Jejum Intermitente → Emagrece? É Saudável? (Saiba TUDO Aqui!)

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje quero falar sobre um tema um tanto quanto espinhoso, delicado e muito polêmico que vem sendo praticado por um número cada vez maior de pessoas, estou falando do Jejum intermitente.

 

O Que É

Antes de mais nada vamos explicar do que se trata essao que é jejum metodologia de alimentação que vem sendo amplamente utilizada, mas que precisa ser orientada de maneira correta por profissionais da saúde.

O Jejum intermitente é o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação.

Diferentemente do que é proposto em muitas dietas, esse estilo de alimentação não se baseia em quais alimentos comer, e sim quando se faz necessário se alimentar.

Portanto, diferente do que muita gente pensa e acredita eu afirmo que essa prática não é uma dieta e sim um estilo de alimentação.

Antes de mais nada vamos explicar do que se trata essa metodologia de alimentação que vem sendo amplamente utilizada, mas que precisa ser orientada de maneira correta por profissionais da saúde.

O Jejum intermitente é o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação.

Diferentemente do que é proposto em muitas dietas, esse estilo de alimentação não se baseia em quais alimentos comer, e sim quando se faz necessário se alimentar.

Portanto, diferente do que muita gente pensa e acredita eu afirmo que essa prática não é uma dieta e sim um estilo de alimentação.

 

Diferentes Protocolos

Como gosto de dizer para minhas alunas, a ciência da alimentação ejejum interminente nutrição não é algo exato, algo que funciona para mim, pode não funcionar para você. Isso ocorre pelo simples fato de termos uma genética individual, um metabolismo individual.

Existem pessoas que adotam o jejum intermitente e conquistam bons resultados, enquanto há quem o tenha praticado e não tenha obtido nenhum tipo de êxito. Isso se chama variabilidade genética.

Para praticar esse estilo de alimentação muitas vezes se adotam diferentes tipos de protocolos, ou seja, adotam-se alguns períodos de jejum. Os protocolos mais utilizados consistem nos seguintes períodos de jejum:

  • 12 horas;
  • 16 horas;
  • 17 horas;
  • 22 horas;
  • 24 horas;
  • 26 horas.

Muitas vezes o jejum intermitente é feito em um período de 24 horas de modo a facilitar a programação e realização de tarefas diárias das pessoas que o praticam.

E Os Malefícios À Saúde?

Muitas de minhas alunas se preocupam com os efeitos que osjejuns malefícios longos períodos em jejum podem causar à saúde e me questionam da seguinte maneira: Dr. Rocha, passar longos períodos sem se alimentar não pode trazer danos à saúde?

Uma coisa é certa: Nossos ancestrais certamente não faziam três refeições diárias, tampouco lanches intermediários, muito menos se alimentavam a cada três horas, como recomendam muitos médicos e nutricionistas.

De acordo com historiadores, homens da caverna comiam tudo que podiam, mas somente quando podiam. De preferência comiam os alimentos mais gordos que pudessem encontrar, uma vez que era difícil encontrar alimentos e os períodos de jejum eram longos e frequentes.

E nem por isso essas pessoas tinham os problemas de saúde que existem nos dias atuais.

Como O Jejum Intermitente Funciona?

Esse estilo de alimentação prega uma baixa ingestão decomo funciona o jejum? carboidratos, e preconiza que sejam utilizados alimentos naturais, como carnes, peixes, vegetais e frutas. Quando os alimentos ricos em carboidratos forem diminuídos da dieta, automaticamente a fome também irá diminuir.

Além de diminuir os níveis de carboidrato, deve-se evitar também o uso de açúcar e outros adoçantes artificiais. Isso leva um pouco de tempo, porém rapidamente o paladar irá se adaptar ao real sabor do café, sucos e chás.

A partir do momento em que o organismo se acostuma com a ausência de glicose proveniente da alimentação, os níveis de insulina automaticamente irão baixar.

Com baixos níveis de insulina, a vontade de comer automaticamente será reduzida, essa redução de apetite fará com que o organismo se adapte aos longos períodos de jejum intermitente e utilize a gordura corporal como fonte de energia. É pura bioquímica.

Principais Benefícios

Muitas alunas, após minhas explicações sobre estilo de alimentação ainda são um pouco céticas quanto a adoção dessa prática e me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, quais são os benefícios do Jejum intermitente?

