Fígado → Descubra Como Prevenir Doenças como o Câncer!

Olá, aqui é o Dr. Rocha quem fala. No texto de hoje, venho falar sobre um órgão que é vítima de uma das doenças mais temidas de todo o mundo: o fígado.

Fígado: Entenda Mais sobre o Câncer instalado nesse órgão

Câncer de FígadoO câncer de fígado é um tumor maligno que se origina nas células desse órgão.

Além de atacar diretamente o fígado, esse tipo de cancro pode afetar o bom funcionamento dos vasos sanguíneo da região hepática, vesícula biliar e canais biliares. Infelizmente, o câncer de fígado costuma ser bastante agressivo.

O Fígado é um órgão muito importante para nossa saúde, afinal ele é responsável por uma série de funções corporais como absorção de nutrientes e produção de estoque de energia – o glicogênio hepático.

Por conta disso, o câncer de fígado pode trazer uma série de complicações à saúde.

Dois Tipos Diferentes

Esse tipo de câncer pode ser de dois tipos diferentes. São eles:

• Primário;
  • Secundário

Câncer de fígado primário

O câncer de fígado primário é o tipo da doença que se origina diretamente no órgão. Ou seja, ele ocorre em decorrência de alterações diretas nas próprias células hepáticas que começam a se multiplicar de modo errôneo e descontrolado dando origem à patologia.

câncer de fígado secundárioCâncer de fígado secundário

Já o câncer de fígado secundário ocorre de maneira comum, devido ao processo de metástase.

É comum que cânceres que se desenvolvem em pulmões, intestino, mama ou estômago, migrem para outros locais do corpo. Nesses casos, um dos locais mais afetados por esse espalhamento é o fígado.

Sintomas Apresentados

O câncer de fígado é uma doença assintomática no começo. Ou seja, os pacientes acometidos por esse problema de saúde, dificilmente apresentam algum tipo de sintoma no início do problema.

Infelizmente é comum que os sinais só surjam quando a doença já está em estágios avançados, o que dificulta o processo de tratamento. Quem é acometido por esse tipo de cancro, apresenta comumente os seguintes sinais:

• Rápida perda de peso;
  • Diminuição do apetite;
  • Náuseas e enjoos seguidos de vômitos;
  • Sensação de ter comido muito, mesmo após uma refeição leve;
  • Inchaço abdominal, normalmente causado por baço e fígado aumentados;
  • Dores abdominais sem causa definida;
  • Presença de icterícia – pele, olhos e mucosas amareladas;
  • Inchaços abdominais;
  • Acumulo de liquido abdominal;
  • Dilatação de veias na região abdominal que se tornam visíveis através da pele;
  • Piora do quadro de hepatite, cirrose ou esteatose.

Fazendo o Diagnóstico

É comum que pacientes que apresentem os sintomas que mostrei busquem por auxílio médico.

Durante a consulta, o médio irá avaliar os sintomas apresentados e irá realiztomografia computadorizadaar alguns testes físicos. No entanto, o diagnóstico só será possível após a realização de alguns exames específicos.

Exames de imagem

A realização de exames de imagens como Raio-X, ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada são importantes, pois permitem ao médico observar a presença de nódulos sugestivos de câncer de fígado.

Exames de sangue

Exames de sangue que avaliam o bom funcionamento hepático também fazem parte do processo de diagnóstico da doença. TGO, TGP, Gama GT e Bilirrubinas são normalmente solicitadas pelo médico para fazer um diagnóstico correto.

Biópsia

A biópsia é a última parte do diagnóstico. Quando se nota alguma massa tumoral em exames de imagens e os valores dos exames de sangue demonstram algum tipo de alteração, é comum que um pedaço do tumor seja retirado cirurgicamente para que sua composição seja avaliada.

Somente com a união desses procedimentos é possível realizar um diagnóstico correto de câncer de fígado.

Tratando o Problema

Por ser uma doença preocupante, muitas de minhas alunas me questionaram: Dr. Rocha, como é feito o tratamento para câncer de fígado?

Na maioria dos casos, o tratamento do câncer do fígado é realizado através de uma cirurgia. Esse procedimento visa retirar toda a área afetada pelo problema.

É comum que antes de operar um paciente diagnosticado com o problema de saúde, o mesmo seja submetido a sessões de quimioterapia ou radioterapia como forma de diminuir o tamanho do tumor, algo que facilita sua remoção.

Em casos mais graves, onde o câncer atinge grande área do fígado ou se espalhou para outros órgãos, indica-se a utilização apenas de quimioterapia ou radioterapia, como forma de fazer com que as células cancerígenas sejam erradicadas.

Caso haja um problema pré-existente (como gordura no fígado ou cirrose hepática), o tratamento pode agravar ainda mais a condição de saúde do paciente. Por isso, o transplante de fígado passa a ser uma alternativa para buscar a cura e restabelecimento do paciente.

Fatores de Risco

Como em muitas outras doenças, o câncer de fígado possui fatores de risco que podem auxiliar no seu surgimento. Os principais deles são:

• Presença de doenças que podem causar lesão hepática como Hepatite B, C ou cirrose;
  • Utilização indiscriminada de anabolizantes;
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Diabetes;
  • Presença de gordura no fígado;
  • Dieta rica em carboidratos simples;
  • Consumo excessivo de álcool.

Vitamina D auxilia na prevenção Contra Doenças

A vitamina D é uma vitamina conhecida pelo seu alto poder antioxidante. Ou seja, ela é capaz de auxiliar a diminuir os efeitos dos radicais livres sobre nosso organismo, inclusive no fígado.

Um estudo conduzido pelo Instituto de Câncer Francês levou realizado entre os anos de 1992 e 2010 analisou os níveis de vitamina D em pacientes que desenvolveram câncer no fígado.

Essa meta-análise associou os baixos níveis da vitamina em questão com maior propensão ao desenvolvimento desse tipo de cancro.

Existe um consenso científico que demonstra que baixos níveis de vitamina D consistem como marcadores de risco aumentados para uma série de cânceres, entre eles o do fígado.

As propriedades protecionistas da vitamina D diminuem a ocorrência de duplicações celulares errôneas. Prevenindo assim o surgimento de câncer de fígado.

vitamina d fígadoPor conta disso, é consenso cada vez mais forte entre profissionais da saúde – e eu me incluo nisso, que a manutenção e vitamina D em níveis dentro na normalidade é uma ótima maneira de prevenir o câncer e outras doenças do fígado.

Infelizmente aqui no Brasil não se fala muito em prevenção, a doença só é levada a sério quando já está instalada na vida das pessoas.

Por esse motivo eu criei um portal Online em que compartilho com vocês informações valiosas como essa de hoje. Assim, além de tratar as doenças, você vai aprender a identificar os sintomas e a blindar o seu corpo contra elas.

Caso você tenha interesse, clique aqui para se cadastrar e receber mais informações sobre a medicina VERDADEIRA que vai revolucionar a sua saúde para sempre!

Ao se cadastrar no meu Portal Dr. Rocha Com Você, você aprender a se cuidar sozinho e a se prevenir contra doenças que te afetam sem que você perceba.

Você ainda possui algum tipo de dúvida sobre esse problema de saúde?

Então deixe um comentário que minha equipe entrará em contato para que seu questionamento seja sanado.

Essa é uma ótima forma de trocarmos informações inteligentes. Vamos espalhar saúde juntos!

Me despeço desejando paz, amor, felicidade e muita sorte.

Grande abraço.

Nos vemos em breve.