vitamina D;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Zinco.
A vitamina D e o cálcio agem de maneira conjunta preservando a saúde dos ossos e articulações, diminuindo a incidência de osteoporoses e problemas articulares.
Além disso, a vitamina D possui ação antioxidante, prevenindo a ação de radicais livres que podem causar diferentes tipos de câncer.
O cálcio também participa ativamente do processo de contração muscular, garantindo saúde a todos os músculos do corpo, inclusive o coração.
O magnésio atua diretamente no sistema nervoso. Esse mineral propicia a produção e liberação de neurotransmissores como endorfina e serotonina, capazes de proporcionar bem-estar, evitando quadros de ansiedade, insônia e depressão.
Por fim, o zinco, participa de modo ativo de várias reações fisiológicas. Sendo de suma importância para o bom funcionamento do organismo.
Assim como os cuidadores, esses suplementos também fazem a diferença na vida de um idoso.
Com isso chego ao fim de mais um conteúdo inteligente.
Gostou do artigo de hoje? Deixe um comentário, curta e compartilhe.
Eu vou ficando por aqui.
Me despeço desejando paz, amor, sorte e felicidade.
Nos vemos em breve.
Grande abraço e até a próxima.
Gostei da materia
😉
Equipe Dr. Rocha.
Legal o vídeo.
😉
Equipe Dr. Rocha.
Qual o contato do suporte?
Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar.
Equipe Dr. Rocha.
Estou amando as dicas de alimentação, Dr Rocha!! 😁
Que ótimo!
Equipe Dr. Rocha.
Adorei a cor do mirtilo
😉
Equipe Dr. Rocha.
Me cadastrei pra ter conteudo exclusivo
Oba!
Equipe Dr. Rocha.
Sou cuidadora e amo o que faço
Que jóia, Selma!
Equipe Dr. Rocha.
Eu quero o contato do suporte
Encaminhe um e-mail para suporte@drrocha.com.br temos uma equipe de suporte técnica para lhe auxiliar.
Equipe Dr. Rocha.
Deus abençoe essas pessoas
😉
Equipe Dr. Rocha.
Que bom que temos essas pessoas
😉
Equipe Dr. Rocha.