Esse estilo de alimentação pode trazer uma série de benefícios aos seus praticantes, confira a seguir quais julgo serem os melhores desses benefícios.

Promove eficiência das mitocôndrias

As mitocôndrias são organelas presentes nas células responsáveismitocondrias por gerar energia. Embora a glicose seja uma importante fonte energética para o organismo, ela também estimula a resistência à insulina, que pode causar uma série de problemas de saúde, entre eles o diabetes.

O jejum intermitente auxilia a redefinir a utilização de gordura corporal como combustível energético, potencializando o trabalho das mitocôndrias. Essa eficiência das organelas faz com o organismo passe a utilizar gordura corporal ao invés de glicose como fonte de energia.

Prevenção de problemas cardiovasculares

Com a utilização de gordura como principal fonte energética, automaticamente os níveis de gordura corporal irão diminuir.

Isso faz com que muitos problemas cardiovasculares como infartos, AVC, trombose, insuficiência renal sejam prevenidos, trazendo mais saúde e qualidade de vida aos adeptos desse tipo de alimentação.

Facilita o processo de emagrecimento

Com a ausência de glicose circulante no organismo e o corpoprocesso emagrecimento utilizando basicamente gordura como fonte de energia, automaticamente ocorre uma diminuição dos níveis de gordura corporal, algo que automaticamente favorece o processo de perda de peso e emagrecimento.

Além de trazer benefícios à saúde, esse tipo de alimentação também traz bons resultados estéticos aos seus praticantes.

Nem Todas As Pessoas Podem Praticar O Jejum Intermitente

Embora eu tenha mostrado cientificamente que esse tipo decrianças alimentação realmente funciona e pode trazer uma série de benefícios aos seus adeptos, existe um grupo de pessoas que não podem seguir esse estilo de vida, são eles:

  • Crianças;
  • Adolescentes;
  • Mulheres grávidas;
  • Idosos;

Como disse anteriormente, cada organismo é único, e existem uma série de questões adaptativas que variam de pessoas para pessoas.

Conclusão

O jejum intermitente não deve ser feito sem orientação profissional. Nutricionistas e médicos são os profissionais da saúde mais adequados para realizar uma avaliação individualizada, antes de qualquer pessoa iniciar esse tipo de alimentação.

As respostas de cada organismo podem ser diferentes, portanto se você resolver seguir com o jejum intermitente e ver resultados positivos, prossiga, no entanto, se você se sentir mal, comunique ao profissional que está te orientando e abandone a prática.

Devemos sempre prezar por nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, amor, felicidade e sorte.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Forte abraço e até a próxima. 

Posts Relacionados

Comentarios

  1. Michelly Martins

    Post top!

  2. Lucas

    Maravilhoso. Adorei!!!

  3. Rodrigo

    Qualquer pessoa pode fazer um jejum assim?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Rodrigo. Tudo bom?
      Não. Crianças, adolescentes, grávidas e idosos não podem fazer este jejum!
      Lembrando que é importante fazer com orientação profissional.

      Equipe Dr. Rocha.

  4. Edilza

    Doutor Rocha meu anjo, você pode me falar qual é o e-mail pra falar com a sua equipe ?

  5. Karen

    Muito bom, estou praticando o jejum a 1 mês, tem me ajudado bastante

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Karen. Tudo bom?
      Quem bom! Qualquer dúvida é só perguntar.

      Equipe Dr. Rocha.

  6. Samira

    Muito bom!!!!

  7. Mayckon

    Parabénsssss doutor rocha, adoro suas matérias

    • suporte@drrocha.com.br

      Obrigado, Mayckon!

      Equipe Dr. Rocha.

  8. yasmin

    não entendi nada, e não consigo entrar no programa, o que eu faço?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Yasmin. Tudo bom?
      Você pode encaminhar suas dúvidas para o e-mail suporte@drrocha.com.br que será atendida e suas dúvidas esclarecidas.

      Equipe Dr. Rocha.

  9. Roseni

    estou muito feliz fazendo o programa dr rocha, aqui em casa esta tudo seguindo certinho

    • suporte@drrocha.com.br

      Que bom ler isso, Roseni.
      Continue seguindo o programa, tenha foco que os resultados vão vir!

      Equipe Dr. Rocha.

  10. Meg

    Como faço pra comprar o seu programa ?

  11. Luna

    muito bommmmm

  12. Diego

    não sei se consigo fazer esse tipo de jejum, preciso mesmo consultar um médico antes

  13. Isadora

    Isso aiii, muito bom em Dr Rocha

  14. Barbara

    Tenho uma dúvida: os longos períodos em jejum não tornam o metabolismo mais lento, sendo prejudicial para quem adotar essa prática como uma dieta apenas por um determinado período de tempo? É possível haver sobrecarga renal com o aumento do consumo de proteína? Pergunto por curiosidade de esclarecer mesmo, pois é diferente do que aprendi e gostaria realmente de entender. Obrigada.

    • suporte@drrocha.com.br

      Boa tarde, Barbara. Tudo bom?
      Sobre a questão de ser prejudicial: a ciência da alimentação e nutrição não é algo exato, algo que funciona para alguém, pode não funcionar para você. Isso ocorre pelo simples fato de termos uma genética individual, um metabolismo individual, ou o chamado de variabilidade genética. Os nossos ancestrais, homens das cavernas, comiam tudo que podiam e ficavam longos períodos sem comer, e nem por isso tinham as doenças que temos hoje.
      Sobre a questão renal: Leia -> https://drrocha.com.br/insuficiencia-renal-relacao-com-a-diabetes/
      Caso tenha mais alguma dúvida é só perguntar 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  15. Tayná

    bom dia Dr. Rocha

    qual a comida indicada para comer apos feito o jejum?

    • suporte@drrocha.com.br

      Bom dia, Tayná.
      Consuma comidas que vão te trazer saciedade. Como por exemplo: carnes, ovos, vegetais e folhas.

      Equipe Dr. Rocha.

  16. Elias

    Essas farinhas podem? beringela, grao de bico, banana, maracuja, quinoa, batata doce? pra preparar os pães?

    • suporte@drrocha.com.br

      Não podem.

      Equipe Dr. Rocha.

  17. Dayane

    Dr por onde começar a fazer meu jejum intermitente?

    • suporte@drrocha.com.br

      Segundo orientações médicas 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  18. Viviane

    Meu metabolismo não vai desacelerar?

  19. carol

    Dr. Se eu fizer o jejum posso passar mal?

    • suporte@drrocha.com.br

      Dependendo do tempo de jejum, sim.
      Por isso deve respeitar o seu corpo e saciedade.

      Equipe Dr. Rocha.

  20. Bernada

    Como que eu faço para compra o Viver Nature?

  21. Nayara

    Posso treinar em jejum? Como terei energia para me exercitar?

    • suporte@drrocha.com.br

      Poder você pode, mas é exatamente a questão que levantou, que dependendo do seu organismo você não vai ter energia para praticar suas atividades.

      Equipe Dr. Rocha.

  22. Luiz Claudio

    Quero compra o diabetes?

  23. Beatriz

    Dr. Rocha Jejuar pode ativar gatilhos ou levar a transtornos alimentares?

  24. Jhenifer

    Olá perdi o e-mail do suporte, pode me informar?

  25. Thifanny

    Jejum intermitente tem efeitos diferentes em homens e mulheres?

    • suporte@drrocha.com.br

      Cada organismo é único, portanto sim. Tanto de homem para homem, quanto de mulher para mulher 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  26. Thifanny

    Jejum intermitente tem efeitos diferentes em homens e mulheres? desde de já agradeço!

    • suporte@drrocha.com.br

      Sim, Thifanny. Cada organismo é único, sendo assim varia de homem para homem, mulher para mulher, mulher para homem e assim vai 😉

      Equipe Dr. Rocha.

  27. Brunella

    Dr me tira uma dúvida, o que eu posso fazer para conseguir controlar a diabetes?

  28. Francisco

    QUERO COMPRAR O VIVER NATURE, COMO QUE EU FAÇO?

  29. Tânia

    Eu comprei um programa e perdi o livro como faço para rever as dicas?

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Tânia, tudo bom!

      Encaminhe um e-mail por gentileza para suporte@drrocha.com.br para que possa receber seus dados de acesso novamente!

      Equipe de suporte 😉

E ai gostou? Deixe aqui seu comentário